O enquadramento paisagístico e características únicas do 1º de Maio(pista de atletismo e bancadas em pedra), fazem dele o recurso adequado para um estádio universitário e/ou para usufruto das várias coletividades da região, assim como de eventos associados ao atletismo. Não me parece que esteja nos planos dos responsáveis pelo imóvel acabar com a pista de atletismo, cada vez mais uma raridade no nosso país. Também não me parece que seja viável quer no plano financeiro, quer no plano regulatório(visto que o imóvel estará classificado e protegido), fazer grandes alterações à sua estrutura.
Apesar de monumento de interesse público (penso que é esse o termo) pode-se remodelar o estádio para um estádio de 1º mundo. era o que faltava não se poder e deixa-lo ruir porque não serve para mais nada, infelizmente.
Estádio universitário? Já perguntaram à Universidade do minho e obviamente não quer aquilo nem dado, provavelmente vão acabar com o campo de gualtar para eles. Fica muito longe da universidade, não tem qualquer viabilidade, para além dos custos de manutenção.
Tirando o atletismo o 1º de maio não serve o desporto em geral, ou pelo menos não traz nada que não se possa ter noutro sitio qualquer. A pista numa remodelação, deveria ficar, mesmo sabendo que poderia ser um entrave a um estádio moderno.
Relativamente a doações ao Braga, nesta situação em especifico acho que era uma situação que ganharia mais a cidade que o clube. O estádio é para ver futebol, e em Braga, grande clube há um e não se antevê que haja outro. Uma coisa é doar terrenos, outra é um equipamento que existe e só tem aquele fim e que acaba por ser um peso para a própria cidade.
Relativamente aos outros clubes só quem andar distraído é que pode achar que foram discriminados, provavelmente em comparação com o Braga tiveram investimentos tão ou maiores e tal como o Braga pagam (e bem diga-se) zero para usar essas instalações. Estamos a falar de quase 60 milhões de euros de investimento s em campos de futebol (infelizmente), alguns dos quais passados 10 anos já com manutenções na ordem das centenas de milhares de euros.