Densidade populacional.
Ter 500.000 habitantes por si só não diz nada.
O comboio é uma óptima solução...para determinados locais. Para outros será o autocarro. Num país assimétrico como o nosso faz pouco sentido pegar em exemplos do contexto de outros lados.
Outra coisa que achei que já tinhamos aprendido era que não se criam coisas à espera que depois apareçam as pessoas tipo geração espontânea.
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Pronto, olha um exemplo mais à escala do que sugiro: o RB81 na Alemanha, uma linha regional que liga Koblenz (114mil habitantes) a Trier (110mil), num percurso de duas horas que só passa em várias terrinhas com menos de 10mil habitantes. Há 1 comboio por hora em cada direção.
Eu também acho que é mais cultural que outra coisa, mas os hábitos mudam-se... Para mim, uma linha da Póvoa de Varzim a Guimarães ou ao Vale do Sousa, Fafe, algo do género, que passasse por Esposende, Barcelos e Braga, tinha tudo para ser útil e utilizada. Mas pronto, não vou discutir mais isso, não vale a pena.
Tu sugeres linhas só por sugerir!
Vês 2 terrinhas no mapa: um comboio a unir!
Há pessoas suficientes a circular entre as duas? Não importa porque eu meto um comboio entre as duas e toda a gente quer andar no meu comboio. Até vão do vale do sousa a esposende para ir para o porto!
Na região de nao sei onde tens uma linha a unir duas cidades médias? Ok.
Tens aqui uma cidade, Braga. Onde está outra cidade dessa dimensão? Lá em baixo na AMP.
E adivinha, há comboio para lá. E de hora a hora, ao domingo nem tanto. Afinal os portugueses não são burros: unem cidades que têm dimensão e trajetos que fazem sentido porque não virou moda ir ao porto porque há comboio.
Agora de Guimarães à Póvoa? Ou esposende vale de sousa ou lá o que vale? Onde é que tens gente a fazer esse trajeto? O que é sustenta essa tese e sustentaria essa linha?
São as autoestradas, das menos congestionadas que conheço? Ou será que vão a vigo apanhar o aviao pra Póvoa?
É que é querer enfiar o comboio à força como solução para todo e qualquer lado quando não faz sentido nenhum. Deve ser pra ser moderno ou ecológico. É como a porra da carneirada dos carros as pilhas
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Eu não sugiro por sugerir...
Se há pessoas suficientes a circular entre Esposende, Barcelos, Braga e Guimarães? Não sei o que será "suficiente", mas que há muita gente, isso há. Agora, a questão não é quantas há, mas quantas haveria... Não é porque atualmente há poucas pessoas a irem de Braga a Esposende (ou vice-versa) todos os dias, que isso significa que o fluxo de pessoas não fosse aumentar caso houvesse uma alternativa de transporte. Eu conheço vários casos de pessoas de Braga a trabalhar em Esposende, e o quanto se queixam do peso da gasolina e das portagens no orçamento mensal. Se lhes desses uma opção mais barata, e onde não têm de se cansar a conduzir, iam tomá-la de bom grado.
Não é preciso ser um génio para perceber que quanto mais inacessíveis forem as "terrinhas", mais vazias vão estar. Quanto mais os serviços públicos forem exclusivos das grandes cidades, mais centralismo irá existir. Mas pronto, é só moda isto, é para ser "moderno e ecológico", como se os problemas ambientais fossem só uma modinha que para aí anda... Não se trata de fazer as coisas à espera que as pessoas apareçam por magia, trata-se de criar condições às pessoas para se moverem. Claro que, sem alternativas ou com alternativas muito caras, as pessoas não se movem. Mas teres uma linha de comboio a ligar Barcelos/Esposende a Braga ia permitir que as pessoas pudessem mais facilmente viver lá e trabalhar em Braga, sem precisar dum carro. E dados os preços das rendas em Braga, por exemplo, não tenho dúvidas que muita gente ia gostar de ter essa possibilidade. Mesmo para um casal, por exemplo, ter a flexibilidade de poderem trabalhar em cidades diferentes, sabendo que a acessibilidade não é um problema, é um fator determinante muitas vezes.
"Na região de nao sei onde tens uma linha a unir duas cidades médias? Ok."
Tens um comboio a unir duas cidades com menos população que Barcelos e Guimarães, não são duas cidades só comparáveis a Braga, são comparáveis também a Barcelos e Guimarães, daí eu ter usado esse exemplo.
É exatamente o mesmo raciocínio dos direitos televisivos... Porque é que se vai distribuir igualmente se só 3 clubes é que "dão lucro"? E aqui é o mesmo: se só dá lucro de Braga a Lisboa, vamos ter só de Braga a Lisboa, e o resto dos contribuintes, se quiser usufruir das infraestruturas, que se mude para Braga, Lisboa ou Porto... São maneiras de ver a vida.
Se calhar tens razão e eu é que sou muito utópico. Mas, tal como tu disseste, num país tão assimétrico, o que se faz é apenas e só aumentar essa assimetria porque "é assim a vida"... Não vale a pena continuar a discussão, são efetivamente maneiras diferentes de ver a vida.
"Não sei o que será "suficiente", mas que há muita gente, isso há"
"Não é porque não há que não ia existir" (geração espontânea)
"Eu conheço vários casos"
Tudo bons argumentos. Espero que o Governo venha aqui tirar notas.
Tu tens uma bola de cristal e das grandes.
Um José Sócrates, porque continuas a querer fazer coisas para necessidades que não existem.
Não há pessoas a circular mas só por haver comboio já vão passar a existir. Vão porquê? Só para andar no comboio?
Se não tens pessoas a ir de Braga a Esposende em número suficiente não é por existir comboio que vão.
E isso de querer comboio para todo lado só pode ser modo. De ambiental não tem nada. De sustentável não tem nada. Um elefante branco insustentável a deixar uma enorme fatura às gerações vindouras. Mais uma vez, Zé és tu? Ignoras convenientemente as alternativas sustentáveis e adequadas ao comboio para esses mini trajetos por ti sugeridos.
E a cereja no topo do bolo é dizer que a cidade de Guimarães e a vila de Barcelos têm a mesma população de trier.
A cidade de Guimarães tem 52k habitantes. A vila de Barcelos, ou a sua área urbana 17k. 10x menos que Trier. Comparável.
Mas como tu achas que ter 120k habitantes numa cidade ou ter 120 espalhados pelo maior concelho do país, e como achas que é fazer as coisas que aparecem como o SATU vulgo metro de oeiras. Apareçam tantas que fechou 11 anos após abrir. E é em oeiras não no interior do minho.
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"Não há pessoas a circular mas só por haver comboio já vão passar a existir. Vão porquê? Só para andar no comboio?"
Não insultes a tua própria inteligência, sabes bem o que eu quis dizer... Quantas pessoas vão todos os dias para Lisboa na linha de Sintra? Quantas iriam se não houvesse comboio? Será que ia ser o mesmo número de pessoas a circular? Ou o facto de muitas delas não se poderem dar ao luxo de ter um carro e consequentes despesas para o manter ia fazer com que o número de pessoas a circular diminuísse? Quantas pessoas se deslocariam de Braga ao Porto diariamente se não houvesse autoestrada nem comboio? Será que apenas com estradas nacionais o número se ia manter igual? Iam a pé as pessoas que agora vão de comboio?
Como é óbvio, o número de pessoas a circular é largamente influenciado pelas condições de circulação, e não é preciso ser muito astuto para o perceber... O meu ponto é: se as condições de circulação forem melhoradas, o número de pessoas a circular tem obviamente tendência a melhorar. Não é só as pessoas que circulam atualmente que irão mudar o seu modo de transporte, eram as pessoas que não circulam e iam passar a circular. Porque há poucas pessoas a ir de Braga a Esposende diariamente a trabalhar? Porque ou gastam 300€ por mês (o valor concreto aqui é irrelevante, baseei-me no ViaMichelin) só em portagens e gasolina, ou não têm uma alternativa credível. Perceber que a existência dum transporte que oferecesse esse trajeto por um preço bastante inferior, iria atrair mais gente, não deve ser difícil. Poderes alugar uma casa em Barcelos a metade do preço de Braga, sabendo que depois em 20min (ou 30, o que for) te metes no centro de Braga com facilidade, é alargar o leque de opções às pessoas. Às pessoas, e às empresas, que poderiam alugar espaços em sítios mais descentralizados (e, por consequência, mais baratos), sabendo que, face a serem acessíveis, não implicaria uma menor atratividade. Se esse aumento de circulação daria lucro no comboio, isso não te sei dizer, claro, nem tu me podes dizer o contrário. Mas duas coisas parecem-me óbvias: o número de pessoas a circular entre as cidades iria aumentar; o país ficaria certamente menos centralizado.
"E a cereja no topo do bolo é dizer que a cidade de Guimarães e a vila de Barcelos têm a mesma população de trier.
A cidade de Guimarães tem 52k habitantes. A vila de Barcelos, ou a sua área urbana 17k. 10x menos que Trier. Comparável. "
O município de Trier tem 110mil, o município de Guimarães tem 188mil e o de Barcelos tem 116mil. Quem transformou isto em cidade vs. município foste tu, porque Trier também tem "freguesias" que não são na cidade e têm menos de mil habitantes... Em termos de densidade populacional, sim, Trier tem uma densidade populacional superior a Barcelos e Guimarães, mas longe dessas 10x que falas... Trier tem 940 habitantes/km2, Guimarães tem 651 e Barcelos 308. No entanto, o meu ponto mantém-se: é uma linha que une uma cidade com densidade populacional similar a Braga, mas com quase metade da população, a outra com metade da população e menos densidade populacional, num trajeto de 2h que passa por sítios com menos de 10mil habitantes. Saindo de Braga, em 2h consegues facilmente chegar a cidades com população suficiente.
"Mas como tu achas que ter 120k habitantes numa cidade ou ter 120 espalhados pelo maior concelho do país"
Mas qual "maior concelho do país"? Barcelos tem essa designação pelo número de freguesias, não pelo tamanho... Em termos de área, Barcelos é apenas o 80º concelho do país... Não é por Barcelos separar cada quarteirão numa freguesia diferente que passa a ser gigante.
"e como achas que é fazer as coisas que aparecem como o SATU vulgo metro de oeiras. Apareçam tantas que fechou 11 anos após abrir. E é em oeiras não no interior do minho."
Claro, é que tem tudo a ver! O SATU é um percurso de 1,2km com 3 paragens, tem tudo a ver com a minha proposta. Ou seja, eles quiseram fazer um "metro" de 12km com 16 paragens, mas por falta de dinheiro e por mudanças de presidentes da câmara com ideias diferentes, só fizeram 1,2km com 3 paragens, mas o problema foi as pessoas não usarem?? Claro, se anunciares uma linha de comboio de Esposende a Guimarães e depois só construíres de Esposende até ao Perelhal, isso claro que não vai ter ninguém a usar, pois não... Se o objetivo do SATU era unir a linha de Sintra à linha de Cascais e ligar dois parques industriais a essas estações, mas depois o SATU nunca sequer chegou a esses parques industriais, estranho era se houvesse muita gente a usar.