Quantcast
Estádio Municipal de Braga
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Estádio Municipal de Braga
3238 Respostas
513077 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Rondo
Rondo Equipa Principal
  • *****
  • 1175
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1260 em: 30 de Abril de 2019, 18:47 »


A meu ver, trata-se de uma excelente notícia.
"100% de respeito e 0% de medo"
gverreiro-braga Iniciados
  • *
  • 7
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1261 em: 30 de Abril de 2019, 18:51 »


A meu ver, trata-se de uma excelente notícia.
excelente noticia sem duvida alguma, pena e ser noticia reativa e nao proactiva"terá alguem vindo ler aqui ao forum??"; e que ja ouve confusão  no jogo com os tripas e lagartos.
Anuncios M
Anuncios M
Arsenalista
Arsenalista Equipa Principal
  • *****
  • 2717
  • Uma cidade, Um clube!
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1262 em: 30 de Abril de 2019, 18:58 »
Boa medida! Tem todo o meu apoio!
Claro que nos jogos fora com estes adversários também só iremos receber o equivalente a 5% de lotação, mas vale o esforço.
« Última modificação: 30 de Abril de 2019, 19:01 por Arsenalista »
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva
Rondo
Rondo Equipa Principal
  • *****
  • 1175
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1263 em: 30 de Abril de 2019, 19:06 »
Boa medida! Tem todo o meu apoio!
Claro que nos jogos fora com estes adversários também só iremos receber o equivalente a 5% de lotação, mas vale o esforço.

Analisando bem, contra todos excepto os 3 de cima e o 6º ( ;D ;D ), normalmente não vêm os 5% a Braga e isso não vai influenciar nada em moeda de troca. No estádio do 3º, não levamos sequer os 5% lá ao estádio colorido. No estádio do 1º foi a palhaçada que se viu, não podem retaliar mais do que gás pimenta na cara e uma jaula onde não cabiam os nossos adeptos. No estádio do 2º sim, poderá ter consequências, pois costumamos ter boas deslocações, no entanto os 5% deles equivalem a cerca de 2500, o que não deixa de ser um excelente número, e suficiente para satisfazer uma procura normal (excepto situação excepcional de jogo importante na luta pelo título ou algo do género).
"100% de respeito e 0% de medo"
AMartins
AMartins Equipa Principal
  • *****
  • 3403
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1264 em: 30 de Abril de 2019, 19:10 »
Que a medida seja efectivada da melhor maneira e que a mesma seja acompanhada por outras (que há muito vêm sido debatidas), que tenham como efeito acolher os braguistas e não afastá-los do estádio!

Que se aproveite para aprovar outra medida...convém que AS fique sentado longe dos presidentes dos outros clubes para evitar os apalpões.
JRGR Juniores
  • ***
  • 418
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1265 em: 30 de Abril de 2019, 19:19 »
Alguém sabe informar da viabilidade da mudança da CS para a nascente superior?
As bancadas (mesas) destinadas à CS ocupam um espaço razoável da poente superior que poderia ser utilizado em benefício dos sócios... fica a ideia!
PEDRØ XVI
PEDRØ XVI Equipa Principal
  • *****
  • 5643
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1266 em: 30 de Abril de 2019, 19:30 »
Fez-se luz! Finalmente uma boa noticia nesta semana de *****. Era isto o que eu e muitos foristas defendiam desde inicio, é preferível ter os lugares vazios do que dá-los a adeptos dos estarolas que só vão a um estádio uma vez por ano e que só sabem criar conflitos e desrespeitar tudo e todos.
Não é a por os lucros à frente do conforto e segurança dos sócios e adeptos do clube que se fomenta a paixão pelo mesmo. Ao contrário do que vários foristas aqui opinavam, vender os bilhetes de público aos adeptos visitantes (digam-se estarolas) de forma quase aleatória era (ou é) uma das principais razões para a diminuição das assistências no estádio ano após ano. Foi isto anos a fio e claro, muitas pessoas atingem o limite e não estão para se chatear mais... quer nestes jogos mais 'importantes' quer nos restantes.
Espero bem que isto não seja apenas uma noticia para acalmar o ruído ensurdecedor que se começava a criar e que seja posta em prática já para a próxima época.
O forum de "reserva": https://superbraga.freeforums.net
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1267 em: 30 de Abril de 2019, 21:28 »
Finalmente... mas o trabalho não pode ficar por aqui, agora falta fazer o resto encher o restante estádio com braguistas e potenciais braguistas, temos cidade, região e clube para isso:

- Se a politica de horários mais decentes se mantiver só por si acredito que já serão mais uns milhares nos jogos.

- Fazer regressar os muitos sócios que abandonaram (uma campanha de amnistia para os sócios que abandonaram? Parece-me bem)

- Passar estes 1500 para a Poente para promover ao máximo o braguismo via TV e afins

- Captar a vaga de emigrantes que é cada vez maior na cidade/região

- Fun zone na Alameda para convívio dos adeptos e para captar ainda mais interesse de ir ao estádio, nomeadamente as crianças

- Etc etc etc
« Última modificação: 30 de Abril de 2019, 22:31 por Old School »
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
Anuncios M
Anuncios M
gverreiro-braga Iniciados
  • *
  • 7
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1268 em: 30 de Abril de 2019, 22:15 »
Finalmente... mas o trabalho não pode ficar por aqui, agora falta fazer o resto encher o restante estádio com braguistas e potenciais braguistas, temos cidade e clube para isso:

- Se a politica de horários mais decentes se mantiver só por si acredito que já serão mais uns milhares nos jogos.

- Fazer regressar os muitos sócios que abandonaram (uma campanha de amnistia para os sócios que abandonaram? Parece-me bem)

- Passar estes 1500 para a Poente para promover ao máximo o Braguismo via TV e afins

- Fun zone na Alameda para convívio dos adeptos e para captar ainda mais interesse de ir ao estádio, nomeadamente as crianças

- Etc etc etc
retificação das cotas, principalmente para crianças, correspondêntes, familias numerosas... bilhetes de acompanhantes para socio menores "retirando jogos grandes"
jcm300
jcm300 Juniores
  • ***
  • 423
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1269 em: 30 de Abril de 2019, 22:33 »
Para mim o que se devia fazer para melhorar o estádio é o seguinte:

- Fechar a bancada superior nascente de vez, colocar lá uma tarja grande de apoio ao Braga, ou arranjar um pratrocinador. A bancada nascente superior é a que tem menos condições. Para justificar fechar a bancada nem que se dissesse que é por questões de segurança , e não digo apenas contra os grandes, mas contra todos os clubes. Infelizmente não temos gente suficiente para já para encher o estadio mas com esta alteração o estádio ficaria bem mais composto, o que incentivaria a mais pessoas a ir ao futebol e melhoraria em muito o ambiente atual (quem sabe até daqui a 5 anos reabrir a bancada porque já não chega....). A poente deve ser a bancada com melhores acessos tanto para a bancada inferior como para a superior e com isto ficaria bem mais composta.

- Colocar uma bancada amovível como há/havia em Paços atrás da baliza virada para o ecrã com 5% da lotação do estádio (contando já com a bancada fechada) para os adeptos visitantes. Teria-se de fazer uma entrada (a entrada até se pode fazer em parte pela entrada dos jogadores) mas aí nessa zona há espaço suficiente até pra fazer um parque para autocarros apenas para os adversários (nem que seja de terra, não me parece que fosse algo caro).

- Jogos com os três porcos, vender apenas bilhetes para associados. Talvez acompanhante mas apenas para sócios com pelo menos 1 ano de sócio (fazer a mesma restrição para a compra de bilhetes, para evitar chicos espertos).

- Por fim, difícil de se fazer mas que é realmente necessário, tentar arranjar forma de agasalhar mais as bancadas tanto de lado como de cima, as bancadas no inverno são frias e com muita chuva (já para não falar que no verão são o contrário..... Engenheiros/arquitetos dizem-se eles.....).

Penso que com estas alterações já teríamos um estádio bem mais acolhedor e apelativo. Bem sei que parte das minhas propostas ou não se faz porque o estádio vai ser vendido ou porque o arquiteto não deixa, etc, etc. Mas uma coisa é certa, temos de mudar algo, assim como estamos não dá.

Se me escapou algo ou se haveria alguma forma melhor de resolver, comentem

Enviado do meu ONE E1003 através do Tapatalk
Duarte
Duarte Equipa Principal
  • *****
  • 3844
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1270 em: 30 de Abril de 2019, 23:44 »
Alguém sabe informar da viabilidade da mudança da CS para a nascente superior?
As bancadas (mesas) destinadas à CS ocupam um espaço razoável da poente superior que poderia ser utilizado em benefício dos sócios... fica a ideia!

Também já tinha dado essa ideia. Colocar essa escumalha na pior bancada do estádio e levar com as claques dos adversários ao lado.
Assim também passariam a filmar a poente que actualmente anda mais composta e é a melhor bancada do estádio.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com
Anuncios G
Guerreiro03 Equipa Principal
  • *****
  • 1717
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1271 em: 01 de Maio de 2019, 12:43 »
Alguém sabe informar da viabilidade da mudança da CS para a nascente superior?
As bancadas (mesas) destinadas à CS ocupam um espaço razoável da poente superior que poderia ser utilizado em benefício dos sócios... fica a ideia!

Também já tinha dado essa ideia. Colocar essa escumalha na pior bancada do estádio e levar com as claques dos adversários ao lado.
Assim também passariam a filmar a poente que actualmente anda mais composta e é a melhor bancada do estádio.
Em termos práticos era excelente , em termos técnicos , não sei se era possível

Enviado do meu Aquaris U Plus através do Tapatalk

Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1272 em: 01 de Maio de 2019, 15:21 »
Era o que alguns mereciam pela pouca isenção com que nos tratam mas só de pensar que possivelmente deixaríamos, entre outras coisas, de poder fazer coreografias como a do último jogo já não gosto da ideia.

Nascente superior e inferior cheia de braguistas é esta imagem que gostaria que o mundo visse do nosso estádio, acredito que esse dia vai chegar e na minha opinião ,se as coisas fossem bem feitas, já hoje poderia ser uma realidade.
« Última modificação: 01 de Maio de 2019, 15:30 por Old School »
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
Guerreiro03 Equipa Principal
  • *****
  • 1717
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1273 em: 01 de Maio de 2019, 15:25 »
Era o que alguns mereciam pela pouco isenção com que nos tratam mas só de pensar que deixaríamos, entre outras coisas, de poder fazer coreografias como a do último jogo já não gosto da ideia.
Mereciam era uma bancada de imprensa , mesmo no meio da claque

Enviado do meu Aquaris U Plus através do Tapatalk

PAF Equipa Principal
  • *****
  • 6005
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1274 em: 01 de Maio de 2019, 16:58 »
Era o que alguns mereciam pela pouca isenção com que nos tratam mas só de pensar que possivelmente deixaríamos, entre outras coisas, de poder fazer coreografias como a do último jogo já não gosto da ideia.

Nascente superior e inferior cheia de braguistas é esta imagem que gostaria que o mundo visse do nosso estádio, acredito que esse dia vai chegar e na minha opinião ,se as coisas fossem bem feitas, já hoje poderia ser uma realidade.
Old school
Fechas a bancada poente e passa a ser uma realidade... não tens outra forma de encheres a bancada nascente.
Já podiam estar cheias? Infelizmente nem em sonhos!
Podíamos ter mais gente com boas politicas, mas ter a bancada nascente cheia é simples utopia. Nós desde a inauguração enchemos 1 ou 2 vezes o estádio com bilhetes grátis, fora disso o máximo que tivemos sozinhos deve andar pelos 20 e poucos mil com borlas. A pagar exceptuando o jogo da meia final da liga europa nunca tivemos mais que 20 mil num jogo (diria que provavelmente a pagar bilhete normal nem 15mil, embora me possa estar a falhar algum jogo).

Nem com todos os sócios pagantes dentro do estádio enchíamos 3 bancadas, nem nos melhores dias.
E convém referir que a nascente é a pior bancada do estádio! Ninguém quer ir para lá, a não ser que chova ou seja obrigado.
Se conseguíssemos crescer 3,4 ou 5% ao ano já seria muito bom, neste momento estamos em queda como mais coisa menos coisa está o futebol português nos últimos anos.
Digamos que chamar gente é fácil, manter a longo prazo é dificil, muitos poucos ficam, como em qualquer negócio (embora muitos ainda achem que o futebol não é um negócio)
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1275 em: 01 de Maio de 2019, 18:30 »
Paf respeito a tua naturalmente mas não tenho a mesma visão, podes achar uma utopia mas acredito realmente no que disse.

Não vou falar muito para trás para não correr o risco de ser injusto com outras direcções que não vivi no clube mas nas últimas décadas o clube, a meu ver, muito pouco fez para trabalhar a marca Braga e a captação e fidelização dos seus adeptos (méritos desportivos à parte) e mesmo assim já chegamos a atingir mais de 30 000 sócios não vou referir se eram pagantes ou não e, com todo o respeito, se calhar alguns já nem deviam estar entre nós mas mesmo assim já era um bom número e praticamente sem fazermos nada neste aspecto imagina se tivéssemos tido uma boa estratégia de médio e longo prazo, sei que por exemplo, nos ultimos anos fizemos umas visitas a escolas entre outras coisas mas para mim é muito pouco do que se pode fazer, veja-se por exemplo o que é feito na NBA para mim dos melhores a trabalhar estas matérias.

Não vou lançar aqui novamente o que deveria ser feito já fui deixando algumas ao longo dos anos é ver esses tópicos e nos dias de hoje ainda muito mais pode ser feito com as possibilidades que a tecnologia nos dá, por exemplo, ao nível dos programas de fidelização (por exemplo, que vantagens eu tenho se for ver todos os jogos em casa em relação a um sócio que vá lá uma vez? no nosso clube e acho que em todos de Portugal nenhuma, ainda estamos muito atrasados no que toca ao marketing desportivo então no nosso clube é praticamente inexistente).

Digo só que estamos na 3ª maior cidade do país, capital de uma região, cidade que só tem um clube na 1ª Liga, ao contrário por exemplo do Porto e Lisboa, e, do meu ponto de vista, neste aspecto, muito mal aproveitada, com as devidas distâncias poderíamos ser um "Bilbao", à nossa escala, ao nível de adeptos se o bairrismo e o amor ao clube da cidade e a "militância braguista" já tivesse sido trabalhada há muitos anos a esta parte, respeito quem tenha opinião diferente, acredito até que seja a maior parte, mas esta é a minha.
« Última modificação: 01 de Maio de 2019, 18:38 por Old School »
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 6005
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1276 em: 01 de Maio de 2019, 19:23 »
Eu acredito que a tua opinião é sincera, mas há a opinião e há a realidade.
Começar pelo fim, a realidade portuguesa não tem comparação possível com nenhum país europeu (pelo menos que eu conheça). Só aí tens uma limitação gigantesca. E a comparação com um qualquer Bilbao morre ainda antes sequer de ser possível. Bilbao tem dezenas de anos de historia por trás, como representatividade de uma região e de uma luta, diria até que é quase um clube único no mundo, coisa que o Braga nem em sonhos pode ser hoje em dia, tem zero de semelhanças. Para o ser teria que começar hoje a trabalhar para o ser daqui a 30 ou 40 anos ou mais. Sendo que hoje em dia esse espírito é muito, mas muito mais dificil de conseguir, os valores nas últimas décadas mudaram muito e diga-se já nem o Bilbao é o que já foi e no futuro dificilmente voltará a ser. Hoje o pessoal é capaz de ser fanático pelo clube e daqui por 4 ou 5 meses já nem pôr os pés no estádio (acho que toda a gente conhece casos desses).
O caso do porto é até um bom exemplo da dificuldade que é crescer no país e até na própria cidade. Hoje em dia depois de décadas a ganhar ainda tens dezenas de milhares de benfiquistas no Porto. Imagina o Braga, sem ganhar nada parecido e ainda com handicap de ter muita gente vinda dos arredores sem ligação à cidade e menos ainda ao clube.
Há 3 clubes que há décadas dominam a preferência clubística no país, inclusive na nossa cidade. ainda hoje o Braga está longe, mas a kilometros de ser o clube preferido das gentes da cidade. E porquê? Porque ninguém muda de clube, 2º porque a preferência clubística muda de pais para filhos, 3º porque mesmo mudando vais demorar 15/20/30 anos para ver a mudança efetivar-se.
Nos anos 90 tivemos 30mil sócios, porque simplesmente não havia recontagem  e as que haviam era para inglês ver, sendo que se bem se lembram eram famosas as filas de sócios antes da cada jogo grande, vá-se lá saber porquê! Efetivos eram os 6 ou 7mil que iam aos jogos e pouco mais e mesmo assim quando cá vinha o slb era a tristeza que todos nós sabemos.
Mesmo hoje efetivos duvido que tenhamos sequer 15mil, pagantes e acima dos 18 anos (ou seja que podem votar) não sei se temos 10mil.
A realidade que tu imaginas infelizmente está ainda muito longe, é verdade que poderia estar mais perto, mas não o está porque o clube cometeu demasiados erros.
Sei que nas crianças há hoje em dia muitas, muitas mesmo que já são do Braga, mas os pais não são... primeiro que isso dê frutos ainda vamos ter que esperar.
E o ser do Braga, está ainda longe de ser "ir ao estádio". Há muito onde gastar dinheiro hoje em dia e em coisas bem mais interessantes que o futebol.
O crescimento que tivemos no início da década também não foi sustentado, foi um balão que encheu com a euforia do crescimento, da novidade que eram os resultados e que naturalmente se esfumou com a mesma velocidade com que chegou.
Depois veio a crise, foi no momento exato em que nos poderíamos ter imposto, vieram os aumentos de cotas e tivemos desde sempre o handicap do estádio e acessos, que é uma porcaria (não o disse em cima, mas se querem realmente chamar pessoal para uma bancada superior, obviamente tem que ser a Poente, é a melhor bancada do estádio de longe.)
A isso acrescenta-se os muitos casos de violência, a porcaria que é o futebol português e tens a utopia daquilo que tu pensas ser possível.

Até admito que possamos crescer rápido, como crescemos há 10anos, mas será sempre fogo de vistas a curto prazo.
Fazer do futebol uma festa? Estilo NBA? Era bonito, mas em Portugal é para já utopia, falta tudo para ser algo parecido. O Braga pode tentar, uns insufláveis custam 150€ para alugar e barracas de bifanas até vão para lá de borla, é preciso é que haja gente para usufruir, o que duvido. Há os horários, mas também não há esse hábito por cá. O pessoal chega todo em cima da hora (eu sou um bom exemplo disso)
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16467
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1277 em: 01 de Maio de 2019, 21:25 »
Não sei em que realidades paralelas vive o pessoal. O pior é que a direção vive nessa mesma realidade alternativa em que volta e meia fala em estádio o cheio como se fosse só estalar os dedos e não um trabalho de décadas.

Depois tanto se diz que encher o estádio é fácil apesar de 15 anos e centenas de jogos o negarem, como se deve fechar bancadas e não vender bilhetes.

Os clubes quando estão na mó de baixo, gera se um sentimento extra de união e precisam também de ter gente no estádio. E assim belenenses e beira mar conseguem encher estádios na distrital quando na liga nem 1000 pessoas tinham. Mas também não pagam o mesmo e um jogo de distrital é geralmente mais atrativo pra familia que a Liga.

Vemos também estádios cheios em clubes que lutam para subir. Porque se estao em primeiro ganham muitos jogos e porque os clubes precisam de apoio para subirem e os bilhetes são de borla ou quase. Foi o vitoria, o leixoes, o trofense é agora o Famalicão, onde até café e pão com chouriço oferecem. Em coimbra até ofereçam piza a quem foi. Faz diferença essa coisinha? Veham o estádio deles.

E depois na I Liga? No primeiro ano alguns ainda aguentam uma audiência boa, a partir daí não. Primeiro o clube vai logo ao bolso. Isto agora é a sério. Segundo horários de *****. Terceiro e mais importante: passam a jogar muito menos e a perder muito mais. A exigência tb aumenta e o clima piora.

As pessoas não gostam de perder. Quanto mais um clube ganhar mais gente terá. Por isso existem os 3 grandes. E lá fora também existem os grandes.

Só que lá fora existem várias coisas que não existem cá e faz a diferença nos estádios: ganha se muito mais (€), têm um produto muito mas muito melhor,  e os clubes ganham muito mais vezes. Um Brighton sabe que têm hipóteses reais de bater um city e mesmo perdendo será um bom espetáculo competitivo com bom ambiente. Um Bilbao além de ser um clube-nação (e uma cidade muito maior (€) que o Porto) e trazer uma enorme história,  pode num ano lutar pra não descer e no outro estar em 5o 6o. Não é o Getafe que está em posição champions? Um clube que há meia duzia de anos ninguém fora daquela zona conhecia?

Aqui são sp os mesmos clubes, estratificados, e quando conseguem surpreender, não têm pré inscrição feita e lá vão outra vez os mesmos fazer 2 jogos na LE.

Enviado do meu SM-J610FN através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.
Kwanza99
Kwanza99 Equipa Principal
  • *****
  • 1299
  • Os Kwanzas do Dyego
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1278 em: 01 de Maio de 2019, 22:52 »
Eu acredito que a tua opinião é sincera, mas há a opinião e há a realidade.
Começar pelo fim, a realidade portuguesa não tem comparação possível com nenhum país europeu (pelo menos que eu conheça). Só aí tens uma limitação gigantesca. E a comparação com um qualquer Bilbao morre ainda antes sequer de ser possível. Bilbao tem dezenas de anos de historia por trás, como representatividade de uma região e de uma luta, diria até que é quase um clube único no mundo, coisa que o Braga nem em sonhos pode ser hoje em dia, tem zero de semelhanças. Para o ser teria que começar hoje a trabalhar para o ser daqui a 30 ou 40 anos ou mais. Sendo que hoje em dia esse espírito é muito, mas muito mais dificil de conseguir, os valores nas últimas décadas mudaram muito e diga-se já nem o Bilbao é o que já foi e no futuro dificilmente voltará a ser. Hoje o pessoal é capaz de ser fanático pelo clube e daqui por 4 ou 5 meses já nem pôr os pés no estádio (acho que toda a gente conhece casos desses).
O caso do porto é até um bom exemplo da dificuldade que é crescer no país e até na própria cidade. Hoje em dia depois de décadas a ganhar ainda tens dezenas de milhares de benfiquistas no Porto. Imagina o Braga, sem ganhar nada parecido e ainda com handicap de ter muita gente vinda dos arredores sem ligação à cidade e menos ainda ao clube.
Há 3 clubes que há décadas dominam a preferência clubística no país, inclusive na nossa cidade. ainda hoje o Braga está longe, mas a kilometros de ser o clube preferido das gentes da cidade. E porquê? Porque ninguém muda de clube, 2º porque a preferência clubística muda de pais para filhos, 3º porque mesmo mudando vais demorar 15/20/30 anos para ver a mudança efetivar-se.
Nos anos 90 tivemos 30mil sócios, porque simplesmente não havia recontagem  e as que haviam era para inglês ver, sendo que se bem se lembram eram famosas as filas de sócios antes da cada jogo grande, vá-se lá saber porquê! Efetivos eram os 6 ou 7mil que iam aos jogos e pouco mais e mesmo assim quando cá vinha o slb era a tristeza que todos nós sabemos.
Mesmo hoje efetivos duvido que tenhamos sequer 15mil, pagantes e acima dos 18 anos (ou seja que podem votar) não sei se temos 10mil.
A realidade que tu imaginas infelizmente está ainda muito longe, é verdade que poderia estar mais perto, mas não o está porque o clube cometeu demasiados erros.
Sei que nas crianças há hoje em dia muitas, muitas mesmo que já são do Braga, mas os pais não são... primeiro que isso dê frutos ainda vamos ter que esperar.
E o ser do Braga, está ainda longe de ser "ir ao estádio". Há muito onde gastar dinheiro hoje em dia e em coisas bem mais interessantes que o futebol.
O crescimento que tivemos no início da década também não foi sustentado, foi um balão que encheu com a euforia do crescimento, da novidade que eram os resultados e que naturalmente se esfumou com a mesma velocidade com que chegou.
Depois veio a crise, foi no momento exato em que nos poderíamos ter imposto, vieram os aumentos de cotas e tivemos desde sempre o handicap do estádio e acessos, que é uma porcaria (não o disse em cima, mas se querem realmente chamar pessoal para uma bancada superior, obviamente tem que ser a Poente, é a melhor bancada do estádio de longe.)
A isso acrescenta-se os muitos casos de violência, a porcaria que é o futebol português e tens a utopia daquilo que tu pensas ser possível.

Até admito que possamos crescer rápido, como crescemos há 10anos, mas será sempre fogo de vistas a curto prazo.
Fazer do futebol uma festa? Estilo NBA? Era bonito, mas em Portugal é para já utopia, falta tudo para ser algo parecido. O Braga pode tentar, uns insufláveis custam 150€ para alugar e barracas de bifanas até vão para lá de borla, é preciso é que haja gente para usufruir, o que duvido. Há os horários, mas também não há esse hábito por cá. O pessoal chega todo em cima da hora (eu sou um bom exemplo disso)

"Em concreto? Nem a camara informa!"

Cheguei a uma parte em que não consegui ler tudo com a mesma lucidez e peço-te desculpa se estiver a ser injusto, mas então porque vivemos em realidades e tempos distintos não vale de nada tomar medidas e fomentar o crescimento ou, no limiar, amor pelo clube da cidade?

Sendo tudo isso que disseste verdade, a direção não pode deixar de proporcionar bons momentos aos seus associados/adeptos assim como não pode deixar de tentar captar mais. Para isso é preciso estratégia, dinamismo e criatividade...3 coisas que esta tem revelado não ter.

Mas acho que estamos todos de acordo que o Braguismo não tem sido valorizado e devia.
Zauuu ⚔️🔴⚪️
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 6005
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1279 em: 01 de Maio de 2019, 23:31 »
Kwanza
Não percebi a frase entre aspas.
No resto o meu texto surge no seguimento do que disse o old school que poderíamos ter a bancada nascente superior cheia e que aparentemente é fácil levar gente ao estádio.
Eu apenas me limitei a citar as muitas dificuldades existentes e que comparar com o Bilbao ou outros países não faz sentido porque Portugal é um mercado sem igual.
Isto em nada invalida a nulidade do trabalho feito pelo Braga no passado e muito menos que se deve trabalhar para o futuro.
É isto que defendo, trabalhar para o futuro, e o futuro é amanhã, mas é daqui a 10, 20 anos. Trabalhar para amanhã diria é até fácil.
A atitude do clube deve mudar radicalmente, já devia ter mudado à muito e há muito a fazer.
Claro que vale a pena fazer tudo e mais alguma coisa para ligar a cidade ao clube, é indispensável para o futuro.
 

Anuncios M