Quantcast
Estádio Municipal de Braga
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Estádio Municipal de Braga
3238 Respostas
511229 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
reg107 Juniores
  • ***
  • 379
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #2020 em: 03 de Maio de 2021, 15:11 »
Que lugar sugeririam para um estádio do Braga construído novo de raiz ? Na cidade não há espaço praticamente nenhum, e fazê-lo em Nogueira como já vi ser sugerido não me parece uma opção melhor que as que temos agora.
Eu não defendo a construção de um estádio antes de se trabalhar a base do clube, neste caso os sócios.

Mas pegando na questão. Não me parece que o local seja o importante. As cidades de hoje mudaram, tanto se fala em mobilidade sustentável, etc, mas em Portugal a nossa ideia de mobilidade é ter tudo à porta, estádio incluído. Se determinada estrutura é longe, em vez de se investir em facilitar o acesso, não, investe-se em construir outra mais perto, depois começa a faltar espaço. A maior parte das pessoas só não leva o carro para dentro dos estabelecimentos porque não tem espaço de manobra.

Já que o nosso Presidente anda sempre a tentar (e bem na perspetiva do clube) procurar uma PPP interessante. Então na minha opinião faria todo o sentido o clube construir/desenvolver um local e a cidade promover as insfraestruturas/ligações e respetivas condições de mobilidade. Alarga-se a "área urbana" de negócio. Foi isso, segundo consta, que a Continental negociou com o Municipio de Famalicao, eu faço a fábrica com todas as sinergias que daí surgem e vocÊs (estado/camara/etc) investem nas insfraestruturas, no fim ganham todos.

É um bocado diferente de "dá cá o estádio e imediações, eu invisto, uso e depois devolvo as ruínas".
Aliás isto devia ter sido o modelo usado na construção da Academia. Pega lá os terrenos, faz a academia, mas em troca constroi também alguma coisa de interesse público. No fim apenas uma parte ganhou. Como sócio fico contente; Como cidadão fico lixado com F porque mais uma vez os nossos politicos não salvaguardam os interesses da comunidade. (Curioso é que normalmente com o seu próprio património os politicos fazem grandes negócios, com o património público é que é mais dificil).
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #2021 em: 03 de Maio de 2021, 19:13 »
Que lugar sugeririam para um estádio do Braga construído novo de raiz ? Na cidade não há espaço praticamente nenhum, e fazê-lo em Nogueira como já vi ser sugerido não me parece uma opção melhor que as que temos agora.

Sei que a pergunta é no plano teórico, mas se o facto de já termos 2 estádios na cidade é um exagero, 3 seria uma aberração daí que nem consigo responder.

No plano teórico o clube é uma entidade própria e não tem que se preocupar com a cidade, mas como instituição da cidade, da qual usa os valores e a história para se catapultar e onde 90% dos sócios vivem, deve ter em conta a cidade também e por isso a ideia de um 3º estádio nem sequer devia ser equacionada. As únicas hipóteses seriam manter o atual melhorando onde der ou voltar ao 1º de maio, sendo que como já referi acima enferma de muitas das mesmas doenças do EMB. Nenhum será ideal, mas fazer um terceiro é então um absurdo. 3 estádios numa cidade que só tem 1 equipa profissional e que mete em média 12 mil por jogo não cabe na cabeça de ninguém. A não ser que invistam no Merelinense para que se torne num Moreirense e o metam a jogar no EMB.

Aquilo que pode ser procurado e que, aí sim, poderia abrir a porta a um "novo 1º de maio" seria conseguir alguém que adquirisse rentabilizasse a sério o EMB para eventos em grande escala. Concertos ao ar livre, festivais de Verão, torneios de esports, etapa inicial/final do rally, provas de ciclismo, motocrosse, etc. O EMB poderia ser o "parque da bela vista" ou a "passeio marítimo de algés" de Braga. Mas duvido. A única hipótese é alguém o querer para lá lavar algum dinheiro. Mas se assim for fica sempre o problema resolvido...
« Última modificação: 03 de Maio de 2021, 19:18 por NightHawk »
Anuncios M
Anuncios M
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3424
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #2022 em: 03 de Maio de 2021, 20:04 »
Que lugar sugeririam para um estádio do Braga construído novo de raiz ? Na cidade não há espaço praticamente nenhum, e fazê-lo em Nogueira como já vi ser sugerido não me parece uma opção melhor que as que temos agora.

Sei que a pergunta é no plano teórico, mas se o facto de já termos 2 estádios na cidade é um exagero, 3 seria uma aberração daí que nem consigo responder.

Eu sou da mesma opinião, mas já vi gente sugerir que o clube construísse o "seu" próprio estádio e deixasse os municipais em paz.

Sinceramente penso que vamos é levar com o EMB mais um par de décadas, depois disso é uma incógnita completa.
Quim
Quim Juniores
  • ***
  • 458
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #2023 em: 03 de Maio de 2021, 22:56 »
Alguém sabe para que são as obras na beira da estrada entre as portas dos jogadores e da poente?

Enviado do meu motorola one action através do Tapatalk

eduardo_manulo
eduardo_manulo Equipa Principal
  • *****
  • 2243
  • FORÇA MÁGICO BRAGA
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #2024 em: 04 de Maio de 2021, 09:00 »
Alguém sabe para que são as obras na beira da estrada entre as portas dos jogadores e da poente?

Enviado do meu motorola one action através do Tapatalk

Penso que seja o arranjo do muro
Quem não sente, não entende! SCB1921@
Quim
Quim Juniores
  • ***
  • 458
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #2025 em: 04 de Maio de 2021, 11:07 »
Alguém sabe para que são as obras na beira da estrada entre as portas dos jogadores e da poente?

Enviado do meu motorola one action através do Tapatalk

Penso que seja o arranjo do muro

Pode ser, mas é estranho andarem tão lá para cima para arranjarem o muro. Dá a ideia de que estão a alargar aquela zona.
JR1287 Equipa Principal
  • *****
  • 3944
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #2026 em: 05 de Maio de 2021, 08:53 »
Alguém sabe para que são as obras na beira da estrada entre as portas dos jogadores e da poente?

Enviado do meu motorola one action através do Tapatalk

Penso que seja o arranjo do muro

Pode ser, mas é estranho andarem tão lá para cima para arranjarem o muro. Dá a ideia de que estão a alargar aquela zona.
Houve um aluimento de terras e estão a escorar a zona. É só isso.
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3424
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #2027 em: 25 de Maio de 2021, 19:58 »
O assunto 1º de Maio morreu de vez ?
Anuncios M
Anuncios M
Eskol Equipa Principal
  • *****
  • 2966
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #2028 em: 25 de Maio de 2021, 20:53 »
O assunto 1º de Maio morreu de vez ?
Daqui a uns 2 anos ressuscita outra vez para voltar a morrer.
De qualquer das maneiras, a acontecer o que quer que seja, no mínimo só lá para 2030.
Somos Braga! Equipa Principal
  • *****
  • 2701
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #2029 em: 25 de Maio de 2021, 22:28 »
O assunto 1º de Maio morreu de vez ?
Daqui a uns 2 anos ressuscita outra vez para voltar a morrer.
De qualquer das maneiras, a acontecer o que quer que seja, no mínimo só lá para 2030.
AS falou na necessidade de uma academia logo no primeiro mandato. Só começou a ser construida 15 anos mais tarde. Vai ser concluida 20 anos após Salvador ter dito pela primeira vez que o Braga precisava de uma academia para a formação. Nos anos 90 já o Manuel Cajuda dizia que o Braga precisava de um complexo como o do Guimarães.

São processos muito longos!!

A ir para a frente, seria um milagre haver estadio antes do final do contrato que temos atualmente com a CMB relativo ao EMB.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!
(S)oon(C)hampion(B)raga
(S)oon(C)hampion(B)raga Equipa Principal
  • *****
  • 8303
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #2030 em: 25 de Maio de 2021, 22:51 »
O assunto 1º de Maio morreu de vez ?
Daqui a uns 2 anos ressuscita outra vez para voltar a morrer.
De qualquer das maneiras, a acontecer o que quer que seja, no mínimo só lá para 2030.
AS falou na necessidade de uma academia logo no primeiro mandato. Só começou a ser construida 15 anos mais tarde. Vai ser concluida 20 anos após Salvador ter dito pela primeira vez que o Braga precisava de uma academia para a formação. Nos anos 90 já o Manuel Cajuda dizia que o Braga precisava de um complexo como o do Guimarães.

São processos muito longos!!

A ir para a frente, seria um milagre haver estadio antes do final do contrato que temos atualmente com a CMB relativo ao EMB.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

não sei

apesar de teres razão em muito que dizes... os licenciamentos etc e tal muitas vezes são muito demorados a conseguir... mas as vezes são também muito rápidos...

e depois outra coisa que faz muita diferença é que neste momento o SCB tem capital e está a aumentar cada vez mais e mais nos ultimos anos... o que não tinha na altura que tu disseste que o salvador falou que era preciso a construção da academia

e isso quer se queira quer não também faz muita diferença na rapidez das coisas
Anuncios G
PEDRØ XVI
PEDRØ XVI Equipa Principal
  • *****
  • 5618
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #2031 em: 26 de Maio de 2021, 17:10 »
Alguém sabe para que são aquelas obras que estão fazer ao lado do portão de entrada para poente?
Deu-me ideia que além do muro que lá estão a por em pedra, estarem a abrir uma passagem até lá cima.
O forum de "reserva": https://superbraga.freeforums.net
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3424
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #2032 em: 26 de Maio de 2021, 18:03 »
Aconteça o que acontecer, não sei se o 1º de Maio pode ficar até 2030 sem uma intervenção. Um dia acordamos e parte do estádio ruiu.
Somos Braga! Equipa Principal
  • *****
  • 2701
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #2033 em: 26 de Maio de 2021, 18:06 »
Aconteça o que acontecer, não sei se o 1º de Maio pode ficar até 2030 sem uma intervenção. Um dia acordamos e parte do estádio ruiu.
Assim a obra fica mais barata, já não é preciso pagar para deitar abaixo.

Pelo que percebi do projecto, só a torre e a fachada da porta da Maratona é que não vem abaixo.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!
Quim
Quim Juniores
  • ***
  • 458
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #2034 em: 26 de Maio de 2021, 18:52 »
Alguém sabe para que são aquelas obras que estão fazer ao lado do portão de entrada para poente?
Deu-me ideia que além do muro que lá estão a por em pedra, estarem a abrir uma passagem até lá cima.
Também já questionei aqui isso (mais acima). Parece que houve um aluimento de terras.

Enviado do meu motorola one action através do Tapatalk

Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #2035 em: 27 de Maio de 2021, 10:15 »
ASPA contra requalificação do 1º de Maio para o SCB

Armando Malheiro, presidente da ASPA, refere que uma recuperação do 1º de Maio nunca poderá ser para o transformar num 'estádio inglês'.

A ASPA está contra o projeto apresentado por António Salvador tendo em vista a recuperação do Estádio 1º de Maio. Poucas semanas antes das eleições para os órgãos sociais do SC de Braga, o presidente do clube revelou a intenção de recuperar o 1º de Maio e libertou até algumas imagens do projeto. A ideia passaria por abandonar o Estádio Municipal, construído para o Euro 2004 e recuperar o 1º de Maio para os jogos da equipa principal.

A sugestão não caiu bem à Associação para a Defesa, Estudo e divulgação do Património Cultural e Natural que fala num regresso “problemático em todos os aspetos”, uma vez que muitos dos elementos do estádio novo desapareceriam. “Primeiro tem que obedecer a regras da FIFA, que exige cobertura e bancadas com assentos individuais. Ora, esta é uma obra classificada, datada, uma espécie rara, construção do Estado Novo, com aquela entrada principal, depois com as bancadas em granito, a pista tartan (...) isto não é para ser transformado para ser usado como um estádio inglês, ele não nasceu inglês!”, alertou com um tom mais irónico o responsável.

Presidente da ASPA defende que se apresentem soluções viáveis como uma escola de motricidade

O dirigente da ASPA alerta que é preciso “preservar o património resistindo à tentação de, usando o esqueleto do património, fazer outra coisa”.  Armando Malheiro continua e sublinha que modernizar o estádio “é fazer outro estádio”.

Convicto de que a CM de Braga "já terá percebido" que este é um caso em que “não se pode destruir”, mas sim “pensar em soluções que sejam exequíveis”, Armando Malheiro rejeita um pensamento direcionado para a obtenção de lucro e sugere como eventual fim, um equipamento universitário.
“Poderia envolver, por exemplo, a parte universitária, apoio a uma eventual escola de motricidade. Há que pôr as soluções na mesa”, desafia.

O Estádio 1.º de Maio está localizado no Parque da Ponte em Braga, e tem capacidade para 28 mil espectadores. Atualmente é utilizado pela equipa de futebol feminino do SC Braga. Até 1974 chamou-se Estádio 28 de Maio.

Em https://rum.pt/news/aspa-contra-requalificacao-do-1o-de-maio-para-o-scb?fbclid=IwAR3A3VlcPAqBR6eOhQj4ozRxyhiqkgliaIohCX9wK_cvQmmekVstJpbEUXE

Espero que se chegue a uma boa solução para o clube e cidade nesta questão do 1’ de Maio, termos de fazer um terceiro estádio em Braga para resolver o problema acho que era demais mas por outro lado não devemos “cortar as pernas” ao crescimento do clube que além da questão desportiva é “só” um dos maiores embaixadores da cidade/região se não mesmo o maior. Penso que poderia fazer sentido construir um novo estádio de raiz apenas se entretanto o Municipal fosse adquirido ou tivesse como destino outra finalidade, se isso não acontecer acredito que a remodelação do 1’ de Maio seria o melhor caminho.
« Última modificação: 27 de Maio de 2021, 10:24 por Legião »
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
PEDRØ XVI
PEDRØ XVI Equipa Principal
  • *****
  • 5618
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #2036 em: 27 de Maio de 2021, 10:23 »
Estão sempre a apregoar a mesma historinha mas ninguém faz nada na prática.
É preciso conservar e preservar e blah blah mas os anos passam e aquilo está cada vez pior.

E depois a preservação daquele monumento serve para quê exactamente? Para o pessoal passar por lá de vez em quando e olhar para aquilo cá de fora?
O forum de "reserva": https://superbraga.freeforums.net
Cão Vadio
Cão Vadio Equipa Principal
  • *****
  • 1289
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #2037 em: 27 de Maio de 2021, 11:00 »
Sendo assim, a ASPA pode “encaixilhar” e ficar a admirar o seu belo monumento a cair aos bocados nos próximos anos. Depois fica mais atractivo, tipo coliseu de Roma, metade em cima e outra metade em baixo. E claro, sem ninguém lá dentro a poder fazer desporto.
Estas associações às vezes metem-me um fastio…que se cheguem à frente com o € para a remodelação! No car… é só mandar bitaites.
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16439
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #2038 em: 27 de Maio de 2021, 11:31 »
Sendo assim, a ASPA pode “encaixilhar” e ficar a admirar o seu belo monumento a cair aos bocados nos próximos anos. Depois fica mais atractivo, tipo coliseu de Roma, metade em cima e outra metade em baixo. E claro, sem ninguém lá dentro a poder fazer desporto.
Estas associações às vezes metem-me um fastio…que se cheguem à frente com o € para a remodelação! No car… é só mandar bitaites.
Mas tem que meter dinheiro porquê?
Cada macaco no seu galho. Existe um dono e alguém que durante décadas não investiu nada, e continua a ver se aparece uma saída airosa. Ainda bem que existem diversos organismos e entidades que regulam e fazem cumprir as leis do país. Isto ainda é um estado de direito, apesar de algumas vezes uns DDT fazerem o que querem, não é por isso que defendo mais um DDT.

O estádio vai acabar por ser simples, usar o EMB até ao fim da vida deste e passar para um novo quando esse terminar, o que se calhar até nem será assim tão longe.
Quem não sente não é filho de boa gente.
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 5977
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #2039 em: 27 de Maio de 2021, 12:08 »
Nesta situação em concreto é muito fácil ser contra, diria que quase todos somos, o estádio é bonito assim.
Muito mais difícil que ser contra é ter soluções minimamente viáveis e aqui é que começam os problemas.
Os monumentos são bonitos se tiverem alguma valorização e utilidade.
 

Anuncios M