Penso que esta é uma das áreas principais para o clube trabalhar no futuro sendo que já somos um dos maiores em Portugal neste aspeto, creio que em número de sócios e de adeptos na bancada estamos constantemente dentro do top 5. Trabalhar a captação e fidelização de sócios e adeptos, perceber o que estamos a fazer bem, e há áreas onde temos melhorado nos últimos anos, e o que podemos melhorar, já se falou várias vezes no fórum em áreas que podem ser trabalhadas, deixo aqui 4 ou 5 que acho serem importantes:
- Apostar em captar crianças e jovens, são o futuro, os adeptos e sócios de amanhã, incutir desde muito cedo o amor ao clube e à cidade/região.
- Apostar em trazer de volta os sócios e adeptos que ao longo dos últimos anos foram deixando de acompanhar o clube mais de perto, e agora com a pandemia podem ser mais, campanha de amnistia de quotas? não sei... ver o que poderia ser uma boa estratégia para voltar a trazer esta malta pr junto do clube e da bancada.
- Identidade, já temos uma identidade forte mas penso que ainda pode ser reforçada, as pessoas normalmente reveem-se em clubes com uma identidade forte, é um dos fatores que faz com que o resultado, a classificação ganhe menos peso na hora de acompanhar o clube, no fundo alimentar o amor ao clube, o orgulho em ser SC Braga. Somos o Braga, os Guerreiros do Minho da "Fidelis e Antiqua Bracara Augusta", cidade que antes de nascer Portugal já era capital, a clube da cidade mais antiga de Portugal, acho que temos elementos bons que podem ser trabalhados e ajudar a criar uma identidade cada vez mais forte.
- Estádio apelativo, aqui talvez o mais complicado de trabalhar, penso que por mais obras que se possa fazer no estádio atual já tem uma imagem percecionada tão negativa que será difícil mudar, creio que o nosso estádio vai ter sempre o rótulo do "Estádio frio cinzentão", com poucos lugares para estacionar, que chove na bancada etc, podemos dizer que quem gosta do clube vai nem que "chova calhaus" mas sabemos que nem toda a gente está disposta a fazer os mesmos "sacrifícios", sei que é difícil, mas era importante ter um novo estádio mais convidativo ou renovar o 1º de Maio para um estádio mais acolhedor, os horários dos jogos também são aqui um factor importante.
- Boas campanhas desportivas, sempre importante ter boas performances, conquistar trofeus, boas campanhas europeias, tentar voltar à Champions são fatores que ajudam a atrair mais gente, nomeadamente o público mais novo e nessa altura tentar que fiquem com vontade de voltar mesmo quando os resultados não forem tão bons, como se costuma dizer aproveitar o momento para "criar o bichinho" de acompanhar o clube.
Sou dos que acho que um estádio com 30 000 adeptos para um clube como o Braga não é demasiado, acredito que temos clube, cidade e região para um estádio com este número de lugares, temos um grande número de jovens na cidade/região, o público feminino está cada vez mais presente no estádio ao contrário do que se via há alguns anos. Já tivemos médias de adeptos por época maiores, o que mostra que é possível ter boas médias no estádio, penso que chegamos a ultrapassar os 30 000 sócios. Costumamos ter jogos pontuais durante a época com estádio perto de cheio ou com mais de 75% de lotação, pode ser com borlas ou em jogos mais convidativos o que é certo é que acontecem e se acontecem é porque há público para isso, temos de tentar trazê-lo mais vezes ao estádio e para junto do clube, claro que não se consegue trazer todo mas se trouxermos uma parte vai-se crescendo gradualmente.
Sei que este não é um trabalho fácil, ainda para mais com as conjunturas económicas que se vai atravessando, mas acredito que é possível, com uma estratégia de médio/longo prazo crescermos a nossa base social de apoio e o universo braguista, que já é uma das maiores do país mas que pode crescer, temos de continuar a fazer bem o que temos feito bem e melhorar no que pode ser melhorado, vamos Braga!