Quantcast
Estádio Municipal de Braga
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
Estádio Municipal de Braga
3238 Respostas
512108 Visualizações
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Somos Braga! Equipa Principal
  • *****
  • 2706
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1760 em: 20 de Abril de 2021, 21:37 »
Hehehe este Salvatore brinca com isto... Então centraliza a atividade do clube e da SAD num local, faz um pavilhão, espaços mais adequados com a segunda fase da cidade desportiva e agora fala em jogar no 1° de Maio hehe Se não tivéssemos comprado um complexo desportivo em Fão é que eu ficava surpreendido com estas declarações
Fazer um novo estádio, só daqui a muitos anos. Já não será para a minha geração.

Mas, não é a localização da academia que será impedimento. Poucos clubes têm a academia junto ao estádio. Isso nunca será problema.

Enviado de meu POT-LX1 usando o Tapatalk

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1761 em: 20 de Abril de 2021, 22:34 »
Seria, a meu ver, excelente conseguir fazer-se do 1’ de Maio um novo estádio para nós e ter, por exemplo, o parque do Altice para estacionamento, sendo que com essa localização mais central já muita gente poderia ir a pé ou de transportes, acredito que seria um trampolim para o nosso crescimento.

Muita gente deixou de ir ao estádio desde que passamos para a Pedreira pelas dificuldades que traz aos adeptos....independentemente dos méritos artísticos. Acho difícil acontecer pela conjuntura que se atravessa mas se o clube e demais envolvidos se unissem na procura de uma forma de acontecer, até porque do que se ouve o 1’ de Maio está a precisar de intervenção a breve prazo, poderia ser que se encontrasse um caminho.

O estádio deixar de estar ao lado da academia não é para mim um problema, aliás a sua localização actual é um dos maiores problemas. Talvez não fosse o suficiente mas se o clube dissesse que teria de desinvestir 2 ou 3 anos na equipa para conseguir fazer um estádio no 1’ de Maio não me importava.
« Última modificação: 20 de Abril de 2021, 23:58 por Legião »
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
Anuncios M
Anuncios M
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16453
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1762 em: 20 de Abril de 2021, 22:50 »
Mais depressa vamos para Fão. Então os campos de jogos todos ali, com museu e espera se espaço sociais e íamos para o 1º de maio, enterrar mais milhões, mexer com monumentos?

Sabem aquelas merdas que um gajo compra arrepende-se e a mulher diz "pensasses nisso antes"? É igual.
Quem não sente não é filho de boa gente.
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 5990
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1763 em: 20 de Abril de 2021, 23:59 »
Hehehe este Salvatore brinca com isto... Então centraliza a atividade do clube e da SAD num local, faz um pavilhão, espaços mais adequados com a segunda fase da cidade desportiva e agora fala em jogar no 1° de Maio hehe Se não tivéssemos comprado um complexo desportivo em Fão é que eu ficava surpreendido com estas declarações
Fazer um novo estádio, só daqui a muitos anos. Já não será para a minha geração.

Mas, não é a localização da academia que será impedimento. Poucos clubes têm a academia junto ao estádio. Isso nunca será problema.

Enviado de meu POT-LX1 usando o Tapatalk

Olha que não... este estádio foi mal executado, não vai durar mais 20 anos, /teria à volta de 40anos, o 1º de maio durou um pouco mais. Este estádio não serve o clube, mesmo jogando lá de borla. E digo 20 anos porque o Braga não tem dinheiro, infelizmente o estilo de obra não permite que seja adaptável para nada e não serve um clube moderno, pelo contrário é um entrave.
O Braga ter a academia noutro lado não vai ser entrave com certeza.
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3427
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1764 em: 21 de Abril de 2021, 00:05 »
Hehehe este Salvatore brinca com isto... Então centraliza a atividade do clube e da SAD num local, faz um pavilhão, espaços mais adequados com a segunda fase da cidade desportiva e agora fala em jogar no 1° de Maio hehe Se não tivéssemos comprado um complexo desportivo em Fão é que eu ficava surpreendido com estas declarações
Fazer um novo estádio, só daqui a muitos anos. Já não será para a minha geração.

Mas, não é a localização da academia que será impedimento. Poucos clubes têm a academia junto ao estádio. Isso nunca será problema.

Enviado de meu POT-LX1 usando o Tapatalk
Não é a academia! É a maior parte do desporto seja da SAD seja do clube! É um museu do clube, é um espaço de convívio dos adeptos... Enfim. Só puro saudosismo pode sequer equacionar irmos novamente jogar no 1° de Maio. Que recuperem o espaço e façam daquilo um estádio universitário daqui a uns bons anos até aceito... o Braga ir novamente para lá até é uma afronta a todos os bracarenses!

Pelo contrário, na minha opinião, o Braga voltar ao 1º de Maio não só não era uma afronta a todos os bracarenses como era uma prenda quase. Pondo de parte o actual estado do estádio, o 1º de Maio tem uma localização e uma envolvente muito mais interessante e apelativa que o EMB. Toda aquela zona tem levado um autêntico "facelift" nos últimos anos, só falta mesmo o estádio.

Edit: Eu sou obviamente muito parcial neste assunto visto que voltando ao 1º de Maio poderia deslocar-me sempre a pé aos jogos.  ;D Mas creio que não sou um caso único e como eu haverão alguns milhares de adeptos na mesma situação.

Edit 2: Até do ponto de vista do turismo seria muito mais interessante um belo estádio naquela zona do que a zona onde actualmente jogamos. Então na altura de jogos europeus, especialmente com clubes que tragam atrás de si milhares de adeptos (ingleses por exemplo), a cidade ganharia muito mais com aquela localização, espalhando-se os adeptos do centro da cidade até à zona do Parque da Ponte. Do centro da cidade ao 1º de Maio, a pé, é rápido e é um caminho que se faz tranquilamente. Do centro da cidade ao EMB, a pé, também se pode dizer que é rápido, porque a descer todos os santos ajudam, agora para voltar ...
« Última modificação: 21 de Abril de 2021, 00:14 por Pedro Bala »
joaoPC Equipa Principal
  • *****
  • 2485
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1765 em: 21 de Abril de 2021, 00:23 »
Hehehe este Salvatore brinca com isto... Então centraliza a atividade do clube e da SAD num local, faz um pavilhão, espaços mais adequados com a segunda fase da cidade desportiva e agora fala em jogar no 1° de Maio hehe Se não tivéssemos comprado um complexo desportivo em Fão é que eu ficava surpreendido com estas declarações
Fazer um novo estádio, só daqui a muitos anos. Já não será para a minha geração.

Mas, não é a localização da academia que será impedimento. Poucos clubes têm a academia junto ao estádio. Isso nunca será problema.

Enviado de meu POT-LX1 usando o Tapatalk
Não é a academia! É a maior parte do desporto seja da SAD seja do clube! É um museu do clube, é um espaço de convívio dos adeptos... Enfim. Só puro saudosismo pode sequer equacionar irmos novamente jogar no 1° de Maio. Que recuperem o espaço e façam daquilo um estádio universitário daqui a uns bons anos até aceito... o Braga ir novamente para lá até é uma afronta a todos os bracarenses!

Pelo contrário, na minha opinião, o Braga voltar ao 1º de Maio não só não era uma afronta a todos os bracarenses como era uma prenda quase. Pondo de parte o actual estado do estádio, o 1º de Maio tem uma localização e uma envolvente muito mais interessante e apelativa que o EMB. Toda aquela zona tem levado um autêntico "facelift" nos últimos anos, só falta mesmo o estádio.

Edit: eu sou obviamente muito parcial neste assunto visto que voltando ao 1º de Maio poderia deslocar-me sempre a pé aos jogos.  ;D Mas creio que não sou um caso único e como eu haverão alguns milhares de adeptos na mesma situação.
É fácil falar de barriga cheia... Quanto mais património municipal é que o Braga vai açambarcar? Só existe o Braga em Braga? Já disse que faria muito mais sentido fazer do 1° de Maio um estádio universitário, verdadeiramente dedicado ao atletismo, do que ser mais um estádio de futebol. O Braga já teve demasiados caprichos dados pela cidade de Braga, uns diretamente outros indiretamente. Mas eu é que sou maluco se calhar. Falam tanto em eucaliptos e depois querem ocupar estádio X por 50 anos, estádio Y por 30 e novamente estádio X, sem nunca o adquirirem.
Mas não foi o Braga que mandou construir aquela aberração, foi a câmara
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3427
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1766 em: 21 de Abril de 2021, 00:26 »
Hehehe este Salvatore brinca com isto... Então centraliza a atividade do clube e da SAD num local, faz um pavilhão, espaços mais adequados com a segunda fase da cidade desportiva e agora fala em jogar no 1° de Maio hehe Se não tivéssemos comprado um complexo desportivo em Fão é que eu ficava surpreendido com estas declarações
Fazer um novo estádio, só daqui a muitos anos. Já não será para a minha geração.

Mas, não é a localização da academia que será impedimento. Poucos clubes têm a academia junto ao estádio. Isso nunca será problema.

Enviado de meu POT-LX1 usando o Tapatalk
Não é a academia! É a maior parte do desporto seja da SAD seja do clube! É um museu do clube, é um espaço de convívio dos adeptos... Enfim. Só puro saudosismo pode sequer equacionar irmos novamente jogar no 1° de Maio. Que recuperem o espaço e façam daquilo um estádio universitário daqui a uns bons anos até aceito... o Braga ir novamente para lá até é uma afronta a todos os bracarenses!

Pelo contrário, na minha opinião, o Braga voltar ao 1º de Maio não só não era uma afronta a todos os bracarenses como era uma prenda quase. Pondo de parte o actual estado do estádio, o 1º de Maio tem uma localização e uma envolvente muito mais interessante e apelativa que o EMB. Toda aquela zona tem levado um autêntico "facelift" nos últimos anos, só falta mesmo o estádio.

Edit: eu sou obviamente muito parcial neste assunto visto que voltando ao 1º de Maio poderia deslocar-me sempre a pé aos jogos.  ;D Mas creio que não sou um caso único e como eu haverão alguns milhares de adeptos na mesma situação.
É fácil falar de barriga cheia... Quanto mais património municipal é que o Braga vai açambarcar? Só existe o Braga em Braga? Já disse que faria muito mais sentido fazer do 1° de Maio um estádio universitário, verdadeiramente dedicado ao atletismo, do que ser mais um estádio de futebol. O Braga já teve demasiados caprichos dados pela cidade de Braga, uns diretamente outros indiretamente. Mas eu é que sou maluco se calhar. Falam tanto em eucaliptos e depois querem ocupar estádio X por 50 anos, estádio Y por 30 e novamente estádio X, sem nunca o adquirirem.

Pá, eu não sou nem fui responsável pelas decisões tomadas pela câmara/clube. Na altura da mudança do estádio nem era crescido o suficiente para compreender o que se estava a passar ou dar voz ao meu descontentamento. Simplesmente me apercebi que o Braga ia jogar para outro sítio agora mas naturalmente não podia ponderar as consequências que isso teria para o clube a longo prazo. Se por magia pudesse voltar atrás no tempo tentaria acabar com a ideia de um estádio novo e proceder à remodelação do 1º de Maio, mas isso já é discutir o sexo dos anjos.

O facto é que: o estádio já existe, já lá está, e estando ou não ocupado pelo Braga é um crime estar no estado em que actualmente se encontra. Compreendo a tua ideia de um estádio universitário mas na minha óptica seria mais interessante para a cidade que o estádio (ou outro estádio que se pudesse eventualmente construir lá) fosse ocupado pelo Braga, e sim, de preferência sendo propriedade do clube.
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3427
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1767 em: 21 de Abril de 2021, 00:42 »
E mais, penso que só não se discute este assunto mais intensa e seriamente porque a mudança de estádio acabou por coincidir de certa forma com a melhora dos resultados desportivos do clube. Mas a melhora acontece apesar da mudança, não por causa dela.

Quem é que pode seriamente argumentar que o SC Braga ficou a ganhar ao mudar de estádio ? Não fosse a melhora das prestações dentro de campo e o EMB seria um alvo perpétuo de ódio e amargura, com assistências a roçar o ridículo. Hoje em dia é "só" uma irritação que algumas pessoas ainda acreditam que pode ser resolvida (pessoalmente não acho que haja muita coisa que possa ser feita para melhorar a nossa vida enquanto adeptos naquele estádio).
Anuncios M
Anuncios M
Arsenalista
Arsenalista Equipa Principal
  • *****
  • 2710
  • Uma cidade, Um clube!
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1768 em: 21 de Abril de 2021, 13:16 »
O enquadramento paisagístico e características únicas do 1º de Maio(pista de atletismo e bancadas em pedra), fazem dele o recurso adequado para um estádio universitário e/ou para usufruto das várias coletividades da região, assim como de eventos associados ao atletismo. Não me parece que esteja nos planos dos responsáveis pelo imóvel acabar com a pista de atletismo, cada vez mais uma raridade no nosso país. Também não me parece que seja viável quer no plano financeiro, quer no plano regulatório(visto que o imóvel estará classificado e protegido), fazer grandes alterações à sua estrutura.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 5990
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1769 em: 21 de Abril de 2021, 16:05 »
O enquadramento paisagístico e características únicas do 1º de Maio(pista de atletismo e bancadas em pedra), fazem dele o recurso adequado para um estádio universitário e/ou para usufruto das várias coletividades da região, assim como de eventos associados ao atletismo. Não me parece que esteja nos planos dos responsáveis pelo imóvel acabar com a pista de atletismo, cada vez mais uma raridade no nosso país. Também não me parece que seja viável quer no plano financeiro, quer no plano regulatório(visto que o imóvel estará classificado e protegido), fazer grandes alterações à sua estrutura.

Apesar de monumento de interesse público (penso que é esse o termo) pode-se remodelar o estádio para um estádio de 1º mundo. era o que faltava não se poder e deixa-lo ruir porque não serve para mais nada, infelizmente.
Estádio universitário? Já perguntaram à Universidade do minho e obviamente não quer aquilo nem dado, provavelmente vão acabar com o campo de gualtar para eles. Fica muito longe da universidade, não tem qualquer viabilidade, para além dos custos de manutenção.
Tirando o atletismo o 1º de maio não serve o desporto em geral, ou pelo menos não traz nada que não se possa ter noutro sitio qualquer. A pista numa remodelação, deveria ficar, mesmo sabendo que poderia ser um entrave a um estádio moderno.
Relativamente a doações ao Braga, nesta situação em especifico acho que era uma situação que ganharia mais a cidade que o clube. O estádio é para ver futebol, e em Braga, grande clube há um e não se antevê que haja outro. Uma coisa é doar terrenos, outra é um equipamento que existe e só tem aquele fim e que acaba por ser um peso para a própria cidade.
Relativamente aos outros clubes só quem andar distraído é que pode achar que foram discriminados, provavelmente em comparação com o Braga tiveram investimentos tão ou maiores e tal como o Braga pagam (e bem diga-se) zero para usar essas instalações. Estamos a falar de quase 60 milhões de euros de investimento s em campos de futebol (infelizmente), alguns dos quais passados 10 anos já com manutenções na ordem das centenas de milhares de euros.
reg107 Juniores
  • ***
  • 379
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1770 em: 21 de Abril de 2021, 18:04 »
Em tenho quase tantas épocas no 1º Maio como da "Pedreira". Tirando o saudosismo e a melhor(embora discutível) localização não vejo em que mais o 1ºMaio poderá ser superior ao que temos agora.
A "novo" estádio nunca devia ter sido construído nos moldes em que foi, não é prático, a organização das entradas é caótica, etc. Mas no essencial é do melhor que há para ver futebol (a mim interessa-me essencialmente isto). Em poucos estádios do País podemos ver o jogo com a qualidade com que vemos. Além disso temos o exemplo do Jamor com várias intervenções e continua a ser deplorável, não consigo perceber como é que seria possível reformular o 1º Maio sem literalmente demolir a coisa e construir de novo.
O grande problema deste estádio está nos adeptos adversários e aqui, o problema tem que ser resolvido de forma um bocado mais radical (fazendo uma analogia estúpida, tenho uma casa que é sistemáticamente assaltada/vandalizada e a única solução é mudar de casa).
Além disso, talvez fruto da idade, considero um atentado qualquer intervenção no 1º de Maio que não preserve integralmente e com rigor a obra original, das estátuas em bronze (que estão furadas e vandalizadas) às bancadas em pedra. Colocar cadeiras, cobertura e gaiolas para adeptos que não se sabem comportar seria na minha opinião uma facada na história do estádio (da construção ao nome tem uma história que deve ser respeitada) e da cidade, ainda que esta (cidade) nada faça para preservar e pelo menos manter em condições de segurança o espaço.
Resumindo sou 100% a favor de (havendo condiçõ€s para isso) se doar este estádio a quem mais lucrou com ele (arquiteto e grandes construtoras, algumas com lugar na SAD do clube) e construir um estádio de raiz bem pensado para a dimensão que temos e não para a que gostavamos de ter e acima de tudo aprender com os nosso erros e sobretudo com os erros dos outros.
Anuncios G
Sérgio Juniores
  • ***
  • 551
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1771 em: 21 de Abril de 2021, 18:36 »
Ainda a brincar aos estádios?

Uma discussão que chega com 20 anos de atraso e cujos danos,  por não ter existido atempadamente, acarretou danos irreparáveis para a cidade.

Nos moldes em que o clube cresceu e se projecta em termos de infraestruturas uma mudança de estádio só acontecerá se o Municipal nunca for alvo de reparações, melhorias ou investimentos.

Falar em voltar ao 1º de Maio só mesmo para alegrar os saudosistas (como eu).

BSTRIDER tem absoluta razão. Até quando o SCB vai estar em posição previligiada para açambarcar o património da cidade?


« Última modificação: 21 de Abril de 2021, 18:39 por Sérgio »
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3427
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1772 em: 21 de Abril de 2021, 19:06 »
(...) no essencial é do melhor que há para ver futebol (a mim interessa-me essencialmente isto). Em poucos estádios do País podemos ver o jogo com a qualidade com que vemos.(...)

Desculpa mas não consigo de todo concordar com isto. É absolutamente ridículo um estádio com 30 mil lugares só ter bancadas nas laterais. A última fila do nosso estádio é capaz de ser mais alta que a última fila do Estádio da Luz, o que não faz sentido nenhum. Não foi um estádio projectado com o espectador em mente, foi projectado com prémios de arquitectura em mente e quem paga a factura somos nós.

O estádio se fosse só as bancadas inferiores até podia concordar que seria decente.
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16453
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1773 em: 21 de Abril de 2021, 20:20 »
https://www.culturanorte.gov.pt/servicos/intervencoes-e-obras-no-patrimonio/

Desde sempre que se coloca o "progresso" acima de tudo.
Quem não sente não é filho de boa gente.
reg107 Juniores
  • ***
  • 379
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1774 em: 21 de Abril de 2021, 22:12 »
(...) no essencial é do melhor que há para ver futebol (a mim interessa-me essencialmente isto). Em poucos estádios do País podemos ver o jogo com a qualidade com que vemos.(...)

Desculpa mas não consigo de todo concordar com isto. É absolutamente ridículo um estádio com 30 mil lugares só ter bancadas nas laterais. A última fila do nosso estádio é capaz de ser mais alta que a última fila do Estádio da Luz, o que não faz sentido nenhum. Não foi um estádio projectado com o espectador em mente, foi projectado com prémios de arquitectura em mente e quem paga a factura somos nós.

O estádio se fosse só as bancadas inferiores até podia concordar que seria decente.
Não defendo o contrário. O tipo de estádio naquele local foi claramente para ser trabalho de assinatura. Agora em termos de visualização do jogo acho mesmo fora de série, mesmo nas bancadas superiores (onde só estive duas vezes na taça da liga). As bancadas inferiores são (por muito que nos custe) suficientes para a realidade do clube.

Enviado do meu Redmi Note 8T através do Tapatalk

Zusco
Zusco Equipa Principal
  • *****
  • 2299
  • Quem não sente não entende
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1775 em: 21 de Abril de 2021, 23:04 »
Eu costumo ver nas filas 20s e adoro. Mais para a zona das entradas e já não gosto.
Prefiro na superior onde apenas tenho oportunidade nos jogos que tivemos da taça da liga.
joaoPC Equipa Principal
  • *****
  • 2485
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1776 em: 21 de Abril de 2021, 23:16 »
Quem adora ver os jogos no municipal de Braga, vou-vos recomendar ir ver os jogos das bancadas centrais em qualquer um dos estádios dos primeiros 5 classificados. A experiência de visualização do jogo é exatamente a mesma.

Depois proponho-vos que vão ver os jogos durante uma época para a poente inferior, entrando pela superior. Quero ver se a opinião é a mesma
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16453
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1777 em: 22 de Abril de 2021, 00:00 »
Quem não sente não é filho de boa gente.
Sérgio Juniores
  • ***
  • 551
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1778 em: 22 de Abril de 2021, 00:45 »
Deixo 2 links:
Construção do estádio http://www.afaconsult.com/uploads/FicheirosImprensa/2925_1_PT.pdf

Custos do estádio (190M. O ecrã custou 2,7M!)
https://www.cm-braga.pt/archive/doc/Relatorio_Estadio_Municipal_de_Braga.pdf

Quanta beleza se poderia ter feito em Braga com 190 milhões de euros...
(S)oon(C)hampion(B)raga
(S)oon(C)hampion(B)raga Equipa Principal
  • *****
  • 8308
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1779 em: 22 de Abril de 2021, 00:48 »
Deixo 2 links:
Construção do estádio http://www.afaconsult.com/uploads/FicheirosImprensa/2925_1_PT.pdf

Custos do estádio (190M. O ecrã custou 2,7M!)
https://www.cm-braga.pt/archive/doc/Relatorio_Estadio_Municipal_de_Braga.pdf

Quanta beleza se poderia ter feito em Braga com 190 milhões de euros...

não me parece... se não estou em erro o orçamento muncipal do ano passado 2020 foi 120 milhões e a cidade está como a vês... cada vez pior... não fizeram ponta de 1 corno... ou pior que isso

tens aqui a noticia que refere o orçamento de 2020: https://observador.pt/2019/10/28/braga-aprova-orcamento-de-120-milhoes-de-euros-para-2020-com-oposicao-a-criticar-falta-de-arroz/
 

Anuncios M