Quantcast
Estádio Municipal de Braga
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
Estádio Municipal de Braga
3238 Respostas
511294 Visualizações
0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.
Zusco
Zusco Equipa Principal
  • *****
  • 2296
  • Quem não sente não entende
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1980 em: 28 de Abril de 2021, 14:19 »
Eu já fui inquirido, e obviamente para mim os horários dos jogos sobrepõe-se a qualquer outra questão, embora a senhora tenha sido tendenciosa, o que me parece que se está a cozinhar um inquérito para validar as pretensões da direção e assim dar força ao projecto.

Também já fui inquirido sobre o assunto e deu-me 3 sugestões de resposta por esta ordem "horário, estádio, outros", eu falei do horário dos jogos pois para mim é o que me mais incomoda. Ela registou e praticamente nem me deixou dizer mais nada, ainda queria dizer mais algo sobre estádio e não tive hipótese.
boneli Iniciados
  • *
  • 63
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1981 em: 28 de Abril de 2021, 16:09 »
Se não se tentar resolver a questão do estádio, corremos o risco de ter 2 estádios da CMB e 1 estádio do SCB. Alguma coisa tem que ser feita e digo isto como Bracarense e Braguista.  2 estádios e nenhum serve. Já nem vou dizer se preferia jogar cá em cima ou lá em baixo ( e que moro na concelheiro Lobato), apenas peço que encontrem uma solução e só não encontram se não quiserem. Até parece que somos um pais rico, para se falar em milhões como se nada fosse.  >:(
Anuncios M
Anuncios M
reg107 Juniores
  • ***
  • 379
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1982 em: 28 de Abril de 2021, 17:05 »
Se não se tentar resolver a questão do estádio, corremos o risco de ter 2 estádios da CMB e 1 estádio do SCB. Alguma coisa tem que ser feita e digo isto como Bracarense e Braguista.  2 estádios e nenhum serve. Já nem vou dizer se preferia jogar cá em cima ou lá em baixo ( e que moro na concelheiro Lobato), apenas peço que encontrem uma solução e só não encontram se não quiserem. Até parece que somos um pais rico, para se falar em milhões como se nada fosse.  >:(

Nenhum serve?

Eu não gosto do Municipal. Princicpalmente porque o deixaram transformar num mono:
 - Tem dezenas de portas cai em baixo e normalmente apenas duas abertas;
 - Nos jogos com grande (às vezes nem isso) mobilização de adversários parece que jogamos fora dadas as condicionantes que nos impõem à entrada;
 - A Bilheteira para quem tem a infelicidade de ter que usar em dia de Jogo é de bradar aos céus
 - etc

Mas daí a dizer-se que não serve ou que não é possível fazer daquilo algo melhor vai uma grande distância.

Precisamente por não sermos um País rico é que acho um absurdo andarmos a fazer projetos de 80M€ numa cidade onde um dos estádios já vai bem perto dos 200M€.

Parecemos aqueles putos que querem muito o telemovel da moda, mas passado dois anos, ah e tal está desatualizado, não presta preciso de outro.

Na minha opinião as prioridades da atual direção estão todas trocadas e quero acreditar que seja apenas e só isso, prioridades trocadas.

Desculpem lá o desabafo mas quase que dá a ideia que estamos num concurso para arranjar defeitos de modo a justificar o investimento no 1º Maio:

 - É as acessibilidades; já devo ter ido de carro a grande parte dos estádios dos clubes da 1ªliga e é caótico em praticamente todos (Dragão, Luz, etc)
 - São as escadas; temos médias em que praticamente bastava a Nascente inferior, tenho lá lugar e poucas escadas subo. Se não posso subir escadas não compro um apartamento no 7º andar sem elevador;
 - São os adeptos adversários e a segurança; Aqui têm toda a razão mas o problema não é do estádio. Quem não sabe estar, não pode ir. Está na hora de se trabalhar nesse sentido. Há praticamente 20anos identificou-se e prendeu-se um artista que matou outro com um very light num estádio apinhado, a tecnologia de hoje não permite identificar e expulsar os desordeiros?;

Se SCB quer um estádio novo, sou contra (pelo menos antes de se fazer os possíveis por aumentar a nossa massa adepta), mas está no direito de o fazer. Agora estas parcerias em que o património da CMB fica condicionado não posso concordar.
 
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1983 em: 28 de Abril de 2021, 17:50 »


Exato. Penso que foi mais em jeito de pergunta e com 3 opções de resposta, eu respondi que eram as 3 e não me alonguei muito, não consigo ter conversas fluídas com este tipo de inquéritos que estão a ser realizados por pessoas formatadas que parecem robôs do outro lado. Até o próprio discurso da senhora parecia ser todo robotizado  ;D
Isto é contratado a call centers que têm de cumprir o script e além disso repetem a mesma coisa centenas de vezes...
Quanto a ser eletrônico, faz muito mais sentido ser por via telefónica. Toda a gente tem telefone.

E quem não tem e-mail? Eu cá não atendo a números desconhecidos, para o caso de serem call centers dos bancos ou da MEO/NOS, e por aí fora, não tenho paciência para essas coisas. Quando me ligaram do Braga, como não conheci o número, também não atendi. Se fosse por e-mail, tinha respondido certamente.

Enviado do meu MI 8 Lite através do Tapatalk
Basta serem pessoas com mais de 60 anos para não terem email, e estou a ser optimista, sou profissional das tecnologias de informação, o analfabetismo tecnologico é muito elevado no nosso País, ha pessoas que tem email, porque alguém lhes criou a conta, não acedem a ela, nem sabem como, se soubesses a quantidade de emails devolvidos que recebo de pessoal registado aqui no forum.


Dos mais de 10.000 registados só prai 3000 estão ainda a funcionar, desses 3000 não te posso dizer qual a percentagem dos que acedem ao email, nunca me dei a esse trabalho.
O telefone é sempre a melhor solução para estas questões, como referi perdeu-se a oportunidade de actualizar dados, mas com o RGPD tb não sei se poderia ser feito dessa forma, eventualmente com a gravação da chamada como prova.


PS: acho que o ABC apresentou em tempo um projecto para o Flavio Sá Leite...

Vamos lá ver, eu acho que isto é um passo em frente na relação com os sócios.
Andamos aqui (e bem) a criticar que o clube não queria saber dos sócios, agora até lhes liga para saber opinião.
Mais, tb me ligaram e fizeram as 3 perguntas mas a resposta foi livre. Eu dissertei sobre o assunto como quis e dei várias ideias e a senhora disse-me 3 vezes que estava a apontar tudo e no fim perguntou 2 vezes se eu tinha mais ideias.
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16439
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1984 em: 28 de Abril de 2021, 20:12 »
O estádio EMB é uma má solução.
É mau porque é novo, custou um balúrdio e fica muito aquém das expectativas. Qualquer coisa que se faça ali é um paliativo.

Mas o 1º de Maio será sempre um paliativo. Um paliativo muito caro! Alguns dos principais problemas do EMB acontecerão também no 1º de Maio.

Acessos: circular na cidade de Braga (como noutras) é complicado quando há muita afluência, seja hora de ponta, seja um jogo de cartaz. Todo trânsito passa pela circular, seja o estádio em Dume, em Nogueira ou em Navarra: muita gente terá de passar pela circular e alguns dos pontos criticos da cidade: Infías, Bragaparque, Maximinos, saída para o Pópulo. Chegar ao 1º de maio será mais fácil para alguns, mais complicado para outros. Se for num dia semana, será pior porque a avenida (e tudo que conflui com a avenida) tem imenso trânsito até à porta do estádio. Há uma vantagem no primeiro de maio que é sobretudo para quem vem da A3/A11 escusa de atravessar a cidade toda: vem pela EN101. Mas depois na zona do estádio propriamente dita é entupir, não há hipótese.

Estacionamento: No EMB pode não ser muito mas as vezes em que fiquei mais apertado (chegar em cima da hora) acabei por estacionar num daqueles "parques" pagos. Talvez 10 vezes desde que nos mudamos para ali. Não foram assim muitas. No resto fui sempre com antecedência, comer algo nas roulotes (melhor se houvesse uma fanzone). Nos jogos grandes (geralmente são a horas decentes) maior antecedência. Mas lá está, mesmo chegando em cima da hora nesses casos que me aconteceu, estacionei (pagando). Claro que nunca experimentei chegar à horinha num Braga-metralha. não há estacionamento que resista.
No 1º de Maio onde há maior estacionamento? Só o PEB praticamente. Talvez deixar no cheio-cheio?
Toda a cidade para estacionar? Estão a brincar? Vou deixar no parque do campo da vinha ou na avenida para ir ao estádio? Andar a correr as ruinhas todas?
Nos estádios dos outros clubes onde está o estacionamento? No modelo de vila de conde? No parque do hospital da Vila da Feira? Em frente a uma fábrica em moreira? Nas ruas da zona da Boavista? Na rampa de acesso à VCI?

Não se pode circular à volta do estádio. E no 1º de Maio pode-se?
poucas entradas para o estádio. E o 1º de Maio tem quantas portas de entrada?
Transportes? Há hora dos jogos a oferta de transportes em Braga é fenomenal. Se os jogos mudarem para o 1º de maio, os transportes especiais terão de se mudar para lá também.

Bilheteiras são problema? Faz-se um estádio novo. (Não sei bem o problema das bilheteiras, fui lá duas vezes, o restante no Bragaparque). As do 1º de Maio são superiores?

30 ou 40 milhões vão permitir não ter um estádio onde não seja precisa uma maratona de escadas (eventualmente, vai depender do projecto) e quanto mais irá resolver que signifique investir mais 30 ou 40 milhões?

Vai criar uma centralidade? Como ia o estádio de Aveiro? Como o modelo de negócio do Alvaláxia? As pessoas vão lá aos jogos umas horas de 15 em 15 dias, às vezes 1 vez por semana com os jogos europeus. É que as condições agora até estão a surgir...no EMB. Museu, praça para adeptos e fanzone, estádios e campos das camadas jovens.

É trocar um paliativo por outro paliativo, e no final continuaremos a queixar exactamente das mesmas coisas.
Quem não sente não é filho de boa gente.
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3424
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1985 em: 28 de Abril de 2021, 23:10 »
Citar
Executivo de Ricardo Rio já gastou quase 50 milhões no estádio de Braga. “A obra esquecida”

O executivo PSD/CDS/PPM de Braga, liderado por Ricardo Rio, já gastou, desde 2013, quase 50 milhões de euros com o Estádio Municipal de Braga, apelidando-o agora de “obra esquecida”.

Num ‘desabafo’ publicado esta manhã de quarta-feira nas redes sociais, o presidente da Câmara destaca um critério “estreitamente orçamental” para apontar a obra do estádio como a que “mais recursos” levou à autarquia.

Esta publicação surge depois do edil ter questionado os munícipes sobre qual seria a obra que mais destacavam ao longo dos últimos oito anos de liderança autárquica da coligação de centro-direita.

Ricardo Rio destacou as obras do Mercado Municipal, a reabilitação do Altice Forum e de outros espaços públicos e de lazer, as obras nas vias rodoviárias, nos parques da Rodovia, no monte do Picoto, na Pousada da Juventude, ou nas Sete Fontes.

Mas, para o autarca, a “obra destes mandatos” é “aquela em que mais recursos foram gastos neste período (e todas as outras referidas estão pagas, salvo acertos de valores em discussão)”.

Ricardo Rio sublinha que, entre finais de 2013 e 2021, a obra em que este executivo mais investiu “foi uma que não serve para os adeptos e é um entrave para o crescimento do Braga, porque não foi construído para a vertente desportiva e para a emoção do que é um jogo de futebol”.

“O estádio foi construído para ganhar prémios de arquitetura, como bem disse recentemente o presidente do Sporting Clube de Braga”, acrescentou o edil.

“Em concreto, entre 2013 e 2021, este Executivo gastou cerca de 49 milhões, 109 mil euros com o novo Estádio Municipal de Braga, entre amortizações de empréstimos, pagamento de juros, reparação de ancoragens, pagamento de sentenças judiciais e obras de manutenção”, assinalou.

“A curto prazo, deve ser esclarecido o desenlace de dois outros processos judiciais, que importam em 15 milhões de euros para os cofres municipais”, revelou.

https://ominho.pt/executivo-de-ricardo-rio-ja-gastou-quase-50-milhoes-no-estadio-de-braga-a-obra-esquecida/
« Última modificação: 28 de Abril de 2021, 23:13 por Pedro Bala »
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 5977
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1986 em: 29 de Abril de 2021, 00:49 »
RPO Castro
No geral até concordo mas essa da centralida do do estádio de Aveiro a 5km da cidade deve ser como a centralidade do Muncipal de Braga, nem daqui por 100 anos.
Por muita teoria que o pessoal escreva o 1ª de Maio é central na cidade, o Municipal nem daqui por 100 anos será, provavelmente nunca o será.
Acho que ninguém estará à espera que o 1ª de Maio sendo remodelado vá ter camiões de gente todos os dias a toda a hora, isso é impossível, mas tem condições para ser melhor que o municipal hoje e sempre.
O principal é mesmo a questão física do local, não tem sequer comparação possível. O Municipal é completamente inacessível a todos os níveis, exceção a uma bancada, a nascente inferior. Tudo o resto é completamente aberrante. Nisto hoje em dia mesmo em ruinas o 1º de maio ainda dá 10-0 ao Municipal.
Se tivessem hipóteses de ficar com um ou outro local (mesmo sem o estádio) com qual é que ficavam?
Ainda melhor se o 1º de maio (local) custasse 10milhões e o municipal 1 milhão qual é que compravam (se o dinheiro não fosse problema). Responder a isto ajuda a responder ao resto.
Qualquer pessoa que venha à cidade iria visitar o municipal ou o 1º de maio?
O municipal mesmo hoje em dia com centenas de crianças por lá continua a ser uma centralidade igual a zero o que diz muito.
Por algum motivo o ABC nem sequer admite sair de onde está, se é mau ali face às condições do pavilhão, se vão para um local tipo Municipal, desaparecem.
reg107 Juniores
  • ***
  • 379
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1987 em: 29 de Abril de 2021, 10:42 »
Qualquer pessoa que venha à cidade iria visitar o municipal ou o 1º de maio?
O municipal mesmo hoje em dia com centenas de crianças por lá continua a ser uma centralidade igual a zero o que diz muito.
Por algum motivo o ABC nem sequer admite sair de onde está, se é mau ali face às condições do pavilhão, se vão para um local tipo Municipal, desaparecem.
A CMB tinha muitos hectares de terrenos adjacentes ao Municipal. Doou-os ao clube que (e muito bem na ótica do clube) construiu uma academia. As pessoas hoje interessam-se muito por espaços verdes e de lazer, vejam rodovia, parque da ponte, etc.
A CMB optou por não investir numa infraestrutura dessas naquele local, automaticamente, uma vez que não há mais terrenos públicos disponíveis na zona traçou o destino do próprio estádio no sentido de infraestrutura integrada no parque norte.
Os terrenos começam ao pé da taberna Belga e prolongam-se até à quinta pedagógica, pensem no tipo de parque da cidade que lá se podia ter feito.

Aquilo é um deserto porque se fez com aquilo fosse um deserto. Esteve muito mal a CMB e muito bem o SCB que aproveitou. No fim perdemos todos adpetos e não adeptos, exceto a SAD.

Nota: Parece-me que esta vontade do nosso Presidente, à luz das últimas publicações do Presidente da Câmara servem os intuitos dessa mesma Camara, justificar tudo o que não foi feito com a herança, que foi, é e será ruinosa para o Municipio, mas que não justifica tudo. Mais uma vez parace-me que Salvador e a sua "equipa" andam muito à frente dos politicos. Não será dificil adivinhar o desfecho. No fim, mais uma vez, ganha a SAD, a CMB que vê um espaço abandonado recuperado e de resto perdemos todos, tal como o PAF refere, ficamos exatamente com os mesmos problemas.
Anuncios M
Anuncios M
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16439
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1988 em: 29 de Abril de 2021, 10:45 »
RPO Castro
No geral até concordo mas essa da centralida do do estádio de Aveiro a 5km da cidade deve ser como a centralidade do Muncipal de Braga, nem daqui por 100 anos.
Por muita teoria que o pessoal escreva o 1ª de Maio é central na cidade, o Municipal nem daqui por 100 anos será, provavelmente nunca o será.
Acho que ninguém estará à espera que o 1ª de Maio sendo remodelado vá ter camiões de gente todos os dias a toda a hora, isso é impossível, mas tem condições para ser melhor que o municipal hoje e sempre.
O principal é mesmo a questão física do local, não tem sequer comparação possível. O Municipal é completamente inacessível a todos os níveis, exceção a uma bancada, a nascente inferior. Tudo o resto é completamente aberrante. Nisto hoje em dia mesmo em ruinas o 1º de maio ainda dá 10-0 ao Municipal.
Se tivessem hipóteses de ficar com um ou outro local (mesmo sem o estádio) com qual é que ficavam?
Ainda melhor se o 1º de maio (local) custasse 10milhões e o municipal 1 milhão qual é que compravam (se o dinheiro não fosse problema). Responder a isto ajuda a responder ao resto.
Qualquer pessoa que venha à cidade iria visitar o municipal ou o 1º de maio?
O municipal mesmo hoje em dia com centenas de crianças por lá continua a ser uma centralidade igual a zero o que diz muito.
Por algum motivo o ABC nem sequer admite sair de onde está, se é mau ali face às condições do pavilhão, se vão para um local tipo Municipal, desaparecem.
O EMB nunca será uma centralidade, nem nenhum outro estádio será uma centralidade. O 1º maio não é uma centralidade. Foi construído no centro. E como off.topic, em aveiro estava previsto um largo complexo desportivo e com isso esperavam que urbanizações nascessem como cogumelos, quando a única coisa que têm perto é uma zona industrial. enfim.

Concordo com as comparações que fazes, o problema é a altura.
O 1º de maio é melhor nesses aspectos e não tenho dúvidas se tivesse de escolher entre um ou outro, entre construir um EMB por 30 ou gastar 40 ou 50 no 1º de maio qual valeria a pena. A questão que se coloca é: temos um e o outro (no estado de cada um). O que se vai ganhar em relação ao que temos vale 40 milhões?
No meu ponto de vista não vale, porque apesar de ser melhor em alguns aspectos, no final continuará a estar aquém das expectativas para um estádio actual, quanto mais um estádio daqui a 20 anos. Continuarás a queixar dos acessos, do trânsito, do estacionamento, das entradas. Serão melhores mas não serão boas, e o diferencial não vale 30 ou 40 milhões e o que isso implica em não investir na parte desportiva.

Sobre a bancada poente ser a única de jeito, eu sempre fui da poente e não vejo problema nenhum com a bancada. É exactamente como a nascente e tinha a vantagem de não levar com o sol de frente (quando se jogava de dia). Entrar por baixo do relvado nunca me fez confusão. O problema, que não é da bancada, é quem entra pelo bairro (ou quem venha a pé) que tem de cumprir promessa, vá para uma bancada ou para outra.
Quem não sente não é filho de boa gente.
Arsenalista
Arsenalista Equipa Principal
  • *****
  • 2708
  • Uma cidade, Um clube!
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1989 em: 29 de Abril de 2021, 11:22 »
Ainda não compreendi quem diz que só a nascente inferior é que tem bons acessos, como se para chegar à poente inferior não bastasse apenas passar por baixo do relvado, se entrarmos pela Alameda.
Muito se fala sobre os acessos à bancada poente pelo lado do bairro, mas não seria viável criar um acesso pedonal mais directo apartir do fundo da Rua Dr. Artur Soares, desde o 'miradouro' que ali existe, até ao parque de estacionamento da poente? Era também uma forma de requalificar esse miradouro, completamente dado ao abandono...
« Última modificação: 29 de Abril de 2021, 11:27 por Arsenalista »
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1990 em: 29 de Abril de 2021, 13:52 »


Anuncios G
Pé Ligeiro
Pé Ligeiro Equipa Principal
  • *****
  • 15094
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1991 em: 29 de Abril de 2021, 14:58 »
Só de pensar que a obra do estádio Municipal foi altamente sub-orçamentada e que custou 6 vezes mais do que estava orçamentada, até se me põem os cabelos em pé.
Só quem não paga impostos é que pode ficar indiferente a uma atrocidade destas, que entra violentamente na carteira dos portugueses pagadores de impostos.
Quando olharem para o recibo mensal de vencimento e virem que vos foi subtraído um valor substancial em impostos, lembrem-se disto. Ao longo da minha carreira contributiva, já paguei 700 000€ em impostos diretos (fora os indiretos - gasolina, IVA, ISP, IUC, IMI, IMT e outros que tais), pelo que já estou farto de tantos e tão elevados impostos. Criam-se elefantes brancos e depois o Estado que pague. Esse Estado, são os nossos impostos. Os governos não dão nada a ninguém, gastam apenas o dinheiro dos nossos impostos. Por isso que, quando vejo obras públicas, fico sempre preocupado, porque sei que em geral, há pouco rigor nos gastos, muitas vezes são obras desnecessárias, apenas de fachada e que em geral, ninguém é responsabilizado por gastar mal, desbaratar, o nosso dinheiro. A gestão da coisa pública atingiu um nível de displicência preocupante.

https://www.facebook.com/RicardoRio2025/posts/4325143624196629

BRAGA SEMPRE MAIS!
frg1983 Juniores
  • ***
  • 662
  • Braga a minha eterna devoção. Fidelis Bracara.
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1992 em: 29 de Abril de 2021, 15:04 »
Boas Braguistas,

Já dei a minha opinião em relação a este assunto. Não gosto da solução EMB, é um cravo completo no crescimento do clube e acima de tudo é um equipamento que não é um problema do clube. Como cidadão, sim é um problema para o Município. Sinceramente, se alcatroasse a zona central (relvado), daria um excelente recinto para vários tipos de provas de automobilismo, concertos, exposições, etc etc. A viabilidade futura do equipamento é sem duvida algo que preocupa. A venda para uma forma qualquer de requalificação Imobiliária, porque não.

Em relação ao clube querer assumir um projeto para o 1 de Maio, era com certeza uma solução interessante. Não obstante isso, terá de sempre haver constatação da capacidade financeira ou de parceiros para a realização da obra. Não esquecer que o equipamento é Publico e a Câmara deve sempre acautelar certas premissas. Em relação a pista, é compreensível que não se queira no Estádio, mas a mesma tem de ser realizada em outra zona. O Braga deve financiar a mesma. O Pavilhão, deve ser considerado no Projeto, quanto ao custo do mesmo, deve haver uma sinergia entre o Município, ABC e dentro dos possíveis do SCBraga.

Em relação as acessibilidades, muito discutidas aqui.. Na minha opinião, nem há comparação possível em relação as duas alternativas, o 1 de Maio é tudo melhor que o EMB, mas quando digo tudo, é tudo. Primeiro, Transportes Públicos, acesso a pé ao mesmo e percentagem da população que está próxima de um e de outro recinto. Tenho em crer que 60/70% da População do Concelho um acesso a pé bem mais facilitado no 1 Maio do que no EMB. Estacionamento, desde que não se queira estacionar a porta de entrada do estádio, não faltaram alternativas próximas para acautelar essa situação. Conforto, acessibilidade dentro do estádio, recursos, etc etc...ao requalificar, isso tudo estará salvaguardado no 1 Maio, quanto ao EMB, não vejo como, para lá do "dono da obra" não permitir seja o que for. Para lá de tudo que estaria ao dispor dos adeptos em proximidade, cafés, restaurantes, etc etc.

Outra das razões que vejo por muitos apontada, é o Braga estar com a estrutura em Dume e agora pensar num estádio fora dessa zona. Não vejo inconveniente nenhum. Podia relatar mil um casos desse género. Para mim é uma falsa questão.

O 1 de Maio tem de ter uma solução a Curto/Médio Prazo, ou o Município investe no equipamento e requalifica, nunca gastando menos de 10 M de euros, simplesmente para usos espontâneos e sem expressão Nacional, podendo mais tarde ou mais cedo, ter novamente um equipamento obsoleto, ou aceita a proposta do SCBraga e cede o equipamento, definitivo ou a 80 anos como se vêm falando, requalificando adequadamente um equipamento desportivo, tornado toda aquela zona requalificada e integrada em mais uma zona nobre da cidade.

Saudações Braguistas

porbragapelobraga.blogspot.com ..visitem.. Saudações Braguistas
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 5977
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1993 em: 29 de Abril de 2021, 15:05 »
RPO Castro
No geral até concordo mas essa da centralida do do estádio de Aveiro a 5km da cidade deve ser como a centralidade do Muncipal de Braga, nem daqui por 100 anos.
Por muita teoria que o pessoal escreva o 1ª de Maio é central na cidade, o Municipal nem daqui por 100 anos será, provavelmente nunca o será.
Acho que ninguém estará à espera que o 1ª de Maio sendo remodelado vá ter camiões de gente todos os dias a toda a hora, isso é impossível, mas tem condições para ser melhor que o municipal hoje e sempre.
O principal é mesmo a questão física do local, não tem sequer comparação possível. O Municipal é completamente inacessível a todos os níveis, exceção a uma bancada, a nascente inferior. Tudo o resto é completamente aberrante. Nisto hoje em dia mesmo em ruinas o 1º de maio ainda dá 10-0 ao Municipal.
Se tivessem hipóteses de ficar com um ou outro local (mesmo sem o estádio) com qual é que ficavam?
Ainda melhor se o 1º de maio (local) custasse 10milhões e o municipal 1 milhão qual é que compravam (se o dinheiro não fosse problema). Responder a isto ajuda a responder ao resto.
Qualquer pessoa que venha à cidade iria visitar o municipal ou o 1º de maio?
O municipal mesmo hoje em dia com centenas de crianças por lá continua a ser uma centralidade igual a zero o que diz muito.
Por algum motivo o ABC nem sequer admite sair de onde está, se é mau ali face às condições do pavilhão, se vão para um local tipo Municipal, desaparecem.
O EMB nunca será uma centralidade, nem nenhum outro estádio será uma centralidade. O 1º maio não é uma centralidade. Foi construído no centro. E como off.topic, em aveiro estava previsto um largo complexo desportivo e com isso esperavam que urbanizações nascessem como cogumelos, quando a única coisa que têm perto é uma zona industrial. enfim.

Concordo com as comparações que fazes, o problema é a altura.
O 1º de maio é melhor nesses aspectos e não tenho dúvidas se tivesse de escolher entre um ou outro, entre construir um EMB por 30 ou gastar 40 ou 50 no 1º de maio qual valeria a pena. A questão que se coloca é: temos um e o outro (no estado de cada um). O que se vai ganhar em relação ao que temos vale 40 milhões?
No meu ponto de vista não vale, porque apesar de ser melhor em alguns aspectos, no final continuará a estar aquém das expectativas para um estádio actual, quanto mais um estádio daqui a 20 anos. Continuarás a queixar dos acessos, do trânsito, do estacionamento, das entradas. Serão melhores mas não serão boas, e o diferencial não vale 30 ou 40 milhões e o que isso implica em não investir na parte desportiva.

Sobre a bancada poente ser a única de jeito, eu sempre fui da poente e não vejo problema nenhum com a bancada. É exactamente como a nascente e tinha a vantagem de não levar com o sol de frente (quando se jogava de dia). Entrar por baixo do relvado nunca me fez confusão. O problema, que não é da bancada, é quem entra pelo bairro (ou quem venha a pé) que tem de cumprir promessa, vá para uma bancada ou para outra.
Eu não defendo uma intervenção no 1-maio agora,  mas daqui por 10anos ou por aí. Mas menos defendo investimento no municipal, aquilo vai acabar por ir abaixo sob pena de continuar a ser um sorvedouro de dinheiro depois de estar pago, e vai ser o município a pagar por muitas voltas que se dê.
PEDRØ XVI
PEDRØ XVI Equipa Principal
  • *****
  • 5618
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1994 em: 29 de Abril de 2021, 15:43 »
Só de pensar que a obra do estádio Municipal foi altamente sub-orçamentada e que custou 6 vezes mais do que estava orçamentada, até se me põem os cabelos em pé.
Só quem não paga impostos é que pode ficar indiferente a uma atrocidade destas, que entra violentamente na carteira dos portugueses pagadores de impostos.
Quando olharem para o recibo mensal de vencimento e virem que vos foi subtraído um valor substancial em impostos, lembrem-se disto. Ao longo da minha carreira contributiva, já paguei 700 000€ em impostos diretos (fora os indiretos - gasolina, IVA, ISP, IUC, IMI, IMT e outros que tais), pelo que já estou farto de tantos e tão elevados impostos. Criam-se elefantes brancos e depois o Estado que pague. Esse Estado, são os nossos impostos. Os governos não dão nada a ninguém, gastam apenas o dinheiro dos nossos impostos. Por isso que, quando vejo obras públicas, fico sempre preocupado, porque sei que em geral, há pouco rigor nos gastos, muitas vezes são obras desnecessárias, apenas de fachada e que em geral, ninguém é responsabilizado por gastar mal, desbaratar, o nosso dinheiro. A gestão da coisa pública atingiu um nível de displicência preocupante.

https://www.facebook.com/RicardoRio2025/posts/4325143624196629
Não há ninguém que discorde disso, no entanto o clube Sporting Clube de Braga não tem culpa nenhuma do tal elefante branco.
O Braga por muito que se queira passar a imagem que está lá de borla, paga grande parte da manutenção do mesmo e não fosse o clube dar-lhe uso e a situação seria ainda pior. O dinheiro que lá cai (e nunca será recuperado) sai dos nossos bolsos sim senhor, como também sai quando é para "ajudar" certos clubes directamente (e esse já devem andar na casa dos milhares de milhões), mas o Braga não tem culpa nenhuma! Acabe-se com a lenga lenga de uma vez por todas de que o "culpado" disto tudo é o clube... querem culpar alguém que culpem os verdadeiros culpados que são os artistas que estavam à frente CMB na altura em que o projecto avançou.

Por muito que se queira argumentar a única solução a curto/médio/longo prazo passa por abandonar o elefante branco/demolir e provavelmente recuperar algum do que foi ali gasto através da venda do terreno ou então vender as is (duvido que alguém queira comprar aquilo) caso contrário vão andar sempre a vir buscar os milhões aos nossos bolsos eternamente. O problema é que não há "tomates" de o dizer publicamente e muito menos executar.
« Última modificação: 29 de Abril de 2021, 15:47 por PEDRØ XVI »
O forum de "reserva": https://superbraga.freeforums.net
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3424
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1995 em: 29 de Abril de 2021, 16:32 »
RPO Castro
No geral até concordo mas essa da centralida do do estádio de Aveiro a 5km da cidade deve ser como a centralidade do Muncipal de Braga, nem daqui por 100 anos.
Por muita teoria que o pessoal escreva o 1ª de Maio é central na cidade, o Municipal nem daqui por 100 anos será, provavelmente nunca o será.
Acho que ninguém estará à espera que o 1ª de Maio sendo remodelado vá ter camiões de gente todos os dias a toda a hora, isso é impossível, mas tem condições para ser melhor que o municipal hoje e sempre.
O principal é mesmo a questão física do local, não tem sequer comparação possível. O Municipal é completamente inacessível a todos os níveis, exceção a uma bancada, a nascente inferior. Tudo o resto é completamente aberrante. Nisto hoje em dia mesmo em ruinas o 1º de maio ainda dá 10-0 ao Municipal.
Se tivessem hipóteses de ficar com um ou outro local (mesmo sem o estádio) com qual é que ficavam?
Ainda melhor se o 1º de maio (local) custasse 10milhões e o municipal 1 milhão qual é que compravam (se o dinheiro não fosse problema). Responder a isto ajuda a responder ao resto.
Qualquer pessoa que venha à cidade iria visitar o municipal ou o 1º de maio?
O municipal mesmo hoje em dia com centenas de crianças por lá continua a ser uma centralidade igual a zero o que diz muito.
Por algum motivo o ABC nem sequer admite sair de onde está, se é mau ali face às condições do pavilhão, se vão para um local tipo Municipal, desaparecem.
O EMB nunca será uma centralidade, nem nenhum outro estádio será uma centralidade. O 1º maio não é uma centralidade. Foi construído no centro. E como off.topic, em aveiro estava previsto um largo complexo desportivo e com isso esperavam que urbanizações nascessem como cogumelos, quando a única coisa que têm perto é uma zona industrial. enfim.

Concordo com as comparações que fazes, o problema é a altura.
O 1º de maio é melhor nesses aspectos e não tenho dúvidas se tivesse de escolher entre um ou outro, entre construir um EMB por 30 ou gastar 40 ou 50 no 1º de maio qual valeria a pena. A questão que se coloca é: temos um e o outro (no estado de cada um). O que se vai ganhar em relação ao que temos vale 40 milhões?
No meu ponto de vista não vale, porque apesar de ser melhor em alguns aspectos, no final continuará a estar aquém das expectativas para um estádio actual, quanto mais um estádio daqui a 20 anos. Continuarás a queixar dos acessos, do trânsito, do estacionamento, das entradas. Serão melhores mas não serão boas, e o diferencial não vale 30 ou 40 milhões e o que isso implica em não investir na parte desportiva.

Sobre a bancada poente ser a única de jeito, eu sempre fui da poente e não vejo problema nenhum com a bancada. É exactamente como a nascente e tinha a vantagem de não levar com o sol de frente (quando se jogava de dia). Entrar por baixo do relvado nunca me fez confusão. O problema, que não é da bancada, é quem entra pelo bairro (ou quem venha a pé) que tem de cumprir promessa, vá para uma bancada ou para outra.
Eu não defendo uma intervenção no 1-maio agora,  mas daqui por 10anos ou por aí. Mas menos defendo investimento no municipal, aquilo vai acabar por ir abaixo sob pena de continuar a ser um sorvedouro de dinheiro depois de estar pago, e vai ser o município a pagar por muitas voltas que se dê.

Se o estádio em 2021 já está no estado de degradação, abandono e ruína que se vê, como estará daqui a 10 anos... Pelo bem do próprio estádio, seria bom que esta questão não se alongasse por muito mais tempo.

O aluguer do SC Braga no Municipal não acabava lá para 2030 ? Tenho ideia de ter lido isso algures por aí.
reg107 Juniores
  • ***
  • 379
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1996 em: 29 de Abril de 2021, 16:35 »
Só de pensar que a obra do estádio Municipal foi altamente sub-orçamentada e que custou 6 vezes mais do que estava orçamentada, até se me põem os cabelos em pé.
Só quem não paga impostos é que pode ficar indiferente a uma atrocidade destas, que entra violentamente na carteira dos portugueses pagadores de impostos.
O pior é que não estamos a pagar um elefante branco, estamos a pagar muitos. O problema do nosso foi mesmo a brilhante ideia de o fazer num lugar com dificuldades técnicas ao nível da Lua.
Quase todos os estádios do Euro sofrem do mesmo mal:
 Aveiro: abandonado;
 Leiria: abandonado;
 Faro: abandonado;
 Alvalaxia: já precisou de intervenções onerosas, foço, etc;
 Luz: Cobertura voou num dia de vento;
 Dragão: Acessibilades com contrução técnica ao nível do nosso estádio para a autarquia pagar.
 Nós estamos a pagar todos estes estádios (talvez menos o do Bessa e Alvalade) mas ainda andamos a financiar o banco que lhes perdoou umas dezenas de milhõs largos.

De uma vez por todas que se aprenda com o passado, sejamos nós ou outro clube qualquer. Se são geridos por SAD's não pode haver este tipo de negociatas com os Municipios, porque no fim, regra geral o Municipio lerpa sempre. Ainda não vi uma única PPP em que o estado/municipios fizessem um bom negócio: Águas; Autoestradas; Hospitais; Siresp; Estádios, etc. É só escolher.

Quando dizem que a zona do 1ºMaio vai ser requalificada. Pensem são oitenta (80 anos) uma geração inteira que não vai ter um espaço que na minha opinião não tem preço, falo do Parque da Ponte, porque simplesmente vai ser fechado e entregue à iniciativa privada. A academia (de acordo com as primeiras informações sobre o contrato de cedência dos terrenos) também teria que ter valências de acesso livre aos cidadãos da cidade, pois mas no fim....
D_PAC
D_PAC Equipa Principal
  • *****
  • 1779
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1997 em: 29 de Abril de 2021, 16:37 »
Quando o Ricardo Rio referiu a “obra esquecida” por momentos pensei que se referia às suas promessas eleitorais…
#VãoTerDeContarConnosco
Arsenalista
Arsenalista Equipa Principal
  • *****
  • 2708
  • Uma cidade, Um clube!
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1998 em: 29 de Abril de 2021, 17:15 »
Quando dizem que a zona do 1ºMaio vai ser requalificada. Pensem são oitenta (80 anos) uma geração inteira que não vai ter um espaço que na minha opinião não tem preço, falo do Parque da Ponte, porque simplesmente vai ser fechado e entregue à iniciativa privada. A academia (de acordo com as primeiras informações sobre o contrato de cedência dos terrenos) também teria que ter valências de acesso livre aos cidadãos da cidade, pois mas no fim....
De acordo. O próprio conceito de parque da cidade, pois parece que é lá que querem fazer o famoso "parque central" (juntando o parque da ponte, o Picoto e as Camélias), devia ser a meu ver, um local onde deverá reinar a tranquilidade necessária ao relaxamento ou à prática desportiva por parte dos cidadãos que dele pretenderem usufruir, o que em dias de jogo seria quase impossível, não só em termos de acesso como em termos de agitação provocada pelo próprio evento desportivo.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva
enormeBRAGA
enormeBRAGA Equipa Principal
  • *****
  • 6507
  • QUEM NÃO SENTE NÃO ENTENDE
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1999 em: 29 de Abril de 2021, 18:49 »
Quando dizem que a zona do 1ºMaio vai ser requalificada. Pensem são oitenta (80 anos) uma geração inteira que não vai ter um espaço que na minha opinião não tem preço, falo do Parque da Ponte, porque simplesmente vai ser fechado e entregue à iniciativa privada. A academia (de acordo com as primeiras informações sobre o contrato de cedência dos terrenos) também teria que ter valências de acesso livre aos cidadãos da cidade, pois mas no fim....
De acordo. O próprio conceito de parque da cidade, pois parece que é lá que querem fazer o famoso "parque central" (juntando o parque da ponte, o Picoto e as Camélias), devia ser a meu ver, um local onde deverá reinar a tranquilidade necessária ao relaxamento ou à prática desportiva por parte dos cidadãos que dele pretenderem usufruir, o que em dias de jogo seria quase impossível, não só em termos de acesso como em termos de agitação provocada pelo próprio evento desportivo.
Mas o parque da ponte não está incluído no projecto, ou está?
Quanto à tranquilidade, a zona é tranquila na mesma, já o era nos anos 70, 80, 90, 00, enquanto houve lá jogos. Isso nem faz sentido.

Sent from my M2002J9G using Tapatalk

#VãoTerDeContarConnosco
 

Anuncios M