Quantcast
Universo Braguista - Assuntos genéricos
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
Universo Braguista - Assuntos genéricos
1094 Respostas
171882 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas, entre outros.
« Responder #80 em: 23 de Janeiro de 2015, 23:05 »
Estava a pesquisar na net e encontrei esta foto do fundo do baú, achei graça, vou deixar aqui, é uma foto antiga da equipa do Braga em futebol feminino, na altura o "Norte/Minho" dominava a competição com o Braga e Boavista a terem boas equipas.

« Última modificação: 23 de Janeiro de 2015, 23:18 por Old School »
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16385
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas, entre outros.
« Responder #81 em: 24 de Janeiro de 2015, 20:49 »
Old School.
De quando é a foto?

Acho que faz falta em Braga (cidade) equipas femininas (sobretudo no futebol e futsal, mas também no andebol). Em basquete e volei têm conseguido resultados bons tendo em conta os apoios que as adversárias têm
Quem não sente não é filho de boa gente.
Anuncios M
Anuncios M
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas, entre outros.
« Responder #82 em: 24 de Janeiro de 2015, 22:25 »
Old School.
De quando é a foto?

Acho que faz falta em Braga (cidade) equipas femininas (sobretudo no futebol e futsal, mas também no andebol). Em basquete e volei têm conseguido resultados bons tendo em conta os apoios que as adversárias têm

Também tive essa curiosidade, mas no site onde a encontrei não tinha a data.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
jaimeh
jaimeh Equipa Principal
  • *****
  • 1937
  • O meu coração só tem uma cor clubística!
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas, entre outros.
« Responder #83 em: 24 de Janeiro de 2015, 23:12 »
Old School.
De quando é a foto?

Acho que faz falta em Braga (cidade) equipas femininas (sobretudo no futebol e futsal, mas também no andebol). Em basquete e volei têm conseguido resultados bons tendo em conta os apoios que as adversárias têm

Também tive essa curiosidade, mas no site onde a encontrei não tinha a data.

Acho que é anos 80!
Campo da Rodovia.
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!
jaimeh
jaimeh Equipa Principal
  • *****
  • 1937
  • O meu coração só tem uma cor clubística!
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas, entre outros.
« Responder #84 em: 24 de Janeiro de 2015, 23:27 »
Old School.
De quando é a foto?

Acho que faz falta em Braga (cidade) equipas femininas (sobretudo no futebol e futsal, mas também no andebol). Em basquete e volei têm conseguido resultados bons tendo em conta os apoios que as adversárias têm

Também tive essa curiosidade, mas no site onde a encontrei não tinha a data.

Acho que é anos 80!
Campo da Rodovia.

Aliás! Essa foto que encontraste é da Madalena Macedo, antiga jogadora do SC Braga.
Tem agora 47 anos, devia ter para aí uns 17 anos na altura, o primeiro ano como federada foi em 1985, há já 30 anos, por isso a foto deve ser dessa altura.
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!
comandantX
comandantX Equipa Reservas
  • ****
  • 988
  • Se podia viver sem o SC Braga? Não, não podia!!!
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas, entre outros.
« Responder #85 em: 25 de Janeiro de 2015, 00:28 »
Estava a pesquisar na net e encontrei esta foto do fundo do baú, achei graça, vou deixar aqui, é uma foto antiga da equipa do Braga em futebol feminino, na altura o "Norte/Minho" dominava a competição com o Braga e Boavista a terem boas equipas.



Grandes tempos do futebol feminino! Estou ali algures a volta do campo na rodovia. Alberto Silva, o presidente de então, resolveu fechar a secção.
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas, entre outros.
« Responder #86 em: 25 de Janeiro de 2015, 13:21 »
Sim, deve ser da altura que o Jaimeh referiru. Não me tinha apercebido é que era nos campos da Rodovia.

Também gostava de ver o futebol feminino de volta mas certamente os custos que envolve deverão ser sempre o maior impeditivo, há uns tempos chegou-se a falar nessa hipótese aqui no fórum.

Sinceramente nem sei como funciona o campeonato se numa fase inicial as equipas da região competem entre elas e depois há uma fase final nacional, deve ser assim, pelo menos é uma forma de poupar custos e também não há tantas equipas como isso.

Podem ver as equipas da AF Braga aqui (penso que está atualizado): http://futebolfemininoportugal.com/index.php/competicoes/equipas-af-braga/
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
comandantX
comandantX Equipa Reservas
  • ****
  • 988
  • Se podia viver sem o SC Braga? Não, não podia!!!
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas, entre outros.
« Responder #87 em: 25 de Janeiro de 2015, 18:40 »


A minha pele!! Especialmente para a próxima primavera/verão.
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular
Anuncios M
Anuncios M
Augustita
Augustita Juniores
  • ***
  • 368
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas, entre outros.
« Responder #88 em: 25 de Janeiro de 2015, 19:13 »
Old School.
De quando é a foto?

Acho que faz falta em Braga (cidade) equipas femininas (sobretudo no futebol e futsal, mas também no andebol). Em basquete e volei têm conseguido resultados bons tendo em conta os apoios que as adversárias têm

Também tive essa curiosidade, mas no site onde a encontrei não tinha a data.

Acho que é anos 80!
Campo da Rodovia.

Aliás! Essa foto que encontraste é da Madalena Macedo, antiga jogadora do SC Braga.
Tem agora 47 anos, devia ter para aí uns 17 anos na altura, o primeiro ano como federada foi em 1985, há já 30 anos, por isso a foto deve ser dessa altura.


Lembro-me de ir ver um jogo de futebol feminino com os meus pais ao Estadio 1o de Maio. Nao me recordo em que ano nem sequer que equipas eram, mas deve ter sido no inicio dos anos 80, como dizes.
Acho realmente uma pena que nao haja equipas de futebol/futsal femininas no Braga.
sandracosta05 Iniciados
  • *
  • 6
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas, entre outros.
« Responder #89 em: 25 de Janeiro de 2015, 22:43 »
Caro Old School,

Em primeiro lugar obrigada por trazeres este assunto à baila.
Eu tive o prazer de fazer esta entrevista à Madalena e sou neste momento a gestora do Portal do Futebol Feminino em Portugal. Sou também de BRAGA! =D

Infelizmente nunca tive oportunidade de ver a equipa feminina do Braga a jogar, mas não há nada que desejasse mais do que ver uma equipa feminina no Braga! E acreditem que não faltariam jogadoras e com muita qualidade. Para conhecerem um pouco a realidade, não existe no concelho de Braga uma equipa feminina de futebol 11 ou futebol 7. As equipas femininas existentes são: Vilaverdense FC (onde jogo) e que milita na I Divisão Nacional, Pico de Regaladas (Campeonato de Promoção - Concelho Vila Verde), Os Sandinenses GDRC (Campeonato de Promoção - Concelho Guimarães), CP Martim (Campeonato de Promoção - Concelho Barcelos), Forjães SC (Distrital - Concelho Esposende), GD Prado (Distrital - Concelho Vila Verde).

A nível nacional só existem duas divisões: I Divisão (1o equipas) e Campeonato de Promoção. Qualquer equipa que seja criada pode inscrever-se numa das 4 séries do Campeonato de Promoção (o número de séries varia com o número de equipas). Todos os anos sobem duas equipas à I Divisão e descem duas.
I Divisão: 1.ª fase com 10 equipas, 2.ª Fase apuramento campeão: 4 primeiras equipas da 1.ª fase (com metade dos pontos), 2.ª Fase manutenção e descidas: 6 equipas restantes (com metade dos pontos).
Campeonato de promoção: 1.ª Fase: 4 séries. A primeira equipa de cada série passa à 2.ª fase. Das 4 equipas, as duas primeiro classificadas sobem à primeira divisão. As equipas que não passam à 2.ª fase, disputam a Taça de Promoção.

Para quando futebol feminino no grandioso Braga?
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16385
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas, entre outros.
« Responder #90 em: 26 de Janeiro de 2015, 09:42 »
Os custos associados não serão muito elevados. Segundo a responsável da FPF para o futebol feminino, é possível fazer uma época na I Divisão por 60.000 euros. A FPF baixou as taxas, para incentivar a prática, e está a tentar trazer clubes com nome na I Liga.

Até 2006/07 a AF Braga tinha um campeonato distrital https://pt.wikipedia.org/wiki/Associa%C3%A7%C3%A3o_de_Futebol_de_Braga#Femininos
Quem não sente não é filho de boa gente.
Anuncios G
sandracosta05 Iniciados
  • *
  • 6
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas, entre outros.
« Responder #91 em: 26 de Janeiro de 2015, 10:25 »
Olá rpo.castro,

Efetivamente a AF Braga já teve campeonato distrital (séniores), mas desde que o formato dos campeonatos nacionais mudou deixou de existir. A única coisa que existe no momento é o campeonato de juniores que terá início no dia 2 de fevereiro.
http://futebolfemininoportugal.com/index.php/af-braga-juniores-20142015/

Na vossa opinião, o que seria preciso para que o SC Braga apostasse neste projeto?

Cumps
SC
sandracosta05 Iniciados
  • *
  • 6
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas, entre outros.
« Responder #92 em: 26 de Janeiro de 2015, 10:45 »
Gostaria de fazer uma entrevista a alguém ligado ao clube sobre futebol feminino para posterior publicação no Portal Futebol Feminino em Portugal. Sabem dizer-me qual seria o contacto mais apropriado?

Partilho aqui a entrevista a Madalena Macedo, que referiram acima: http://futebolfemininoportugal.com/index.php/nunca-desistimos-lutamos-sempre-juntas-por-madalena-macedo/

Cumps
Sandra Costa
« Última modificação: 26 de Janeiro de 2015, 10:54 por sandracosta05 »
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16385
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas, entre outros.
« Responder #93 em: 26 de Janeiro de 2015, 11:26 »
Na vossa opinião, o que seria preciso para que o SC Braga apostasse neste projeto?

Cumps
SC
Cultura desportiva, Braguismo, acabar/restringir certos lobby's (empresários), ou existir um seccionista que por carolice, e às custa das atletas e suas famílias, consigam criar essa equipa e o SCB empresta o nome.
Quem não sente não é filho de boa gente.
sandracosta05 Iniciados
  • *
  • 6
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas, entre outros.
« Responder #94 em: 26 de Janeiro de 2015, 11:28 »
Para isso mais vale estar quieto!
Porque senão acontece como no Boavista, em que as miúdas acabam por ir treinar para debaixo da ponte!
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas, entre outros.
« Responder #95 em: 26 de Janeiro de 2015, 22:34 »
Caro Old School,

Em primeiro lugar obrigada por trazeres este assunto à baila.
Eu tive o prazer de fazer esta entrevista à Madalena e sou neste momento a gestora do Portal do Futebol Feminino em Portugal. Sou também de BRAGA! =D

Infelizmente nunca tive oportunidade de ver a equipa feminina do Braga a jogar, mas não há nada que desejasse mais do que ver uma equipa feminina no Braga! E acreditem que não faltariam jogadoras e com muita qualidade. Para conhecerem um pouco a realidade, não existe no concelho de Braga uma equipa feminina de futebol 11 ou futebol 7. As equipas femininas existentes são: Vilaverdense FC (onde jogo) e que milita na I Divisão Nacional, Pico de Regaladas (Campeonato de Promoção - Concelho Vila Verde), Os Sandinenses GDRC (Campeonato de Promoção - Concelho Guimarães), CP Martim (Campeonato de Promoção - Concelho Barcelos), Forjães SC (Distrital - Concelho Esposende), GD Prado (Distrital - Concelho Vila Verde).

A nível nacional só existem duas divisões: I Divisão (1o equipas) e Campeonato de Promoção. Qualquer equipa que seja criada pode inscrever-se numa das 4 séries do Campeonato de Promoção (o número de séries varia com o número de equipas). Todos os anos sobem duas equipas à I Divisão e descem duas.
I Divisão: 1.ª fase com 10 equipas, 2.ª Fase apuramento campeão: 4 primeiras equipas da 1.ª fase (com metade dos pontos), 2.ª Fase manutenção e descidas: 6 equipas restantes (com metade dos pontos).
Campeonato de promoção: 1.ª Fase: 4 séries. A primeira equipa de cada série passa à 2.ª fase. Das 4 equipas, as duas primeiro classificadas sobem à primeira divisão. As equipas que não passam à 2.ª fase, disputam a Taça de Promoção.

Para quando futebol feminino no grandioso Braga?

Quem sabe se um dia não volta, penso que a maior dificuldade é arrancar com o projecto e depois a sua sustentabilidade ao longo do tempo, a ver pelos valores que o Rpo.castro avançou não me parece uma verba ímpossível de suportar, mesmo sabendo as dificuldades que hoje os clubes atravessam.

Não sei se a UM tem equipa feminina mas se tivesse talvez fosse um bom ponto de partida e fazer algo como acontece no futsal com o Braga/AAUM.

Sandracosta05 aproveito para te dar os parabéns pelo teu projeto no portal, só por aí dá para ver o carinho que tens pela modalidade, envia um e-mail para o Braga, tenta agendar uma reunião expõe as tuas ideias  e quem sabe não é o primeiro passo para fazer renascer o Futebol Feminino no SC Braga, no que eu puder ajudar conta comigo.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16385
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas, entre outros.
« Responder #96 em: 27 de Janeiro de 2015, 09:54 »
Para isso mais vale estar quieto!
Porque senão acontece como no Boavista, em que as miúdas acabam por ir treinar para debaixo da ponte!
Isso é a ideia que passa para cá, mas acho que não nos deve impedir de tentar mudar a situação actual.
Quem sabe a ideia não terá acolhimento em alguém e pés para andar?

Infelizmente não sei quem a pessoa indicada para tratar do assunto. Só conheço os contactos que o SC Braga disponibiliza no site: http://www.scbraga.pt/contactos

Mas como o Old School falou, uma outra possibilidade seria falar com a Associação Académica da Universidade do Minho: http://www.aaum.pt/index.php/departamento/show/id/6
Quem não sente não é filho de boa gente.
sandracosta05 Iniciados
  • *
  • 6
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas, entre outros.
« Responder #97 em: 27 de Janeiro de 2015, 09:59 »
Olá, bom dia,

Em primeiro lugar peço desculpa, pela minha resposta anterior talvez pouco assertiva. O que eu quero dizer é que os clubes também têm que ter responsabilidade e não só "emprestar o nome". Até porque uma boa equipa no futebol feminino pode "facilmente" chegar a uma final da Taça de Portugal no Jamor, ou a fases de qualificação da Liga dos Campeões. Algo que no futebol masculino é bem mais difícil.

Voltando à tua mensagem, Old School.
Para clubes pequenos, essa verba é complicada, mas para o grandioso Braga, tenho a certeza que seriam tostões. A questão é, o que seria necessário para a direção do Braga avançasse com um projeto destes, que a curto prazo não lhes trará lucro?

Em relação à UM, a equipa de futsal é organizada anualmente apenas para as competições universitárias (ou seja, treinam duas ou 3 vezes e já chega... !?). O que acontece também é que todas as jogadoras que integram esta equipa, jogam em clubes. Portanto, não sei como se poderia operacionalizar.

Em relação ao Portal, obrigada. Este é já um projeto de 4 anos e pelo o qual tenho muito carinho. É no momento a principal fonte de informação sobre futebol feminino em Portugal e tenho muito orgulho nisso. Parece que já me adiantei. Ontem enviei email para pedir uma entrevista com alguém da direção do SC Braga para o Portal. Não será certamente para apresentar nenhum projeto, mas talvez para abrir alguns horizontes. Espero que respondam. Poderias ajudar talvez se me indicasses um contacto que fosse mais "certeiro" e que teria a possibilidade de ouvir o que temos a dizer.

Cumps
SC
Sérgio Gonçalves
Sérgio Gonçalves Equipa Principal
  • *****
  • 3374
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas, entre outros.
« Responder #98 em: 27 de Janeiro de 2015, 11:13 »
O Salvador está sempre a dizer que quer um clube eclético...
Sócio nº 2014
sandracosta05 Iniciados
  • *
  • 6
  Re: Universo Braguista - Novidades, iniciativas, entre outros.
« Responder #99 em: 29 de Janeiro de 2015, 09:54 »
Bom dia,

O email que referi anteriormente foi enviado para    jose.portovedo@scbraga.pt e mail@scbraga.pt. Sabem um endereço mais direto que posso contactar?

Cumps
SC
 

Anuncios M