Quantcast
Estádio Municipal de Braga
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Estádio Municipal de Braga
3238 Respostas
512187 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Bracarense
Bracarense Equipa Principal
  • *****
  • 2140
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1140 em: 07 de Dezembro de 2018, 13:23 »
Podíamos ter um estádio construído no meio da avenida central que as nossas médias seriam mais ou menos iguais a estas.
O adepto português só vai ao futebol se a equipa estiver na senda das vitórias. Se o Braga continuar a lutar pelo título aposto que no último terço do campeonato, seja a que horas for, o estádio terá sempre mais de 15000 nas bancadas, as claques terão mais elementos e a pedinchince por convites será superior à oferta.
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16453
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1141 em: 07 de Dezembro de 2018, 13:57 »
O Estádio do Lille em 3 horas transforma se de campo futebol em sala espetáculos. Mas todo o projecto custou 618 milhões (entre estadio, sala espetaculos com os hidraulicos, sistema anti-sismico, hotel/restaurantes e parques estacionamento).

A parte anti sismica (quase 200M) vieram à posteriori (pós Fukushima) e foi bonito ver quem pagava (Câmara, governo regional etc).

Eventos como o Race of Champions chegaram a correr no Dragão ou Wembley e os custos eram assumidos pela empresa (e os lucros tb). Agora fazem no em localizações mais tropicais que estão dispostas a pagar por isso (onde o dinheiro nasce do subsolo).

Já no algarve chegou a ser feita super especial para chegar à conclusão que valia mais fazer 300km pra lisboa, 2 voltas e 300km pra baixo (agora em é Lousada, Baltar e Braga ou Porto).

Diga se que mesmo para uma ROC no nosso estádio seria complicado por falta de espaço dos lados da pedreira.

Mas claro que se podia (e deveria) fazer muito mais eventos no estadio (Liga das Nações) se se chorasse menos e trabalhasse mais
Quem não sente não é filho de boa gente.
Anuncios M
Anuncios M
Kwanza99
Kwanza99 Equipa Principal
  • *****
  • 1299
  • Os Kwanzas do Dyego
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1142 em: 07 de Dezembro de 2018, 14:00 »
Continuo achar um estádio para 10 000 espectadores, que acho que é que leva o do Marítimo curto, para mim baixar dos 30 000 é um erro. Penso que, quem nos quer mal, passa tanto a lenga lenga que o Braga "não tem adeptos" que até nós acabávamos por ficar influenciados.

Não sei se têm noção, eu pensei que era menos, mas, neste momento, a nossa média de espectadores por jogo na Liga, segundo dados oficiais, é de 11 372, e só recebemos um "grande" e foi a uma 2ª feira até com o V.Guimarães que é um jogo que normalmente tem uma boa casa jogamos fora, e com os nossos torniquetes a funcionar como sabemos e a ter os piores horários da Liga e sem fazer praticamente nada a nível de captação de adeptos ao estádio antes pelo contrário.

Muitos devem achar que é uma loucura imaginar um cenário como o que vou descrever e certamente até o é mas sonhar ainda não paga imposto...  imagino o Braga a sair dali e a construir um estádio funcional para 30 000 e com médias de 20 000 a 25 000 por jogo, sinceramente não acho isto o mais difícil porque sem fazer praticamente nada (tirando a parte desportiva) e a cometer erros atrás de erros na captação de adeptos ao estádio já conseguimos meter cerca de metade disto, difícil é construir o estádio... (os 100 milhões da NOS são mesmo reais e poderia uma parte ser canalizada?... infelizmente, não creio )  Por outro lado, a  Câmara ou num cenário ideal uma empresa/departamento só para gerir e rentabilizar o estádio que passaria a monumento/atracão turística e "sala de espectáculos", passando a ser rentável ou pelo menos sustentável.

Pergunto, quantos dos turistas que visitam a cidade ou até o País sabem que aqui podem visitar o "Estádio mais original do mundo" e são verdadeiramente estimulados a fazê-lo? Se fosse transformado numa atracão turística creio que poderia ter bastante procura, acho que nesse caso até se poderia fazer daquela "obra de arte" uma marca, sugeria até dar-lhe um nome, "Estádio Municipal" é o que não falta por esse mundo fora.

Talvez seja loucura e provavelmente é mas consigo imaginar o estádio deixar de ser a nossa "casa" e passar a ser verdadeiramente um monumento uma das maiores atracções turísticas da cidade/região e ser transformado para tal, com visitas pensadas para serem uma boa experiência e memorável, sem ser preciso marcações, ser como um museu em que se chega, paga o bilhete e entras, ter em exposição como a obra foi criada, exposição de eventos que normalmente não acontecem num estádio e que lá se teriam realizado, maquetes, vídeos da obra, video do Abama  a falar do estádio, etc, etc acho que dava uma boa atracção turística eu pelo menos se fosse a uma cidade com algo do género gostaria de visitar.

Salvaguardando as devidas distâncias, recordo-me, por exemplo, que a Suécia foi buscar ao fundo do mar um navio de Guerra que afundou, trouxe-o para terra e dele fez um museu que hoje tem milhares de visitas (Vasa Museum, se quiserem pesquisar), do problema fizeram uma oportunidade, acho que temos de alargar horizontes no que aquele obra de milhões se pode transformar, como estádio para ver a bola não é muito funcional mas não é uma obra qualquer se o virmos de outro prisma, tentar fazer do problema uma oportunidade.

Quanto a eventos, não sou especialista na matéria mas com aquele formato de "sala de espectáculos gigante" que é o nosso estádio + a Alameda enorme ao lado como poucos têm muita coisa deve dar para fazer ali, e não me refiro apenas a espectáculo musicais, numa breve pesquisa no google encontrei imagens como isto:





Estádio do Lille transformou-se para receber a Taça Davis em ténis:
https://www.noticiasaominuto.com/desporto/1124544/eis-a-forma-como-um-estadio-de-futebol-se-transforma-num-court-de-tenis

Resumindo, deixem-me acreditar que se uma empresa competente tenta-se rentabilizar o estádio de duas formas poderíamos ter uma boa surpresa, de um lado como atração turistica, não haverá muita gente neste planeta que gostaria de visitar o "estádio mais original do mundo" e como foi criado ou até "uma sala de espectáculos única no mundo", vencedor do "nobel" da arquitectura, saibamos vende-lo como algo realmente singular e não apenas como um estádio diferente.

Por exemplo, que merchandising há do estádio "mais original do mundo" ou algo do género? Acho que tem bastante potencial para ganhar notoriedade nacional e internacional, alias é quase sempre referenciado quando se fala dos estádios mais originais do mundo e está a 5/10 minutos do nosso centro da cidade, não acham que estamos a desperdiçar algo?... E porque não, se ele passa-se a atracão turística, começar a integrar as campanhas que o País faz para se promover lá fora tendo aquele "monumento" também como bandeira, temos assim tantos prémios Pritzker em Portugal que aquela "obra de arte" é praticamente esquecida quando toca a promover o País lá fora?...

Sei que isto talvez seja utópico, que não é fácil e na prática as coisas são sempre mais complicadas mas penso que a haver alguma possibilidade a cidade deveria ser mais activa a tentar encontrar soluções e tentar rentabilizar aquela obra de arte, pelo menos tentar, assistir de braços cruzados à criação de um elefante branco que custou o que custou à espera que um dia seja deitado abaixo é que não me parece a melhor solução.

Completamente de acordo! Não és o único a sonhar e acreditar numa possibilidade dessas!

É exatamente isto que venho a defender mas que muito malta só pega nos textos pela metade. Existem 1001 soluções para se resolver o problema do estádio tanto do ponto de vista do clube como da CMB. Mas para isso é preciso que as duas partes se UNAM, se deixem de lamentações, de irresponsabilidade e dêem um passo em frente. Mas pelos vistos isso é uma coisa muito complicada de acontecer.
Zauuu ⚔️🔴⚪️
Observador
Observador Equipa Principal
  • *****
  • 2739
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1143 em: 12 de Dezembro de 2018, 11:53 »
Olhando para esta imagem,a zona não tem tudo para ser o "Mundo Braga?", apesar de tudo tenho a esperança que a segunda fase da cidade desportiva vai melhorar muita coisa, as bilheteiras tem de ser recolocadas e aquelas arvores entre as bilheteiras e o parque tem de ser repensadas (prejudicam a iluminação da entrada). Aquele primeiro portão tem de desaparecer, as pessoas tem de chegar mais perto do estádio.
Arsenalista
Arsenalista Equipa Principal
  • *****
  • 2710
  • Uma cidade, Um clube!
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1144 em: 12 de Dezembro de 2018, 12:20 »
Pela imagem, também me parece que um acesso apartir do final da Av. Artur Soares até à entrada nascente do estádio poderia ser uma realidade para facilitar o acesso ao mesmo.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva
D_PAC
D_PAC Equipa Principal
  • *****
  • 1779
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1145 em: 12 de Dezembro de 2018, 17:23 »
Há alguma data para o arranque da nova fase da Academia?
#VãoTerDeContarConnosco
Kwanza99
Kwanza99 Equipa Principal
  • *****
  • 1299
  • Os Kwanzas do Dyego
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1146 em: 12 de Dezembro de 2018, 17:52 »
Que bem que fica ali um bocadinho de cor...
Zauuu ⚔️🔴⚪️
TiagoHV
TiagoHV Equipa Principal
  • *****
  • 1178
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1147 em: 12 de Dezembro de 2018, 21:46 »
Que bem que fica ali um bocadinho de cor...


Por acaso não.... Não me F$%. só nao vai quem não quer....
Na derrota e na vitória!
Anuncios M
Anuncios M
AMartins
AMartins Equipa Principal
  • *****
  • 3394
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1148 em: 13 de Dezembro de 2018, 15:46 »
Que bem que fica ali um bocadinho de cor...


Aprovado!  ;)
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16453
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1149 em: 13 de Dezembro de 2018, 20:38 »
Por acaso dessa perspectivas as cadeiras vermelhas ficariam horríveis mas tb ninguém vê o estádio desta perspectiva.

Mas para pintar as cadeiras é "só" encher de Braguistas
Quem não sente não é filho de boa gente.
Cão Vadio
Cão Vadio Equipa Principal
  • *****
  • 1290
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1150 em: 18 de Dezembro de 2018, 10:29 »
Por acaso dessa perspectivas as cadeiras vermelhas ficariam horríveis mas tb ninguém vê o estádio desta perspectiva.

Mas para pintar as cadeiras é "só" encher de Braguistas
Nem mais!! E não irem de luto, como muitos vão, que nem sequer cachecol levam.
Quanto á obra fenomenal, o Souto M. deve-se ter inspirado numa caixa de ferramentas aberta...esqueceu-se foi de fechá-la completamente...deve ser da idade, coitado..!! Por isso é que não pára nada lá dentro. :( 
Tb nunca deve ter ido a um jogo de futebol, nem tão pouco teve o cuidado de se inspirar em um outro estádio qualquer, por esse mundo fora.
« Última modificação: 18 de Dezembro de 2018, 10:33 por Cão Vadio »
Anuncios G
Cão Vadio
Cão Vadio Equipa Principal
  • *****
  • 1290
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1151 em: 20 de Dezembro de 2018, 09:12 »
Ontem 19.12.2018, ouvi nas noticias da Antena Minho, vários notáveis da cidade de Braga, lembro que uma delas era Sameiro Araújo, dizerem que o estádio é realmente um "grande problema para a câmara Municipal", mas até aí já todos sabemos.
Para minha agradável surpresa, ouvi-os dizer que eram apologistas de pôr o estádio á venda, sei que parece esquisito e estranho, mas pode ser uma realidade.
Falaram que á pessoas para tudo no mundo, colecionadores ou mesmo empresas que possam estar interessadas naquilo para eventos ou outro tipo de actividade qualquer... ??? Quanto a mim, estão á vontade!
Arsenalista
Arsenalista Equipa Principal
  • *****
  • 2710
  • Uma cidade, Um clube!
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1152 em: 20 de Dezembro de 2018, 10:35 »
Ontem 19.12.2018, ouvi nas noticias da Antena Minho, vários notáveis da cidade de Braga, lembro que uma delas era Sameiro Araújo, dizerem que o estádio é realmente um "grande problema para a câmara Municipal", mas até aí já todos sabemos.
Para minha agradável surpresa, ouvi-os dizer que eram apologistas de pôr o estádio á venda, sei que parece esquisito e estranho, mas pode ser uma realidade.
Falaram que á pessoas para tudo no mundo, colecionadores ou mesmo empresas que possam estar interessadas naquilo para eventos ou outro tipo de actividade qualquer... ??? Quanto a mim, estão á vontade!

Que seja o SCB a comprá-lo.
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva
Observador
Observador Equipa Principal
  • *****
  • 2739
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1153 em: 20 de Dezembro de 2018, 11:26 »
Ontem 19.12.2018, ouvi nas noticias da Antena Minho, vários notáveis da cidade de Braga, lembro que uma delas era Sameiro Araújo, dizerem que o estádio é realmente um "grande problema para a câmara Municipal", mas até aí já todos sabemos.
Para minha agradável surpresa, ouvi-os dizer que eram apologistas de pôr o estádio á venda, sei que parece esquisito e estranho, mas pode ser uma realidade.
Falaram que á pessoas para tudo no mundo, colecionadores ou mesmo empresas que possam estar interessadas naquilo para eventos ou outro tipo de actividade qualquer... ??? Quanto a mim, estão á vontade!

Que seja o SCB a comprá-lo.

Seria o pior erro da historia do clube, já chega o erro histórico da autarquia.

O Braga vai comprar uma coisa que não tido nem achado na sua construção? Um imóvel completamente desvalorizado com lacunas graves para um estádio com custos elevadíssimos de manutenção (a aumentar todos os anos) e pior que tudo, um projeto onde para se mudar um parafuso de sitio o senhor arquiteto tem de concordar.

A autarquia sabe bem que o único comprador possível é o clube e anda a chorar por todos os cantos na cidade para colocar as pessoas da cidade contra o clube, mas em 2013 quando se candidataram já sabiam do estádio certo? Alias só falta pagar cerca de 20% do estádio ao banco.

Vai vender um imóvel a um externo onde o clube tem exclusividade de usar o espaço até 2035? lollllllllll, Ricardo e ser Ricardo.
Eskol Equipa Principal
  • *****
  • 2967
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1154 em: 20 de Dezembro de 2018, 15:42 »
O clube que fique queitinho que é como está melhor.
Entre comprar o estádio à CMB ou pegar no dinheiro e pegar-lhe fogo, esta segunda opção sai bem mais barata e ainda se aproveita o calor.

A CMB é que fez a borrada (não foi este executivo, mas quando se candidatam é sinal que aceitam receber o "legado" dos executivos anteriores) e infelizmente é a CMB o zé povinho que tem de lidar com as consequências. O clube meter-se ao barulho num problema que, apesar de tudo, não é diretamente seu só vai provavelmente levar à bancarrota do mesmo e sem benefício nenhum inerente.
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1155 em: 20 de Dezembro de 2018, 22:00 »
Muitos já devem ter ouvido falar desta história mas recordo que a Torre Eiffel teve para ser demolida pouco tempo depois de ter sido construída porque vários parisienses achavam que era um mamarracho, o que a salvou foi ter uma antena de rádio que lhe tinha sido colocada, hoje é o monumento pago mais visitado do mundo...

Enquanto continuarmos a olhar para aquela obra apenas como um estádio dificilmente será rentabilizado, aquela obra de arte, na minha opinião, pode ser muito mais que isso, que se abram horizontes e se ponha a cabeça a funcionar no que aquele prémio Pritzer se pode transformar.
 Registado
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16453
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1156 em: 20 de Dezembro de 2018, 22:16 »
Muitos já devem ter ouvido falar desta história mas recordo que a Torre Eiffel teve para ser demolida pouco tempo depois de ter sido construída porque vários parisienses achavam que era um mamarracho, o que a salvou foi ter uma antena de rádio que lhe tinha sido colocada, hoje é o monumento pago mais visitado do mundo...

Enquanto continuarmos a olhar para aquela obra apenas como um estádio dificilmente será rentabilizado, aquela obra de arte, na minha opinião, pode ser muito mais que isso, que se abram horizontes e se ponha a cabeça a funcionar no que aquele prémio Pritzer se pode transformar.
 Registado
A Torre Eiffel foi construída para a exposição mundial e era suposto só ficar erguida 20 anos (estava no contrato da época). Depois como era muito boa para a antena que tinha no topo manteve-se. Outro exemplo é o Padrão dos Descobrimentos (também era só para a exposição mundial, em gesso e fez-se uma de pedra para ficar definitiva) ou a London Eye (construída com a condição inicial de só lá estar 5 anos).

Mas como foram (e são) grandes sucessos mantiveram-se. Já esta coisa manhosa...
Pode ganhar prémios de arte e ser diferente, mas também se diz o mesmo de arte abstracta com meia dúzia de rabiscos. E os estádios da era moderna, na estrutura nem têm grande coisa para se visitar. É o que se vê nas fotos. Vai-se lá para sentir o peso da história, do talento que lá passou, da dimensão do clube, das noites magníficas. É por isso que se visita um Camp Nou ou Anfield Road (bastante feio como estádio até). Ou no meu caso o 1º de Maio, que causa-me muito maior impacto e admiração do que este. As minhas primeiras memórias do SC Braga é o 1º de Maio de vermelho (e algum branco). Apesar da pista de atletismo, de não ter cobertura e daquelas redes manhosas, parecia muito mais acolhedor. O mesmo posso dizer do velhinho Mário Duarte e do municipal de aveiro (que tem 3 problemas: ser demasiado grande, longe de tudo e cores escolhidas por um daltónico).

Mas claro que o clube e a cidade devem promover o EMB. Mas não esperem que traga 1/10 das pessoas que vêm visitar o IKEA.
Quem não sente não é filho de boa gente.
tiagoscb1921
tiagoscb1921 Iniciados
  • *
  • 92
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1157 em: 20 de Dezembro de 2018, 23:01 »
Há certas questões que me intrigam completamente. Era previsto o nosso estádio custar cerca de 32M€, e hoje o seu custo vai em 180M€. Não sei se nós (sócios) temos noção mas esse valor é o valor de um estádio de topo mundial, e o nosso em nada representa esse estatuto.
Algo falhou e muito há 16 anos atrás, nunca percebi o porquê de querer ter algo super “diferente” em vez de investir em praticidade e simplicidade. Construíram um estádio brutal para os turistas do Euro 2004 ficarem deslumbrados e no entanto só houve 2 jogos do Euro aqui...
Dou o exemplo do estádio do Southampton, custou cerca de 30M€ e é um estádio lindo e acolhedor, até mesmo o estádio dos nossos vizinhos espanhóis custou 29M€ e é acolhedor, e o principal, está numa localização super favorável, ao contrário do nosso que está na periferia da cidade.

Mas, mais importante do que apresentar os problemas é tentar resolvê-los e falta nos essa atitude, aqui no fórum há muitas ideias interessantes mas quem manda realmente nisto parece que não tem cérebro para pensar um bocado em soluções.

Penso que uma boa ideia para dinamizar a área envolvente ao nosso estádio era surgirem postos comerciais como os dos 3 eucaliptos têm (por exemplo alguma loja de nome no terreno que eram suposto ser as piscinas olímpicas - que ainda não percebi a 100% se aquilo vai ser utilizado para o pavilhão multiusos ou não - )
"Nasci em Braga, Torço por Ti!"

APOIA O CLUBE DA TUA TERRA! SC BRAGA 1921
Kwanza99
Kwanza99 Equipa Principal
  • *****
  • 1299
  • Os Kwanzas do Dyego
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1158 em: 25 de Janeiro de 2019, 17:17 »
Apresentação do projecto de renovação/requalificação do estádio Dall'Ara, onde joga a equipa do Bolonha: https://infoazionariatopopolarecalcio.blogspot.com/2019/01/ecco-il-nuovo-dallara-il-progetto-di.html?fbclid=IwAR1fNjuWnQEE-ecZBa2ibljmfnMhTvVJ6Hsm0lBprEM6x0aD72P1e_yTM9Q

- O projecto contempla a redução de 31000 para 27000 lugares;
- As bancadas irão ficar mais próximas do relvado. A título de exemplo a bancada Bernardini passará a distar 7,5m do relvado ao invés dos anteriores 18m;
- Ainda não consegui descobrir quanto vai custar a empreitada;

Chamou-me à atenção pelo fato de ser ainda mais antigo que o nosso velhinho 1º de Maio, mas ter uma estrutura e construção idêntica. É a prova de que quando há vontade as coisas podem ser feitas, conjugando história com inovação.

Custa-me ver isto, pela oportunidade que perdemos de fazer o mesmo.
Zauuu ⚔️🔴⚪️
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16453
  Re: Que fazer para ter um EMB "à maneira"?
« Responder #1159 em: 25 de Janeiro de 2019, 18:48 »
Apresentação do projecto de renovação/requalificação do estádio Dall'Ara, onde joga a equipa do Bolonha: https://infoazionariatopopolarecalcio.blogspot.com/2019/01/ecco-il-nuovo-dallara-il-progetto-di.html?fbclid=IwAR1fNjuWnQEE-ecZBa2ibljmfnMhTvVJ6Hsm0lBprEM6x0aD72P1e_yTM9Q

- O projecto contempla a redução de 31000 para 27000 lugares;
- As bancadas irão ficar mais próximas do relvado. A título de exemplo a bancada Bernardini passará a distar 7,5m do relvado ao invés dos anteriores 18m;
- Ainda não consegui descobrir quanto vai custar a empreitada;

Chamou-me à atenção pelo fato de ser ainda mais antigo que o nosso velhinho 1º de Maio, mas ter uma estrutura e construção idêntica. É a prova de que quando há vontade as coisas podem ser feitas, conjugando história com inovação.

Custa-me ver isto, pela oportunidade que perdemos de fazer o mesmo.
Falam em re-styling. Na apresentação falam em valorizar e recuperar o monumento retirando toda a estrutura metálica introduzida para o mundial de 90 (as bancadas estão sobre uma estrutura metalica). Mas pelas imagens vão mandar abaixo os 2 topos e fazer de novo em formato rectangular. As 2 centrais e a torre ficam como construídas em 1927 com cadeiras, cobertura e iluminação nova.

A obra está orçada em 70 milhões sendo 40 a pagar por uma empresa privada (não sei se é só patrocinadora/naming, provavelmente também ficará com exploração comercial do estádio) e 30 pela Câmara municipal, que é a dona do estadio e que gastava todos os anos umas massas em manutenção

Enviado do meu SM-J510FN através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.
 

Anuncios M