Quantcast
Estádio Municipal de Braga
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
Estádio Municipal de Braga
2375 Respostas
356308 Visualizações
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • 15086
  Re: Estádio Municipal de Braga
« Responder #2180 em: 12 de Julho de 2022, 18:37 »
Dá ideia que Ricardo Rio conseguiu finalmente convencer o Salvador.

Pelo menos acaba-se com a ideia estapafúrdia de um novo estádio noutro lado qualquer. Uma cidade com quase mais estádios do que hospitais...
Eu sempre tive muitas dúvidas sobre o 1º de Maio porque como já disse muitas vezes os problemas de acessibilidade seriam os mesmos ou maiores que os do EMB (só quem não se lembra das filas quilométricas em Lomar e Ferreiros pode dizer que é uma melhor solução em termos de acessibilidades), para além disso não sei onde é que o clube (ou SAD) iam buscar 60M para lá enterrar.

Obviamente para a cidade o melhor é reformular o EMB para evitar que se torne num 1º de Maio 2. Para o clube, sinceramente, também faz muito mais sentido manter tudo no mesmo sítio (estádio e cidade desportiva) e (potencialmente) gastar muito menos dinheiro num estádio.

Parece-me que começa tudo a se alinhar para a câmara dar (ou vender por um valor baixo) o estádio ao clube, assumindo este a sua reformulação (espero eu sem quaisquer amarras do arquiteto). Não sei que tipo de reformulação está a ser pensada nem o custo, mas parece-me que será sempre muito menor do que 60M...
Não teria escrito melhor.
O EMB foi um erro mas é um erro que teremos de conviver, não se pode ignorar um erro cometendo outro de igual magnitude.
Ricardo Rio pode estar perto de conseguir fazer alguma coisa: livrar-se do EMB (e para mim seria mesmo dado) ficando o problema 1º de Maio por resolver, provavelmente à espera de fundos europeus ou algo do género.
« Última modificação: 12 de Julho de 2022, 18:39 por rpo.castro »
Quem não sente não é filho de boa gente.
Pé Ligeiro
Pé Ligeiro Equipa Principal
  • 14534
« Responder #2181 em: 12 de Julho de 2022, 22:36 »

A mim preocupa-me mais este zigzag permanente, em que de repente se dá conhecimento público de um projeto que envolve a remodelação do 1º maio, ao arrepio dos sócios e da própria Câmara, dona do espaço. Depois, vira-se ao contrário e aquele que tinha uma série de problemas difíceis de resolver, ou quase insolúveis, volta a ser aposta. No meio disto tudo, onde fica o arquiteto Souto Moura, "dono" da obra? Agora já se pode mexer à vontade no estádio sem a sua autorização?
BRAGA SEMPRE MAIS!
Anuncios M
Anuncios M
PAF Equipa Principal
  • 5221
« Responder #2182 em: 12 de Julho de 2022, 22:56 »
Dá ideia que Ricardo Rio conseguiu finalmente convencer o Salvador.

Pelo menos acaba-se com a ideia estapafúrdia de um novo estádio noutro lado qualquer. Uma cidade com quase mais estádios do que hospitais...
Eu sempre tive muitas dúvidas sobre o 1º de Maio porque como já disse muitas vezes os problemas de acessibilidade seriam os mesmos ou maiores que os do EMB (só quem não se lembra das filas quilométricas em Lomar e Ferreiros pode dizer que é uma melhor solução em termos de acessibilidades), para além disso não sei onde é que o clube (ou SAD) iam buscar 60M para lá enterrar.

Obviamente para a cidade o melhor é reformular o EMB para evitar que se torne num 1º de Maio 2. Para o clube, sinceramente, também faz muito mais sentido manter tudo no mesmo sítio (estádio e cidade desportiva) e (potencialmente) gastar muito menos dinheiro num estádio.

Parece-me que começa tudo a se alinhar para a câmara dar (ou vender por um valor baixo) o estádio ao clube, assumindo este a sua reformulação (espero eu sem quaisquer amarras do arquiteto). Não sei que tipo de reformulação está a ser pensada nem o custo, mas parece-me que será sempre muito menor do que 60M...
Nightwank a comparação que fazes do transito não tem pés nem cabeça, estás a comparar 2022 com 1999, quando não havia uma circular, quando nem havia uma autoestrada, quando não existiam alguns dos túneis da cidade por exemplo, quando não existia E ainda assim em 2022 as filas chegam quase a celeiros, passam várias vezes o Leclercq, chegam ao continente por exemplo, chegam ao campo da vinha ou quase. Em 2022 não tens sequer uma dúzia de lugares de estacionamento no EMB.
Já discutimos isto vezes sem conta, não vale a pena andar a bater no ceguinho como se costuma dizer, mas dizer que o EMB e o 1ª de maio são iguais nos acessos e logistica de jogo para mim não faz qualquer sentido tal a diferença abismal que existe a favor do 1º de maio.
O Braga ficar com o municipal é uma boa anedota, se alguém acredita nisso boa sorte... se alguém acha que o Braga vai lá investir dezenas de milhões de euros desejo-lhes uma sorte ainda maior!! E esperem bem sentados.
Quanto ao estádio em si, já o escrevi várias vezes, mas vou voltar a escrever, é de longe o pior estádio do mundo construído neste século (na sua dimensão) e nem preciso conhecer os outros, é simplesmente mau a todos os níveis, excepto quando a pessoa se senta em 2 das bancadas, mas nisso não é diferente de milhares por esse mundo fora. Não tem solução possível para dezenas de problemas.
Mas alguém acha que Ricardo Rio conseguiu convencer Salvador de alguma coisa?
Somos Braga! Equipa Principal
  • 2166
« Responder #2183 em: 13 de Julho de 2022, 10:03 »

A mim preocupa-me mais este zigzag permanente, em que de repente se dá conhecimento público de um projeto que envolve a remodelação do 1º maio, ao arrepio dos sócios e da própria Câmara, dona do espaço. Depois, vira-se ao contrário e aquele que tinha uma série de problemas difíceis de resolver, ou quase insolúveis, volta a ser aposta. No meio disto tudo, onde fica o arquiteto Souto Moura, "dono" da obra? Agora já se pode mexer à vontade no estádio sem a sua autorização?
Raramente estamos de acordo (temos visões muito diferentes, diria quase opostas do que deve ser a política desportiva e financeira do nosso clube) mas, neste caso, estou 100% de acordo.

Isto parece o novo aeroporto de Lisboa, ora era na Ota, depois no montijo, depois em alcochete, depois novamente no montijo, depois os dois, etc.

Acho que isto significa que a "ideia" precisa de ser maturada para não se cometer outro erro histórico que custe milhões de euros e anos de atraso no desenvolvimento do clube.

Nunca fui grande entusiasta da renovação do 1° de Maio porque acho que os problemas de acessos e estacionamento se vão manter. Também não sou entusiasta da recuperação do EMB porque há problemas que me parecem ser difíceis de resolver.

Mas, não havendo solução ideal, é preciso fazer algo. O ótimo é inimigo do bom. Há que escolher a melhor solução (ou menos má se preferirem).

Enviado do meu SM-A025G através do Tapatalk

O verdadeiro adepto vê-se nas derrotas!
Bracarense
Bracarense Equipa Principal
  • 2005
« Responder #2184 em: 13 de Julho de 2022, 10:15 »

...
Isto parece o novo aeroporto de Lisboa, ora era na Ota, depois no montijo, depois em alcochete, depois novamente no montijo, depois os dois, etc.
...
Acho que isto significa que a "ideia" precisa de ser maturada
...
Nunca fui grande entusiasta da renovação do 1° de Maio
...

É exatamente isto.
Nunca haverá uma solução perfeita, muito menos uma que agrade a gregos e troianos.
JR1287 Equipa Principal
  • 3043
« Responder #2185 em: 13 de Julho de 2022, 10:28 »

...
...
Acho que isto significa que a "ideia" precisa de ser maturada
...
Nunca fui grande entusiasta da renovação do 1° de Maio
...

É exatamente isto.
Nunca haverá uma solução perfeita, muito menos uma que agrade a gregos e troianos.
Não, isoo nunca haverá!
Mas acho que deram demasiada importância à ideia do 1° de Maio. Vejamos a cronologia: assim de repente, sem nunca se ter falado no assinto, e em período eleitoral, saiu um projecto para renovar o estádio; nunca tal assunto tinha sido abordado na câmara, que nunca demonstrou interesse no projecto; na mesma altura havia um conflito com a câmara sobre a manutenção do EMB; e igualmente de repente, numa conferência de imprensa agendada para outro assunto, o projecto morre. Sinceramente acho que se tratou sempre de um não assunto, para esconder outros...
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • 24230
« Responder #2186 em: 13 de Julho de 2022, 11:29 »
AS passa uma mensagem de desagrado pela decisão da CMB mas já está a fazer contas aos milhões que o SCB irá "investir" no elefante branco (como é óbvio não será a CMB a enterrar lá mais dinheiro)...AS ficou sem cão mas já está pronto para caçar com gato porque o que realmente lhe interessa é colocar a betoneira a trabalhar e a derrapar com o SCB a inchar gato por lebre.
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • 1788
« Responder #2187 em: 13 de Julho de 2022, 11:53 »
Enquanto o Souto Moura respirar não há nada de substancial que se possa fazer ao nosso aborto de estádio, portanto a não ser que o senhor arquiteto esteja pra bater a bota e o Salvador saiba disso antes de toda a gente, vamos andar anos e anos a levar com o que temos.

O que hoje é verdade amanhã é mentira, saindo o Ricardo Rio da Câmara e entrando outro executivo quem sabe o que pode acontecer em relação aos estádios.

Pessoalmente a perspetiva de ficar para sempre no EMB deprime-me. Temos facilmente o pior estádio de Portugal: acessos terríveis, estacionamento inexistente, acessibilidades de 3º mundo (eu ainda sou jovem mas quando não for quero ver quantas vezes vou ter vagar de me deslocar ao estádio), bares paupérrimos, com pouca oferta, preços altos e mau serviço, acústica terrível que em tudo beneficia o adepto visitante, um estádio que essencialmente é um esqueleto de betão por onde passa tudo o que é vento e chuva, etc etc.

Se voltar ao 1º de Maio era uma solução perfeita? Claro que não, estamos a falar de um estádio de futebol, problemas de trânsito vão sempre existir (e ainda bem porque quer dizer que muita gente vai aos jogos), mas tenho a certeza de que seria um estádio muitas vezes melhor que o que temos atualmente.
Anuncios M
Anuncios M
Chiquitilha Juniores
  • 349
« Responder #2188 em: 13 de Julho de 2022, 12:19 »
   Só por curiosidade, alguém se lembra da primeira maquete do estadio municipal que a CMB apresentou, com Mesquita Machado a falar para a Tv, para os jogos que se iam realizar en Braga do Euro 2004?
   Ando a virar a Net de pernas para o ar e não consigo encontrar a notícia nem as imagens...
  • 2166
« Responder #2189 em: 13 de Julho de 2022, 12:35 »
AS passa uma mensagem de desagrado pela decisão da CMB mas já está a fazer contas aos milhões que o SCB irá "investir" no elefante branco (como é óbvio não será a CMB a enterrar lá mais dinheiro)...AS ficou sem cão mas já está pronto para caçar com gato porque o que realmente lhe interessa é colocar a betoneira a trabalhar e a derrapar com o SCB a inchar gato por lebre.
Ok, aceito obviamente a apinião.

Mas, qual é a alternativa? És contra construir novo estádio.  És igualmente contra melhoria do atual. A solução é deixar andar até cair?

Guerreiro03 Equipa Principal
  • 1351
« Responder #2190 em: 13 de Julho de 2022, 13:02 »
   Só por curiosidade, alguém se lembra da primeira maquete do estadio municipal que a CMB apresentou, com Mesquita Machado a falar para a Tv, para os jogos que se iam realizar en Braga do Euro 2004?
   Ando a virar a Net de pernas para o ar e não consigo encontrar a notícia nem as imagens...
É esta a que te referes? Lembro-me de ser bastante novo e ver um outdoor algures na cidade com o esboço deste anteprojeto, se não me engano. Não sei como é que fomos parar ao projeto do atual

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk

Anuncios G
SCB Monsul
SCB Monsul Equipa Principal
  • 1811
« Responder #2191 em: 13 de Julho de 2022, 13:07 »
Honestamente eu não entendo este mito do "não se pode fazer nada sem a autorização do Souto Moura". Já revirei a internet de trás para a frente a procurar informação legal fidedigna sobre isso e até agora só encontrei entrevistas usando isso como desculpa para o não investimento no estádio.
Para gatar 2M€ para criar a zona dos amigos riquinhos, o arquiteto não se importou?
14 Novembro de 1994 - Sócio nº2320
Chiquitilha Juniores
  • 349
« Responder #2192 em: 13 de Julho de 2022, 13:15 »
É esta a que te referes? Lembro-me de ser bastante novo e ver um outdoor algures na cidade com o esboço deste anteprojeto, se não me engano. Não sei como é que fomos parar ao projeto do atual

Enviado do meu M2102J20SG através do Tapatalk

É isso tudo.
   Obrigado Guerreiro03.
   Isto sim um estádio e não uma caixa de ferramenta aberta. Mas o Eng. Mesquita disse mais tarde que lhe apresentaram outro projecto (o actual do Souto Moura) e que ficou completamente apaixonado por ele e nem sequer quis mais saber deste ou de oitros que poderiam aparecer. E assim nasceu aquela aberração e sorvedouro de dinheiro.
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • 24230
« Responder #2193 em: 13 de Julho de 2022, 13:30 »

Mas, qual é a alternativa? És contra construir novo estádio.  És igualmente contra melhoria do atual. A solução é deixar andar até cair?

Andam por aí vários post's que espelham bem a minha opinião relativamente à construção de um novo estádio (opinião favorável mediante a apresentação de um projecto realista...a reconstrução do 1° de Maio que andou a circular não me agradava mas se a sua demolição fosse possível já me agradava a construção de um novo estádio naquele local).

Preferia mil vezes a construção de um novo estádio, de raiz, com um investimento máximo de aproximadamente €40M, a amortizar em duas ou três décadas, do que colocar qualquer cêntimo no elefante branco onde actualmente jogarmos porque, para além de nunca vir a ser funcional e confortável, não será dificil prever que, por exemplo, um "investimento" de €10M, com as derrapagens da praxe, rapidamente se transformará em duas ou três vezes esse valor...."investir" o que quer que seja naquele buraco será sempre, em minha opinião, para servir  outros interesses que não os do SCB e dos seus adeptos e já nem falo dos contribuintes.
« Última modificação: 13 de Julho de 2022, 13:42 por Lipeste »
Pedro Bala
Pedro Bala Equipa Principal
  • 1788
« Responder #2194 em: 13 de Julho de 2022, 13:41 »
Honestamente eu não entendo este mito do "não se pode fazer nada sem a autorização do Souto Moura". Já revirei a internet de trás para a frente a procurar informação legal fidedigna sobre isso e até agora só encontrei entrevistas usando isso como desculpa para o não investimento no estádio.
Para gatar 2M€ para criar a zona dos amigos riquinhos, o arquiteto não se importou?

Não se importou porque não interfere na estética geral do estádio (isto é, não se vê de fora).
Para se melhorar as condições para o comum adepto seria necessária uma intervenção dessa natureza.
  • 2166
« Responder #2195 em: 13 de Julho de 2022, 13:43 »

Andam por aí vários post's que espelham bem a minha opinião relativamente à construção de um novo estádio (opinião favorável mediante a apresentação de um projecto realista...a reconstrução do 1° de Maio que andou a circular não me agradava mas se a sua demolição fosse possível já me agradava a construção de um novo estádio naquele local).

Preferia mil vezes a construção de um novo estádio, de raiz, com um investimento máximo de aproximadamente €40M, a amortizar em duas ou três décadas, do que colocar qualquer cêntimo no elefante branco onde actualmente jogarmos porque, para além de nunca vir a ser funcional e confortável, não será dificil prever que, por exemplo, um "investimento" de €10M, com as derrapagens da praxe, rapidamente se transformará em duas ou três vezes esse valor...."investir" o que quer que seja naquele buraco será sempre, em minha opinião, para servir  outros interesses que não os do SCB e dos seus adeptos.
Demolição completa do atual 1° de Maio não é possivel.

Assim, a tua solução seria a construção de um terceiro estádio na cidade. Desde já te digo que por 40M seria impossível. Só a compra do terreno (que nem sei se "existe" uma vez que teria que ser mais central do que o EMB) e construção das acessibilidades já gastavas mais de metade desse valor.

Além de ter muitas dúvidas que alguma vez a CMB autorize tal obra, isso iria ter ainda mais anticorpos na cidade do que as outras 2 soluções. Não tenho dúvida que geraria uma onda de contestação nacional várias vezes supererior à onda gerada pela (infeliz) clausula do Carmo.

O problema, como disse anteriormente é que isto corre o risco de se tornar no "novo aeroporto de Lisboa". Como todas as soluções têm defeitos (e muito grandes) podemos andar nisto anos e nunca nada será feito.

Seja qual for a decisão,  não tenho dúvida que será fortemente contestada!! Não fazer nada (também é uma opção) será igualmente contestada.
« Última modificação: 13 de Julho de 2022, 13:48 por Somos Braga! »
  • 2166
« Responder #2196 em: 13 de Julho de 2022, 13:53 »

Não se importou porque não interfere na estética geral do estádio (isto é, não se vê de fora).
Para se melhorar as condições para o comum adepto seria necessária uma intervenção dessa natureza.
Importou sim!! E ameaçou levar o clube e a câmara a tribunal. A coisa só foi sanada porque de seguida se encomendou ao mesmo o projeto dos elevadores. Na prática, compramos o homem.

Um projecto com alterações de fundo, só tem uma hipótese: Ser feito por ele. (medo!)

O ILUMINADO
O ILUMINADO Equipa Principal
  • 3244
« Responder #2197 em: 13 de Julho de 2022, 13:56 »
Isto será daqueles casos que nunca agradará a toda a gente, qualquer solução que haja, causará sempre muitos anticorpos.. uma coisa tenho a certeza, por muitas melhorias que se faça no EMB, a maioria dos problemas são estruturais, problemas inultrapassáveis.

Dizem aqui para deitar abaixo as bancadas de cima e construírem uma atrás da baliza  ;D era capaz de sair mais barato detoná-lo e construir um novo. Isso é completamente inviável.

E o problema é mesmo esse, parece que todas as soluções são inviáveis.. será um problema/imbróglio que ou muito me engano, vamos morrer com ele.
Eskol Equipa Principal
  • 2835
« Responder #2198 em: 13 de Julho de 2022, 14:02 »
Há uns tempos a falar com malta de Aveiro descobri que os direitos que o Taveira tem sobre o estádio acabam quando a obra fizer 20 anos em 2023. Pelos vistos a Câmara está à espera para fazer algumas intervenções.
Inclusive o idiota na altura da construção exigiu que se usasse tinta de interiores no exterior e tinta de fachadas no interior porque ficava mais bonito. Enfim...

Não sei que acordo é que o "nosso" arquitecto assinou com a CMB. Será que os direitos são vitalícios?
  • 2166
« Responder #2199 em: 13 de Julho de 2022, 14:04 »
Isto será daqueles casos que nunca agradará a toda a gente, qualquer solução que haja, causará sempre muitos anticorpos.. uma coisa tenho a certeza, por muitas melhorias que se faça no EMB, a maioria dos problemas são estruturais, problemas inultrapassáveis.

Dizem aqui para deitar abaixo as bancadas de cima e construírem uma atrás da baliza  ;D era capaz de sair mais barato detoná-lo e construir um novo. Isso é completamente inviável.

E o problema é mesmo esse, parece que todas as soluções são inviáveis.. será um problema/imbróglio que ou muito me engano, vamos morrer com ele.
Exacto!

Diria mais, seja qual for a solução irá desagradar à grande maioria dos Bracarenses!! Ou seja, terá apenas uma pequena minoria de entusiastas.

Um grande imbróglio, sem dúvida!

Anuncios M
Anuncios M