Quantcast
Estádio Municipal de Braga
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
Estádio Municipal de Braga
3241 Respostas
516439 Visualizações
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
GverreirodoMinho
GverreirodoMinho Equipa Principal
  • *****
  • 3793
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #3140 em: 21 de Fevereiro de 2024, 14:54 »
REG07 só uma nota, o estádio em Coimbra funciona muito bem! Tem shopping, estacionamento, ginásio, clinicas, apartamentos, escritórios, bares. É sem dúvida uma excepção à regra. Mas também é verdade que está numa centralidade da cidade, numa das zonas melhores e mais caras da cidade. O estádio há uns anos era uma ponta da cidade, mas agora está numa espécie de novo centro da cidade, e também nisso é uma excepção. Quem dera a Braga aquele estádio num sítio equivalente!
Morei bastante tempo muito perto do estádio em Coimbra, e a localização é perfeita. Cheguei a ir muitas vezes ver a Briosa porque ia ao Alma (centro comercial colado ao estádio, antigo Dolce Vita) às compras e ia mais cedo, via o futebol, e depois ia às compras.

No entanto, são cidades diferentes, e não consigo imaginar um sítio em Braga que se equipare à Solum, a forma como aquela cidade está organizada é infinitamente diferente. Tem um rio a separar as duas partes da cidade, e o lado com a parte histórica tem mais relevo do que Braga (que é no geral, plana), o que permite dividir a cidade em Alta e Baixa, Celas (no alto) e Solum (no baixo), por exemplo.

Já para não falar de questões de trânsito, que Coimbra pouco tem (principalmente naquela zona).

O ordenamento atroz da cidade de Braga também acaba por castigar muito tanto o estádio como o próprio Braga.

Enviado do meu 23030RAC7Y através do Tapatalk

Sócio 2669.
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #3141 em: 21 de Março de 2024, 08:36 »
Anuncios M
Anuncios M
joaoPC Equipa Principal
  • *****
  • 2500
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #3142 em: 21 de Março de 2024, 08:47 »
O recinto é uma fonte absurda de despesa e o burro prefere continuar com ela em vez de doar o estádio.
Tivesse doado no ano que que entrou para presidente e já tinha poupado mais do que os 20M que agora pede
Somos Braga! Equipa Principal
  • *****
  • 2733
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #3143 em: 21 de Março de 2024, 08:59 »
O recinto é uma fonte absurda de despesa e o burro prefere continuar com ela em vez de doar o estádio.
Tivesse doado no ano que que entrou para presidente e já tinha poupado mais do que os 20M que agora pede
Esta moda de ter que insultar as pessoas só porque têm ideias diferentes é algo que nunca vou conseguir assimilar.

Ainda por cima, a tua ideia está muito longe de ser maioritária entre os munícipes!



Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #3144 em: 21 de Março de 2024, 09:37 »
Os sócios dizem não (?) e até 2030 o SCB SAD, maquina de facturar, terá que construir o seu próprio estádio, é a melhor solução.
Somos Braga! Equipa Principal
  • *****
  • 2733
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #3145 em: 21 de Março de 2024, 09:38 »

Mesmo vendendo por 20M, acredito que uma larga fatia dos municipes será contra!!

Por razões clubísticas, partidárias, lirismo (achar que o estádio vale mais de 100M só porque custou isso) ou outras, será feita uma verdadeira guerra mediática contra a venda.

Não será uma boa jornada para a aproximação do Braga à cidade.

Para o Braga, dar 20M pelo estádio e ainda gastar mais 30M (no final serão certamente mais) na requalificação do mesmo, parece absurdo.

Está aqui um imbróglio sem solução?

Em teoria, o melhor para todos será mesmo deixar tudo como está!! Manter o estádio municipal, renovar o contrato de utilização por mais 40 anos ficando o Braga com o encargo de toda a manutenção do mesmo e dando ao Braga total liberdade de fazer as obras que entender.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!
Dr. Hipólito
Dr. Hipólito Juniores
  • ***
  • 451
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #3146 em: 21 de Março de 2024, 09:42 »
Os sócios dizem não (?) e até 2030 o SCB SAD, maquina de facturar, terá que construir o seu próprio estádio, é a melhor solução.


Certamente, estaremos preparados para isso.
Fui silenciado por quem de direito.
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #3147 em: 21 de Março de 2024, 09:44 »
Sou completamente contra a doação (ou contrário do que se tenta passar o SCB, clube, tem condições para o adquirir pelo valor, negociável, que a CMB pretende encaixar). Como contribuinte preferia pagar para o demolir (talvez fosse possível recuperar esse custo com a venda do terreno limpinho) a vendê-lo por €20M à SAD.
« Última modificação: 21 de Março de 2024, 09:45 por Lipeste »
Anuncios M
Anuncios M
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 6017
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #3148 em: 21 de Março de 2024, 09:48 »
O recinto é uma fonte absurda de despesa e o burro prefere continuar com ela em vez de doar o estádio.
Tivesse doado no ano que que entrou para presidente e já tinha poupado mais do que os 20M que agora pede
Se calhar o estádio não teve que ser pago... se o tivesse doado deixava de pagar aos bancos o empréstimo e deixava de pagar ao arquiteto, como é que ninguém na câmara municipal se lembrou dessa genialidade.
Como diz o outro, "e o burro sou eu"
Dr. Hipólito
Dr. Hipólito Juniores
  • ***
  • 451
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #3149 em: 21 de Março de 2024, 09:51 »
O recinto é uma fonte absurda de despesa e o burro prefere continuar com ela em vez de doar o estádio.
Tivesse doado no ano que que entrou para presidente e já tinha poupado mais do que os 20M que agora pede
Se calhar o estádio não teve que ser pago... se o tivesse doado deixava de pagar aos bancos o empréstimo e deixava de pagar ao arquiteto, como é que ninguém na câmara municipal se lembrou dessa genialidade.
Como diz o outro, "e o burro sou eu"


Aconteça o que acontecer, Rio saíra chamuscado neste assunto, em final de mandato, não devia ter empurrado o problema para a frente com a barriga, agora terá que lidar com as consequências.
Fui silenciado por quem de direito.
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16520
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #3150 em: 21 de Março de 2024, 09:55 »



Mesmo vendendo por 20M, acredito que uma larga fatia dos municipes será contra!!

Por razões clubísticas, partidárias, lirismo (achar que o estádio vale mais de 100M só porque custou isso) ou outras, será feita uma verdadeira guerra mediática contra a venda.

Não será uma boa jornada para a aproximação do Braga à cidade.

Para o Braga, dar 20M pelo estádio e ainda gastar mais 30M (no final serão certamente mais) na requalificação do mesmo, parece absurdo.

Está aqui um imbróglio sem solução?

Em teoria, o melhor para todos será mesmo deixar tudo como está!! Manter o estádio municipal, renovar o contrato de utilização por mais 40 anos ficando o Braga com o encargo de toda a manutenção do mesmo e dando ao Braga total liberdade de fazer as obras que entender.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
No meu entender é pior que uma doação, porque adia o problema em 40 anos, numa altura em provavelmente não restará outra solução que não a demolição e duvido que o terreno  naquele sítio valorize de modo a compensar.

Não faz sentido a câmara ter o estádio. O Braga precisa de um estádio portanto tem valor para ele, não é 0.

A câmara disse 20M. O Braga provavelmente quer zero. Um valor ali intermédio parece me aceitável para ambas as partes.

Não se trata de agardar a todos mas de encontrar a solução que é a melhor ou a menos má para todos. A venda por 10M ou perto parece me ser a melhor solução das que estão em cima da mesa (melhor do que doar, continuar como está ou construir um estádio novo que esta ideia é só absurda, ter 3 estádios em Braga seria o cúmulo da estupidez, porque erros passados não se consertam com novos erros).
Quem não sente não é filho de boa gente.
Anuncios G
Somos Braga! Equipa Principal
  • *****
  • 2733
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #3151 em: 21 de Março de 2024, 09:59 »


Sou completamente contra a doação (ou contrário do que se tenta passar o SCB, clube, tem condições para o adquirir pelo valor, negociável, que a CMB pretende encaixar). Como contribuinte preferia pagar para o demolir (talvez fosse possível recuperar esse custo com a venda do terreno limpinho) a vendê-lo por €20M à SAD.

Tu tens um problema ideológico com a SAD!

A ponto de preferires demolir a vender à SAD.

Quando assim é, nem faz sentido discutir contigo.



Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!
reg107 Juniores
  • ***
  • 379
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #3152 em: 21 de Março de 2024, 10:01 »
Parece-me evidente que se encontrarão algures a meio das pretensões de uma e outra parte.
Este é daqueles casos em que estão condenados a entender-se, a menos que haja algum volte de face na gestão do Município por via das próximas autárquicas.
O Clube vai forçar e dizer que não paga nada e que a pagar prefere fazer novo, mas onde? por quanto? e mais importante é sequer possível sem o aval e investimento da Câmara a nível das infraestruturas?
A CMB vai tentar minimizar o gigante buraco onde a enfiaram e recuperar algum dinheiro, por pouco que seja. Na realidade Ricardo Rio e Salvador sabem perfeitamente que não existe nenhum comprador possível que não o SCB. Quer isto dizer que a Câmara deverá doar... não me parece até porque no limite pode sempre fazer o que fez com as piscinas estes anos todos... veda e deixa apodrecer não recebe mas também não gasta.
Se eu fosse Presidente do clube fazia exatamente o que Salvador está a fazer, tentava pagar o mínimo possível.
Se eu fosse Presidente da Câmara fazia o mesmo que Ricardo Rio está a fazer, tentar receber o máximo possível.
Sou da mesma opinião que o forista Lipeste... não há cá doações, o dinheiro custa a todos. O imbróglio será decidir um valor razoável para um mamarracho que nasceu da visão de um homem que assumidamente não frequenta, não conhece e não quer conhecer o espaço que projetou, pelo meio sacou uns milhões, uns prémios e muito reconhecimento por uma obra que quem usa, mesmo pouco regularmente, facilmente se apercebe que não cumpre minimamente com o propósito para a qual devia ter sido projetada.
Somos Braga! Equipa Principal
  • *****
  • 2733
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #3153 em: 21 de Março de 2024, 10:05 »



Mesmo vendendo por 20M, acredito que uma larga fatia dos municipes será contra!!

Por razões clubísticas, partidárias, lirismo (achar que o estádio vale mais de 100M só porque custou isso) ou outras, será feita uma verdadeira guerra mediática contra a venda.

Não será uma boa jornada para a aproximação do Braga à cidade.

Para o Braga, dar 20M pelo estádio e ainda gastar mais 30M (no final serão certamente mais) na requalificação do mesmo, parece absurdo.

Está aqui um imbróglio sem solução?

Em teoria, o melhor para todos será mesmo deixar tudo como está!! Manter o estádio municipal, renovar o contrato de utilização por mais 40 anos ficando o Braga com o encargo de toda a manutenção do mesmo e dando ao Braga total liberdade de fazer as obras que entender.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
No meu entender é pior que uma doação, porque adia o problema em 40 anos, numa altura em provavelmente não restará outra solução que não a demolição e duvido que o terreno  naquele sítio valorize de modo a compensar.

Não faz sentido a câmara ter o estádio. O Braga precisa de um estádio portanto tem valor para ele, não é 0.

A câmara disse 20M. O Braga provavelmente quer zero. Um valor ali intermédio parece me aceitável para ambas as partes.

Não se trata de agardar a todos mas de encontrar a solução que é a melhor ou a menos má para todos. A venda por 10M ou perto parece me ser a melhor solução das que estão em cima da mesa (melhor do que doar, continuar como está ou construir um estádio novo que esta ideia é só absurda, ter 3 estádios em Braga seria o cúmulo da estupidez, porque erros passados não se consertam com novos erros).
Diria que concordo totalmente contigo!

Mas, uma venda por 10 milhões só acho possível fazer sem criar uma guerra em Braga se PS e PSD (e outros se possível) se entenderem. Se os partidos estiverem de acordo, não haverá politiquice no negócio e possivelmente haverá muito menos contestação.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • *****
  • 3475
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #3154 em: 21 de Março de 2024, 10:06 »
Sou completamente contra a doação (ou contrário do que se tenta passar o SCB, clube, tem condições para o adquirir pelo valor, negociável, que a CMB pretende encaixar). Como contribuinte preferia pagar para o demolir (talvez fosse possível recuperar esse custo com a venda do terreno limpinho) a vendê-lo por €20M à SAD.
A demolição é de longe a melhor opção, mas para isso teria de existir em Portugal uma cultura onde se admite que foi cometido um erro. Não é o caso.

Portanto, a própria CMB admite que o Estádio é uma fonte absurda de despesa. Mesmo assim pede 20 milhões? Sabendo perfeitamente que o SCB não tem assim tanto interesse nele? Sabendo que muitos dos seus adeptos o consideram inadequado?

Sem o SCB o estádio não serve para rigorosamente nada (a não ser que se conte as visitas de estudo de estudantes de arquitetura). Pedir esta quantia à única entidade capaz de dar o mínimo de uso e rentabilidade ao imóvel não me parece uma jogada muito inteligente, sinceramente.
Pedir 20 milhões por um estádio desconfortável, indesejado e indesejável, que muito provavelmente precisará de profundas obras de manutenção a médio/longo prazo, não me parece realista ou razoável.
joaoPC Equipa Principal
  • *****
  • 2500
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #3155 em: 21 de Março de 2024, 10:08 »
O recinto é uma fonte absurda de despesa e o burro prefere continuar com ela em vez de doar o estádio.
Tivesse doado no ano que que entrou para presidente e já tinha poupado mais do que os 20M que agora pede
Esta moda de ter que insultar as pessoas só porque têm ideias diferentes é algo que nunca vou conseguir assimilar.

Ainda por cima, a tua ideia está muito longe de ser maioritária entre os munícipes!



Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
Então vamos lá analisar ideias.

Situação 1:
Chegado ao poder em 2013, faço uma doação do estádio ao clube.
Com isso ganho no orçamento da câmara 14M de euros por ano (valor confirmado pelo Ricardo Rio em 2019)

Ao fim destes 11 anos dá a módica quantia de 154M

Munícipes muito contentes

Situação 2:
Em 2021 sou eleito e decido despachar todos os encargos com o estádio para a instituição Sporting clube de Braga.

Poupança anual:
2022-14M
2023-14M
2024-14M (fazendo fé que o assunto não fica resolvido nos próximos meses)
Vamos até que ano a poupança se irá efetivar mas para já vai em 42M.

Munícipes contentes

Situação 3:
Chegado ao poder em 2013 deixo assunto rolar uns bons anos. Depois prometo fazer um referendo sobre a venda do estádio. Depois há novas eleições e meto no programa que vou mesmo avançar com a venda do estádio e como ganho as eleições tenho legitimidade para faze-lo porque se os munícipes me elegeram é porque se querem despachar daquilo. Até aqui excelente tirando os milhões que se foi gastando anualmente e as queixinhas do impacto que isso tinha nas contas da câmara.

Entre 2019 e 2023, anos que se tem ouvido falar deste assunto com mais insistência por parte do presidente da câmara já se gastou lá 56M (acreditando nas palavras dele sobre os custos anuais).

Ora bem, se eu ando há 4 anos a tentar vender um estádio por 20M e se o tivesse despachado tinha poupado 56M eu sou o que? Inteligente não é de certeza.

Municipes contentes se o desfecho final for vender o estádio por 20M lá para 2025?
É suposto ficar contente se vender o estádio por 20M depois de arrastar um processo por dois ou três anos e entretanto gastar mais que os 20M que se ganha?
Munícipes inteligentes?

Info sobre os 14M anuais:
https://sol.sapo.pt/2019/05/12/ricardo-rio-o-estadio-da-pedreira-ja-nos-custou-165-milhoes-de-euros/

O para provar que sou muito inteligente vou gastar o dinheiro ganho na venda do estádio noutro mono que não é utilizado por ninguem e não terá retorno substancial para a cidade

Para terminar... Preferes o cenário 1, 2 ou 3?
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 6017
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #3156 em: 21 de Março de 2024, 10:09 »

Mesmo vendendo por 20M, acredito que uma larga fatia dos municipes será contra!!

Por razões clubísticas, partidárias, lirismo (achar que o estádio vale mais de 100M só porque custou isso) ou outras, será feita uma verdadeira guerra mediática contra a venda.

Não será uma boa jornada para a aproximação do Braga à cidade.

Para o Braga, dar 20M pelo estádio e ainda gastar mais 30M (no final serão certamente mais) na requalificação do mesmo, parece absurdo.

Está aqui um imbróglio sem solução?

Em teoria, o melhor para todos será mesmo deixar tudo como está!! Manter o estádio municipal, renovar o contrato de utilização por mais 40 anos ficando o Braga com o encargo de toda a manutenção do mesmo e dando ao Braga total liberdade de fazer as obras que entender.

Enviado do meu SM-A515F através do Tapatalk
Se for vendido por 15/20 milhões não haverá muito a dizer, mesmo por parte dos munícipes, a maior parte percebe que está ali um elefante branco para o futuro, é só olhar para o 1º de maio para o perceber.
Claro que nas redes sociais uma minoria ruidosa que hoje já se vê vai lançar suspeitas, fazer filmes, inventar, etc, mas não há volta a dar quanto a isso.
joaoPC Equipa Principal
  • *****
  • 2500
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #3157 em: 21 de Março de 2024, 10:11 »
O recinto é uma fonte absurda de despesa e o burro prefere continuar com ela em vez de doar o estádio.
Tivesse doado no ano que que entrou para presidente e já tinha poupado mais do que os 20M que agora pede
Se calhar o estádio não teve que ser pago... se o tivesse doado deixava de pagar aos bancos o empréstimo e deixava de pagar ao arquiteto, como é que ninguém na câmara municipal se lembrou dessa genialidade.
Como diz o outro, "e o burro sou eu"
E que tal acordar na doação que os encargos passam para o Braga?
100%SCB Equipa Principal
  • *****
  • 8088
  • Quando o erro for só erro o SC Braga será campeão!
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #3158 em: 21 de Março de 2024, 10:15 »
Para pagar 20M por este “estádio” mais vale fazer um novo.
FORÇA BRAGA
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 6017
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #3159 em: 21 de Março de 2024, 10:19 »
O recinto é uma fonte absurda de despesa e o burro prefere continuar com ela em vez de doar o estádio.
Tivesse doado no ano que que entrou para presidente e já tinha poupado mais do que os 20M que agora pede
Se calhar o estádio não teve que ser pago... se o tivesse doado deixava de pagar aos bancos o empréstimo e deixava de pagar ao arquiteto, como é que ninguém na câmara municipal se lembrou dessa genialidade.
Como diz o outro, "e o burro sou eu"
E que tal acordar na doação que os encargos passam para o Braga?

Genial sem dúvida... o clube que não quer pagar nem 10 milhões pelo estádio em 2024 ia pagar/gastar 100 milhões (ou algo do género) a pagar os encargos que eram da Câmara!! Como é que ninguém se lembrou de fazer um acordo destes.
 

Anuncios M