Quantcast
Estádio Municipal de Braga
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Estádio Municipal de Braga
3238 Respostas
510982 Visualizações
0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.
D_PAC
D_PAC Equipa Principal
  • *****
  • 1779
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1720 em: 17 de Junho de 2020, 23:17 »
Ouvi agora na tv, que além dos jogos da Liga dos Campeões em Lisboa, existe ainda a possibilidade de se realizarem jogos dos oitavos de final no Porto e em Guimarães. O Marcelo destacou o presidente da CM de Guimarães (não percebi muito bem porquê). O Rio, em vez de andar sempre a tentar despachá-lo , podia pôr os olhinhos e tentar promover o estádio. Já na Liga das Nações podíamos ter tido jogos na cidade... Mais uma oportunidade perdida
Para isso ser possível era necessário que tivéssemos um Presidente da Câmara e não um Presidente de Comissão de Festas

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Ai se fosse para alugar barracas....
#VãoTerDeContarConnosco
Invest NO Braga
Invest NO Braga Equipa Reservas
  • ****
  • 988
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1721 em: 08 de Outubro de 2020, 01:59 »
A propósito da candidatura Portugal-Espanha para o mundial 2030, independentemente da opinião sobre a mesma, alguém se recorda porque é que Braga foi descartada na anterior candidatura 2018? Lembro-le lá para 2009 de se falar claramente em luz,dragão,alvalixo +Faro +Braga com bancadas provisórias para 40k nestes últimos. Creio que caiu a proposta por causa da crise que estava a começar mas não tenho a certeza deste episódio. Entretanto Espanha apresentou na altura quase 20 estádios contra os 3 portugueses
Anuncios M
Anuncios M
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16436
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1722 em: 08 de Outubro de 2020, 12:19 »


A propósito da candidatura Portugal-Espanha para o mundial 2030, independentemente da opinião sobre a mesma, alguém se recorda porque é que Braga foi descartada na anterior candidatura 2018? Lembro-le lá para 2009 de se falar claramente em luz,dragão,alvalixo +Faro +Braga com bancadas provisórias para 40k nestes últimos. Creio que caiu a proposta por causa da crise que estava a começar mas não tenho a certeza deste episódio. Entretanto Espanha apresentou na altura quase 20 estádios contra os 3 portugueses
A proposta que foi submetida tinha 18 espanhóis mais 3 portugueses. Não encontro as razões mas da lista de potenciais escolhas todos estádios com menos de 40k foram cortados (os que ficaram com menos de 40k estavam previstos serem renovados e aumentados).
Fazer um mundial com bancadas amoviveis, e então aqui no EMB faria pouco sentido (pela intervenção necessária e imaginando aspecto final).
Até me lembro de algumas reações como do Cavaco que diziam que o Mundial só poderia vir se não acarretasse mais custos em estádios, daí ficarem os 3.

Nesta candidatura (que será decidida em 4 anos) não deverá ser diferente.
Quem não sente não é filho de boa gente.
Invest NO Braga
Invest NO Braga Equipa Reservas
  • ****
  • 988
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1723 em: 08 de Outubro de 2020, 14:33 »


A propósito da candidatura Portugal-Espanha para o mundial 2030, independentemente da opinião sobre a mesma, alguém se recorda porque é que Braga foi descartada na anterior candidatura 2018? Lembro-le lá para 2009 de se falar claramente em luz,dragão,alvalixo +Faro +Braga com bancadas provisórias para 40k nestes últimos. Creio que caiu a proposta por causa da crise que estava a começar mas não tenho a certeza deste episódio. Entretanto Espanha apresentou na altura quase 20 estádios contra os 3 portugueses
A proposta que foi submetida tinha 18 espanhóis mais 3 portugueses. Não encontro as razões mas da lista de potenciais escolhas todos estádios com menos de 40k foram cortados (os que ficaram com menos de 40k estavam previstos serem renovados e aumentados).
Fazer um mundial com bancadas amoviveis, e então aqui no EMB faria pouco sentido (pela intervenção necessária e imaginando aspecto final).
Até me lembro de algumas reações como do Cavaco que diziam que o Mundial só poderia vir se não acarretasse mais custos em estádios, daí ficarem os 3.

Nesta candidatura (que será decidida em 4 anos) não deverá ser diferente.
Pois, também me recordo vagamente disso. A ideia com que fiquei foi que não se queria fazer qualquer investimento por causa da nova crise incluindo bancadas provisórias.
Já houve noutros mundiais, por exemplo na Rússia num estádio em que a bancada quase saia para fora do estádio.. A ideia seria equilibrar com Espanha com quase 20 estádios e com alguns que creio que seriam também provisórios, duvido que Valladolid, Gijón, S.Sebastian etc quisessem acabar com +40k... Ou muito me engano ou esta ideia em Braga e Faro vai voltar nos próximos tempos porque não há mais nenhum ampliável por cá (talvez Coimbra, Leiria fora de questão) ou seríamos um parceiro minúsculo na candidatura (em 2026 México e Canadá têm 3 mas sempre são dois países +EUA)
« Última modificação: 08 de Outubro de 2020, 14:34 por Axa »
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16436
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1724 em: 08 de Outubro de 2020, 14:47 »


A propósito da candidatura Portugal-Espanha para o mundial 2030, independentemente da opinião sobre a mesma, alguém se recorda porque é que Braga foi descartada na anterior candidatura 2018? Lembro-le lá para 2009 de se falar claramente em luz,dragão,alvalixo +Faro +Braga com bancadas provisórias para 40k nestes últimos. Creio que caiu a proposta por causa da crise que estava a começar mas não tenho a certeza deste episódio. Entretanto Espanha apresentou na altura quase 20 estádios contra os 3 portugueses
A proposta que foi submetida tinha 18 espanhóis mais 3 portugueses. Não encontro as razões mas da lista de potenciais escolhas todos estádios com menos de 40k foram cortados (os que ficaram com menos de 40k estavam previstos serem renovados e aumentados).
Fazer um mundial com bancadas amoviveis, e então aqui no EMB faria pouco sentido (pela intervenção necessária e imaginando aspecto final).
Até me lembro de algumas reações como do Cavaco que diziam que o Mundial só poderia vir se não acarretasse mais custos em estádios, daí ficarem os 3.

Nesta candidatura (que será decidida em 4 anos) não deverá ser diferente.
Pois, também me recordo vagamente disso. A ideia com que fiquei foi que não se queria fazer qualquer investimento por causa da nova crise incluindo bancadas provisórias.
Já houve noutros mundiais, por exemplo na Rússia num estádio em que a bancada quase saia para fora do estádio.. A ideia seria equilibrar com Espanha com quase 20 estádios e com alguns que creio que seriam também provisórios, duvido que Valladolid, Gijón, S.Sebastian etc quisessem acabar com +40k... Ou muito me engano ou esta ideia em Braga e Faro vai voltar nos próximos tempos porque não há mais nenhum ampliável por cá (talvez Coimbra, Leiria fora de questão) ou seríamos um parceiro minúsculo na candidatura (em 2026 México e Canadá têm 3 mas sempre são dois países +EUA)
Mas com 3 estádios fazíamos 19 jogos e eles com 18 faziam 45. Agora o n⁰ de equipas vai aumentar.

E na altura em Espanha a questão do investimento necessário tb começou a causar preocupação e há estádios grandes, como Montjuic que certamente precisam de investimento.

Espero que se esqueçam de Braga. Afinal o estádio não está para cair por causa das ancoragens?
Quem não sente não é filho de boa gente.
Invest NO Braga
Invest NO Braga Equipa Reservas
  • ****
  • 988
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1725 em: 08 de Outubro de 2020, 15:17 »


A propósito da candidatura Portugal-Espanha para o mundial 2030, independentemente da opinião sobre a mesma, alguém se recorda porque é que Braga foi descartada na anterior candidatura 2018? Lembro-le lá para 2009 de se falar claramente em luz,dragão,alvalixo +Faro +Braga com bancadas provisórias para 40k nestes últimos. Creio que caiu a proposta por causa da crise que estava a começar mas não tenho a certeza deste episódio. Entretanto Espanha apresentou na altura quase 20 estádios contra os 3 portugueses
A proposta que foi submetida tinha 18 espanhóis mais 3 portugueses. Não encontro as razões mas da lista de potenciais escolhas todos estádios com menos de 40k foram cortados (os que ficaram com menos de 40k estavam previstos serem renovados e aumentados).
Fazer um mundial com bancadas amoviveis, e então aqui no EMB faria pouco sentido (pela intervenção necessária e imaginando aspecto final).
Até me lembro de algumas reações como do Cavaco que diziam que o Mundial só poderia vir se não acarretasse mais custos em estádios, daí ficarem os 3.

Nesta candidatura (que será decidida em 4 anos) não deverá ser diferente.
Pois, também me recordo vagamente disso. A ideia com que fiquei foi que não se queria fazer qualquer investimento por causa da nova crise incluindo bancadas provisórias.
Já houve noutros mundiais, por exemplo na Rússia num estádio em que a bancada quase saia para fora do estádio.. A ideia seria equilibrar com Espanha com quase 20 estádios e com alguns que creio que seriam também provisórios, duvido que Valladolid, Gijón, S.Sebastian etc quisessem acabar com +40k... Ou muito me engano ou esta ideia em Braga e Faro vai voltar nos próximos tempos porque não há mais nenhum ampliável por cá (talvez Coimbra, Leiria fora de questão) ou seríamos um parceiro minúsculo na candidatura (em 2026 México e Canadá têm 3 mas sempre são dois países +EUA)
Mas com 3 estádios fazíamos 19 jogos e eles com 18 faziam 45. Agora o n⁰ de equipas vai aumentar.

E na altura em Espanha a questão do investimento necessário tb começou a causar preocupação e há estádios grandes, como Montjuic que certamente precisam de investimento.

Espero que se esqueçam de Braga. Afinal o estádio não está para cair por causa das ancoragens?
Exacto, há pressupostos diferentes nestes mais de dez anos. A minha ideia é de que vão voltar a ser considerados mais de três por isso tinha curiosidade em perceber porque foi excluído da outra vez (em Barcelona têm Cornellá/Espanhol). Eu acho que o erro foi ter-se feito o estádio só para dois jogos por isso melhor seria aproveitar mas muita mais coisa mudará entretanto (desconheço a questão das ancoragens). A FIFA quando vir os investimentos brutais que foram feitos ao lado do estádio vai querer fazer a abertura e a final em Braga.
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16436
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1726 em: 08 de Outubro de 2020, 17:03 »


A propósito da candidatura Portugal-Espanha para o mundial 2030, independentemente da opinião sobre a mesma, alguém se recorda porque é que Braga foi descartada na anterior candidatura 2018? Lembro-le lá para 2009 de se falar claramente em luz,dragão,alvalixo +Faro +Braga com bancadas provisórias para 40k nestes últimos. Creio que caiu a proposta por causa da crise que estava a começar mas não tenho a certeza deste episódio. Entretanto Espanha apresentou na altura quase 20 estádios contra os 3 portugueses
A proposta que foi submetida tinha 18 espanhóis mais 3 portugueses. Não encontro as razões mas da lista de potenciais escolhas todos estádios com menos de 40k foram cortados (os que ficaram com menos de 40k estavam previstos serem renovados e aumentados).
Fazer um mundial com bancadas amoviveis, e então aqui no EMB faria pouco sentido (pela intervenção necessária e imaginando aspecto final).
Até me lembro de algumas reações como do Cavaco que diziam que o Mundial só poderia vir se não acarretasse mais custos em estádios, daí ficarem os 3.

Nesta candidatura (que será decidida em 4 anos) não deverá ser diferente.
Pois, também me recordo vagamente disso. A ideia com que fiquei foi que não se queria fazer qualquer investimento por causa da nova crise incluindo bancadas provisórias.
Já houve noutros mundiais, por exemplo na Rússia num estádio em que a bancada quase saia para fora do estádio.. A ideia seria equilibrar com Espanha com quase 20 estádios e com alguns que creio que seriam também provisórios, duvido que Valladolid, Gijón, S.Sebastian etc quisessem acabar com +40k... Ou muito me engano ou esta ideia em Braga e Faro vai voltar nos próximos tempos porque não há mais nenhum ampliável por cá (talvez Coimbra, Leiria fora de questão) ou seríamos um parceiro minúsculo na candidatura (em 2026 México e Canadá têm 3 mas sempre são dois países +EUA)
Mas com 3 estádios fazíamos 19 jogos e eles com 18 faziam 45. Agora o n⁰ de equipas vai aumentar.

E na altura em Espanha a questão do investimento necessário tb começou a causar preocupação e há estádios grandes, como Montjuic que certamente precisam de investimento.

Espero que se esqueçam de Braga. Afinal o estádio não está para cair por causa das ancoragens?
Exacto, há pressupostos diferentes nestes mais de dez anos. A minha ideia é de que vão voltar a ser considerados mais de três por isso tinha curiosidade em perceber porque foi excluído da outra vez (em Barcelona têm Cornellá/Espanhol). Eu acho que o erro foi ter-se feito o estádio só para dois jogos por isso melhor seria aproveitar mas muita mais coisa mudará entretanto (desconheço a questão das ancoragens). A FIFA quando vir os investimentos brutais que foram feitos ao lado do estádio vai querer fazer a abertura e a final em Braga.
Fui parar a um artigo da wikipedia que dizia que a lista de estádios final seria reduzida para 9 em ES e 3 em PT.
Com a Rússia aconteceu isso: dos 15 da oferta final, escolheram 12 (n⁰ que a FIFA exige). O Qatar ja depois de escolhido pediu pra baixar dos 12 pra 8 (e foi aceite).

Deve ser pra ter margem pra ver que municipios/clubes entram mesmo com o dinheiro.
Mesmo que o n⁰ minimo suba de 12 para 15, não faz sentido termos mais do que os 3 que já têm condições no momento, pelo menos na lista final.
Quem não sente não é filho de boa gente.
Invest NO Braga
Invest NO Braga Equipa Reservas
  • ****
  • 988
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1727 em: 08 de Outubro de 2020, 18:43 »


A propósito da candidatura Portugal-Espanha para o mundial 2030, independentemente da opinião sobre a mesma, alguém se recorda porque é que Braga foi descartada na anterior candidatura 2018? Lembro-le lá para 2009 de se falar claramente em luz,dragão,alvalixo +Faro +Braga com bancadas provisórias para 40k nestes últimos. Creio que caiu a proposta por causa da crise que estava a começar mas não tenho a certeza deste episódio. Entretanto Espanha apresentou na altura quase 20 estádios contra os 3 portugueses
A proposta que foi submetida tinha 18 espanhóis mais 3 portugueses. Não encontro as razões mas da lista de potenciais escolhas todos estádios com menos de 40k foram cortados (os que ficaram com menos de 40k estavam previstos serem renovados e aumentados).
Fazer um mundial com bancadas amoviveis, e então aqui no EMB faria pouco sentido (pela intervenção necessária e imaginando aspecto final).
Até me lembro de algumas reações como do Cavaco que diziam que o Mundial só poderia vir se não acarretasse mais custos em estádios, daí ficarem os 3.

Nesta candidatura (que será decidida em 4 anos) não deverá ser diferente.
Pois, também me recordo vagamente disso. A ideia com que fiquei foi que não se queria fazer qualquer investimento por causa da nova crise incluindo bancadas provisórias.
Já houve noutros mundiais, por exemplo na Rússia num estádio em que a bancada quase saia para fora do estádio.. A ideia seria equilibrar com Espanha com quase 20 estádios e com alguns que creio que seriam também provisórios, duvido que Valladolid, Gijón, S.Sebastian etc quisessem acabar com +40k... Ou muito me engano ou esta ideia em Braga e Faro vai voltar nos próximos tempos porque não há mais nenhum ampliável por cá (talvez Coimbra, Leiria fora de questão) ou seríamos um parceiro minúsculo na candidatura (em 2026 México e Canadá têm 3 mas sempre são dois países +EUA)
Mas com 3 estádios fazíamos 19 jogos e eles com 18 faziam 45. Agora o n⁰ de equipas vai aumentar.

E na altura em Espanha a questão do investimento necessário tb começou a causar preocupação e há estádios grandes, como Montjuic que certamente precisam de investimento.

Espero que se esqueçam de Braga. Afinal o estádio não está para cair por causa das ancoragens?
Exacto, há pressupostos diferentes nestes mais de dez anos. A minha ideia é de que vão voltar a ser considerados mais de três por isso tinha curiosidade em perceber porque foi excluído da outra vez (em Barcelona têm Cornellá/Espanhol). Eu acho que o erro foi ter-se feito o estádio só para dois jogos por isso melhor seria aproveitar mas muita mais coisa mudará entretanto (desconheço a questão das ancoragens). A FIFA quando vir os investimentos brutais que foram feitos ao lado do estádio vai querer fazer a abertura e a final em Braga.
Fui parar a um artigo da wikipedia que dizia que a lista de estádios final seria reduzida para 9 em ES e 3 em PT.
Com a Rússia aconteceu isso: dos 15 da oferta final, escolheram 12 (n⁰ que a FIFA exige). O Qatar ja depois de escolhido pediu pra baixar dos 12 pra 8 (e foi aceite).

Deve ser pra ter margem pra ver que municipios/clubes entram mesmo com o dinheiro.
Mesmo que o n⁰ minimo suba de 12 para 15, não faz sentido termos mais do que os 3 que já têm condições no momento, pelo menos na lista final.
Desconhecia isso... Mas com 48 equipas deve mesmo ser diferente, basta ver os projectos para 2026. Acho que tudo que seja menos de 1/3 para Portugal é mau e seremos apenas um parceiro 'júnior' não em pé de igualdade,com um bocado de jeito a Andaluzia ainda tantos estádios como Portugal. A não ser que a velha ideia de adicionar Marrocos vá para a frente.
Anuncios M
Anuncios M
D_PAC
D_PAC Equipa Principal
  • *****
  • 1779
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1728 em: 19 de Outubro de 2020, 16:41 »
Pode ser que seja o mote,para pelo menos, alterarem as cadeiras para vermelho!
#VãoTerDeContarConnosco
JoãoPedroSá Iniciados
  • *
  • 88
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1729 em: 21 de Outubro de 2020, 13:54 »
Tendo em conta que, supostamente, o numero de selecçoes vai aumentar - o que levará a um aumento também dos jogos "sem grande interesse" - pode ser que a fifa aceite alguns estadios com lotaçao inferior a 40 mil espectadores, e que Braga, ou qualquer outro estadio em portugal seja incluido.
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1730 em: 17 de Novembro de 2020, 09:29 »
Liga revela quais os melhores relvados do campeonato: conheça o top 3

A Liga explica que os relvados das competições profissionais serão avaliados jogo a jogo, pelo Match Center da Liga Portugal, delegados e equipa de arbitragem,

A Liga Portugal revelou esta segunda-feira quais os relvados da I e II Liga com nota máxima ao cabo de dois primeiros meses de competição, ou seja, sete jornadas da Liga NOS e nove da Liga Portugal SABSEG.

Recordando que este ranking procurar sensibilizar todas as sociedades desportivas "para a importância de um bom relvado, uma vez que se trata de um fator de extrema relevância para a qualidade do espetáculo", a Liga revelou que o relvado do Estádio da Luz "regista o maior acumulado da época (20.00), até ao momento, uma vez que registou nota máxima em todos os quatro encontros já disputados".

Também com nota máxima surgem os relvados do Estádio Municipal de Braga (Braga) e do Portimão Estádio (Portimonense), sendo que estes dois recintos receberam apenas três jogos, pelo que o seu acumulado é de 15.00

Quanto à II Liga, a melhor média pertence ao relvado do Benfica Campus (Benfica B) que, "após receber quatro encontros, regista uma média de 4.75, com um acumulado de 19.00". Todavia, refere a Liga, é o Estádio 25 de Abril (Penafiel), com cinco jogos, contabiliza um acumulado de 19.31, com uma média de 3.86.

A Liga explica ainda que os relvados das competições profissionais serão avaliados jogo a jogo, pelo Match Center da Liga Portugal, delegados e equipa de arbitragem, levando em conta três parâmetros:

>> estrutura (sistema de rega, taxa de infiltração e planimetria)

>> performance (regularidade, compactação e resistência à tração)

>> manutenção (densidade, grau de infestação, altura de corte, plano de manutenção e aspeto visual.

Classificação da I Liga

Pos.Estádio - Número de jogos - Acumulado - Média

1 Luz - 4 jogos - 20,00 acumulado - 5,00 média

2 Dragão - 4 - 19,14 - 4,78

3 D. Afonso Henriques 4 - 17,92 - 4,48

4 Estádio Municipal de Famalicão 4 - 16,00 - 4,00

5 Estádio Municipal de Braga 3 - 15,00 - 5.00

6 Portimão Estádio - 3 - 15,00 - 5,00

7 Cidade Barcelos - 3 - 14,33 - 4,78

8 Estádio do Jamor - 4 - 14,31 - 3,58

9 Estádio João Cardoso - 4 - 13,89 - 3,47

10 Madeira 4 - 13,78 - 3,44

11 Rio Ave FC - 3 - 13,33 - 4,44

12 José Alvalade - 3 - 13,17 - 4,39

13 Estádio Algarve - 3 - 11,53 - 3,84

14 Bessa XXI - 3 - 11,25 - 3,75

15 Capital do Móvel - 3 - 11,00 - 3,67

16 Joaquim de Almeida Freitas -3 - 10,72 - 3,57

17 S. Miguel - 3 - 9,78 - 3,26

18 Marítimo - 3 - 8,11 - 2,70

19 São Luís 1 - 4,06 - 4,06

em: https://www-ojogo-pt.cdn.ampproject.org/v/s/www.ojogo.pt/futebol/noticias/amp/liga-revela-quais-os-melhores-relvados-da-i-liga-conheca-o-top-3-13040166.html?usqp=mq331AQFKAGwASA%3D&amp_js_v=0.1#aoh=16056048868802&referrer=https%3A%2F%2Fwww.google.com&amp_tf=De%20%251%24s&ampshare=https%3A%2F%2Fwww.ojogo.pt%2Ffutebol%2Fnoticias%2Fliga-revela-quais-os-melhores-relvados-da-i-liga-conheca-o-top-3-13040166.html
Anuncios G
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1731 em: 05 de Janeiro de 2021, 08:10 »
Consórcio de empreiteiros pede 6,6 milhões à Câmara de Braga só em juros

O consórcio ASSOC (com seis construtoras de Braga, Casais, DST, ABB, Rodrigues & Névoa, Eusébios, e FDO, estas duas últimas já falidas), e a Soares da Costa requereram ao Tribunal a execução de duas sentenças do Tribunal Administrativo, uma de 3,866 milhões de euros e outra de 1,1 milhões. Mas pedem, ao todo, 16 anos de juros, 6,6 milhões, o que eleva o valor reivindicado para 10,6 milhões. Os pedidos prendem-se com “agravamento de encargos na execução dos trabalhos da empreitada” e aumento de custos de estaleiro.

Em resposta, o advogado que representa o Município, Nuno Albuquerque diz que as empresas não justificam os custos que apontam, por exemplo, o caso dos de mão-de-obra onde não há recibos de pagamento a operários e à Segurança Social. Contesta, também, a subida de custos de manutenção de estaleiros, e não se coíbe de dizer que “querem enriquecer sem causa e locupletar-se à custa do Município”.

Recorde-se que o contrato entre a Câmara e os construtores, assinado em novembro de 2001, previa um custo de 43,8 milhões. O prazo da empreitada era de 295 dias, terminando em setembro de 2003. Mas só acabou em abril de 2004. O preço final, e dado que ainda falta liquidar mais quatro milhões ao consórcio do arquiteto Souto Moura, deve atingir os 185 a 190 milhões.

[b[Horas extraordinárias[/b]

Nas duas ações, os advogados Ricardo Bexiga, da ASSOC e Jorge Alves, da Soares da Costa dizem que a empreitada teve de ser prolongada no tempo, por razões técnicas, com a consequente “flexibilização do horário de trabalho em obra e pagamento de trabalho extraordinário – sábados, domingos e feriados – devido ao crescimento do tempo de montagem de aço e também de betão e armadura (mais 87 % de aço e 16% de betão). Assim, o custo da mão de obra passou de 8, 98 euros à hora para 13,29 à hora, mais 48 por cento, o que se deveu também aos aumentos anuais de salários.

Evoca “os valores que lhes foram exigidos pelos subempreiteiros daquelas especialidades e que resultaram também da imposição a estes de medidas e esforços necessários à conclusão da obra por forma a tornar possível a realização do jogo inaugural do Estádio em dezembro de 2003”.

O dinheiro pedido é, assim, de acréscimo de custos de “Manutenção e Exploração de Estaleiro”, “Segurança e Saúde”, “Pessoal técnico de enquadramento, manobradores e motoristas” e “Equipamentos afetos à produção”, no período de 174 dias de prorrogação do prazo da empreitada.

Câmara contesta

Na contestação, Nuno Albuquerque começa por pedir a nulidade processual das execuções,dado que a Câmara não foi pessoalmente citada para o incidente de liquidação, conforme imposição legal.

No que toca às verbas pedidas, especifica que se trata de” prorrogações no prazo final do contrato de empreitada, sem que tais prorrogações tenham como fundamento, necessariamente, a existência de trabalhos a mais”.

Salienta que “as construtoras utilizaram, para calcular os alegados custos, a comumente chamada “regra de três simples”, regra que não poderia ter sido utilizada, pois a sê-lo, irá beneficiar os autores, que irão enriquecer sem causa”.

“Isto porque, acrescenta, no que respeita, nomeadamente, aos custos com a manutenção do estaleiro, o maior esforço financeiro que um estaleiro acarreta dá-se no início de uma obra, quando o mesmo tem de ser instalado e colocado a funcionar”.

E salienta: “No caso em apreço, esse valor estava, obviamente, incluído no valor apresentado juntamente com a proposta apresentada a concurso”.

Afirma que “essa despesa não se repetiu (uma vez que o estaleiro não foi desmontado), pelo que os valores tidos em conta relativamente a essa parte devem ser desconsiderados, sob pena de estarmos perante uma duplicação de valores e, repete-se, um enriquecimento sem causa à custa do Município”.

E, prosseguindo, anota: “no decurso de qualquer obra, os custos de manutenção de estaleiro vão decrescendo, porque conforme os trabalhos de especialidade vão sendo terminados, as empresas vão desmontam-nos e diminuem o pessoal em obra”.

A concluir: “Ora, pese embora a receção provisória da obra tenha ocorrido em 04/03/2004, a verdade é que a maioria dos trabalhos terminaram em 30/12/2003, para que se pudesse realizar o jogo inaugural do EURO 2004”.

Querem locupletar-se à custa da Câmara

Nuno Albuquerque rejeita, também, um dos argumentos do consórcio, o de que teve de fazer horas extraordinárias.

E contrapõe: “nem sequer existe qualquer documento/correspondência nesse sentido e, a ter de facto ocorrido, a ASSOC pura e simplesmente decidiu, unilateralmente, ordenar aos seus trabalhadores que trabalhassem ao sábado e em horário noturno – ou pelo menos dizem que ordenaram, porque provar, nada provam… e o erário público que pague!”.

O advogado salienta, ainda, que as empresas “nenhum documento juntam que comprove que, efetivamente, o aumento ocorreu precisamente nos valores alegados, não juntam nem reportam os recibos de vencimento dos trabalhadores em questão, assim como não indicam nem demonstram quais e quantos foram os trabalhadores”.

Assinala que também “não reportam nem demonstram as folhas de registo do trabalho suplementar/noturno, nem, tão pouco, as declarações de remuneração mensais enviadas para a Segurança Social. Isto, porque, diga-se e conclua-se, elas não existiram”.

Acresce que, assinala, “também não indicam qual a fórmula de cálculo que utilizam para chegar a um hipotético acréscimo de 48% do custo da mão-de-obra, o qual teria necessariamente de ter uma tradução contabilística”.

Arbitrariedade

A percentagem atribuída, de 48%, é arbitrária e despropositada fazendo um ponto de ordem, “importa relembrar às construtoras que, o que as mesmas têm direito é a ser ressarcidas dos danos que sofreram e não a locupletar-se à custa do Município”.

E insistindo, sublinha: “A não ser assim, ou seja, não tendo tradução na contabilidade das autoras da ação, não estamos perante um custo, pois, este só existe se efetivamente implicou uma despesa, uma real saída de recursos financeiros”.

Ora, “sem que as autoras demonstrem, financeira e contabilisticamente, essa despesa/saída de recursos, não se consegue arbitrar qualquer percentagem de acréscimo com os custos em que incorreram com o pagamento do trabalho suplementar”.

A terminar: “Para que um determinado valor seja pago, o mesmo tem de ser suficientemente sustentado e justificado, não valendo ao credor, pura e simplesmente, alegar – sem provar ou sustentar factualmente – que teve acréscimo de custos com mão-de-obra afeta à obra”.

em: https://ominho.pt/consorcio-de-empreiteiros-pede-66-milhoes-a-camara-de-braga-so-em-juros/

-----

O principal cabecilha deste elefante branco continua por aí em grande estilo (aquele de quen o Zé Povinho dizia alegremente "este rouba mas faz")...
Sérgio Juniores
  • ***
  • 551
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1732 em: 05 de Janeiro de 2021, 11:25 »
Guerreiro03 Equipa Principal
  • *****
  • 1717
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1733 em: 05 de Janeiro de 2021, 11:45 »
https://www.youtube.com/watch?v=7_23iGjibjY

2´15
Derrapagem insignificante?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Pé Ligeiro
Pé Ligeiro Equipa Principal
  • *****
  • 15093
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1734 em: 05 de Janeiro de 2021, 12:12 »
https://www.youtube.com/watch?v=7_23iGjibjY

2´15
Derrapagem insignificante?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

Para quem não tem vergonha na cara, tudo é insignificante.  Os cerca de 140 milhões € a mais não saíram do bolso dele...
BRAGA SEMPRE MAIS!
Invest NO Braga
Invest NO Braga Equipa Reservas
  • ****
  • 988
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1735 em: 05 de Janeiro de 2021, 16:09 »
Um dia destes vão aparecer os construtores da Sé ou da antiga muralha de Braga a pedir indemnizações por trabalhos extra....
Gverreiro21
Gverreiro21 Juniores
  • ***
  • 517
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1736 em: 24 de Janeiro de 2021, 05:25 »
Quando isto voltar ao normal, assim esperamos, penso que deveria ser revista a colocação dos adeptos adversários. Não faz sentido os rivais entrarem pela Praça Centenário e Academia, o nosso espaço, onde inclusive podem projectar dessa bancada objectos e cadeiras para o exterior contra os nossos adeptos! Deveriam entrar do lado poente, na minha opinião.
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3424
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1737 em: 24 de Janeiro de 2021, 15:24 »
Quando isto voltar ao normal, assim esperamos, penso que deveria ser revista a colocação dos adeptos adversários. Não faz sentido os rivais entrarem pela Praça Centenário e Academia, o nosso espaço, onde inclusive podem projectar dessa bancada objectos e cadeiras para o exterior contra os nossos adeptos! Deveriam entrar do lado poente, na minha opinião.

Entrando pela Poente têm que passar pelo bairro onde há muito menos espaço de manobra para a polícia por exemplo e muito mais oportunidade para alguma coisa correr mal entre adeptos nossos e adeptos de adversários.

A verdade nua e crua é que o nosso estádio é uma ***** e não há soluções ideais ao problema, sem ser a demolição deste e a construção de um novo/renovação do 1º de Maio, mas a acontecer já terei cabelos brancos.
tiago1992 Equipa Principal
  • *****
  • 1946
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1738 em: 24 de Janeiro de 2021, 15:33 »
Quando isto voltar ao normal, assim esperamos, penso que deveria ser revista a colocação dos adeptos adversários. Não faz sentido os rivais entrarem pela Praça Centenário e Academia, o nosso espaço, onde inclusive podem projectar dessa bancada objectos e cadeiras para o exterior contra os nossos adeptos! Deveriam entrar do lado poente, na minha opinião.

Entrando pela Poente têm que passar pelo bairro onde há muito menos espaço de manobra para a polícia por exemplo e muito mais oportunidade para alguma coisa correr mal entre adeptos nossos e adeptos de adversários.

A verdade nua e crua é que o nosso estádio é uma ***** e não há soluções ideais ao problema, sem ser a demolição deste e a construção de um novo/renovação do 1º de Maio, mas a acontecer já terei cabelos brancos.

Na final da TL do ano passado ficamos na Poente e entramos pelo bairro? Pois bem me parece...
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3424
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #1739 em: 24 de Janeiro de 2021, 15:50 »
Quando isto voltar ao normal, assim esperamos, penso que deveria ser revista a colocação dos adeptos adversários. Não faz sentido os rivais entrarem pela Praça Centenário e Academia, o nosso espaço, onde inclusive podem projectar dessa bancada objectos e cadeiras para o exterior contra os nossos adeptos! Deveriam entrar do lado poente, na minha opinião.

Entrando pela Poente têm que passar pelo bairro onde há muito menos espaço de manobra para a polícia por exemplo e muito mais oportunidade para alguma coisa correr mal entre adeptos nossos e adeptos de adversários.

A verdade nua e crua é que o nosso estádio é uma ***** e não há soluções ideais ao problema, sem ser a demolição deste e a construção de um novo/renovação do 1º de Maio, mas a acontecer já terei cabelos brancos.

Na final da TL do ano passado ficamos na Poente e entramos pelo bairro? Pois bem me parece...

Diria que o esquema adoptado na final da TL foi uma excepção e nunca será uma regra.
 

Anuncios M