Quantcast
NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
14071 Respostas
833406 Visualizações
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14060 em: 03 de Abril de 2024, 16:39 »
desporto.sapo.pt

Artur Jorge protagoniza a 11.ª chicotada psicológica da época na I Liga


Com vários anos nas camadas jovens do clube, aos 52 anos, Artur Jorge, antigo central e capitão, estava a cumprir apenas a segunda época na equipa principal.

rtur Jorge deixou a equipa de futebol do Sporting de Braga, com o clube minhoto a oficializar hoje a saída para os brasileiros do Botafogo, mediante o pagamento de dois milhões de euros. Em comunicado, os bracarenses especificam que a SAD não terá na transferência encargos com serviços de intermediação e que o novo treinador e a respetiva equipa técnica “serão anunciados oportunamente”.

Artur Jorge, de 52 anos, chega ao Botafogo, naquela que será a sua primeira experiência no estrangeiro, a poucos dias do início do Brasileirão, com a primeira jornada em 13 de abril em casa do Cruzeiro, e no arranque, e na estreia, hoje, na fase de grupos da Taça Libertadores, depois de passar as pré-eliminatórias.

Artur Jorge é assim o 11.º treinador a deixar uma equipa da presente edição da I Liga, ao cabo de 27 jornadas. O técnico deixa o clube depois de vencer o Portimonense (5-3) no Algarve, no fecho da ronda 27. Com vários anos nas camadas jovens do clube, aos 52 anos, Artur Jorge, antigo central e capitão, estava a cumprir apenas a segunda época na equipa principal.

Antes de Artur Jorge, João Pedro Sousa tinha sido o último treinador afastado do comando técnico de uma equipa, mais precisamente do Famalicão, onde cedeu o seu posto a Armando Evangelista, a 15 de fevereiro.

João Pedro Sousa deixou o Famalicão no 9.º lugar (com menos um jogo), com 28 pontos, resultantes de seis vitórias e 10 empates, contra nove derrotas, ficando aquém das expetativas dos adeptos locais.

João Pedro Sousa tinha sucedido a a Pedro Moreira na lista de 'chicotadas', tendo este sido afastado do comando do Casa Pia na 21.ª jornada, apenas 86 dias depois de ter assumido o cargo, em 21 de novembro do ano passado, quando rendeu Filipe Martins, que deixou os ‘gansos’ à 11.ª jornada. Gonçalo Santos é o atual treinador do Casa pia.

O anterior treinador a ser afastado tinha sido o espanhol Pablo Villar, que foi rendido no ‘banco’ do Vizela pelo compatriota Rúben de la Barrera, à 14.ª jornada, em dezembro último.

O Famalicão tornou-se no oitavo clube a mexer no comando técnico desde o arranque da temporada, juntando-se a Vitória de Guimarães e Casa Pia (duas vezes) e Boavista, Vizela, Desportivo de Chaves, Estoril Praia e Arouca, todos com uma 'chicotada psicológica'.

Logo à primeira jornada, e após um triunfo na Amadora, Moreno ‘bateu com a porta’ no Vitória de Guimarães, mas o substituto pouco durou na 'Cidade Berço': o brasileiro Paulo Turra liderou os minhotos em cinco jogos na I Liga, obteve apenas duas vitórias e ainda foi eliminado da Taça da Liga pelo secundário Tondela, sendo rendido por Álvaro Pacheco, à sétima jornada.

Pelo meio, o mesmo Moreno rumou a Chaves, sendo contratado para a posição de José Gomes, à quinta ronda, depois de os transmontanos averbarem cinco derrotas no mesmo número de jogos no campeonato.

Antes de assumir o conjunto vimaranense, Álvaro Pacheco tinha sido substituído no Estoril Praia por Vasco Seabra, à sexta jornada, enquanto o final da 11.ª ronda trouxe duas alterações de uma assentada, no Casa Pia e no Arouca, com as entradas de Pedro Moreira e Daniel Sousa para os postos de Filipe Martins e Daniel Ramos, respetivamente.

A cumprir a segunda passagem pelo ‘banco’ do Boavista, Petit foi outra das ‘vítimas’ dos resultados, em dezembro do ano passado, estavam decorridas 13 jornadas, sendo rendido no cargo por Ricardo Paiva.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/artur-jorge-protagoniza-a-11-a-chicotada-psicologica-da-epoca-na-i-liga
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14061 em: 03 de Abril de 2024, 16:41 »
desporto.sapo.pt

António Salvador confirma Daniel Sousa como treinador do SC Braga, mas só na próxima época


O treinador termina a ligação contratual com o Arouca no final da presente época, rumando posteriormente à cidade dos Arcebispos.

 Daniel Sousa, que orienta o Arouca, será o treinador do Sporting de Braga a partir de 2024/25, revelou hoje o presidente dos minhotos, António Salvador, anunciando Rui Duarte como técnico interino até ao fim da época.

Em conferência de imprensa, o presidente dos ‘arsenalistas’ abordou a saída de Artur Jorge do comando técnico do clube, para assumir os brasileiros do Botafogo, apresentou Rui Duarte como solução interina até ao final da época e confirmou Daniel Sousa como treinador para as próximas duas épocas.

Salvador referiu ainda que Daniel Sousa, atual treinador do Arouca, de 39 anos, vai chegar ao clube a custo zero.

“Não vamos pagar nada ao Arouca porque ele está em final de contrato. O Arouca pediu um milhão de euros para [Daniel Sousa] fazer sete jogos [até ao fim do campeonato]. Respeitamos essa decisão, ficou o registo”, disse o dirigente.

Rui Duarte, de 45 anos e que desde a época passada comanda os sub-23 dos bracarenses, vai assumir o comando da equipa principal interinamente.

O Sporting de Braga, quarto classificado da I Liga, com 56 pontos, menos dois do que o FC Porto, recebe o Arouca, no sábado, em jogo da 28.ª jornada.

em: https://desporto.sapo.pt/futebol/primeira-liga/artigos/antonio-salvador-confirma-daniel-sousa-como-treinador-do-sc-braga-mas-so-na-proxima-epoca
Anuncios M
Anuncios M
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14062 em: 04 de Abril de 2024, 09:08 »
4/4/2024

Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14063 em: 04 de Abril de 2024, 09:09 »

































Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14064 em: 05 de Abril de 2024, 09:44 »
5/4/2024

Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14065 em: 05 de Abril de 2024, 09:44 »




























Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14066 em: 05 de Abril de 2024, 12:33 »
abola.pt

Limites para os treinadores

Treinadores devem ser iguais aos jogadores: fora do mercado só assina quem está livre

Por
Nuno Travassos

O SC Braga-Arouca está marcado apenas para amanhã, mas os clubes já andaram a trocar galhardetes por causa do treinador que é de um mas vai ser do outro.

É possível que Daniel Sousa só agora tenha apertado a mão a António Salvador, mas há muito que se percebera que o técnico ia para a Pedreira. Faltava apenas perceber quando, mas Artur Jorge, ao sentir que o estavam a tentar segurar com empurrões nas costas, decidiu aproveitar a boleia de John Textor para ir treinar o Botafogo.

O acordo permitiu ao SC Braga um encaixe de aproximadamente dois milhões de euros, mas António Salvador não quis gastar metade a recrutar um treinador que fica livre daqui por sete jogos. A questão é que o próximo desafio é precisamente em Braga, e isso dificultou a negociação com o Arouca, que colocou um prazo-limite para um entendimento. No meio de tudo isto até a saída de Artur Jorge foi colocada em causa, mas já não havia margem para recuar.

Salvador decidiu esperar sem esperar. Avançou já para Daniel Sousa, mas apenas com a possibilidade de o ter na próxima época. O antigo adjunto de André Villas-Boas venceu 10 dos 25 jogos disputados no Gil Vicente, primeira equipa que liderou, e agora já igualou esse número de triunfos em 18 jogos pelo Arouca. Na Liga, esta época, tem 31 pontos somados em 16 jogos, o que dá um aproveitamento pontual de 65%. Praticamente ao nível do SC Braga, que amealhou 69% dos pontos que disputou, com recursos obviamente superiores.

Daniel Sousa não só tem o direito de querer o melhor para a sua carreira, como é livre de assinar um contrato válido a partir da próxima época, mas o processo é desconfortável para todas as partes, e em particular para o (ainda) técnico do Arouca, que vai visitar o futuro patrão após ser acusado de falta de ética pelo atual, que também não se pode dar ao luxo de o libertar gratuitamente. Não está em causa o profissionalismo do treinador de 39 anos, mas só a circunstância de ser confrontado com o cenário de lutar por pontos que podem condicionar aquela que será a sua missão na próxima época deveria ser o suficiente para questionar os regulamentos. É irrealista pensar que os conflitos de interesse seriam abolidos, mas o caso prova a necessidade de regular este mercado.

O modelo espanhol, que limita os treinadores a um clube por época, será excessivo na forma como condiciona o direito ao trabalho, mas faz todo o sentido aplicar regras idênticas às dos jogadores: fora da janela de transferências só pode assinar quem está desempregado. Daniel Sousa continuaria a ser livre de assumir um compromisso com o SC Braga para a próxima época, mas estaria excluído o cenário de mudança imediata.

Em vez de recear menos oportunidade de trabalho, a classe dos treinadores deveria pensar nesta mudança como acréscimo de estabilidade, por mais ligeiro que seja. Com menos opções de mala feita será de esperar que alguns dirigentes pensem duas vezes antes de despedir.

em: https://www.abola.pt/opinioes/noticias/limites-para-os-treinadores-2024040509114856530
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14067 em: 05 de Abril de 2024, 12:40 »
tribuna.expresso.pt

Com “uns chocolates a mais” e aos 41 anos, Robinho ganhou o primeiro título do SC Braga no futsal que lhe pagou a renda

Ao bater o Sporting na final, o SC Braga conquistou a Taça de Portugal de futsal, o primeiro troféu da história do clube minhoto na modalidade. O feito deixou Robinho, experiente jogador de 41 anos, emocionado. Em entrevista à Tribuna Expresso, confessa que “esta é uma das medalhas mais especiais da carreira” mesmo para ele, que tem duas Ligas dos Campeões no currículo


Poucos percebem tanto de personificar a ousadia como Robinho. O sistema magnético que une o pé esquerdo e a bola funciona a tempo inteiro. Enquanto todos os colegas estão no ataque, o internacional russo controla o jogo a partir do meio-campo defensivo, só com o guarda-redes nas costas (às vezes, nem isso). Tem diante de si um defesa que se começa a roer de inveja com a ginga. Assim que o adversário lhe tenta roubar a bola, Robinho vai por ali fora. É uma jogada de risco, mas, conta, nas mil vezes que a fez poucas correram mal.

O levezinho nascido no Recife esteve dez anos na Rússia. Além da cidadania, ganhou também a segunda Liga dos Campeões da carreira. Esteve em três Mundiais e quatro Europeus, mas foi a Taça de Portugal que conquistou no SC Braga – o primeiro título da história do clube na modalidade – que o fez chorar de alegria. Aos 41 anos, participou no duelo com o Sporting que os guerreiros venceram por 5-3 (após prolongamento), em Sines, depois várias cambalhotas no marcador.

No que resta de uma temporada que já é histórica, Robinho deseja dar aos minhotos o campeonato nacional. A acontecer, não será um feito inédito para o ala. Conhece esse sabor dos tempos do Benfica, onde esteve entre 2017 e 2022. A Luz apresentou-lhe também Joel Rocha, treinador que reencontrou a norte. Comandado e comandante são separados por apenas dois anos e já são precisas poucas palavras para se entenderem. Foi ao técnico português que fez a promessa de que, apesar da idade, não se ia arrastar, porque “sonhava com títulos” nos arsenalistas. Não são sonhos de menino, mas também contam.

No sítio onde guardas as medalhas, que são muitas, já arranjaste espaço para mais uma?
Nestes casos, arranjamos sempre um espacinho. É o menor dos problemas. O difícil mesmo é conquistá-las. Sei que é uma Taça de Portugal. Tenho títulos, talvez, mais importantes, mas, pela maneira como foi e pela importância que teve para o clube, esta é uma das medalhas mais especiais da minha carreira.

No final do jogo contra o Sporting, apesar da experiência, ficaste muito emocionado. Porquê?
Poucas pessoas acreditavam que o SC Braga podia ser campeão. O meu sentimento ali é por aquilo que está a ser construído. Pensei “com 41 anos, estou na história deste clube”. Poucas pessoas diriam que, depois de sair do Benfica, ia conseguir continuar a ganhar. Recebi chamadas de pessoas a dizer que também se emocionaram quando me viram chorar. Isso não tem preço.
(...)

em: https://tribuna.expresso.pt/entrevistas-tribuna/2024-04-05-Com-uns-chocolates-a-mais-e-aos-41-anos-Robinho-ganhou-o-primeiro-titulo-do-SC-Braga-no-futsal-que-lhe-pagou-a-renda-6704f0bd
Anuncios M
Anuncios M
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14068 em: 05 de Abril de 2024, 12:44 »
ojogo.pt

Extremo internacional iraniano estará na mira de Braga e FC Porto

Mehdi Ghayedi tem 18 internacionalizações pelo Irão e joga nos Emirados Árabes Unido


Segundo a Imprensa internacional, o extremo iraniano Mehdi Ghayedi, de 25 anos, internacional pelo Irão em 18 ocasiões e com presença atual nos eleitos, está na mira de Braga e FC Porto.

em: https://www.ojogo.pt/7787785769/extremo-internacional-iraniano-estara-na-mira-de-braga-e-fc-porto/
Lipeste
Lipeste Equipa Principal
  • *****
  • 27928
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14069 em: 05 de Abril de 2024, 12:48 »
ojogo.pt

Braga saúda escolha de Pedro Dias, que tem "um longo historial de dedicação ao desporto"

A escolha do novo secretário de Estado do Desporto é vista com bons olhos pelos arsenalistas, que destacam as qualidades e o trabalho do antigo vogal da FPF


O Braga acredita que Pedro Dias, novo secretário de Estado do Desporto do Governo de Luís Montenegro, tem "um perfil de profundo e transversal conhecimento da realidade que vai encontrar e que terá, nestas novas funções, a missão de fazer evoluir". Numa nota publicada no site oficial, o clube arsenalista refere o "longo historial de dedicação ao desporto" e destaca o "inegável contributo para o desenvolvimento do desporto universitário e para o extraordinário incremento, quantitativo e qualitativo, de várias disciplinas sob a égide da Federação Portuguesa de Futebol, onde se encontrava desde 2012."

"Esta nomeação transmite ao Braga uma mensagem de aposta num perfil vincadamente técnico, logo profundamente conhecedor da necessidade do incremento dos fatores competitivos que permitam o fomento do desporto de alta competição, com vista à sua crescente afirmação no panorama internacional, conforme é do interesse e benefício do país", afirmam os bracarenses.

Leia a nota do Braga na íntegra:

"O SC Braga saúda a nomeação de Pedro Dias para a Secretaria de Estado do Desporto, enaltecendo a escolha do Governo para a pasta e identificando no eleito um perfil de profundo e transversal conhecimento da realidade que vai encontrar e que terá, nestas novas funções, a missão de fazer evoluir.

Pedro Dias tem um longo historial de dedicação ao desporto, sendo inegável o seu contributo para o desenvolvimento do desporto universitário e para o extraordinário incremento, quantitativo e qualitativo, de várias disciplinas sob a égide da Federação Portuguesa de Futebol, onde se encontrava desde 2012.

O SC Braga, clube de matriz eclética e que assegura patamares de formação e de competição em 14 modalidades, está certo de que o novo Secretário de Estado transportará para o sector uma visão global, alinhada com a sua própria experiência e com o longo histórico que apresenta na defesa de uma visão holística, capaz de enquadrar o papel do Desporto enquanto um bem global e do interesse de toda a comunidade, inclusive na sua vertente lúdica e social.

De igual modo, esta nomeação transmite ao SC Braga uma mensagem de aposta num perfil vincadamente técnico, logo profundamente conhecedor da necessidade do incremento dos fatores competitivos que permitam o fomento do desporto de alta competição, com vista à sua crescente afirmação no panorama internacional, conforme é do interesse e benefício do País.

Não obstante a rotura face aos perfis historicamente apontados para a pasta, que o SC Braga entende como pertinente, é também do entendimento do Clube que há uma agenda que transita do anterior titular, João Paulo Correia, e que é merecedora de seguimento e continuidade, sublinhando os méritos do trabalho desenvolvido na passada Legislatura e a relação de proximidade que foi estabelecida e que é fundamental para o desenvolvimento do sector.

O papel dos grandes clubes e das grandes organizações no crescimento do Desporto nacional não pode ser encarado com sofismas, sendo inegável o peso que assumem, quer no suporte a um vasto número de modalidades, quer na canalização de receitas para a aposta nas mesmas, sobretudo pela via dos valores gerados no futebol profissional.

Garantir a competitividade de todos estes vectores e a sua circularidade será uma das mais importantes missões do novo Secretário de Estado e do novo Executivo."

Pedro Dias, secretário de Estado do Desporto, com ligações ao futsal e desporto académico

Pedro Dias, o novo secretário de Estado do Desporto do Governo de Luís Montenegro, ocupava o cargo de vogal da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) desde 2011 e tem um historial ligado ao futsal e ao desporto académico.

Aos 55 anos, Pedro Dias assume a responsabilidade pela pasta do desporto em Portugal após um década ligado à FPF, sob a liderança de Fernando Gomes, em que, além da pasta do futsal e do futebol de praia, também teve o papel da coordenação da formação de treinadores de futebol, futsal e futebol de praia.

Com formação académica na Universidade de Beira Interior e na Universidade do Minho, em que depois também mais tarde ocupou cargos de relevo na parte desportiva, Dias está também ligado à UEFA desde 2012, fazendo parte do Comité de Futsal e Futebol de Praia.

O novo secretário de Estado foi também membro, desde 2017, da Comissão de Educação Física e Desporto na Escola do Comité Olímpico de Portugal e, em 2015, foi condecorado com o grau de Comendador da Ordem do Mérito pelo Presidente da República, na altura Cavaco Silva.

Foi presidente da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) entre 1993 a 1995 e membro do Comité Executivo da Federação Internacional do Desporto Universitário (FISU) entre 2003 e 2011.

Na juventude, Pedro Dias, nascido em Vila Nova de Gaia, passou pelos escalões de formação do FC Porto em futebol e, mais tarde, chegou a ser jogador federado de futsal.

Ao nível ministerial, o Desporto vai permanecer sob a alçada dos Assuntos Parlamentares, e do ministro Pedro Duarte, tal como acontecia no mais recente Governo socialista, com Ana Catarina Mendes, depois de ter estado sob a tutela da Educação, com Tiago Brandão Rodrigues.

Na Secretaria de Estado, sucede a João Paulo Correia, que detinha ainda a pasta da Juventude, agora com Ministério próprio.

em: https://www.ojogo.pt/5559930277/braga-sauda-escolha-de-pedro-dias-que-tem-um-longo-historial-de-dedicacao-ao-desporto/
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16436
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14070 em: 15 de Abril de 2024, 19:42 »
O Sporting de Braga foi condenado, em última instância, a indemnizar Sebastião Campos, antigo funcionário do clube, em 431 mil euros líquidos.

O litígio entre os arsenalistas e Sebastião Campos começou em 2008, quando decorreu o despedimento coletivo onde estiveram incluídos todos os trabalhadores do Bingo, encerrado por prejuízos financeiros.

Sebastião Campos foi o único dos antigos funcionários que não chegou a acordo com o clube que, em comunicado, garante que o antigo trabalhador «nunca mostrou abertura séria para acordo, apesar de o Sp. Braga ter tentado resolver os termos amigavelmente desde o primeiro momento».

O antigo funcionário «invocou a ilicitude do seu despedimento» e exigia, entre «créditos laborais e indemnização pelo despedimento», um valor de cerca de dois milhões de euros.

O Sp. Braga recorreu atá às últimas instâncias e, apesar de afirmar que esta «é uma decisão injusta», vai ter mesmo de pagar mais de 400 mil euros, além de juros de mora e compulsórios a Sebastião Campos.
Quem não sente não é filho de boa gente.
Anuncios G
Luso Equipa Principal
  • *****
  • 7395
  Re: NOTÍCIAS DO SPORTING CLUBE DE BRAGA
« Responder #14071 em: 15 de Abril de 2024, 19:51 »
Lipeste consegues arranjar a noticia do Record do Xabi Alonso?
 

Anuncios M