Quantcast
Arbitragens e apitadeiros
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
joaoPC Equipa Principal
  • *****
  • 2488
  Re: Arbitragens e apitadeiros
« Responder #740 em: 20 de Novembro de 2023, 11:48 »
Basicamente a ser posta em prática a solução não muda nada no que toca a discussão do fora de jogo. Só talvez seja mais fácil meter as linhas em algumas circunstâncias.
E em relação ao jogo também pouco ou nada muda, as defesas em pouco tempo adaptam-se a estas circunstâncias.
Em relação ao jogo muda muito porque vai ser muito mais complicado colocar o atacante fora de jogo e provavelmente vai obrigar as defesas a baixar as linhas
Pé Ligeiro
Pé Ligeiro Equipa Principal
  • *****
  • 15095
  Re: Arbitragens e apitadeiros
« Responder #741 em: 20 de Novembro de 2023, 12:08 »
Basicamente a ser posta em prática a solução não muda nada no que toca a discussão do fora de jogo. Só talvez seja mais fácil meter as linhas em algumas circunstâncias.
E em relação ao jogo também pouco ou nada muda, as defesas em pouco tempo adaptam-se a estas circunstâncias.
Em relação ao jogo muda muito porque vai ser muito mais complicado colocar o atacante fora de jogo e provavelmente vai obrigar as defesas a baixar as linhas

É uma medida que de algum modo beneficia as equipas mais fortes (beneficia quem ataca mais), por outro lado, vai ser mais fácil avaliar se está ou não em fora de jogo, devido ao facto de ser mais fácil colocar as linhas, como foi dito.
BRAGA SEMPRE MAIS!
Anuncios M
Anuncios M
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Arbitragens e apitadeiros
« Responder #742 em: 20 de Novembro de 2023, 14:32 »
Em teoria, se a adaptação das equipes à nova regra passar por baixar ainda mais as linhas (a defender) ou uma parte do bloco não subir tanto (a atacar) na tentativa de reduzir espaço nas costas, não sei até que ponto haverá mais golos mas se as equipas manterem a actual postura, sem qualquer reajuste, é certo que haverá mais golos...talvez até nada venha mudar na forma das equipas defenderem mas antes na escolha dos defesas em função das características que melhor se adaptem à nova realidade, passando a valorizar mais a velocidade na hora de contratar (?).
« Última modificação: 20 de Novembro de 2023, 18:16 por Lipeste »
Somos Braga! Equipa Principal
  • *****
  • 2709
  Re: Arbitragens e apitadeiros
« Responder #743 em: 20 de Novembro de 2023, 14:52 »


Em teoria, se a adaptação das equipes à nova regra passar por baixar ainda mais as linhas (a defender) ou uma parte do bloco não subir tanto na tentativa de reduzir espaço nas costas, não sei até que ponto haverá mais golos mas se as equipas manterem a actual postura, sem qualquer reajuste, é certo que haverá mais golos...talvez até nada venha mudar na forma das equipas defenderem mas antes na escolha dos defesas em função das características que melhor se adptem à nova realidade, passeando a valorizar mais a velocidade na hora de contratar (?).

Sim, ter defesas mais rápidos será ainda mais importante do que atualmente.

Se for aprovado! Nada disto é ainda certo.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 6005
  Re: Arbitragens e apitadeiros
« Responder #744 em: 20 de Novembro de 2023, 14:57 »
Basicamente a ser posta em prática a solução não muda nada no que toca a discussão do fora de jogo. Só talvez seja mais fácil meter as linhas em algumas circunstâncias.
E em relação ao jogo também pouco ou nada muda, as defesas em pouco tempo adaptam-se a estas circunstâncias.
Em relação ao jogo muda muito porque vai ser muito mais complicado colocar o atacante fora de jogo e provavelmente vai obrigar as defesas a baixar as linhas
Acho que é apenas uma questão de tempo até os jogadores se adaptarem, é verdade que hoje em dia é mais fácil sinalizarem o corpo do adversário porque conta o corpo todo, se for apenas o limite do corpo o defesa deixa de ter essa noção. Mas como disse as defesas iram mudar a sua forma de atuar, no inicio de certeza mais golos e médio e longo prazo acho que vai dar ao mesmo.
Somos Braga! Equipa Principal
  • *****
  • 2709
  Re: Arbitragens e apitadeiros
« Responder #745 em: 20 de Novembro de 2023, 14:58 »
Basicamente a ser posta em prática a solução não muda nada no que toca a discussão do fora de jogo. Só talvez seja mais fácil meter as linhas em algumas circunstâncias.
E em relação ao jogo também pouco ou nada muda, as defesas em pouco tempo adaptam-se a estas circunstâncias.
Em relação ao jogo muda muito porque vai ser muito mais complicado colocar o atacante fora de jogo e provavelmente vai obrigar as defesas a baixar as linhas

É uma medida que de algum modo beneficia as equipas mais fortes (beneficia quem ataca mais), por outro lado, vai ser mais fácil avaliar se está ou não em fora de jogo, devido ao facto de ser mais fácil colocar as linhas, como foi dito.
Está por provar que irá beneficiar as equipas mais fortes. Irá com certeza prejudicar as equipas que jogam com defesas mais subidas e mais expostas ao jogo em profundidade do adversário.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!
Duarte
Duarte Equipa Principal
  • *****
  • 3844
  Re: Arbitragens e apitadeiros
« Responder #746 em: 20 de Novembro de 2023, 17:53 »
Para o fiscal de linha vai ser muito mais difícil de avaliar. É muito mais fácil perceber se uma parte do corpo está à frente de todos os outros do que perceber se tem a ponta do pé em linha num amontoado de pessoas.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com
tiago1992 Equipa Principal
  • *****
  • 1957
  Re: Arbitragens e apitadeiros
« Responder #747 em: 20 de Novembro de 2023, 18:12 »
Qualquer dia acabam com os fiscais de linha...
Anuncios M
Anuncios M
joaoPC Equipa Principal
  • *****
  • 2488
  Re: Arbitragens e apitadeiros
« Responder #748 em: 20 de Novembro de 2023, 18:37 »
Qualquer dia acabam com os fiscais de linha...
É o caminho.
Já o fizeram no tenis
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Arbitragens e apitadeiros
« Responder #749 em: 21 de Novembro de 2023, 18:51 »
Lances em questão entre a 8ª e a 11ª jornada

Áudios do VAR: eis os quatro lances divulgados pelo Conselho de Arbitragem


Decorreu ao início da noite desta sexta-feira (17/11/23) mais um programa transmitido pela Sport TV+, onde foram, mais uma vez, divulgados os lances que suscitaram maior dificuldade de análise para árbitro e VAR dos respetivos desafios. 

De realçar que os quatro lances escolhidos pelo Conselho de Arbitragem para o efeito estão compreendidos, entre a 8ª e a 11ª jornada da Liga Betclic.

Todos os lances analisados

Lance entre Chiquinho e Koindredi - Estoril Praia x Benfica - 8ª jornada da Liga Betclic

VAR: André, daqui VAR. Aconselho-te a vires à zona de revisão para anulares um penálti.

Árbitro: Mostra-me lá, Rui.

Árbitro: Ele mete o pé, vai chutar e o outro só acerta no jogador do Benfica. O defesa nunca toca na bola. Ok, aqui dá o toque e depois o do Benfica toca ali. Tens outra imagem?

VAR: Estas são as duas melhores.

Árbitro: Ok, o do Benfica depois chuta nele. Ele toca [na bola] e depois o do Benfica chuta nele, é isso? Ok, vou anular o pontapé de penálti.

Lance entre Jajá e Volnei Feltes - Estoril x Casa Pia - 11ª jornada da Liga Betclic

VAR: [Fábio] Melo, aconselho-te que venhas à zona de revisão. O jogador toca primeiro no joelho e depois é que toca na bola. É esta que vamos dar.

Árbitro auxiliar: Márcio, controla aí ok? Ninguém avança.

VAR: Ele toca a bola a seguir. Primeiro passa o pé por cima.

Árbitro: Põe outra vez. Deixa andar, puxa um bocadinho atrás e deixa andar devagarinho.

Árbitro: Oh Luís, isto para mim é só bola. Ele passa por cima da bola e quando faz o movimento a seguir, tira-lhe a bola. Ele aqui vai passar o pé por cima da bola e quando volta tira. Com o joelho de trás toca-lhe no calcanhar mas é completamente natural. Vou manter a minha decisão, não [há] penálti.

Lance entre Murilo e Topic - Famalicão x Gil Vicente - 10ª jornada Liga Betclic

VAR: [José] Bessa, aconselho-te a vires à zona de revisão para ver um penálti.

Árbitro: Já cá estou, Hélder [Carvalho].

VAR: Vou começar a mostrar, aqui tens o contacto.

Árbitro: Consegues dar-me outra câmara, por favor? Não me consegues dar uma mais lateral?

VAR: Dei-te aqui aquando do contacto, para veres o contacto dos joelhos esta é a melhor. Vou-te mostrar uma mais lateral.

Árbitro: Dá-me outra vez. Esta não, quero a de há bocadinho, por favor. A que me deste antes desta, penso que tenha sido a master.

Árbitro: Hélder, obrigado. Para mim é um toque no pé, vou manter a minha decisão.

VAR: Tranquilo, Bessa.

Golo anulado a Tiago Morais - Rio Ave x Boavista - 10ª jornada Liga Betclic

VAR: Cláudio [Pereira], daqui VAR. Há aqui um ressalto para fora de jogo. O jogador está fora de jogo e depois vem buscar a bola num ressalto. Sugiro que venhas à zona de revisão.

Árbitro: Calma, calma, calma.

VAR: Isto é o momento do passe, este jogador está em completo fora de jogo e depois vai buscar a bola.

Árbitro: E tu achas que ele não tem controlo do corpo, não é?

VAR: Não parece ter, ele vem defender a bola porque [a bola] vem para o jogador que está nas costas, não tem controlo do corpo e o outro vem-se aproveitar da posição de fora de jogo.

Árbitro: Ok, concordo contigo, ok

em: https://www.zerozero.pt/noticias/-udios-do-var-eis-os-quatro-lances-divulgados-pelo-conselho-de-arbitragem/550926
« Última modificação: 21 de Novembro de 2023, 18:52 por Lipeste »
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 6005
  Re: Arbitragens e apitadeiros
« Responder #750 em: 22 de Novembro de 2023, 23:43 »
Um exemplo que mostra aquilo que a maioria sabe, mas que por vezes se discute até ao limite da estupidez como os foras de jogo de 4cm. com as camaras colocadas a dezenas de metros e em ângulos manhosos. Consoante a camara a bola passa de estar em jogo para fora de campo por vários centimetros.
https://twitter.com/Futeb0lT0tal/status/1721622429867356362?s=20
Anuncios G
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Arbitragens e apitadeiros
« Responder #751 em: 24 de Novembro de 2023, 15:09 »




Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Arbitragens e apitadeiros
« Responder #752 em: 29 de Novembro de 2023, 10:05 »
.
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Arbitragens e apitadeiros
« Responder #753 em: 06 de Dezembro de 2023, 10:44 »
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Arbitragens e apitadeiros
« Responder #754 em: 13 de Dezembro de 2023, 12:36 »
bolanarede.pt

Conselho de Arbitragem convida árbitros turcos para apitar jogos em Portugal

Por
Diogo Ribeiro

O Conselho de Arbitragem solidarizou-se com os árbitros turcos. O órgão português lançou um convite para os árbitros apitarem jogos em Portugal.

O futebol na Turquia está parado depois das bárbaras agressões a um árbitro. O Conselho de Arbitragem solidarizou-se e lançou um convite aos árbitros turcos.

«Tendo em conta que os jogos da Liga turca foram suspensos até novo aviso, gostaria de informar que o CA da FPF, com a intenção de apoiar os árbitros turcos e garantir a manutenção do seu ritmo competitivo, está disponível para nomear árbitros internacionais turcos para arbitrarem na nossa I Liga», pode ler-se numa carta enviada pelo Conselho de Arbitragem aos homólogos turcos à que a Lusa teve acesso.

Na mesma carta, José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem, classificou os acontecimentos com a necessidade de serem «condenados e repudiados» porque «causa um inegável dano não apenas ao futebol mas também à arbitragem».

Recorde-se que o árbitro Halil Umut Meler foi agredido pelo presidente do Ankaragucu, o que gerou uma onda de choque que levou à suspensão dos jogos no futebol turco. O árbitro já se encontra a recuperar das agressões e já teve alta hospitalar.

em: https://bolanarede.pt/especial-bola-na-rede/ultima-hora/conselho-de-arbitragem-convida-arbitros-turcos-para-apitar-jogos-em-portugal/
Tutankhamun
Tutankhamun Equipa Principal
  • *****
  • 1113
  • Faraó do Egito
  Re: Arbitragens e apitadeiros
« Responder #755 em: 20 de Dezembro de 2023, 10:14 »
Depois de o presidente do Ankaragurucu ter agredido a murro um árbitro, ontem o Istanbulspor retirou-se do campo a mando do presidente por lhe ter sido sonegado um penalti e nessa mesma jogada o Trabzonspor fez o segundo golo.

Nada justifica a violência, mas é claro que os clubes menores turcos já atingiram um nível de saturação sem retorno em relação às arbitragens, percebe-se isto quando depois deste enredo todo e de toda a rábula internacional criada pela agressão ao árbitro, quando se pensava que os clubes iam ter outro tipo de cuidado com a abordagem que fazem, há logo na jornada seguinte uma equipa a tomar uma medida drástica contra o árbitro de novo, sem medo de represálias ou da contestação que possam a vir ter, isto só demonstra que há um nível de saturação contra as arbitragens sem retorno. Tal como aqui, ali há 3/4 equipas que têm um manto protetor arbitral que faz com que seja muito díficil de lhes ganhar.

O árbitro agredido foi o árbitro que nos arbitrou contra o Real Madrid, é fervoroso adepto do Fenerbahce, aliás, há vídeos das arbitragens dele de jogos do Fenerbahce.. que meu Deus, nem sei como é possível tanto descaramento.
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Arbitragens e apitadeiros
« Responder #756 em: 19 de Janeiro de 2024, 10:08 »



« Última modificação: 19 de Janeiro de 2024, 10:56 por Lipeste »
Bracarense
Bracarense Equipa Principal
  • *****
  • 2142
  Re: Arbitragens e apitadeiros
« Responder #757 em: 19 de Janeiro de 2024, 13:11 »
Muito curioso para ver a forma de implementar este modelo...
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16467
  Re: Arbitragens e apitadeiros
« Responder #758 em: 19 de Janeiro de 2024, 13:25 »
Muito curioso para ver a forma de implementar este modelo...
Se for algo como o râguebi será interessante.
No futebol americano o árbitro explica a decisão para os expectadores, mas aí não há VAR é apenas a decisão dele. A NBA não sigo.

Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.
Tutankhamun
Tutankhamun Equipa Principal
  • *****
  • 1113
  • Faraó do Egito
  Re: Arbitragens e apitadeiros
« Responder #759 em: 19 de Janeiro de 2024, 15:17 »
Muito curioso para ver a forma de implementar este modelo...
Se for algo como o râguebi será interessante.
No futebol americano o árbitro explica a decisão para os expectadores, mas aí não há VAR é apenas a decisão dele. A NBA não sigo.

Enviado do meu SM-A346B através do Tapatalk


No Mundial feminino também fizeram o mesmo, mas era algo do género: "Depois de ver o lance, decidi marcar penalti".

Quem está a espera de ver a comunicação do VAR e do arbitro em direto enquanto dá o lance no ecrã, pode tirar o cavalinho da chuva.
 

Anuncios M