Quantcast
NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/02
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/02
54 Respostas
7112 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/02
« em: 25 de Fevereiro de 2014, 07:35 »
António Salvador negoceia regresso de Domingos Paciência

Há vários nomes em equação, numa sucessão que está em estudo desde domingo. António Salvador tem em cima da mesa três nomes para o comando técnico do Sp. Braga, mas deixou claro, ontem ao final da noite, que vai escolher “com calma” e ponderação o sucessor de Jesualdo Ferreira. Domingos Paciência, Vítor Pereira e Miguel Leal perfilam-se como os mais fortes candidatos, contudo, o processo ainda não está concluído.

Desde logo porque os três técnicos estão ocupados: Domingos Paciência assumiu, em Janeiro, o Kayserispor da Turquia; Vítor Pereira está na Arábia Saudita, ao serviço do Al-Ahli Jeddah com quem tem um contrato milionário (e é quase certa a indisponibilidade para regressar a Portugal) e Miguel Leal está no comando do Penafiel, da II Liga.

“O treinador que eu gos to e quero é um treinador que chegue aqui e que ganhe”, revelou, ontem à noite ao Correio do Minho o presidente, adiantando não ter ainda escolhido o novo técnico.
O dirigente entregou, de forma provisória, o plantel a Fernando Couto (antigo adjunto e o único sobrevivente ao divórcio com Jesualdo Ferreira), que deverá mesmo orientar a equipa no jogo de Alvalade, no sábado, já que só entre hoje e amanhã é que ficará definido o treinador.

Do leque de opções, a mais forte possibilidade é mesmo o regresso de Domingos Paciência. Salvador está em negociações com o técnico, que terá de se desvincular dos turcos, com quem tem ano e meio de contrato. Domingos é um dos nomes mais queridos entre os adeptos, pelo historial de sucesso em Braga, com a inédita final da Liga Europa e o 2.º lugar da I Liga.

CORREIO DO MINHO
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re: NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/02
« Responder #1 em: 25 de Fevereiro de 2014, 07:38 »
Domingos sai da corrida e Vítor Pereira embala
DOMINOS PACIÊNCIA DEIXOU DE SER HIPÓTESE ONTEM À NOITE

António Salvador já está naturalmente a trabalhar na sucessão de Jesualdo Ferreira, mas a informação passada precisamente por fonte ligada ao processo de que Domingos Paciência seria uma forte hipótese foi completamente descartada pelo próprio já na noite de ontem.



Jesualdo disse adeus
ESTEVE COM O PLANTEL ANTES DO TREINO

Jesualdo Ferreira esteve pouco mais de 30 minutos no Estádio Axa, ontem, antes do treino vespertino marcado para as 16 horas. O agora ex-técnico teve tempo para recolher alguns objetos pessoais e despedir-se de todo o plantel e restante grupo de trabalho, incluindo o departamento médico, confirmando um adeus anunciado logo após o empate de sábado à noite, frente ao Arouca.

O acordo total para a rescisão dos dois anos, mais os meses que restavam desta época de contrato, “só ficou consumado às 2h10 da madrugada”, fez questão de reforçar António Salvador quando abandonava o Estádio Axa para o almoço.

“O que queria era que o treinador continuasse, foi uma pena”, disse ainda Salvador, enquanto Jesualdo se limitou a acenar em forma de adeus. Entretanto, o comunicado oficial da SAD confirmou a rescisão alargada aos adjuntos Rui Almeida, Nuno Almeida e Sérgio Vieira, agradecendo o “contributo do professor Jesualdo Ferreira ao clube e desejando as maiores felicidades na sua carreira futura”.

RECORD
Anuncios M
Anuncios M
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re: NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/02
« Responder #2 em: 25 de Fevereiro de 2014, 07:44 »
Fernando Couto interino sem prazo definido
Jesualdo substituído por Couto, mas Domingos é o preferido em Braga. Henrique Calisto deixa Paços de Ferreira

Solução interina em Braga que poderá prolongar- se no tempo. Fernando Couto, coadjuvado por Vital, já assegura a liderança da equipa e ontem orientou o primeiro treino pós- Jesualdo Ferreira.
O anterior técnico passou pelo estádio, ao início da tarde, para se despedir do grupo de trabalho, numa visita de cerca de meia hora, após a qual saiu apressado, sem declarações aos jornalistas.
A acompanhar a saída de Jesualdo Ferreira estiveram os adjuntos Nuno Almeida, Rui Almeida e Sérgio Vieira. José Alberto Costa, treinador da equipa B, também sai.
Ao que o DN apurou, os nomes com mais força para suceder a Jesualdo Ferreira são Domingos Paciência, que atualmente orienta os turcos de Kayserispor, e Vítor Pereira, que está a treinar o Al- Ahli Jeddah, da Arábia Saudita.
No entanto, os elevados ordenados que os dois técnicos auferem no estrangeiro serão um entrave para que António Salvador, líder bracarense, consiga convencê- los. O nome de Miguel Leal, técnico do Penafiel, da II Liga, também tem sido veiculado, mas o DN sabe que a falta de experiência na I Liga não é vista com bons olhos. Com estas contingências ganha força a possibilidade de Fernando Couto ter uma oportunidade até fim da época para se impor como técnico principal. Ao que tudo indica, deve orientar a equipa já no próximo jogo, com o Sporting, em Alvalade.

DN
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re: NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/02
« Responder #3 em: 25 de Fevereiro de 2014, 07:46 »
Terminou a segunda aventura de Jesualdo Ferreira no Minho

Jesualdo Ferreira deixou ontem de ser o treinador do Sporting de Braga. A saída do técnico de 67 anos foi confirmada pela Sociedade Anónima Desportiva (SAD) do clube através de um comunicado, dois dias depois do empate em casa, frente ao Arouca (2-2), para o campeonato. No final desse jogo, Jesualdo, que tinha tido uma passagem de sucesso por Braga entre 2002 e 2006, voltou a ver lenços brancos das bancadas e a ouvir assobios, face à prestação irregular da equipa (sexta classificada) nas 20 jornadas da I Liga já cumpridas. Na Taça da Liga, o Sp. Braga também acabou por ser afastado, nas meias-finais, pelo Rio Ave, num encontro em que a arbitragem mereceu duras críticas dos minhotos.

PUBLICO
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re: NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/02
« Responder #4 em: 25 de Fevereiro de 2014, 07:48 »
Jesualdo Ferreira rescinde contrato
O treinador Jesualdo Ferreira deixou o comando técnico do Sporting de Braga depois de chegar a um acordo com o presidente, António Salvador, informou ontem o clube da I Liga de futebol portuguesa.

Treinador chegou a acordo amigável com o presidente do clube e deixou o comando do Braga
Além de Jesualdo Ferreira saem também os treinadores adjuntos Nuno Almeida, Rui Almeida e Sérgio Vieira, informa o Sporting de Braga num comunicado no seu sítio oficial.
“A administração do Sporting de Braga agradece o contributo do professor Jesualdo Ferreira ao clube, deseja as maiores felicidades na sua carreira futura”, lê-se na nota.
O desenlace surgiu cerca de 24 horas depois do empate caseiro diante do Arouca (2-2), no sábado, na 20ª jornada da I Liga de futebol, no fim do qual o treinador foi fortemente contestado pelos adeptos bracarenses.
O técnico tinha um vínculo por duas temporadas, mas não resistiu à má época dos minhotos, que seguem na sétima posição da tabela classificativa, com os mesmos pontos do oitavo, o Marítimo, e já a nove do quarto, o Estoril.
Os desaires para Jesualdo Ferreira começaram cedo, logo em Agosto com o Sporting de Braga a não conseguir o acesso à fase de grupos da Liga Europa, ao ser eliminado nos “play-off” pelos romenos do Pandurii.
No campeonato, apesar do bom início a equipa caiu de produção e soma nove derrotas, pelo facto foi afastada da Taça da Liga.
A equipa continua em prova na Taça de Portugal, em que vai disputar com o Rio Ave as meias-finais.

JORNAL DOS DESPORTOS
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re: NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/02
« Responder #5 em: 25 de Fevereiro de 2014, 07:54 »
COUTO COMANDARÁ EQUIPA EM ALVALADE
Braga SAD procura sucessor de Jesualdo, mas até pode ser que a solução provisória se torne definitiva...

FOI-SE JESUALDO, após a sucessão de maus resultados e depois de rescisão amigável, sobram os nomes de possíveis sucessores soprados para a “pedreira”. Domingos Paciência, Vítor Pereira e Miguel Leal são só os mais ventilados. “Não sei de nada disso. Nada está resolvido”, disse ao JN António Salvador, presidente da SAD do S. C. Braga. O mais certo é que Fernando Couto assuma, interinamente, o comando da equipa, pelo menos até ao jogo do próximo sábado, em Alvalade, com o Sporting.


Fernando Couto iniciou, ontem, a preparação do Braga para o jogo com o Sporting

Ao final do dia de ontem, a SAD do S.C. Braga continuava a tratar da sucessão de Jesualdo Ferreira, mas ainda não tinha encontrado treinador. O professor acordou os termos da rescisão já altas horas da madrugada e António Salvador voltou ao Estádio AXA logo pela manhã, para uma reunião com Fernando Couto e com o treinador de guarda-redes Vital, os únicos adjuntos que sobram da equipa de Jesualdo (Nuno Almeida, Rui Almeida e Sérgio Vieira também rescindiram).
Fernando Couto e Vital orientaram o primeiro treino da semana e, tudo o indica, s erão ele s que dirigirão a equipa no jogo da 21. ª jornada da liga, com o Sporting, se, até lá, o Braga não encontrar o sucessor de Jesualdo.
Miguel Leal é um dos nomes que circulam. O treinador do Penafiel até nem é um desconhecido na “pedreira”, onde já foi adjunto de Carlos Cavalhal, em 2005-6, como observador dos adversários do Braga.
Os mais desejados serão, contudo, dois treinadores que obrigarão a intensas negociações, porque ambos estão vinculados a outros clubes: um, Vítor Pereira, afigura-se de contratação mais difícil, porque está numa fase decisiva da época, em discussão pelo título da Arábia Saudita, e porque tem contrato milionário (três milhões de euros anuais) com o Al-Ahli Jeddah; o outro, Domingos Paciência, é profundo conhecedor do Estádio AXA e conduziu o clube à melhor classificação de sempre (segundo lugar, em 2009-10) e à histórica final da Liga Europa (2010-11), mas também ele está ocupado, ao serviço do Kayserispor, da liga turca.
Neste cenário, até pode suceder que Fernando Couto, solução interna e imediata, deixe de ser provisória e seja definitiva, pelo menos até final da época. É que, além de habilitado com curso de treinador de quarto nível, o exfutebolista internacional do F. C. Porto, do Barcelona, do Parma e da Lázio acumulou tarimba que baste.
Seja como for, Salvador tem urgência, porque se aproxima um ciclo complexo: além do j ogo com o Sporting, o Braga tem à vista as semifinais com o Rio Ave, para a Taça de Portugal, troféu muito desejado na “pedreira”.



JOSÉ ALBERTO COSTA DESPEDIDO DOS “BÊS”

 Foi só mudar de nomes e decalcar o comunicado da rescisão de Jesualdo Ferreira para o S.C. Braga também oficializar o despedimento do treinador da equipa B. “O SC Braga-Futebol SAD informa que chegou a acordo para a rescisão amigável do contrato com o treinador da equipa B, José Alberto Costa, aproveitando para agradecer ao técnico o contributo e empenho que foi prestado ao clube e desejando as maiores felicidades na sua carreira futura”, lê-se na nota publicada ao início da noite de ontem no website oficial do clube. Para a vaga de José Alberto Costa, que também chegara a Braga há sete meses pela mão de Jesualdo Ferreira, o Braga nomeou, de forma interina, Vítor Castanheira, ex-futebolista do clube, que era treinador adjunto dos “bês”.



Pedido de destituição voltou a ser rejeitado
Liga Presidente da AG apoia-se em parecer e diz não haver justa causa para pedir saída de Mário Figueiredo

ACADÉMICA, Estoril, F. C. Porto, Belenenses, Braga, V. Guimarães e Tondela viram recusada a marcação de uma assembleia-geral (AG) extraordinária, que serviria para “apreciação, discussão e votação da proposta de destituição, por justa causa, do presidente da Liga”, Mário Figueiredo.
Segundo a notificação enviada aos clubes, e à qual a agência Lusa teve acesso, a resposta do presidente da AG da Liga, Carlos Deus Pereira, assentou num parecer jurídico de Armando Triunfante, sobre a conformidade legal e estatutária do requerimento de convocação, que foi apresentado no passado dia 4.
“Não caberá ao presidente da Mesa decidir se existe ou não justa causa para destituir o presidente da Liga, ainda que a ausência de justa causa seja patente. Essa tarefa caberia sempre à própria AG. Mas já cabe nas atribuições deste mesmo presidente da Mesa, enquanto único titular do poder de convocar, avaliar se o direito atribuído aos associados é ou não exercido dentro dos limites definidos pelo fim social ou económico desse direito”, pode ler-se no parecer, citado na notificação assinada por Carlos Pereira.
O mesmo documento refere que “os motivos invocados na fundamentação do requerimento de convocatória de assembleia-geral não constituem, individualmente ou globalmente considerados, qualquer justa causa de destituição”, acrescentando que “a solicitação de convocação excede manifestamente os limites impostos pelo fim próprio desse direito”.
“A presente solicitação é em si mesma manifestamente abusiva, na medida em que faz parte de um processo cujo objetivo principal é prejudicar direta e inequivocamente o presidente da Liga e, se possível, destituí-lo, ainda que para tal não exista qualquer justa causa. É dever do presidente da Mesa, neste contexto, rejeitar a convocação da assembleia, motivando convenientemente a sua recusa”, salientou Armando Triunfante.
Perante este parecer, o presidente da Mesa da AG, Carlos Deus Pereira, decidiu pelo indeferimento.

JN
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re: NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/02
« Responder #6 em: 25 de Fevereiro de 2014, 08:03 »
DOMINGOS ESFUMOU-SE E COUTO VAI A ALVALADE
ALVO IMPOSSÍVEL>>Domingos Paciência era o preferido para suceder a Jesualdo Ferreira, mas os turcos do Kayserispor recusam cedê-lo a qualquer preço. Em busca de uma alternativa credível, a SAD entregou o comando da equipa, interinamente, ao adjunto Fernando Couto



Primeira opção para preencher a vaga deixada por Jesualdo Ferreira, o técnico Domingos Paciência deixou de ser hipótese, depois de ter estado muito próximo de consumar um regresso há muito desejado pela maioria dos adeptos e pela sociedade desportiva presidida por António Salvador. Sem tempo a perder, a SAD entregou a preparação da equipa ontem a Fernando Couto e tudo aponta para que o “adjunto” da casa tenha a oportunidade de envergar a braçadeira de técnico principal dos bracarenses, ainda que interinamente, no jogo com o Sporting, em Alvalade, do próximo sábado. A ideia de regressar a Braga era do inteiro agrado de Domingos, mas a desvinculação do Kayserispor revelou-se um processo complicado e, já ao princípio da noite, esclarecia a O JOGO que vai permanecer na Turquia. “Não vou deixar o Kayserispor. Foi um projeto que abracei há pouco tempo e quero levá-lo até ao fim. Sou muito bem tratado aqui e as pessoas merecem uma boa resposta da minha parte”, assinalou. Quanto às conversações que se arrastaram ao longo do dia, nem uma palavra em jeito de confirmação. “Sei que isso foi falado, mas não tive contactos. É seguro que não vou para Braga. Vou continuar o meu trabalho na Turquia”, repetiu. Para António Salvador, foi um duro revés. Acertada a saída de Jesualdo, o dirigente fez questão de manter bem elevada a fasquia e não perdeu tempo a desenvolver os contactos necessários para assegurar o regresso do técnico português, de 45 anos, que esteve ligado aos momentos de maior exaltação no clube: segundo lugar, em 2009/10; e presença na final da Liga Europa, em 2010/11, passando logo depois o testemunho a Domingos.
O grande problema é que o processo da saída do Kayserispor teria de ser gerido com a máxima diplomacia de modo a evitar-se o pagamento de uma indemnização avultada, apesar de o contrato do antigo avançado não prever qualquer cláusula de rescisão. Seria um desfecho mais do que desejado pela SAD arsenalista, pois a saída de Jesualdo Ferreira foi alcançada à custa do pagamento de uma soma considerável, calculada em função de um contrato válido até 2016, com um vencimento anual de cerca de um milhão de euros. Contratado em janeiro para substituir o croata Robert Prosinecki (antiga estrela do Real Madrid), Domingos tem sido pouco feliz ao comando da equipa turca, somando apenas uma vitória, frente ao Gençlerbirligi (1-0), em cinco partidas disputadas, mas a direção do clube turco não abdica dele a troco de menos de um milhão de euros, quantia incomportável para os cofres dos minhotos, pelo que tornou-se num sonho impossível, pelo menos no imediato. A recuperação no campeonato e o apuramento para a final da Taça de Portugal serão, por isso, responsabilidades de outro treinador.



Vítor Pereira desmentiu contactos

Apontado pela Rádio Renascença como forte hipótese, Vítor Pereira não está, para já, no radar dos arsenalistas. Contactado por O JOGO, o treinador foi direto ao assunto ao deixar bem claro que nos últimos dias não foi contactado por nenhum responsável ligado ao Braga. “As notícias vêm daí. Eu não tenho conhecimento de nada. Ninguém do Braga falou comigo. Não tem fundamento”, esclareceu o treinador, sublinhando que continuará a “cumprir” o contrato com o Al-Ahli Jeddah (Arábia Saudita). Campeão nacional na época passada, ao serviço do FC Porto, o técnico português explicou, porém, que no fim da época terá a possibilidade de exercer a opção de quebrar a ligação mediante o pagamento de “um valor” estabelecido. “Irei avaliar se tenho ou não condições para lutar pelo título. Apenas me interessa lutar por objetivos”, referiu.



CASTANHEIRA NO TREINO

O “vendaval” que levou, de uma vez, Jesualdo Ferreira e os adjuntos Nuno Almeida, Rui Almeida e Sérgio Vieira deixaram a equipa principal muito desfalcada de treinadores. De tal forma que Castanheira foi requisitado à equipa B, por um dia, para auxiliar Fernando Couto e Vital na direção do primeiro treino da semana, realizado à tarde.



SALVADOR LOGO PELA MANHÃ

Uma noite mal dormida, em virtude de a saída de Jesualdo Ferreira ter sido acertada somente na madrugada de ontem, não impediu que António Salvador se apresentasse bem cedo no AXA. O dirigente reuniu-se, pela manhã, com Fernando Couto e Vital, para comunicar que nos próximos dias serão responsáveis pela preparação da equipa principal.



Adeptos iniciaram pressão na véspera do encontro

O clube anunciou em comunicado o acordo e agradeceu ao treinador e aos técnicos que o acompanharam na saída o trabalho realizado. Mas este agradecimento não encontra correspondência no comportamento de alguns adeptos, que foram ao local da concentração da equipa, na véspera do jogo com o Arouca, mimosear Jesualdo Ferreira com palavras menos agradáveis, pedindo-lhe também que saísse. Algo que, com certeza, não deixou o grupo muito sossegado...



Três minutos de muita emoção
Jesualdo mensagem de confiança e votos de muito sucesso

Breve e muito sentida foi a despedida entre Jesualdo Ferreira e o grupo que dirigiu ao longo de sete meses. Aconteceu na tarde de ontem, ainda antes do treino, que já não seria orientado pelo professor. Os rostos, garantiram-nos, estavam tristes e as palavras tinham mesmo de ser poucas, porque não foi pelo relacionamento entre futebolistas e treinador que a corda rebentou.
Há quem diga que nunca se deve voltar a um lugar onde já fomos felizes, mas não falta quem contrarie esta máxima e diga que sim, que voltar a um lugar onde fomos felizes só pode ser bom. Não se sabe qual dos pensamentos levou Jesualdo Ferreira a dizer que sim ao Braga há sete meses, a convite de António Salvador, com quem tinha iniciado em 2002, e durante quatro épocas, uma linha de crescimento que levou o clube a chegar-se aos grandes. Nessa altura, a felicidade foi extrema e o regresso foi visto como a solução desejada pelo presidente para ir buscar o salvador de outros tempos, porque o clube se desalinhara dos sucessos na última época.
Nestes sete meses, Jesualdo não foi tão feliz como entre 2002 e 2005, porque encontrou uma realidade bem diferente. Aquele que se tornou tricampeão nacional pelo FC Porto tinha deixado saudades no Minho, regressou como um herói e sai entre manifestações de desagrado que certamente nunca imaginou viver, principalmente em Braga.
O professor não leva boas recordações desta segunda passagem, mas deixou por Braga novos amigos, a começar nos jogadores. E isso mesmo se percebeu pelos rostos tristes na hora da despedida, conforme O JOGO apurou junto do grupo.
Não foram mais do que três minutos, mas o tempo suficiente para ficar uma mensagem de confiança por parte do treinador, de votos de sucesso, para todo o grupo e para o clube. Afinal, nem os lugares europeus estão fora do alcance deste Braga nem a Taça de Portugal (onde está nas meias finais) deixou de ser um sonho a discutir, para já, com o Rio Ave.



José Alberto Costa deixa a equipa B

O despedimento de Jesualdo Ferreira precipitou a saída de José Alberto Costa do comando da equipa B. Era um cenário previsível, pois o segundo foi contratado no começo da época precisamente por indicação do ex-técnico da equipa principal, por ser um profissional da sua inteira confiança. A aliança teve bons frutos, com os bês a abastecerem a equipa principal com Cristiano, Hebert, Tomás Dabó, Núrio, Kappel e Diogo Ribeiro, e o “contributo” de Costa não deixou de ser elogiado em comunicado. “A SAD aproveita para agradecer ao técnico o empenho que foi prestado ao clube, desejando as maiores felicidades na sua carreira futura.” O treinador deixa os bês classificados em 17º lugar na II Liga, com 38 pontos somados, tendo ficado associado a uma derrota inesperada na última jornada, frente ao penúltimo classificado, o Trofense (1-2). Tal como acontece com a equipa principal, o comando da equipa B será entregue a um novo treinador, ainda por contratar, pelo que o adjunto Castanheira foi promovido interinamente a técnico principal. O outro adjunto, José Pedro, e Orlando, o treinador dos guarda-redes, deverão continuar.

O JOGO
Bruno3429 Equipa Principal
  • *****
  • 12966
  Re: NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/02
« Responder #7 em: 25 de Fevereiro de 2014, 08:24 »
Fernando Couto treina Sp. Braga
António Salvador ainda não decidiu se quer já solução de futuro ou apenas até final da época.
Octávio Lopes

Fernando Couto é um dos treinadores que António Salvador está a equacionar para orientar o Sp. Braga até final da temporada, tendo como adjunto Jorge Vital.

Segundo soube o CM, o líder dos arsenalistas ainda não decidiu se vai apostar já num técnico para o "presente e para o futuro" ou se apenas vai "resolver" a questão no final da temporada. É neste cenário que o nome de Fernando Couto surge como o mais forte para "pegar já" na equipa. Ontem, o antigo internacional português, de 44 anos, orientou o apronto dos minhotos, o primeiro após Jesualdo Ferreira ter sido afastado da equipa.

Caso a direção decida começar já a preparar a próxima temporada, nomes como os de Domingos Paciência e Vítor Pereira constam da lista de António Salvador. Domingos está no Kaiserispor (Turquia) e Vítor Pereira no Al-Ahli Jeddah (Arábia Saudita).

Também ontem, o Sp. Braga confirmou, em comunicado, a saída de Jesualdo Ferreira, que tinha contrato por mais duas temporadas e foi fortemente contestado pelos adeptos após o empate (2-2) caseiro, diante do Arouca, na última jornada da Liga.

Os adjuntos Nuno Almeida, Rui Almeida e Sérgio Vieira deixam igualmente o clube.

Correio da Manhã
Anuncios M
Anuncios M
brigada da relote
  Re: NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/02
« Responder #8 em: 25 de Fevereiro de 2014, 09:55 »
Jesualdo e Calisto saem: a experiência já não é um posto
A Liga despede-se dos treinadores com maior longevidade na competição


Assistir a chicotadas da Liga deixou de ser uma grande novidade. De qualquer forma, o cenário desta jornada é particularmente curioso: a competição despede-se de dois treinadores com enorme currículo. Aliás, Jesualdo Ferreira e Henrique Calisto eram e são exemplos de longevidade no escalão principal do futebol português.

A experiência, aparentemente, já não é um posto. Jesualdo (67 anos) e Calisto (60) eram os dois treinadores mais velhos na prova, mas bem mais que isso. O treinador que saiu do Paços de Ferreira fez a sua estreia na Liga há mais de três décadas!

Henrique Calisto surgiu no escalão principal durante a temporada 1980/81, no comando técnico do Boavista, com apenas 26 anos. Jesualdo Ferreira surgiria na época 1984/85, orientando a Académica de Coimbra.

No panorama atual, Jorge Jesus (59 anos) e Manuel Machado (58) são os que mais se aproximam de Jesualdo e Calisto no que toca à longevidade. Porém, são ligeiramente mais novos e chegaram à Liga mais tarde. O treinador do Benfica fez a sua estreia em 1995/96, pelo Felgueiras, e o responsável técnico do Nacional surgiu em 2002/03, com o Moreirense.

O fenómeno José Mourinho abriu caminho para uma aposta tremenda em técnicos mais novos, reduzindo o espaço para os nomes mais experientes. Porém, os exemplos citados foram resistindo a esta vaga. Não resistiram, porém, à incontornável urgência de resultados.

Jesualdo Ferreira iniciou a temporada no Sp. Braga, após passagens por Espanha e Grécia, antes de período pouco feliz no Sporting. Os leões terminaram a época com o pior registo de sempre na Liga.

António Salvador fez uma aposta no treinador que lançou as bases para os Guerreiros do Minho. Porém, o regresso a Braga não correu da melhor forma para Jesualdo.

Nem sempre faz sentido regressar a uma casa onde se foi feliz. As circunstâncias mudam.

Henrique Calisto é outro exemplo de um regresso que termina da pior forma. Em Braga, Jesualdo pegou na equipa desde a pré-época e os resultados provam que não haveria condições para a relação continuam. Em Paços de Ferreira, Calisto entrou no comboio em movimento e foi apanhado de surpresa pela decisão dos órgãos diretivos do clube.

Após uma goleada na visita ao Vitória de Setúbal (4-0), o P. Ferreira avançou para a rescisão com o experiente treinador. Algo que o próprio não entende, como fez questão de explicar ao Maisfutebol, nesta segunda-feira.

O sétimo lugar e as meias-finais da Taça de Portugal

Jesualdo Ferreira deixa o Sp. Braga no sétimo lugar da Liga, a nove pontos do quarto classificado (Estoril) e a quinze do pódio. O afastamento prematuro da Liga Europa, frente ao Pandurii, foi o enorme rombo inicial para uma nau que oscilou ao longo dos últimos meses.

Para além da Liga, a formação arsenalista tem ainda a Taça de Portugal. Detentor em título da Taça da Liga, o Sp. Braga saiu da prova nas meias-finais, frente ao Rio Ave. A formação vila-condense surgirá no seu caminho uma vez mais, nas meias-finais da Taça de Portugal.

O técnico não conseguiu disfarçar as carências de um grupo com 17 caras novas. Os resistentes Custódio e Alan, coadjuvados pelos entusiasmantes Rafa Silva e Pardo, foram insuficientes para manter a equipa do Minho no nível a que estava habituada. Desfecho natural.

Calisto surpreendido e a lembrar os nove pontos

O Paços de Ferreira, após o sensacional apuramento para as pré-eliminatórias da Liga dos Campeões, procurou reinventar-se em torno do estreante Costinha mas não foi feliz. Após a inevitável chicotada, virou-se para um nome conhecido, solução já utilizada em situações anteriores: Henrique Calisto.

O experiente técnico levou a equipa para outro patamar competitivo mas os castores terminaram a 20ª jornada com a «lanterna vermelha», agora sem a companhia do Olhanense. Uma goleada no reduto do V. Setúbal (4-0) motivou o divórcio.

«Não fui eu que abandonei, foi uma decisão do clube e fiquei muito surpreendido. Não compreendo. A decisão da direção fundamenta-se nos resultados desportivos, mas neste período nós fizemos 9 pontos, o Gil Vicente fez cinco, o Belenenses fez oito, e o Olhanense oito, que são os clubes que estão à nossa frente. É uma verdadeira injustiça», disse Calisto ao Maisfutebol.

Uma saída injustificada, de acordo com o treinador: «Tivemos de transformar a equipa, reformular o plantel, em janeiro, e isso demora tempo. Tirando o jogo de Setúbal, em que fizemos uma péssima exibição, a crítica tem sido unanime em dizer que a equipa estava a jogar bem.»

A experiência já não é um posto. Jesualdo Ferreira e Henrique Calisto despedem-se, pelo menos por agora, da Liga portuguesa. A quinta e sexta chicotadas da época, após seis jornadas sem mexidas nesse capítulo.

O V. Setúbal trocou José Mota por José Couceiro à 7ª jornada. O Olhanense já mudou por duas vezes (Abel Xavier e depois Paulo Alves), tal como o Paços de Ferreira (Costinha e Henrique Calisto). Agora chega a vez do Sp. Braga, com a saída de Jesualdo.

MAIS FUTEBOL
brigada da relote
  Re: NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/02
« Responder #9 em: 25 de Fevereiro de 2014, 10:07 »
Jorge Paixão é o escolhido para substituir Jesualdo Ferreira

O presidente do SC Braga, António Salvador, decidiu apostar em Jorge Paixão para ocupar a vaga deixada em aberto com a saída de Jesualdo Ferreira, que foi afastado após o jogo com o Arouca.

Jorge Paixão (ex-Farense) estará agora a caminho de Braga para assinar pelos guerreiros.

(actualização)

Jorge Paixão é o sucessor de Jesualdo Ferreira no comando técnico do SC Braga.

O treinador está a tratar da sua desvinculação com o Farense e estará ainda esta terça-feira em Braga para acertar contrato.

Jorge Manuel da Silva Paixão Santos, de 48 anos, natural de Almada, é a grande aposta de António Salvador e pelas informações recolhidas, tanto pelo presidente como pela estrutura do futebol profissional, é um treinador que cria laços fortes com os jogadores e que tem uma linha de trabalho muito parecida com a de Jorge Jesus.

Paixão tem um longo percurso nos escalões secundários e entrou esta época no Farense, depois de uma passagem de dois anos pelo Catar.

A BOLA
« Última modificação: 25 de Fevereiro de 2014, 10:29 por brigada da relote »
brigada da relote
  Re: NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/02
« Responder #10 em: 25 de Fevereiro de 2014, 10:42 »


CORREIO DO MINHO
Anuncios G
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re: NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/02
« Responder #11 em: 25 de Fevereiro de 2014, 10:47 »
Jorge Paixão é o novo treinador do SC Braga

Jorge Paixão é o novo treinador da equipa principal de futebol do SC Braga ocupando o lugar deixado em aberto com a saída de Jesualdo Ferreira que abandonou os “arsenalistas” do Minho após o empate caseiro com o Arouca.
Jorge Paixão (ex-Farense) está a caminho de Braga para assinar pelos bracarenses e ao ao final da tarde, terá uma reunião com o presidente do clube António Salvador.

O treinador, de 48 anos, estreia-se na I Liga, depois de uma passagem de dois anos pelo Qatar, no Al Mesaimeer, tendo antes orientado Almada, Casa Pia, Real Sport Clube, Pontassolense, Atlético, Recreativo Caála (Angola), Estrela da Amadora e Mafra.

RTP
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re: NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/02
« Responder #12 em: 25 de Fevereiro de 2014, 10:50 »
Jorge Paixão é o próximo treinador
O técnico vai deixar os algarvios do Farense.

Jorge Paixão é o próximo treinador
O técnico Jorge Paixão será o sucessor de Jesualdo Ferreira no comando técnico do Sporting de Braga, avança o jornal A Bola esta terça-feira.
Paixão, de 48 anos, é atualmente treinador do Farense, mas já está a tratar da desvinculação, devendo ainda hoje estar em Braga para acertar o contrato com os minhotos.
Jesualdo Ferreira deixou o cargo este domingo, depois do empate, em casa, com o Arouca, por 2-2.

SAPO DESPORTO
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re: NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/02
« Responder #13 em: 25 de Fevereiro de 2014, 10:56 »
Jorge Paixão a caminho de Braga

Jorge Paixão deverá ser o substituto de Jesualdo Ferreira no comando técnico do Braga. O treinador já rescindiu com o Farense, da II Liga
Jorge Paixão deverá ser o substituto de Jesualdo Ferreira no comando técnico do Braga até ao final da temporada. O treinador, de 52 anos, deixa o Farense onde chegou em setembro e por quem fez uma excelente prestação, deixando os algarvios no atual 11º lugar da II Liga.

No currículo, o treinador nascido em Almada, conta com passagens no estrangeiro, com destaque para os angolanos do Recreativo de Caalá e pelo Al-Mesaimeer, do Catar, precisamente antes de ter regressado a Portugal.

O treinador já se desvinculou do Farense e é esperado ainda esta tarde em Braga para acertar os detalhes do contrato.

O JOGO
brigada da relote
  Re: NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/02
« Responder #14 em: 25 de Fevereiro de 2014, 10:57 »
Jorge Paixão é o novo treinador
EX-TÉCNICO DO FARENSE


Jorge Paixão é o novo treinador do Sp. Braga, ocupando o lugar deixado vago por Jesualdo Ferreira.

O técnico, de 48 anos, hava assumido o comando técnico do Farense em setembro do ano passado e deixa o emblema algarvio em 11.º lugar da Segunda Liga.

Paixão era há muito um alvo de António Salvador que ponderou entre dezembro e janeiro apostar na contratação do técnico para render José Alberto Costa na equipa B do Braga.

O agora novo treinador principal do clube sempre foi a solução prioritária do líder bracarense numa possibilidade de saída de Jesualdo Ferreira, ou seja, as notícias ontem colocadas a circular em toda a comunicação social de que Domingos Paciência e Vítor Pereira seriam as escolhas de Salvador para pegar no comando técnico da equipa não serviram apenas de uma esperta manobra de diversão para desviar as atenções de Jorge Paixão.

O novo treinador do Sp. Braga estará a caminho do Minho onde, ao final da tarde, terá uma reunião conclusiva com António Salvador.

RECORD
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re: NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/02
« Responder #15 em: 25 de Fevereiro de 2014, 11:01 »
Jorge Paixão é o novo treinador do Sporting de Braga
O técnico está de saída do Farense e vai estrear-se na I Liga.

Jorge Paixão é o escolhido por António Salvador para suceder a Jesualdo Ferreira, no comando técnico do Sporting de Braga. O acordo é válido até ao final da época.

O técnico, de 48 anos, estava a treinar o Farense, actual 11º classificado da II liga, onde também entrou a meio da época para substituir Mauro de Brito.

Jorge Paixão, que nunca trabalhou na I Liga, começou a carreira de treinador, em 2002/03, no Almada. Passou por Casa Pia, Real, Atlético, Pontassolense, Estrela da Amadora, Mafra e teve já duas experiências no estrangeiro. Treinou o Recreativo de Caála, em Angola, e o Al-Mesaimeer, do Qatar. O bom trabalho realizado em Faro, onde reabilitou a equipa no campeonato, despertou o interesse de António Salvador.

RR
brigada da relote
  Re: NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/02
« Responder #16 em: 25 de Fevereiro de 2014, 11:40 »
Sp. Braga: Jorge Paixão, o «novo Jorge Jesus», sucede a Jesualdo

Jorge Paixão está a caminho do Minho para assinar contrato com o Sp. Braga, depois de António Salvador ter contatado António Barão, presidente do Farense, a dar conta das pretensões do clube minhoto.

MAIS FUTEBOL
brigada da relote
  Re: NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/02
« Responder #17 em: 25 de Fevereiro de 2014, 11:41 »
Das profundezas de Doha para o Minho com Paixão
NOVO TÉCNICO DO BRAGA ESTREIA-SE NA 1.ª LIGA


Jorge Paixão é o novo treinador do Sp. Braga. O técnico natural de Almada vai fazer a estreia na 1.ª Liga, na sequência do bom trabalho levado a cabo no Farense, onde está desde finais setembro. Uma rápida ascensão para um treinador que há pouco mais de um ano orientava o modesto Al-Mesaimeer Sports Club, nos subúrbios de Doha, no Qatar.

RECORD
brigada da relote
  Re: NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/02
« Responder #18 em: 25 de Fevereiro de 2014, 11:47 »
ÚLTIMA HORA: Jorge Paixão deixa Farense e é o novo treinador do Sp. Braga

Jorge Paixão vai deixar o Farense para ser o novo treinador do Sporting de Braga, substituindo Jesualdo Ferreira, revelou hoje à agência Lusa fonte do clube bracarense, da I Liga de futebol.

Natural de Almada, Jorge Paixão, de 48 anos, orientava o Farense, 11.º classificado da II Liga, tendo entrado apenas à oitava jornada, para o lugar de Mauro de Brito.

Nas duas épocas anteriores passou pelo Al-Mesaimeer, do Qatar, e antes por Mafra, Estrela da Amadora, Recreativo Cáala (Angola), Atlético, Pontassolense, Real Massamá, Casa Pia e Almada.

Jorge Paixão é o 12.º treinador em 11 anos de presidência de António Salvador, que trabalhou com Fernando Castro Santos, Jesualdo Ferreira (por duas ocasiões), Carlos Carvalhal, Rogério Gonçalves, Jorge Costa, Manuel Machado, António Caldas, Jorge Jesus, Domingos Paciência, Leonardo Jardim e José Peseiro.

O novo técnico "arsenalista", que sucede a Jesualdo Ferreira, poderá ser ainda hoje apresentado aos sócios e comunicação social.

LUSA
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re: NOTICIAS DO ENORME DO DIA 25/02
« Responder #19 em: 25 de Fevereiro de 2014, 12:32 »
Sp. Braga: Jorge Paixão, o «novo Jorge Jesus», sucede a Jesualdo
António Salvador tem acordo do Farense para negociar com o técnico

Jorge Paixão está a caminho do Minho para assinar contrato com o Sp. Braga, depois de António Salvador ter recebido o aval do seu homólogo do Farense, António Barão, para negociar com o treinador de 48 anos, natural de Almada.

Numa primeira fase, António Salvador contatou primeiro o treinador e só depois o Farense. «Estava em Lisboa e recebi uma chamada do Jorge Paixão ontem à uma da manhã a dar conta do convite do Braga. Esta manhã recebi uma chamada do presidente António Salvador a dar conta de que gostaria de ter o Jorge Paixão nos quadros do Sp. Braga. Como não gosto de travar a carreira de ninguém, dei o meu aval», conta António Barão ao Maisfutebol.

O presidente do Farense, atual 11º classificado da II Liga, lamenta a saída de um treinador que «estava  fazer um grande campeonato». «O Jorge Paixão, para mim, é um dos melhores treinadores portugueses da atualidade, na linha de Jorge Jesus. Trabalha 24 horas por dia, é um mestre e, se calhar, não se vai ficar pelo Braga. É uma grande perda para o Farense, já estávamos a trabalhar na próxima temporada», conta o dirigente algarvio.

António Barão espera, no entanto, contra-partidas da parte do Sp. Braga. O dirigente algarvio está no Porto para o Conselho de Presidentes e já tem um almoço marcado com António Salvador. «Vamos ver, para já o que temos é uma relação mais próxima com o Sp. Braga, mas vou almoçar com o presidente António Salvador e vamos conversar», revelou.

Quanto ao Farense. «Amanhã vou falar com o plantel. Para já ficam os adjuntos Antero Afonso e Carlos Costa que já orientaram o treino desta manhã», referiu.

O Maisfutebol contatou ainda o próprio Jorge Paixão que, por estar a conduzir, foi curto nas palavras. «Ainda não posso dizer nada, mas logo à tarde são capazes de ter novidades», atirou.

Quem é Jorge Paixão?

Jorge Paixão, 48 anos, natural de Almada, chega ao maior escalão do futebol português depois de uma meteórica ascensão ao serviço do Farense na II Liga. O jovem técnico chegou ao clube algarvio em setembro do ano passado, depois de dois anos no Qatar ao serviço do Al-Mesaimeer Sports Club, e deu nas vistas conduzindo o clube de Faro até meio da tabela com uma equipa muito jovem.

Os seus métodos de trabalho são muitas vezes comparados aos de Jorge Jesus e o percurso dos dois treinadores até têm alguns pontos em comum, embora desfasados no tempo. Jorge Paixão começou a jogar futebol no Amora, na temporada de 1984/85, numa altura em que Jorge Jesus era jogador do Farense, quatro anos antes de iniciar a carreira de treinador no Amora. Os dois Jorges foram ainda treinadores do E. Amadora. Jesus em dois períodos, em 1998/2000 e 2002/03, enquanto Paixão passou pela Reboleira em 2009/10.

MAIS FUTEBOL
 

Anuncios M