Quantcast
Universo Braguista - Assuntos genéricos
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
Universo Braguista - Assuntos genéricos
1094 Respostas
171888 Visualizações
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas e outros.
« Responder #240 em: 16 de Setembro de 2017, 13:27 »
Foi com satisfação que soube que o "Café Sporting" já não se encontra na cidade, ao fim de vários anos foi substituído por outro, para o caso não interessa qual. Ter um café Sporting no coração da cidade era algo que não gostava de ver apesar de ter ou não ligação aos lagartos, quem vinha à cidade e o via a ideia que passava é que no coração da cidade dos Gverreiros estava o café Sporting, prefiro que não esteja.

Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
rnmc
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas e outros.
« Responder #241 em: 16 de Setembro de 2017, 13:31 »
Foi com satisfação que soube que o "Café Sporting" já não se encontra na cidade, ao fim de vários anos foi substituído por outro, para o caso não interessa qual. Ter um café Sporting no coração da cidade era algo que não gostava de ver apesar de ter ou não ligação aos lagartos, quem vinha à cidade e o via a ideia que passava é que no coração da cidade dos Gverreiros estava o café Sporting, prefiro que não esteja.


Estas "opiniões" deixam me estupefato.

Um café histórico da cidade e ainda bem que fechou porque tem no nome "sporting". Se calhar é melhor que o nosso clube acabe também, já que somos "sporting" também...
Anuncios M
Anuncios M
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas e outros.
« Responder #242 em: 16 de Setembro de 2017, 13:37 »
Repost não sei se não entendes ou não queres entender... mas acho que se percebe o que quis dizer.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
rnmc
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas e outros.
« Responder #243 em: 16 de Setembro de 2017, 13:39 »
Repost não sei se não entendes ou não queres entender... mas acho que se percebe o que quis dizer.

Não, não percebi. Explica lá isso direito...
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas e outros.
« Responder #244 em: 16 de Setembro de 2017, 13:47 »
Não gosto de ver a cidade de Braga associada a Eucaliptos, e esse café, com intenção ou não, contribuía para isso.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16385
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas e outros.
« Responder #245 em: 16 de Setembro de 2017, 14:21 »
Preferia um café histórico do que uma extensão de um superficie comercial com sede fiscal na Holanda.

É muito diferente um café de um particular das chamadas casas de eucalipto.
Quem não sente não é filho de boa gente.
rnmc
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas e outros.
« Responder #246 em: 16 de Setembro de 2017, 16:35 »
Não gosto de ver a cidade de Braga associada a Eucaliptos, e esse café, com intenção ou não, contribuía para isso.

Acho que tas muito enganado. O café chama se Sporting devido às ligações ao desporto e não a nenhum clube. Da mesma maneira que se chamasse café futebol ninguem o poderia associar ao futebol clube do porto. Sporting é só um estrangeirismo, como há o Sport, ou o Club, ou o Atlético ou tantos outros, associar essa palavra a apenas um clube é dar lhe uma importância que só eles dão a si mesmos. Falas do sporting fora de portugal e toda a gente te pergunta "qual sporting?", tal a quantidade de clubes no mundo com essa designação.

Para além disso, foi um café histórico da nossa cidade onde pararam figuras importantes do passado do nosso clube. Faz me impressão como se pode "festejar" o fecho de um espaço que sempre contribuiu para a mística da nossa cidade para a abertura de algo que em nada se identifica com a mesma...
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas e outros.
« Responder #247 em: 16 de Setembro de 2017, 16:50 »
Não gosto de ver a cidade de Braga associada a Eucaliptos, e esse café, com intenção ou não, contribuía para isso.

Acho que tas muito enganado. O café chama se Sporting devido às ligações ao desporto e não a nenhum clube. Da mesma maneira que se chamasse café futebol ninguem o poderia associar ao futebol clube do porto. Sporting é só um estrangeirismo, como há o Sport, ou o Club, ou o Atlético ou tantos outros, associar essa palavra a apenas um clube é dar lhe uma importância que só eles dão a si mesmos. Falas do sporting fora de portugal e toda a gente te pergunta "qual sporting?", tal a quantidade de clubes no mundo com essa designação.

Para além disso, foi um café histórico da nossa cidade onde pararam figuras importantes do passado do nosso clube. Faz me impressão como se pode "festejar" o fecho de um espaço que sempre contribuiu para a mística da nossa cidade para a abertura de algo que em nada se identifica com a mesma...

Não estou enganado conheço relativamente bem a história do café "Sporting", mas por vezes não basta ser é preciso parecer. Tens outro exemplo, que é o café "Benfica" que também já existe há muitos anos, é dos cafés mais braguistas que conheço, dá gosto ver a decoração interior e é frequentado por braguistas dos bons, mas se me perguntarem se preferia que dono altera-se o nome de café Benfica para outro, preferia.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
Anuncios M
Anuncios M
DiogoEA Equipa Principal
  • *****
  • 3050
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas e outros.
« Responder #248 em: 16 de Setembro de 2017, 17:01 »
Acho este um post muito infeliz da tua parte, Old School, sobretudo tendo em conta que o dito café foi aberto e explorado por alguns ex-jogadores do clube e que, no seu interior não faltava decoração e material do nosso clube. Preocupas-te em demasia com o que pensam ou dizem de nós.

Em relação à designação, o repost disse tudo relativamente ao nome "Sporting". Aliás, se referires o "Sporting" a alguns dos sócios mais antigos do nosso clube, eles vão provavelmente achar que estás a falar do Braga. O meu avô, por exemplo, refere-se inúmeras vezes ao Braga como o "Sporting"...
« Última modificação: 16 de Setembro de 2017, 18:11 por Diogo-scb »
Viriato
Viriato Juniores
  • ***
  • 583
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas e outros.
« Responder #249 em: 16 de Setembro de 2017, 18:01 »
É mais um exemplo daquilo que é a colonização futebolistica em Portugal. Fala-se de Sporting e a estarolice vem ao de cima, tal é a arrogância de se auto intitularem Sporting clube de Portugal, como se todo o país deles fosse, e pior ainda, tal ser aceite por quem lhes confere esse "poder". Em Braga so há um Sporting, e esse somos nós, outros que se proclamam donos do país, nem da aldeia deles o são. E tão pouco me interessa a opinião deles.

Enviado do meu A0001 através de Tapatalk
« Última modificação: 16 de Setembro de 2017, 18:03 por Viriato »
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas e outros.
« Responder #250 em: 16 de Setembro de 2017, 19:20 »
Acho este um post muito infeliz da tua parte, Old School, sobretudo tendo em conta que o dito café foi aberto e explorado por alguns ex-jogadores do clube e que, no seu interior não faltava decoração e material do nosso clube. Preocupas-te em demasia com o que pensam ou dizem de nós.

Em relação à designação, o repost disse tudo relativamente ao nome "Sporting". Aliás, se referires o "Sporting" a alguns dos sócios mais antigos do nosso clube, eles vão provavelmente achar que estás a falar do Braga. O meu avô, por exemplo, refere-se inúmeras vezes ao Braga como o "Sporting"...

Tava o interior, faltou o exterior... na minha opinião mas respeito a de todos. Até porque as cores verdes vão contra aquilo que acredito foi a verdadeira história do SC Braga mas isso é assunto para outro tópico.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
Anuncios G
Bracarense
Bracarense Equipa Principal
  • *****
  • 2133
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas e outros.
« Responder #251 em: 16 de Setembro de 2017, 23:03 »
Foi com satisfação que soube que o "Café Sporting" já não se encontra na cidade, ao fim de vários anos foi substituído por outro, para o caso não interessa qual. Ter um café Sporting no coração da cidade era algo que não gostava de ver apesar de ter ou não ligação aos lagartos, quem vinha à cidade e o via a ideia que passava é que no coração da cidade dos Gverreiros estava o café Sporting, prefiro que não esteja.

Provavelmente um dos comentários mais infelizes de sempre do nosso fórum!!!
Gverreiro21
Gverreiro21 Juniores
  • ***
  • 517
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas e outros.
« Responder #252 em: 16 de Setembro de 2017, 23:56 »
Foi com satisfação que soube que o "Café Sporting" já não se encontra na cidade, ao fim de vários anos foi substituído por outro, para o caso não interessa qual. Ter um café Sporting no coração da cidade era algo que não gostava de ver apesar de ter ou não ligação aos lagartos, quem vinha à cidade e o via a ideia que passava é que no coração da cidade dos Gverreiros estava o café Sporting, prefiro que não esteja.


Um dos comentários mais estúpidos e ignorantes que já vi neste Forum!! Absolutamente ridículo!
E pela tua ordem de comentários até diria estar ai uma costela estarola tal a benevolência a que te referes ao café benfica em relação ao café sporting (já nem falo das cores, lamentavel...)! Eu sou Braguista e não entro no café Benfica (que dizes ser frequentado pelos melhores Braguistas...depende do teu conceito para "os melhores"..) mas já no antigo Sporting não teria qualquer problema em entrar, pois se não me engano além de o nome estar associado ao desporto também estaria associado ao nosso Clube, que antigamente era conhecido em Braga precisamente pelo Sporting! Era assim que os nossos avós diziam quando iam à bola, "vamos ver o Sporting jogar", caso te tenhas esquecido ou te dê jeito esquecer...o Clube chama-se SPORTING CLUBE DE BRAGA! Agora se o Maritimo da Madeira virar uma super potencia desportiva nacional, Ai daquele marinheiro bracarense que abrir um café "Maritimo" pois na tua mentalidade será certamente algum da Madeira e do Maritimo a fazer afronta a Braga!..
Preferes o nome benfica ao nome sporting (o nome do SCB), não gostas das cores originais do Clube, já agora preferes tirar as mangas brancas ao equipamento?
É por esta mentalidade retrógada que infelizmente o SCB não cresce mais e não somos mais unidos!..Há que pensar unicamente no SCB e não em fazer um Clube parecido a este ou àquele!!...Só confunde a Historia dum clube ou de uma cidade quem não está resolvido!..
Se não respeitas marcos importantes da Cidade, respeita ao menos a História do Clube!
Triste a perda deste histórico café em Braga, e muito lamentável o comentário deste forista...
Lamentável...
« Última modificação: 17 de Setembro de 2017, 01:08 por Gverreiro21 »
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas e outros.
« Responder #253 em: 17 de Setembro de 2017, 10:07 »
Não vou alimentar este assunto, o que tinha a dizer já disse e é fácil de entender para quem não quer deturpar. Seria fácil entrar pelo insulto gratuito mas não vou entrar por aí, Gverreiro21 vou-te só pedir que não ponhas palavras na minha boca.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
Descomplicómetro
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas e outros.
« Responder #254 em: 17 de Setembro de 2017, 11:15 »
Não gosto de ver a cidade de Braga associada a Eucaliptos, e esse café, com intenção ou não, contribuía para isso.

Old School, não vais levar a mal mas vou ter que dizer que em termos de cultura braguista ... vales ZERO!!!

Muito se reclama, neste fórum, que é preciso respeitar a história do SC Braga e depois que se vê? Tiradas deste tipo, apenas toleráveis , sempre disse que devemos ser tolerantes, por manifesta ignorância, e pouca vontade de aprender, de quem as profere!

De facto, o «Café Sporting» não tem nada relacionado com os «eucaliptos», bem pelo contrário! E eu vou dizer porquê.

Na década de 50 do século passado, jogavam no SC Braga dois atletas que não eram naturais de Braga.

Um, de seu nome Francisco Pinto Vieira,  nascido em Gondomar ( Porto na altura), que jogou OITO épocas por cá, entre 1953/54 e 1960/61!

Outro, de seu nome Ricardo Velez Sabas, natural de Ourense, na Galiza, que jogou SETE épocas, entre 1953/54 e 1959/60!

Não sei se sabes mas, naquele tempo, viver do futebol não era um grande «modo de vida»! Ganhava-se pouco pois ainda não existiam ... «Jorge Mendes & Companhia»!!!

Então que resolveram fazer os dois amigos que, muito provavelmente, já se conheciam dos tempos em que um jogava no FC Porto e outro no SC Salgueiros? Montaram o «Café Sporting»!!!

Só para terminar, para não fastidiar ninguém, vou contar-te uma história porque é disso mesmo que estamos a falar: naquele tempo, muitas vezes, ao domingo, um Pai perguntava: «Filho, a que horas joga o Sporting»? E, naquele tempo era assim, quase invariavelmente a resposta que obtinha era do género: «Pai, joga às 15 horas». E sabes o qual era a reação do Pai à afirmação do Filho? «Bom, sendo assim, sairemos às 14,30»!

E assim, às 14,30 horas lá estavam os 3 (o Pai, a Mãe e o Filho) prontinhos para iniciar a viagem com destino ao jogo do ... Sporting! Sabes para onde iam? Para o ... Estádio 28 de Maio, hoje conhecido por Estádio 1.º de Maio! Quem é que ia lá jogar? O nosso Sporting!!!

PS - Tive que recorrer a «auxiliares de memória» para certos pormenores, designadamente sobre certos dados do Pinto Vieira (ao que jugo saber falecido em 2014) e ao Ricardo Velez!


100%SCB Equipa Principal
  • *****
  • 8008
  • Quando o erro for só erro o SC Braga será campeão!
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas e outros.
« Responder #255 em: 17 de Setembro de 2017, 11:22 »
Eu acho que o Descomplicómetro vendeu a sua conta ao Ex-Descomplicómetro.

O café sporting, prontos temos de admitir que não é o melhor dos nomes mas não tem nada em comum com o Sporting de Lisboa.
FORÇA BRAGA
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas e outros.
« Responder #256 em: 17 de Setembro de 2017, 11:35 »
Eu acho que o Descomplicómetro vendeu a sua conta ao Ex-Descomplicómetro.

O café sporting, prontos temos de admitir que não é o melhor dos nomes mas não tem nada em comum com o Sporting de Lisboa.

Como disse não vou responder a provocações, ou outros foristas não têm que levar com isto, dizer que é só isto que deixei a bold, o mesmo se passa com o Café Benfica, dois cafés de braguistas mas que quem não está por dentro ou quem não entra não percebe, acho que lhes falta/faltava mais identidade braguista no exterior para que não houvessem dúvidas de que clube estamos a falar. Basta fazer uma pesquisa no google por Café Sporting em Braga para perceber que era um local onde muitos lagartos tiravam selfies e espalhavam pela net.







Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
PEDRØ XVI
PEDRØ XVI Equipa Principal
  • *****
  • 5572
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas e outros.
« Responder #257 em: 17 de Setembro de 2017, 11:54 »
Tenho que admitir que post não foi feliz mas a perseguição que aqui se vê é ridícula.
O forum de "reserva": https://superbraga.freeforums.net
Pé Ligeiro
Pé Ligeiro Equipa Principal
  • *****
  • 15078
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas e outros.
« Responder #258 em: 17 de Setembro de 2017, 12:21 »
Eu acho que o Descomplicómetro vendeu a sua conta ao Ex-Descomplicómetro.

O café sporting, prontos temos de admitir que não é o melhor dos nomes mas não tem nada em comum com o Sporting de Lisboa.

Como disse não vou responder a provocações, ou outros foristas não têm que levar com isto, dizer que é só isto que deixei a bold, o mesmo se passa com o Café Benfica, dois cafés de braguistas mas que quem não está por dentro ou quem não entra não percebe, acho que lhes falta/faltava mais identidade braguista no exterior para que não houvessem dúvidas de que clube estamos a falar. Basta fazer uma pesquisa no google por Café Sporting em Braga para perceber que era um local onde muitos lagartos tiravam selfies e espalhavam pela net.

Eu que aos 11 anos fui estudar para Braga, sempre associei o nome do café ao clube de Lisboa e como eu muitos milhares de pessoas. Este, tal como o outro, sempre os vi como um pé desses clubes na cidade de Braga. Para mim tem muito a ver com um certo biclubismo que havia na geração mais velha. Felizmente que nos dias de hoje temos cada vez mais adeptos do Braga e a esses ninguém os vai nunca ouvir dizer dizer que vão ver o Sporting, querendo-se referir ao nosso clube.
BRAGA SEMPRE MAIS!
Mais Norte
Mais Norte Equipa Principal
  • *****
  • 2893
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas e outros.
« Responder #259 em: 17 de Setembro de 2017, 15:59 »

Quero reafirmar o que foi expresso pelo forista Ex-Descomplocómetro.

Era mais do que comum os "mais velhos adeptos" do Sporting Clube de Braga referirem-se ao nosso Clube como o Sporting. E sei bem do que falo porque conheci muitos desses adeptos da velhíssima guarda. E não tinham nada a ver, mas mesmo nada a ver, com o SCP. Garanto isso de muito boa fonte.


 

Anuncios M