Quantcast
Porque somos Bracarenses?
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Porque somos Bracarenses?
107 Respostas
20480 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
cardoso
  Re: Porque somos Bracarenses?
« Responder #60 em: 02 de Maio de 2007, 15:46 »
O único sentimento de revolta deste Braguista é saber que está a ser confundido com alguém que não é capaz de sacrificar uma unha que seja pelo clube que diz ser adepto... Lembro aqui todos aqueles que, independentemente do resultado, ficam no seu lugar até o arbitro apitar pela ultima vez, todos aqueles que aplaudem quando a equipa perde, todos aqueles que foram esperar a equipa ao aeroporto no fim de um jogo para a Taça UEFA, não só quando ganhou mas também quando perdeu, lembro alguém que apesar de ser sócio preferiu comprar um bilhete de público do que ir embora porque a espera iria ser demorada para tirar bilhete de sócio e iria perder o principio do jogo, todos aqueles que lutam, assim, pela verdade e genuinidade clubistica. É por tudo isto que, olhando para trás e vendo-me naquela criança sinto um enorme orgulho e agradeço a que me ensinou a ser assim...



Este texto do Braga Forever é talvez o melhor texto alguma vez publicado no superbraga.
E esta parte que citei está cheia de significado.
Parabéns. Fico à espera de mais...
bata Juniores
  • ***
  • 345
  Re: Porque somos Bracarenses?
« Responder #61 em: 02 de Maio de 2007, 16:13 »
Ainda não tinha lido o texto, é simplesmente ESPECTACULAR, retrata fielmente o porque de muitos adeptos não serem do SC BRAGA. Está uma mensagem muito bem conseguida, pois toca a quem a lê, ou será por sermos bracarenses que nos emociona.
ESTA MENSAGEM DEVERIA CORRER TODAS AS JUNTAS DE FREGUESIA DE BRAGA, CAFÉS E ESCOLAS E CERTAMENTE AUMENTARIAMOS O Nº DE ASSOCIADOS.

MUITOS PARABENS AO AUTOR.

VIVA O SC BRAGA!!!
FORÇA GVERREIROS DO MINHO!!!
Anuncios M
Anuncios M
jeba Equipa Principal
  • *****
  • 1277
  • Sócio 1140... desde 1980...
  Re: Porque somos Bracarenses?
« Responder #62 em: 02 de Maio de 2007, 22:43 »
EU VOU PEDIR A UM AMIGO MEU QUE TRABALHA NUMA RÁDIO PARA ELE PASSAR ESSE TEXTO NO PROGRAMA. ELE É BRACARENSE E UM ACÉRRIMO DEFENSOR DO NOSSO ENORME...

WWW.CIDADEHOJE.PT

DAS 14 AS 19...PARA QUEM QUISER OUVIR
Nemec
Nemec Juniores
  • ***
  • 567
  Re: Porque somos Bracarenses?
« Responder #63 em: 03 de Maio de 2007, 02:32 »
Este texto do Braga Forever é talvez o melhor texto alguma vez publicado no superbraga.
E esta parte que citei está cheia de significado.
Parabéns. Fico à espera de mais...

Arrepiei-me agora... Nunca pensei que alguém colocasse aqui um texto meu  :-[ Agradeço por isso ao Braga Forever! Agradeço também a todos aqueles que o leram e que gostaram, o que é certo é que nunca pensei que iria tocar a tanta gente... Sou um mero desconhecido aqui no fórum, pois raramente dou a minha opinião e pessoalmente devo conhecer no máximo 6 ou 7 foristas (e se calhar, destes, nem todos sabem quem eu sou... :)) Aproveito o "lanço" para deixar também uma palavra de agradecimento ao Cardoso não só pelo comentário, mas também por me servir de inspiração e de me ter criado o bichinho de escrever sobre o Braga com as suas crónicas todas as sextas no DM. Quanto ao significado do excerto, eu não quis citar nomes, mas penso que os leitores mais assíduos e atentos aqui do forum saibam de quem eu estou a falar  ;) e no fundo reflecte aquilo que um Braguista é capaz... Fica aqui a promessa de novos textos, porque os que escrevi até aqui estão, grande parte deles, desactualizados... Quem sabe um dia o DM não me arranja um cantinho para eu escrever as minhas paranóias (isto já sou eu a alucinar ;D)
BRAGA FOREVER
BRAGA FOREVER Equipa Principal
  • *****
  • 6806
  • QUEM NÃO SENTE NÃO ENTENDE!
  Re: Porque somos Bracarenses?
« Responder #64 em: 03 de Maio de 2007, 11:42 »
Este texto do Braga Forever é talvez o melhor texto alguma vez publicado no superbraga.
E esta parte que citei está cheia de significado.
Parabéns. Fico à espera de mais...

Arrepiei-me agora... Nunca pensei que alguém colocasse aqui um texto meu  :-[ Agradeço por isso ao Braga Forever! Agradeço também a todos aqueles que o leram e que gostaram, o que é certo é que nunca pensei que iria tocar a tanta gente... Sou um mero desconhecido aqui no fórum, pois raramente dou a minha opinião e pessoalmente devo conhecer no máximo 6 ou 7 foristas (e se calhar, destes, nem todos sabem quem eu sou... :)) Aproveito o "lanço" para deixar também uma palavra de agradecimento ao Cardoso não só pelo comentário, mas também por me servir de inspiração e de me ter criado o bichinho de escrever sobre o Braga com as suas crónicas todas as sextas no DM. Quanto ao significado do excerto, eu não quis citar nomes, mas penso que os leitores mais assíduos e atentos aqui do forum saibam de quem eu estou a falar  ;) e no fundo reflecte aquilo que um Braguista é capaz... Fica aqui a promessa de novos textos, porque os que escrevi até aqui estão, grande parte deles, desactualizados... Quem sabe um dia o DM não me arranja um cantinho para eu escrever as minhas paranóias (isto já sou eu a alucinar ;D)


Parabéns Nemec!

O superbraga aguarda por mais textos fantásticos iguais a este. ;)

Abraço
S.C.BRAGA NÃO O MAIOR, MAS O MELHOR CLUBE DO MUNDO!
cardoso
  Re: Porque somos Bracarenses?
« Responder #65 em: 03 de Maio de 2007, 14:09 »
Este texto do Braga Forever é talvez o melhor texto alguma vez publicado no superbraga.
E esta parte que citei está cheia de significado.
Parabéns. Fico à espera de mais...

Arrepiei-me agora... Nunca pensei que alguém colocasse aqui um texto meu  :-[ Agradeço por isso ao Braga Forever! Agradeço também a todos aqueles que o leram e que gostaram, o que é certo é que nunca pensei que iria tocar a tanta gente... Sou um mero desconhecido aqui no fórum, pois raramente dou a minha opinião e pessoalmente devo conhecer no máximo 6 ou 7 foristas (e se calhar, destes, nem todos sabem quem eu sou... :)) Aproveito o "lanço" para deixar também uma palavra de agradecimento ao Cardoso não só pelo comentário, mas também por me servir de inspiração e de me ter criado o bichinho de escrever sobre o Braga com as suas crónicas todas as sextas no DM. Quanto ao significado do excerto, eu não quis citar nomes, mas penso que os leitores mais assíduos e atentos aqui do forum saibam de quem eu estou a falar  ;) e no fundo reflecte aquilo que um Braguista é capaz... Fica aqui a promessa de novos textos, porque os que escrevi até aqui estão, grande parte deles, desactualizados... Quem sabe um dia o DM não me arranja um cantinho para eu escrever as minhas paranóias (isto já sou eu a alucinar ;D)

Caro Nemec
em primeiro lugar devo-te um enrme pedido de DESCULPAS por ter entendido que o texto era do Braga Forever. Depois de ler o texto com entusiasmo, nem reparei no link.
Sinto-me envaidecido por ser inspiração para um texto destes. É um enorme elogio que agradeço, porque o teu texto, acredita, tem grande qualidade; não só em termos de conteúdo como de forma.
Quanto ao jornal, acredita que se eles acharem que os teus textos têm qualidade (e têm) eles publicam. Basta que o envies, devidamente identificado, por mail. Se reparares, eles têm a ultima página dedicada, quase todos os dias, a cartas dos leitores. Eu e o Zé, que também lá escrevia, no início, limitamo-nos a fazer isso: mandavamos o texto e mais tarde ou mais cedo aparecia publicado. Só mais tarde é que nos pediram colaboração regular. Como sabes, este tipo de colaboração é gratuita, pelo que eles agradecem que, hevendo espaço no jornal, eles têm todo o interesse nesss textos.
Por minha parte aconselho-te vivamente que faças isso.
Um abraço e, mais uma vez obrigado pelas tuas palavras.
braga2007
  Re: Porque somos Bracarenses?
« Responder #66 em: 03 de Maio de 2007, 20:01 »
 :'( :'( :'( :'( :'( :'( FORÇA BRAGA. te amo braga
Pé Ligeiro
Pé Ligeiro Equipa Principal
  • *****
  • 15119
  Re: Porque somos Bracarenses?
« Responder #67 em: 03 de Maio de 2007, 22:42 »
Hoje, cruzei-me na zona de Belém, onde trabalho, com um grupo de estaudantes e professores  minhotos (Alto Minho - Monção, Paredes de Coura, Caminha, Vila Nova de Cerveira), que estavam de visita à capital. Aproveitei para uma longa troca de impressões e para os banquetear (alguns) com os famosos pasteis de Belém. Conversa puxa conversa e como não podia deixar de ser, lá veio o futebol à baila. Saquei do mau cartão de sócio e fiz questão de o exibir, dizendo-lhes que apesar de estar há cercca de 22 anos em Lisboa, nunca deixei de torcer pelo Braga, antes pelo contrário. Tive oportunidade de lhes fazer ver que não faz sentido que alguém que mora a mais de 400Km de Lisboa, seja benfiquista, como constatei ser a maioria. Realcei o facto de defendermos aquilo que é nosso, o nossa terra, a nossa região, os nossos. Expliquei-lhes porque sou do Braga e qual o significado de ser de um clube que normalmente não ganha, mas é o clube da minha região. Temos que ser genuínos e defender aquilo que pode e deve significar muito para nós.
Fiquei no entanto, um pouco triste ao constatar que naquelas dezenas de minhotos não havia nenhum do Braga! Fiquei também a pensar, será que alguma vez alguém lhes falou do Braga?

BRAGA SEMPRE MAIS!
Anuncios M
Anuncios M
F_BAPTISTA
F_BAPTISTA Juvenis
  • **
  • 175
  • Eu, FB, quero ser a mascote do Braga!
  Re: Porque somos Bracarenses?
« Responder #68 em: 04 de Maio de 2007, 14:43 »
Já disse o que tinha a dizer sobre este tópico, mas nunca é de mais referir que é uma pedrada no charco!

Quanto ao escrever para os jornais, não sei se é assim tão fácil como disse o cardoso. Eu por acaso até acho que, se há coisa que tenho jeito é para a escrita e como tal falei com um cunhado meu jornalista se ele não me arranjava uma coluna num jornal, já que ele conhecia o meio. A coluna tanto podia ser sobre futebol, politica, ou até poesia (o diario do minho publica poesia), mas ele disse-me que não era facil e estava tudo tomado pelas forças vivas da cidade. Por isso, não me parece que o que o Cardoso referiu seja mesmo assim.

Felisberto Baptista
Cheio de sangue braguista

O meu dia-a-dia é um asterisco no
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re: Porque somos Bracarenses?
« Responder #69 em: 04 de Maio de 2007, 14:55 »
Hoje, cruzei-me na zona de Belém, onde trabalho, com um grupo de estaudantes e professores  minhotos (Alto Minho - Monção, Paredes de Coura, Caminha, Vila Nova de Cerveira), que estavam de visita à capital. Aproveitei para uma longa troca de impressões e para os banquetear (alguns) com os famosos pasteis de Belém. Conversa puxa conversa e como não podia deixar de ser, lá veio o futebol à baila. Saquei do mau cartão de sócio e fiz questão de o exibir, dizendo-lhes que apesar de estar há cercca de 22 anos em Lisboa, nunca deixei de torcer pelo Braga, antes pelo contrário. Tive oportunidade de lhes fazer ver que não faz sentido que alguém que mora a mais de 400Km de Lisboa, seja benfiquista, como constatei ser a maioria. Realcei o facto de defendermos aquilo que é nosso, o nossa terra, a nossa região, os nossos. Expliquei-lhes porque sou do Braga e qual o significado de ser de um clube que normalmente não ganha, mas é o clube da minha região. Temos que ser genuínos e defender aquilo que pode e deve significar muito para nós.
Fiquei no entanto, um pouco triste ao constatar que naquelas dezenas de minhotos não havia nenhum do Braga! Fiquei também a pensar, será que alguma vez alguém lhes falou do Braga?




tocaste no ponto certo na tua última frase....

E volto novamente á minha perspectiva de sempre: afinal qual o target do Braga em termos de apoiantes? A quem deverá "bater á porta " o SCbraga?
responsa quem souber
cardoso
  Re: Porque somos Bracarenses?
« Responder #70 em: 04 de Maio de 2007, 18:07 »
Já disse o que tinha a dizer sobre este tópico, mas nunca é de mais referir que é uma pedrada no charco!

Quanto ao escrever para os jornais, não sei se é assim tão fácil como disse o cardoso. Eu por acaso até acho que, se há coisa que tenho jeito é para a escrita e como tal falei com um cunhado meu jornalista se ele não me arranjava uma coluna num jornal, já que ele conhecia o meio. A coluna tanto podia ser sobre futebol, politica, ou até poesia (o diario do minho publica poesia), mas ele disse-me que não era facil e estava tudo tomado pelas forças vivas da cidade. Por isso, não me parece que o que o Cardoso referiu seja mesmo assim.



Baptista, eu apenas falei com base na minha experiencia pessoal e na do Zé. Não conheciamos o pessoal do DM de lado nenhum e eles publicavam tudo. talvez tenha sido a sorte de nessa altura eles terem mais espaço, não sei...
mas lembro-me do Rui Alex, por exemplo (que deixou de vir ao fórum :( ) . Ele enviou um texto e foi publicado uns dias depois... talvez seja uma questão de oportunidade...
agora essa frase das "forças vivas da cidade..." não, não faz qualquer sentido no que diz respeito ao desporto do DM! Se reparares, os cronistas regulares do desporto no DM (eu, o Abilio Peixoto, o Covas, o A. Mendes e o Carlos Dias estamos bem longe de integrar as vorças vivas da cidade :)
Anuncios G
BRAGUISTA 100%
BRAGUISTA 100% Juniores
  • ***
  • 370
  Re: Porque somos Bracarenses?
« Responder #71 em: 04 de Maio de 2007, 18:11 »
NOS NAO SOMOS PAROLOS
NOS NAO SOMOS PAROLOS
NOS NAO SOMOS PAROLOS
 
OS OUTROS É QUE SAO !!!


 ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

EXPERIMENTEM CANTAR ISTO  ;D ;D 8)
Sporting Clube de Braga - love it or leave it.

slb + fcp + scp = LIXO
Machado_87
Machado_87 Equipa Principal
  • *****
  • 2367
  • Força Mágico Braga!!!
  Re: Porque somos Bracarenses?
« Responder #72 em: 04 de Maio de 2007, 18:16 »
NOS NAO SOMOS PAROLOS
NOS NAO SOMOS PAROLOS
NOS NAO SOMOS PAROLOS
 
OS OUTROS É QUE SAO !!!


 ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D

EXPERIMENTEM CANTAR ISTO  ;D ;D 8)

LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL
 ;D ;D ;D
Força Mágico Braga!!!
Uma equipa, uma fé, um orgulho
SPORTING DE BRAGA sempre
braga2007
  Re: Porque somos Bracarenses?
« Responder #73 em: 04 de Maio de 2007, 20:19 »
Por acaso sobre este tópico gostava de partilhar uma história. No colégio que a minha irmã frequenta há dois anos fizeram uma peça uma peça de final de ano e era uma canção sobre o futebol. E lá estava, em plena cidade de Braga, não se falou sobre o nosso clube mas sim dos três metralhas. Amigos, é o seguinte, como é isto possível que na cidade de Braga não se fale do nosso clube, do que é nosso????é por isso que há casos como o do "pedro", porque nos colégios da nossa cidade, ensinam ás crianças que se deve ser de um desses clubes. Isto revoltou-me profundamente. >:( >:(
Ana Cunha
Ana Cunha Equipa Principal
  • *****
  • 2082
  Re: Porque somos Bracarenses?
« Responder #74 em: 04 de Maio de 2007, 20:28 »
Li no jornal Diário do Minho de ontem que uma dezena de jovens da APPACDM de Braga visitaram o Estádio Alvalade XXI, tiraram fotografias com o Liedson, conviveram com jogadores, etc.
A questão é: Porque não o fizeram aqui em Braga que é tão mais perto? Ou o clube não se disponibilizou, ou os jovens preferiram ir a Alvalade, ou outro motivo qualquer.
O problema é que não vejo muito isso a ser feito aqui em Braga... e são os daqui que vão para lá. Quer queiramos quer não, é assim que estes clubes ganham adeptos... de Braga!
Eu sei que o SCB tem vindo a dinamizar mais a convivência com crianças, com visitas a escolas, etc. Isto tem de continuar.
Nemec
Nemec Juniores
  • ***
  • 567
  Re: Porque somos Bracarenses?
« Responder #75 em: 05 de Maio de 2007, 12:40 »
Já disse o que tinha a dizer sobre este tópico, mas nunca é de mais referir que é uma pedrada no charco!

Quanto ao escrever para os jornais, não sei se é assim tão fácil como disse o cardoso. Eu por acaso até acho que, se há coisa que tenho jeito é para a escrita e como tal falei com um cunhado meu jornalista se ele não me arranjava uma coluna num jornal, já que ele conhecia o meio. A coluna tanto podia ser sobre futebol, politica, ou até poesia (o diario do minho publica poesia), mas ele disse-me que não era facil e estava tudo tomado pelas forças vivas da cidade. Por isso, não me parece que o que o Cardoso referiu seja mesmo assim.



No DM um espaço na ultima página que normalmente é ocupado com textos dos leitores e onde se fala um pouco de tudo, desde problemas que existam na rua de cada  um e incomodem quem lá vive a problemas que existem no outro lado do Mundo e não incomodem ninguém. Foi com a intenção de ver publicado o texto nesse espaço que eu o enviei e não com a ideia de ver um texto meu publicado todas as semanas, até porque não acho que tenho assim tanto jeito, talvez me tenha saído na rifa este texto...

Aproveito para dizer que o texto foi publicado hoje (5/5/07) no DM  ;)
cardoso
  Re: Porque somos Bracarenses?
« Responder #76 em: 05 de Maio de 2007, 12:45 »
Estás a ver como não era difícil?
Isto deve servir de incentivo a muitos outros foristas que podiam e deviam mandar textos para lá. Se cada texto destes criar mais um adepto que seja já valeu a pena! Temos de continuar a "evangelização" dos pagãos!!! ;D
andre_carneiro
andre_carneiro Equipa Principal
  • *****
  • 1040
  Re: Porque somos Bracarenses?
« Responder #77 em: 05 de Maio de 2007, 13:02 »
Pessoalmente sou bracarense porque nasci no S. Marcos  ;)

Mas quanto a ser Braguista já é outra coisa.
Opção própria muito incentivada por querer lutar pelo que é da nossa terra.
Eu como a maior parte dos braguista fomos criados num ambiente que ser do Braga era segunda opção que nunca se impunha a ser de um dos grandes... infelizmente a maior parte do publico braguista foi criado assim como eu e é de louvar os que com idade para ter pensamento próprio e não seguir o que os outros fazem opta por torcer por um clube como o braga.
O que eu acho é que isto vai mudar pois os filhos desta nova geração já vão ser criados como o Pedro e o manto Braguista não vai parar de aumentar.
Xispes Juniores
  • ***
  • 367
  Re: Porque somos Bracarenses?
« Responder #78 em: 05 de Maio de 2007, 14:56 »
 Enquanto eu lia este belo texto,dou por mim e estava todo arrepiado,ser do Braga é mesmo isto,arrepiante,não tem explicação,mas no meu caso julgo que é por a minha família ser quase toda do SCB e desde cedo ia ver os jogos com o meu Pai.
Até a minha mulher que se dizia ser daquele clube que tenho dificuldade em pronunciar(SLB),já é socia do Braga e me acompanha nos jogos.
Julgo que aos poucos se vão mudando as mentalidades do povo de Braga.
Parabéns pelo texto.

Força SCB
braga2007
  Re: Porque somos Bracarenses?
« Responder #79 em: 06 de Maio de 2007, 15:46 »
é bom saber que pouco a pouco há mais gente exclusivamente do braga. Tamos a crescer. ;)
 

Anuncios M