Quantcast
Liberty ABC/UMinho 2014/15
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Liberty ABC/UMinho 2014/15
240 Respostas
44374 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16467
  Re: Liberty ABC/UMinho 2014/15
« Responder #240 em: 18 de Julho de 2015, 21:38 »
Mundial Sub-21 Brasil 2015: «O primeiro jogo é fundamental» - Luís Monteiro
 
A Seleção Nacional de juniores masculinos viaja amanhã para o Brasil onde, entre 20 de julho e 2 de agosto, participa no Campeonato do Mundo Sub-21. O convite de última hora para substituir o representante da Oceânia, apanhou de surpresa o grupo liderado por Luís Monteiro mas apesar do pouco tempo de preparação, os portugueses estão prontos para sonhar, numa primeira etapa, com o main round para onde seguem os quatro primeiros classificados de cada grupo.

Depois do estágio em Guimarães, que incluiu uma deslocação a Leon onde Portugal realizou dois jogos frente à Espanha, com uma vitória (28-25) e uma derrota (30-25), a equipa nacional concentrou-se no Centro de Estágio de Rio Maior. O primeiro jogo dos portugueses realiza-se segunda-feira, frente à Roménia, em Uberlândia, sede do Grupo B. Quatro horas separam o estado de Minas Gerais de Portugal continental, o que empurrará irremediavelmente os jogos para horários noturnos.

Recorde-se que na fase de qualificação europeia Portugal integrou o grupo 7, com a Espanha e Ucrânia. Vitória sobre a Ucrânia (37-32) e derrota frente à Espanha (28-22) valeram a Portugal o segundo lugar do grupo que não dava apuramento direto para o Mundial do Brasil.

«Estamos muito satisfeitos por termos esta oportunidade de estar no Mundial. Claro que isso trouxe uma dificuldade acrescida que foi entrar num grupo muito forte. Temos, teoricamente, quatro seleções mais fortes do que nós – Espanha (3.ª no Europeu e vice campeã mundial); Roménia, que afastou Croácia e Eslovénia, duas referências neste escalão; a Sérvia que no ano passado nos venceu por 26-18; e o Qatar que já tem mais dois montenegrinos naturalizados e é treinado por Valero Rivera, vice campeão mundial de seniores. Não englobo aqui Angola, treinada pelo meu amigo Filipe Cruz, porque ainda não temos muito conhecimento sobre esta equipa que teve, inteligentemente, a oportunidade de jogar o campeonato angolano de seniores como se fosse uma equipa», considerou o selecionador nacional, Luís Monteiro.

«Apesar destas contingências, com um período curto de preparação, fomos jogar dois particulares com Espanha, muito mais adiantada na preparação, e revelámos um grau competitivo muito elevado. Jogámos com o cabeça de serie número 1 do grupo, perdemos um jogo e ganhámos outro. O que nos abre boas perspetivas para o que podemos fazer neste Mundial. Procuramos estar na luta pelo mais round, o acesso aos oitavos–de–final», assume. «Já joguei várias competições desta natureza. No Mundial da Macedónia fiquei em 15.º e joguei a final no European Open. A experiência diz que devemos pensar passo a passo. Quando criamos muitas expectativas, essas saem goradas. Temos de nos focar muito no jogo da Roménia e no da Sérvia. Sabemos que o primeiro jogo é fundamental para atingir um bom resultado. Uma vitória com a Roménia no primeiro jogo tem um caracter fundamental para encararmos de outra forma o resto do Mundial»

Convocados Mundial sub-21

Guarda-redes: Pedro Carvalho (Xico Andebol) e João Moniz (Águas Santas)

Ponta esquerda: Diogo Branquinho (ABC) e Ricardo Mourão (Avanca)

Ponta direita: Carlos Martins (ABC) e Davide Carvalho (Benfica)

Pivot: Francisco Leitão (ISMAI) e Luís Frade (Águas Santas)

Lateral esquerdo: Belmiro Alves (Águas Santas), Alexandre Cavalcanti (Benfica) e Edmilson Araújo (Sporting)

Central: Nuno Carvalhais (ISMAI), Diogo Oliveira (Avanca) e Miguel Martins (FC Porto)

Lateral direito: Miguel Batista (Avanca) e Diogo Silva (FC Porto)

Calendário

Mundial sub-21 - Grupo B

Segunda-feira
Espanha – Qatar   às 20.15h*
Roménia – PORTUGAL   às 22.30 h
Sérvia – Angola   às 00.45h

Quarta-feira
Qatar - Roménia   às 20.15h
Angola – Espanha   às 22.30h
PORTUGAL – Sérvia   às 00.45h

Quinta-feira
Qatar – Angola   às 20.15h
Roménia – Sérvia   às 22.30h
Espanha – PORTUGAL   às 00.45h

Sábado
Roménia – Angola   às 19.30h
Sérvia - Espanha   às 21.45h
PORTUGAL -Qatar   às 00.00h

Domingo
Angola - PORTUGAL   às 20.15h
Sérvia – Qatar   às 22.30h
Espanha – Roménia   às 00.45 h
•   Horas portuguesas
Quem não sente não é filho de boa gente.
 

Anuncios M