Quantcast
Pelo fim das claques (que são tudo menos do) Braga
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Pelo fim das claques (que são tudo menos do) Braga
133 Respostas
25548 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16540
  Re: Pelo fim das claques (que são tudo menos do) Braga
« Responder #80 em: 15 de Abril de 2013, 16:40 »
Esta época as confusões com claques surgem em número nunca antes vistos, e parece não haver acção nenhuma da direcção das claques para resolver o problema.
Por um lado os problemas continuam a suceder.
Por outro, publicamente raras são as tentativas de impôr limites à violência (não me recordo de nenhuma, adimitindo que possam ter existido) sendo mais comuns as tentativas de branqueamento da situação quer desvalorizando os actos, quer justificando com provocações e reacções/vinganças a eventos passados.

O que é certo é que o nome do Braga e seus adeptos tem vindo a ser associado a violência e vandalismo, e já começamos a pagar essa factura. E sempre que tentamos demarcar dessas acções, nomeadamente a direcção, passado alguns dias há sempre mais um machadada.

E porque em Portugal só depois de casa roubada, trancas à porta, só quando o clube for severamente penalizado pela atitude de alguns, se começará a preocupar com que entra no estádio. E só quando as claques sentirem as consequências dos seus actos, começarão a resolver os seus problemas internos.

Morreu um adepto. Deveria ter sido suficiente, afinal basta um super-bock ou as bocas de um gordo para se esquecerem dele.

PS: Para além das confusões no estádio, não esquecer os desacatos na área de serviço da mealhada à ida, e segundo antena minho, confusão também na área de serviço de antuã à vinda.

Quanto ao jogo de Hóquei da passada 6ª feira, julgo ter sido a maior enchente do pavilhão do HCB este ano, contando-se pelos dedos os adeptos portistas presentes.
Quem não sente não é filho de boa gente.
magico_scbraga
magico_scbraga Equipa Principal
  • *****
  • 2857
  Re: Pelo fim das claques (que são tudo menos do) Braga
« Responder #81 em: 15 de Abril de 2013, 17:03 »
Sou a favor das claques e espero que sejam cada vez maiores e melhores no apoio ao Braga, fica já a minha declaração de interesses para não haver meias palavras, agora condeno o que se passou na bancada por alguns adeptos mas que não deve ser confundido nem metidos no mesmo saco de todos os elementos das claques.

Foi pena que aqueles incidentes tapem a grande prestação das nossas claques, sim porque foi isso que se passou, mesmo em menor número no estádio foi o sector dos adeptos do Braga que mais se ouviu e isso meus amigos desculpem mas sem as claques dificilmente aconteceria, houve até grandes momentos de cânticos em conjunto entre adeptos e claques que resultaram de forma espectacular e isso foi bonito e deve ser recordado. Será que sem esse apoio à equipa a Taça vinha para Braga? Nunca saberemos.

Também é verdade que quando ficaram sanados os problemas, e foi logo na 1ª parte, só se viu festa na nossa bancada e isso também não deve ser ocultado e estão aí as centenas de vídeos e fotos que o comprovam. O tifo preparado pelas claques do Braga foi qualquer coisa de extraordinário principalmente num jogo fora de casa, os adeptos do Porto ficaram a olhar, imagine-se o custo e horas de dedicação para se preparar coreografia do género? Isso também deve ser reconhecido.

Sinceramente são muito mais os grandes momentos das nossas claques do que os menos bons, recordo que as claques não apareceram há meia dúzia de dias são mais velhas que muitos foristas que aqui escrevem, já para não falar que marcam presença em todo o lado no apoio à equipa e não falo só de futebol, falo também das modalidades, perguntem à equipa de Futsal o que pensam das claques do Braga, reparem só na braçadeira do nosso capitão da equipa de Futsal e depois pensem. Quantos daqui foram apoiar o Hóquei na sexta-feira contra o Porto? Muitos nem deviam saber que o hóquei jogava...

Sei que é difícil, mas quando escrevem tentem-se pôr um pouco na pele de um membro de uma claque que nada tem a ver com as confusões mas que apenas ama o seu clube e que gosta de ver o futebol  a cantar, saltar e vibrar pela sua equipa junto dos seus amigos. Caso não saibam nas claques estão elementos de todo o género e estratos sociais, muitos deles bem sucedidos profissionalmente que durante a semana são tratados por doutores mas que no fim-de-semana são tratados como marginais só porque não têm o fato vestido e estão no setor ultra.
Podem dizer que se pode puxar pela equipa em outro setor mas tentem fazer isso, mal se põem a pé só se houve o “tá a sentar, já não chove!”.
 
A solução não é acabar com as claques porque elas são importantes no apoio e dedicação ao clube e devem ser respeitadas, agora tem que se ver a melhor forma de minimizar os problemas, a conversar é que as pessoas se entendem.

O que sentiam se quando há incidentes no meio dos adeptos, porque também há, às vezes só porque alguém se sentou no lugar errado, viessem para aqui abrir tópicos a dizer acabem com os adeptos!!! Se calhar também diziam não vamos por tudo no mesmo saco…


5 Estrelas... Basicamente tudo o que penso deste assunto que se tem vindo a arrastar nesta (principalmente) ultima época. Quem me conhece daqui de outros tempos, sabem como eu sou.. e fico triste quando generalizam e metem tudo no mesmo saco.. No fundo até vos compreendo, mas só quem está dentro é que percebe..

Saudações Ultras
Pedro

Pedro_RBA,

Quando vinha este fórum, ainda sem me ter registado, costumava atentar nos teus comentários e nos comentários de outros foristas cujas opiniões me pareciam ponderadas e sensatas (ex: Barinho, Kriticus, Olho Vivo, A.Costa, Galego, AMO-TE BRAGA, entre outros).
Por isso, acredita que aquilo que te vou dizer não tem nada de (digamos assim) pessoal.
Começo por dizer que, apesar de saber que existem alguns elementos desordeiros nela incluídos, sempre fui um admirador do trabalho desenvolvido pelas claques em prol do clube.
Desde pequeno me habituei a ver fantásticas coreografias, a ouvir cânticos espectaculares e, admito, talvez por causa disso, já assisti a alguns jogos no meio das claques.
Talvez por ter vivido perto do 1º de Maio e, assim, assistido às coreografias que RB e BL preparavam, aprendi a admirar o trabalho, de tremenda dedicação ao clube, por elas desenvolvido.
Mas, com o passar dos anos, e sobretudo com o passar deste ano, fui perdendo a paciência para com algumas atitudes e comportamentos por elas adoptados (ex: linguagem excessivamente agressiva, insulto gratuito, comportamentos violentos).
Para mim, o jogo com o Paços de Ferreira é o exemplo que melhor evidencia a intolerância e a violência que actualmente grassa no meio das claques.
Neste jogo, meia dúzia de indivíduos mal-educados e pouco tolerantes decidiram que os adeptos adversários, só porque nos ultrapassariam na classificação, não podiam festejar os golos da sua equipa.
Ver famílias (sim, porque também estavam famílias) a fugir para fora das bancadas foi algo que me chocou profundamente. Mas foi, também, algo que só consegui compreender em toda a sua plenitude quando, no jogo de Sábado, tive de fugir para a pista de tartan.
Não sou ingénuo ao ponto de pensar que, há uns atrás, eram todos uns indivíduos bem-comportados e educados, mas a realidade veio demonstrar que, actualmente, as suas más acções se sobrepõem, em larga medida, às boas iniciativas de apoio ao clube.
Este ano tem sido um fartote em termos de atitudes violentas. São as esperas à equipa, são as esperas a adeptos adversários (ex: Belenenses), são as tentativas de agressão a adeptos que até então se tinham comportado pacificamente (ex: Paços de Ferreira).
E, como nunca gostei de "meter tudo no mesmo saco", devo dizer que a culpa destes acontecimentos tem sido, maioritariamente, dos Red Boys.
E agora pergunto : como é que pode um adepto defender claques que integram indivíduos que entram no estádio com o objectivo único de instigar comportamentos violentos ? Como é possível que os adeptos consigam, no meio desta confusão, admitir que até existem indivíduos pacíficos nas claques ? Como é que eles podem aceitar que lhes digam que as claques, que acolhem este tipo de comportamentos, vão continuar a receber apoios do clube, sendo esses apoios, ainda por cima, financiados com o dinheiro que esses sócios pagam mensalmente ? Sim, os 7,5euros e os 12 euros que pagam mensalmente devem servir para financiar indivíduos que fazem do estádio um inferno para qualquer adepto adversário ? Deve o clube continuar a financiar indivíduos que no jogo de Sábado me ameaçaram caso eu não abandonasse o lugar que, pelo bilhete, me estava destinado (sim, isto foi algo que aconteceu antes do início do jogo) ? Deve o clube continuar a financiar indivíduos que nem sequer quotas pagam, bastando-lhes apresentar o cartão de sócio da claque para entrar no estádio (e,sim, é isto que se passa com muitos elementos das claques) ? Devem as claques ocupar lugares a que eu e os meus amigos, porque temos lugar anual, temos direito (sendo que, se não abandonar o meu lugar, me arrisco a levar dois açoites) ?
É que a gente começa a ficar farta destas atitudes. É cansativo. É desgastante. E é desprestigiante para o clube e para a cidade!
Custa assim tanto seguirem o exemplo das claques alemãs, que, com o passar dos tempos, se foram tornando mais pacíficas? Veja-se o exemplo de claques como a do Dortmund, que acolhem indivíduos de todas as idades e estratos sociais. E indivíduos que, acima de tudo, sabem viver em sociedade e respeitar as opiniões dos outros.
Portugal não tem, obviamente, o exclusivo da violência. Mas compreenderás que me preocupe mais a violência existente nas nossas claques do que a violência que existe nas claques de qualquer outro país. Eu gostava que o meu país não seguisse os outros países apenas nos maus exemplos! E gostava que os maus exemplos provenientes de outros países (ex: Espanha, Itália) não servissem para justificar o tipo de comportamentos em que as claques portuguesas são mais férteis.
« Última modificação: 15 de Abril de 2013, 17:11 por magico_scbraga »
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.
Anuncios M
Anuncios M
Stk
Stk Equipa Principal
  • *****
  • 3626
  • Em Braga só baixámos a cabeça pra beijar o símbolo
  Re: Pelo fim das claques (que são tudo menos do) Braga
« Responder #82 em: 15 de Abril de 2013, 17:09 »
Sou a favor das claques e espero que sejam cada vez maiores e melhores no apoio ao Braga, fica já a minha declaração de interesses para não haver meias palavras, agora condeno o que se passou na bancada por alguns adeptos mas que não deve ser confundido nem metidos no mesmo saco de todos os elementos das claques.

Foi pena que aqueles incidentes tapem a grande prestação das nossas claques, sim porque foi isso que se passou, mesmo em menor número no estádio foi o sector dos adeptos do Braga que mais se ouviu e isso meus amigos desculpem mas sem as claques dificilmente aconteceria, houve até grandes momentos de cânticos em conjunto entre adeptos e claques que resultaram de forma espectacular e isso foi bonito e deve ser recordado. Será que sem esse apoio à equipa a Taça vinha para Braga? Nunca saberemos.

Também é verdade que quando ficaram sanados os problemas, e foi logo na 1ª parte, só se viu festa na nossa bancada e isso também não deve ser ocultado e estão aí as centenas de vídeos e fotos que o comprovam. O tifo preparado pelas claques do Braga foi qualquer coisa de extraordinário principalmente num jogo fora de casa, os adeptos do Porto ficaram a olhar, imagine-se o custo e horas de dedicação para se preparar coreografia do género? Isso também deve ser reconhecido.

Sinceramente são muito mais os grandes momentos das nossas claques do que os menos bons, recordo que as claques não apareceram há meia dúzia de dias são mais velhas que muitos foristas que aqui escrevem, já para não falar que marcam presença em todo o lado no apoio à equipa e não falo só de futebol, falo também das modalidades, perguntem à equipa de Futsal o que pensam das claques do Braga, reparem só na braçadeira do nosso capitão da equipa de Futsal e depois pensem. Quantos daqui foram apoiar o Hóquei na sexta-feira contra o Porto? Muitos nem deviam saber que o hóquei jogava...

Sei que é difícil, mas quando escrevem tentem-se pôr um pouco na pele de um membro de uma claque que nada tem a ver com as confusões mas que apenas ama o seu clube e que gosta de ver o futebol  a cantar, saltar e vibrar pela sua equipa junto dos seus amigos. Caso não saibam nas claques estão elementos de todo o género e estratos sociais, muitos deles bem sucedidos profissionalmente que durante a semana são tratados por doutores mas que no fim-de-semana são tratados como marginais só porque não têm o fato vestido e estão no setor ultra.
Podem dizer que se pode puxar pela equipa em outro setor mas tentem fazer isso, mal se põem a pé só se houve o “tá a sentar, já não chove!”.
 
A solução não é acabar com as claques porque elas são importantes no apoio e dedicação ao clube e devem ser respeitadas, agora tem que se ver a melhor forma de minimizar os problemas, a conversar é que as pessoas se entendem.

O que sentiam se quando há incidentes no meio dos adeptos, porque também há, às vezes só porque alguém se sentou no lugar errado, viessem para aqui abrir tópicos a dizer acabem com os adeptos!!! Se calhar também diziam não vamos por tudo no mesmo saco…


5 Estrelas... Basicamente tudo o que penso deste assunto que se tem vindo a arrastar nesta (principalmente) ultima época. Quem me conhece daqui de outros tempos, sabem como eu sou.. e fico triste quando generalizam e metem tudo no mesmo saco.. No fundo até vos compreendo, mas só quem está dentro é que percebe..

Saudações Ultras
Pedro

Como eu te percebo amigo Pedro! Bons olhos te vejam por aqui , tu infelizmente como eu também acabamos por perder o interesse pelo fórum e é realmente triste vir aqui ler coisas inimagináveis e pessoas a generalizar por causa de meia dúzia de pessoas que andaram a porrada.

E mais hilariante é comentários de pessoas que se calhar nem sabem o que se passou realmente.

Tal como o nandes disse , concordo completamente com o post feito pelo Amo-te Braga , poupou-me as palavras!
Mladen karoglan Iniciados
  • *
  • 16
  Re: Pelo fim das claques (que são tudo menos do) Braga
« Responder #83 em: 15 de Abril de 2013, 18:18 »
Para começar apresento-me, tenho 33 anos de idade, tenho mais de 25 anos de socio do clube, mais de 20 anos de participação nas claques Bracarenses, atualmente não sou tão activo como em tempos mas estou presente em todos os jogos em casa e grande parte dos jogos fora e tenho o meu cadastro limpo, logo podem escusar-se a colocar rótulos de "bandido" ou "criminoso"! Alguns de vocês, principalmente os que não vivem o S.C.Braga só na net, sabem quem eu sou!

Também eu não gosto de muitas coisas que se passam no futebol, e dou-vos razão quando dizem que algumas vezes as claques tem que ser chamadas á razão, por actos menos próprios! O que se passou em Coimbra, não foi o caso e passo a explicar!

Caso não saibam e para acabar com alguns "diz-que-me-disse", a relação entre as duas claques do Braga é a melhor. Prova disso foi a coreografia (que infelizmente não saiu na perfeição) de 70 metros que ambas passaram dias e noites a pintar, para muitos de vocês se orgulharem a meter no facebook, mas depois virem para o fórum dizer que só sabem andar á porrada...
Mas voltando ao episodio de sábado, foi feio, também não gostei... mas não passou de uma divergência como tantas outras, em tantos locais, entre duas pessoas (uma que estava sentada e uma de pe) um familiar meteu-se, troca de bocas uns empurrões e meia dúzia de murros, 90% das pessoas estava a tentar separar, mas a confusão foi tanta que parecia uma batalha... repito, também não gostei, fiquei desiludido, as pessoas não tiveram bem, mas não rotulem as claques com um episodio em que uma das pessoas que estava no acontecimento nem a elas pertence!

Outra coisa, vocês falam em acabar com as claques, eu digo-vos não sabem o que dizem! As claques do Braga bem ou mal vão continuar para sempre, poderá o clube descer de divisão, poderá a policia proibir as faixas, que elas nunca acabarão, o apoio é que poderá não ser o mesmo. Metam isso na vossa cabeça!
Podem também meter na cabeça que as claques fortes, é o melhor para o S.C.Braga e dentro do clube sabem disso!
Só por curiosidade, já alguém experimentou perguntar a um jogador o que ele achava dessa ideia?
Com algumas asneiras que cometem (é verdade), as claques são grande parte da vida deste futebol n€gocio que vivemos! Se acho que existem pessoas deviam ser proibidas de entrar num estadio de futebol, sim é verdade, mas por esse prisma, também as proibia de viver em sociedade, mas isso já soa a nazismo e não me identifico com isso.

Sou amigo pessoal das pessoas que estão á frente das claques do Braga e posso-vos garantir, que o que se passou no sábado merece o repudio de todos. Acho injusto para eles que tanto trabalharam para este jogo, que a imagem da confusão seja a que esta ligada as claques e não a da mega coreografia ou do apoio fantástico, que TODOS NÓS conseguimos e é verdade, os sócios ditos "normais" neste jogo estiveram muito bem no apoio, continuem assim, que tenho a certeza que as claques tudo farão para corrigir alguns aspectos menos bons e melhorar o apoio ao nosso Mágico clube ;)

Ps: Conheço as pessoas que estiveram envolvidas na confusão e posso-vos garantir que podem por muita coisa em questão, menos o amor que têm pelo Braga!

 
   
nuno1986 Juvenis
  • **
  • 180
  Re: Pelo fim das claques (que são tudo menos do) Braga
« Responder #84 em: 15 de Abril de 2013, 18:46 »
O ideal era isto ser como Inglaterra. Estádio todo a puxar pela equipa, segurança para adeptos de ambos os clubes, estádios de 1º mundo e futebol que puxa pelos adeptos.

Se banirmos as claques, não me parece que o AXA seja o mesmo. Por outro lado, com elas lá e sem serem tomadas medidas a violencia continuará. Essa violencia agora tb é com adeptos do próprio clube (isto de andar em grupo dá coragem para fazer tudo).
Solução??? A policia não me parece que resolva alguma coisa. A direção do clube pode fazer algo. Deveriam ser retirados os apoios que se concedem às claques durante um tempo como castigo ao mau comportamento. O ideal era haver lideres nas claques que controlassem as mesma, na falta deles Salvador tem de agir.
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16540
  Re: Pelo fim das claques (que são tudo menos do) Braga
« Responder #85 em: 15 de Abril de 2013, 19:26 »
Incrível como as claques nunca são culpadas de nada. Estão sempre inocentes e são difamadas. Têm sempre desculpa para tudo.

Ontem foram apenas 2 indíviduos que causaram tamanha confusão durante várias ocasiões. Foram esses 2 que armaram confusão antes do jogo e já durante o jogo.
Terão sido também esses 2 que avançaram sobre os adeptos do paço e certamente foram esses 2 que fizeram esperas às claques do porto e sporting (futsal). Foram também esses 2 fulanos que apredrejaram o núcleo leonino de maximinos ou que foram a guimarães já preparados para a batalha.
Certamente também foram apenas esses 2 adeptos que na chegada da equipa de Udine, empurraram todos os que tinham chegado cedo e por isso estavam à sua frente, dizendo "o braga somos nós o resto é merd" e que armaram confusão com a polícia no aeroporto.

Impressionante o que 2 indíviduos conseguem causar e ninguém os consegue parar.

Numa escalada que vem desde meados de década de 90 (a nível nacional) e nos anos mais recentes cá pelo burgo, o caminho que isto toma é a extinção das claques. Não pela polícia, pela Liga ou pelo estado, mas pura autodestruição.

Apoio ao clube? Fácil apoiar quando não se tem de pagar os bilhetes/lugares anuais já depois de ter pago as quotas.
Que apoio incondicional é este se nos jogos de futsal estão sempre os mesmos 10-20 elementos da BL? Quando não está ninguém nos jogos da equipa B? Quando não está ninguém nos jogos da formação?

...excepto em determinados jogos, sempre contra os mesmos clubes, que geralmente resultam em braga ser notícia por razões extra-desportivas.
Quem não sente não é filho de boa gente.
Pireks_23 Juniores
  • ***
  • 275
  Re: Pelo fim das claques (que são tudo menos do) Braga
« Responder #86 em: 15 de Abril de 2013, 20:01 »
Sou a favor das claques e espero que sejam cada vez maiores e melhores no apoio ao Braga, fica já a minha declaração de interesses para não haver meias palavras, agora condeno o que se passou na bancada por alguns adeptos mas que não deve ser confundido nem metidos no mesmo saco de todos os elementos das claques.

Foi pena que aqueles incidentes tapem a grande prestação das nossas claques, sim porque foi isso que se passou, mesmo em menor número no estádio foi o sector dos adeptos do Braga que mais se ouviu e isso meus amigos desculpem mas sem as claques dificilmente aconteceria, houve até grandes momentos de cânticos em conjunto entre adeptos e claques que resultaram de forma espectacular e isso foi bonito e deve ser recordado. Será que sem esse apoio à equipa a Taça vinha para Braga? Nunca saberemos.

Também é verdade que quando ficaram sanados os problemas, e foi logo na 1ª parte, só se viu festa na nossa bancada e isso também não deve ser ocultado e estão aí as centenas de vídeos e fotos que o comprovam. O tifo preparado pelas claques do Braga foi qualquer coisa de extraordinário principalmente num jogo fora de casa, os adeptos do Porto ficaram a olhar, imagine-se o custo e horas de dedicação para se preparar coreografia do género? Isso também deve ser reconhecido.

Sinceramente são muito mais os grandes momentos das nossas claques do que os menos bons, recordo que as claques não apareceram há meia dúzia de dias são mais velhas que muitos foristas que aqui escrevem, já para não falar que marcam presença em todo o lado no apoio à equipa e não falo só de futebol, falo também das modalidades, perguntem à equipa de Futsal o que pensam das claques do Braga, reparem só na braçadeira do nosso capitão da equipa de Futsal e depois pensem. Quantos daqui foram apoiar o Hóquei na sexta-feira contra o Porto? Muitos nem deviam saber que o hóquei jogava...

Sei que é difícil, mas quando escrevem tentem-se pôr um pouco na pele de um membro de uma claque que nada tem a ver com as confusões mas que apenas ama o seu clube e que gosta de ver o futebol  a cantar, saltar e vibrar pela sua equipa junto dos seus amigos. Caso não saibam nas claques estão elementos de todo o género e estratos sociais, muitos deles bem sucedidos profissionalmente que durante a semana são tratados por doutores mas que no fim-de-semana são tratados como marginais só porque não têm o fato vestido e estão no setor ultra.
Podem dizer que se pode puxar pela equipa em outro sector mas tentem fazer isso, mal se põem a pé só se ouve o “tá a sentar, já não chove!”.
 
A solução não é acabar com as claques porque elas são importantes no apoio e dedicação ao clube e devem ser respeitadas, agora tem que se ver a melhor forma de minimizar os problemas, a conversar é que as pessoas se entendem.

O que sentiam se quando há incidentes no meio dos adeptos, porque também há, às vezes só porque alguém se sentou no lugar errado, viessem para aqui abrir tópicos a dizer acabem com os adeptos!!! Se calhar também diziam não vamos por tudo no mesmo saco…

Obrigado por partilhares a tua opinião. Depois deste discurso levantava-me e aplaudia-te de pé ;)
https://fbcdn-sphotos-h-a.akamaihd.net/hphotos-ak-ash3/18003_10200960435081921_1536510519_n.jpg

"Braga quer, os Ultras sonham, a Conquista nasce"
Mais Norte
Mais Norte Equipa Principal
  • *****
  • 2893
  Re: Pelo fim das claques (que são tudo menos do) Braga
« Responder #87 em: 15 de Abril de 2013, 21:16 »
Gosto do ambiente que os verdadeiros adeptos e membros das claques conseguem dar aos jogos.

São, em meu entender, uma parte importante do espectáculo, espectáculo este que ganha colorido, e até mais emoção, com o seu apoio permanente.

Gosto das claques que são claques. Só claques.

Condeno, claro está, veementemente, todos aqueles que com as suas atitudes vergonhosas estão a dar cabo do futebol e, em particular, porque nos diz directamente respeito, os que estão a dar uma imagem vergonhosa do nosso ENORME CLUBE.

Siga-se o exemplo dos Clubes e autoridades inglesas perante estas atitudes.

Leia-se a decisão de hoje do Newcastle que transcrevo (retirado de A Bola):

«Estamos envergonhados e estarrecidos com o comportamento de uma minoria de supostos adeptos que se envolveram em desacatos e distúrbios no centro da cidade após o jogo. O Newcastle United está e vai continuar a trabalhar com a polícia no sentido de identificar todos os envolvidos. O clube vai tomar medidas fortes e vai impor sanção vitalícia a todos os que forem considerados culpados».

Saliento que há muitos adeptos de Clubes ingleses, envolvidos em cenas de violência, que são obrigados a apresentar-se nas esquadras nos dias dos jogos das suas equipas.

Lutemos pelo nosso CLUBE e pelo FUTEBOL.

FORÇA BRAGA.

 
« Última modificação: 16 de Abril de 2013, 00:08 por Mais Norte »
Anuncios M
Anuncios M
disco infiltrator
  Re: Pelo fim das claques (que são tudo menos do) Braga
« Responder #88 em: 15 de Abril de 2013, 21:39 »
Não presenciei a cena mas pelo que me relataram foi algo triste e que não deveria ter acontecido e que não poderá voltar a acontecer.

Agora, temos que ter consciência que este é um problema da sociedade portuguesa e está longe de ser exclusivo do SCB. Penso que não será difícil identificarem-se aqueles que regularmente causam problemas. Quero acreditar que são uma minoria e que a grande maioria dos que fazem parte das claques são gente normal e que não provoca problemas. Entendo, também, que para esses não será fácil acusarem diretamente os que conferem uma imagem negativa às claques do SCB. Infelizmente, as claques fazem com que alguns frustrados confundam a energia, coreografias e canções com violência gratuita. Reforço a ideia que será relativamente fácil se identificarem esses, que, pela sua ação, por vezes provocam um efeito de bola de neve arrastando outros elementos mais vulneráveis.

Dever-se-à punir quem causa os problemas e não pagarem todos por algo que apenas é da responsabilidade de uma minoria de infelizes. Terá que ser a polícia em conjunto com a direção a expulsar esses marginais dos estádios. É um caso de polícia e não será terminando-se com as claques que esses problemas são resolvidos. Muitas vezes o pior exemplo está precisamente nesses "chefes" de claques e muitos que fazem parte da claque nem se identificam com esse tipo de gente. Poderiam começar precisamente por aí. Não é exclusivo da claque do SCB, tenho a certeza que muitos jovens que fazem parte da claque do porto não se identificam com o cromo que se diz chefe da claque, o mesmo se passa no sporting. Caso exista alguém que se diz líder, esse deveria ser um exemplo e com quem fosse fácil o diálogo.
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 6025
  Re: Pelo fim das claques (que são tudo menos do) Braga
« Responder #89 em: 15 de Abril de 2013, 21:51 »
Sou a favor das claques e espero que sejam cada vez maiores e melhores no apoio ao Braga, fica já a minha declaração de interesses para não haver meias palavras, agora condeno o que se passou na bancada por alguns adeptos mas que não deve ser confundido nem metidos no mesmo saco de todos os elementos das claques.

Foi pena que aqueles incidentes tapem a grande prestação das nossas claques, sim porque foi isso que se passou, mesmo em menor número no estádio foi o sector dos adeptos do Braga que mais se ouviu e isso meus amigos desculpem mas sem as claques dificilmente aconteceria, houve até grandes momentos de cânticos em conjunto entre adeptos e claques que resultaram de forma espectacular e isso foi bonito e deve ser recordado. Será que sem esse apoio à equipa a Taça vinha para Braga? Nunca saberemos.

Também é verdade que quando ficaram sanados os problemas, e foi logo na 1ª parte, só se viu festa na nossa bancada e isso também não deve ser ocultado e estão aí as centenas de vídeos e fotos que o comprovam. O tifo preparado pelas claques do Braga foi qualquer coisa de extraordinário principalmente num jogo fora de casa, os adeptos do Porto ficaram a olhar, imagine-se o custo e horas de dedicação para se preparar coreografia do género? Isso também deve ser reconhecido.

Sinceramente são muito mais os grandes momentos das nossas claques do que os menos bons, recordo que as claques não apareceram há meia dúzia de dias são mais velhas que muitos foristas que aqui escrevem, já para não falar que marcam presença em todo o lado no apoio à equipa e não falo só de futebol, falo também das modalidades, perguntem à equipa de Futsal o que pensam das claques do Braga, reparem só na braçadeira do nosso capitão da equipa de Futsal e depois pensem. Quantos daqui foram apoiar o Hóquei na sexta-feira contra o Porto? Muitos nem deviam saber que o hóquei jogava...

Sei que é difícil, mas quando escrevem tentem-se pôr um pouco na pele de um membro de uma claque que nada tem a ver com as confusões mas que apenas ama o seu clube e que gosta de ver o futebol  a cantar, saltar e vibrar pela sua equipa junto dos seus amigos. Caso não saibam nas claques estão elementos de todo o género e estratos sociais, muitos deles bem sucedidos profissionalmente que durante a semana são tratados por doutores mas que no fim-de-semana são tratados como marginais só porque não têm o fato vestido e estão no setor ultra.
Podem dizer que se pode puxar pela equipa em outro sector mas tentem fazer isso, mal se põem a pé só se ouve o “tá a sentar, já não chove!”.
 
A solução não é acabar com as claques porque elas são importantes no apoio e dedicação ao clube e devem ser respeitadas, agora tem que se ver a melhor forma de minimizar os problemas, a conversar é que as pessoas se entendem.

O que sentiam se quando há incidentes no meio dos adeptos, porque também há, às vezes só porque alguém se sentou no lugar errado, viessem para aqui abrir tópicos a dizer acabem com os adeptos!!! Se calhar também diziam não vamos por tudo no mesmo saco…

Amo-te Braga o teu discurso está bonito... dá uma boa imagem das claques! Mas há um pequeno pormenor, ou se quiseres grande, está totalmente desfasado da realidade!
Até pode ter feito sentido algures no passado, se quiseres até te dou o beneficio de dizer que fez sentido num passado recente... mas neste momento o que tu dizes é história é uma utopia na realidade presente e não existe em Braga!

O positivo que tu falas já há muito foi ultrapassado pelo negativo!Mas há muito mesmo!
E sábado foi só o último exemplo disso... o que de positivo possam ter feito, vale zero, perante tudo o que se passou! Até podem fazer 500 coreografias, gritar como loucos, que um incidente sobrepõe-se a tudo isto!

Não entendo é como os membros das claques ainda não perceberem isso! O futebol são as pessoas e as clauqes há muito que não as respeitam, bem pelo contrário!

As claques vão a todo o lado? Da maneira que isto vai claro que vão e cada vez mais sozinhas! Ou achas que o pessoal dito normal não tem juízo?

Custa-me mais a perceber quando pessoas como tu e outros que por cá comentam e que parecem pessoas com alguma cabeça conseguem pactuar com o que se vai passando sem nada fazer! E pior ainda quando dizem que são uma minoria de pessoas (embora obviamente acho que é uma falácia das grandes... mas aceitando como verdade) a fazer as cenas tristes que se vão vendo!
É que se forem atrás, a todos os incidentes que houveram, todos vêm contar a mesma história! Foram alguns, há muito pessoal fixe, e desta vez parece que foram só 2!!??
Mas a sério? Depois de tudo o que aconteceu até hoje e principalmente nesta época ainda acham que alguém acredita nisto?

Se em 100 forem 2 ou 3 a provocar problemas qual é a dificuldade em os retirar?  Que se saiba nenhuma...
Os 98 têm tanta ou mais responsabilidade que os 2 ou 3! Além de nada fazerem dão-lhes cobertura mesmo depois de tudo o que aconteceu!

Por isso se mete tudo no mesmo saco... queriam que o pessoal fizesse o quê?

Como diz o povo o pessoal pode ser enganado 1 vez, até 2 vezes, mas à 3ª tem que ser mesmo burro para ser enganado! E então à  5ª ou 6ªvez só esta época já nem sei que nome se dar a isso!

Dizes para o pessoal se por na pele de um membro da claque... eu ponho-me e sinceramente só uma coisa me vem à cabeça, vergonha de tudo o que se vem passando!! Tristeza por pertencer a um grupo que tem levado o nome do meu clube e da minha cidade a níveis degradantes!!

E mais perante estes acontecimentos  e pondo-me na pele de um membro decente  da claque só tinha 2 opções, ou saiam os animais ou saía eu! Não me limitava a assobiar para o ar e a fazer que não era nada comigo! E então se a realidade é 98 a assobiar acho que é de ficar ainda mais triste!

As claques do Braga têm demonstrado que não sabem viver o futebol, esta é a realidade! De quem é a culpa não me importa, é problema deles todos sem excepção! É que vocês com estas teorias querem fazer de 2 claques 4! cada uma tem os bons e os maus e é cada um por si e os bons não têm nada a ver com os amus!!

Houve apoio das claques no sábado... pois provavelmente entraste a 5 minutos de começar o jogo! Antes disso, muito antes já havia apoio e muito nas bancadas! Sem nenhum claque presente! Eu que andei a passear à volta do estádio até pensei que as claques já estivesse lá dentro... mais soube só no forum que tinham entrado muito tarde! O que sei também é que houve pelo menos 20 minutos ou mais sem qualquer apoio por culpa das claques! Não podes só ver o que te dá jeito! E se por esse motivo o Braga perdesse o jogo? Há sempre os 2 lados!

Por fim, a "conversar é que agente se entende"... a sério? Estão à espera de quê?  Mesmo depois de tudo o que se passou ainda não conversaram? Mesmo depois de morrer uma pessoa? Ou conversaram e a conversa deu em deixa andar?
Uma ou outra coisa só me dá mais um motivo para acabar com as claques...
Quanto aos incidentes entre 2 adeptos... como bem disseste 2 adeptos! Não é escumalha que agride tudo e todos só porque apetece! E é entre eles e eles resolvem-no sozinhos e sem incomodar ninguém!
Comparar um acontecimento desses com o que se vem passando é anedótico!

Deixo-te com outro ditado... "RESPEITEM PARA SER RESPEITADOS"!! É velhinho ams assenta que nem uma luva nos dias de hoje!
Há muita gente que quer ser respeitada sem respeitar nada nem ninguém!!
Pedro_RBA
Pedro_RBA Equipa Principal
  • *****
  • 2772
  • Irredutivelmente S.C. Braga
  Re: Pelo fim das claques (que são tudo menos do) Braga
« Responder #90 em: 15 de Abril de 2013, 21:55 »
Pedro_RBA,

Quando vinha este fórum, ainda sem me ter registado, costumava atentar nos teus comentários e nos comentários de outros foristas cujas opiniões me pareciam ponderadas e sensatas (ex: Barinho, Kriticus, Olho Vivo, A.Costa, Galego, AMO-TE BRAGA, entre outros).
Por isso, acredita que aquilo que te vou dizer não tem nada de (digamos assim) pessoal.

Acredito que sim  ;)

Começo por dizer que, apesar de saber que existem alguns elementos desordeiros nela incluídos, sempre fui um admirador do trabalho desenvolvido pelas claques em prol do clube.
Desde pequeno me habituei a ver fantásticas coreografias, a ouvir cânticos espectaculares e, admito, talvez por causa disso, já assisti a alguns jogos no meio das claques.
Talvez por ter vivido perto do 1º de Maio e, assim, assistido às coreografias que RB e BL preparavam, aprendi a admirar o trabalho, de tremenda dedicação ao clube, por elas desenvolvido.
Mas, com o passar dos anos, e sobretudo com o passar deste ano, fui perdendo a paciência para com algumas atitudes e comportamentos por elas adoptados (ex: linguagem excessivamente agressiva, insulto gratuito, comportamentos violentos).
Para mim, o jogo com o Paços de Ferreira é o exemplo que melhor evidencia a intolerância e a violência que actualmente grassa no meio das claques.
Neste jogo, meia dúzia de indivíduos mal-educados e pouco tolerantes decidiram que os adeptos adversários, só porque nos ultrapassariam na classificação, não podiam festejar os golos da sua equipa.
Ver famílias (sim, porque também estavam famílias) a fugir para fora das bancadas foi algo que me chocou profundamente. Mas foi, também, algo que só consegui compreender em toda a sua plenitude quando, no jogo de Sábado, tive de fugir para a pista de tartan.

Como disse anteriormente, até compreendo o desconforto/ indignação que para muitos adeptos deste nosso clube têm sentido perante algumas atitudes da claque, principalmente este ano. Eu próprio, como muitos mais no nosso seio torcem o nariz perante algumas situações que aconteceram. Mas como também disse, ás vezes o desconhecimento do que realmente acontece, a história por detrás de tudo, leva com que as pessoas não entendam o que se passa/passou. Não estou com isto a justificar qualquer atitude (exagerada) tomada por membros dos RB, nem faria sentido tentar explicar o porquê de certas situações, porque estariamos a entrar em campos que a maioria das pessoas não entenderia (nem espero que entendam).

Não sou ingénuo ao ponto de pensar que, há uns atrás, eram todos uns indivíduos bem-comportados e educados, mas a realidade veio demonstrar que, actualmente, as suas más acções se sobrepõem, em larga medida, às boas iniciativas de apoio ao clube.

As boas iniciativas de apoio ao clube, como as coreografias, são de louvar e por nós teriamos o ideal de em todos os jogos elevar a fasquia, mas infelizmente além do trabalho/tempo consumido que muitos nem sequer têm a noção que necessita, existe sempre o factor dinheiro, que nunca abunda e é necessário para o que quer que seja. Pergunto-me daqui quantos seriam capazes de passar dias sem dormir e a gastar por vezes centenas de euros para pintar uma tarja, tudo isto com o trabalho no dia seguinte, apenas para a expôr durante uns minutos no dia de jogo, e isto quando as mesmas não são censuradas á porta do estádio. Já organizamos coreografias de bancada inteira com papeis higienicos e com cartolinas,e na maioria das vezes, depois de tanto trabalho é ver grande parte dos socios a recolher o papel para levar para casa ou a sentar-se em cima das cartolinas para não sujar o rabo.. É frustante e desmotivante por vezes..

Este ano tem sido um fartote em termos de atitudes violentas. São as esperas à equipa, são as esperas a adeptos adversários (ex: Belenenses), são as tentativas de agressão a adeptos que até então se tinham comportado pacificamente (ex: Paços de Ferreira).
E, como nunca gostei de "meter tudo no mesmo saco", devo dizer que a culpa destes acontecimentos tem sido, maioritariamente, dos Red Boys.
E agora pergunto : como é que pode um adepto defender claques que integram indivíduos que entram no estádio com o objectivo único de instigar comportamentos violentos ? Como é possível que os adeptos consigam, no meio desta confusão, admitir que até existem indivíduos pacíficos nas claques ?

Os RB têm actualmente um universo de cerca de 1000 associados, não se pode nem deve meter tudo no mesmo saco e dizer que não existem elementos pacificos. Poderemos afirmar também que todos os socios assiduos aos jogos são pacificos? Sabes bem que não.. e não será por isso que irão se intitular de violentos. Mas mais uma vez, não quero com isto justicar acto nenhum.

Como é que eles podem aceitar que lhes digam que as claques, que acolhem este tipo de comportamentos, vão continuar a receber apoios do clube, sendo esses apoios, ainda por cima, financiados com o dinheiro que esses sócios pagam mensalmente ? Sim, os 7,5euros e os 12 euros que pagam mensalmente devem servir para financiar indivíduos que fazem do estádio um inferno para qualquer adepto adversário ?

Não é por ai. Garanto-te que a grande maioria dos associados RB são socios do SCB e muitos, tal como eu, têm cadeira anual.

 Deve o clube continuar a financiar indivíduos que no jogo de Sábado me ameaçaram caso eu não abandonasse o lugar que, pelo bilhete, me estava destinado (sim, isto foi algo que aconteceu antes do início do jogo) ?

Essa atitude é incorrecta e não acredito que no seio da claque se aplauda esse tipo de iniciativas. Mas vamos lá ver.. Uma claque só é claque, só se faz ouvir se a mesma estiver em bloco e a uma só voz, e na maioria das vezes, devido ás inumeras questões de segurança pelas quais temos que passar, e que o comum socio não passa, chegamos já no decorrer do jogo. é obvio se o socio tem bilhete para a cadeira 15, imaginemos, tem o direito de estar lá, mas o facto de a maioria das vezes, e isto por falta de organização de quem fornece bilhetes, termos que nos "aconchegar" no meio dos associados de forma a caber, leva a quezilias desnecessárias, tal como aconteceu este Sábado. Agora que me digas que existem formas de pedir aos socios para se moverem mais correctas, ou até mais importante, que exsitem maneiras a nivel organizacional de forma a destacar ums sector para as claques que muitas vezes não é facultado, aí concordo contigo.

 Deve o clube continuar a financiar indivíduos que nem sequer quotas pagam, bastando-lhes apresentar o cartão de sócio da claque para entrar no estádio (e,sim, é isto que se passa com muitos elementos das claques) ?

Isso é falso. Não se entra nos jogos de futebol 11 sem o bilhete de jogo. E ninguém nos paga as quotas nem as cadeiras anuais... Isso é que era...

 Devem as claques ocupar lugares a que eu e os meus amigos, porque temos lugar anual, temos direito (sendo que, se não abandonar o meu lugar, me arrisco a levar dois açoites) ?

Cabe á organização ter dois dedos de testa e não vender cadeiras anuais nos locais da claque.. Pois é um local destacado para nós que nem cadeiras tem para esse efeito (foram postas novamente á pouco tempo devido á Champions). Pois senão entramos em conflito de ideias.. Ou querem as claques com lugar de destaque á parte dos socios, ou sem "poiso" temos que nos arranjar...

É que a gente começa a ficar farta destas atitudes. É cansativo. É desgastante. E é desprestigiante para o clube e para a cidade!
Custa assim tanto seguirem o exemplo das claques alemãs, que, com o passar dos tempos, se foram tornando mais pacíficas? Veja-se o exemplo de claques como a do Dortmund, que acolhem indivíduos de todas as idades e estratos sociais. E indivíduos que, acima de tudo, sabem viver em sociedade e respeitar as opiniões dos outros.

Nós aceitamos pessoas de todas as idades e estratos sociais.. Como alguém já disse, no nosso meio não falta gente que á semana anda de fato e é tratado por senhor doutor para ao fim de semana ser tratado como marginal. Quanto aos outros paises, as coisas não são tão belas e amarelas como muitos pintam aqui.. Podia provar por A mais B mas não interessa minimamente para o topico e muito menos como justificação

Portugal não tem, obviamente, o exclusivo da violência. Mas compreenderás que me preocupe mais a violência existente nas nossas claques do que a violência que existe nas claques de qualquer outro país.

Sim compreendo.

Eu gostava que o meu país não seguisse os outros países apenas nos maus exemplos! E gostava que os maus exemplos provenientes de outros países (ex: Espanha, Itália) não servissem para justificar o tipo de comportamentos em que as claques portuguesas são mais férteis.

Apenas algumas opiniões  ;)
Anuncios G
solrac27
solrac27 Juniores
  • ***
  • 346
  Re: Pelo fim das claques (que são tudo menos do) Braga
« Responder #91 em: 15 de Abril de 2013, 22:55 »
...
 Devem as claques ocupar lugares a que eu e os meus amigos, porque temos lugar anual, temos direito (sendo que, se não abandonar o meu lugar, me arrisco a levar dois açoites) ?

Cabe á organização ter dois dedos de testa e não vender cadeiras anuais nos locais da claque.. Pois é um local destacado para nós que nem cadeiras tem para esse efeito (foram postas novamente á pouco tempo devido á Champions). Pois senão entramos em conflito de ideias.. Ou querem as claques com lugar de destaque á parte dos socios, ou sem "poiso" temos que nos arranjar...
...

Esta parte fez-me rir... sinceramente fez-me rir...
É por este tipo de pensamento que por mim acabavam as claques...

O que é mais importante no clube? os sócios ou as claques?

Quando a direção disser que são as claques, eu vou la pessoalmente entregar o meu cartão, o da minha esposa e da minha filha.

Com que direito as claques reclamam um lugar ou espaço que está destinado AOS SÓCIOS?
SE VOCÊS NÃO CABEM NO ESPAÇO DESTINADO PARA VOCÊS, VOCÊS É QUE TEM QUE TER 2 DEDOS DE TESTA E SOLICITAR OUTRA ZONA DO ESTADIO.
ESTÁ MAIS QUE PROVADO QUE VOCÊS NÃO SABEM ESTAR EM SOCIEDADE, VOCÊS NÃO TEM RESPEITO POR NINGUÊM NEM POR NADA...

QUANDO VEJO MIUDOS A CHORAR DE MEDO, PESSOAS DE IDADE ASSUSTAREM-SE, PORQUE UNS ANIMAIS TRAZEM PETARDOS, AS REPETIDAS CENAS DE VIOLENCIA E PANCADARIA QUER FORA QUER DENTRO DOS ESTADIOS... POR MIM ACABAVAM AS CLAQUES, NÃO FAZEM FALTA AO FUTEBOL NEM A QUALQUER TIPO DE DESPORTO...

RUA COM ESSES ANIMAIS...
Pedro_RBA
Pedro_RBA Equipa Principal
  • *****
  • 2772
  • Irredutivelmente S.C. Braga
  Re: Pelo fim das claques (que são tudo menos do) Braga
« Responder #92 em: 15 de Abril de 2013, 22:59 »
...
 Devem as claques ocupar lugares a que eu e os meus amigos, porque temos lugar anual, temos direito (sendo que, se não abandonar o meu lugar, me arrisco a levar dois açoites) ?

Cabe á organização ter dois dedos de testa e não vender cadeiras anuais nos locais da claque.. Pois é um local destacado para nós que nem cadeiras tem para esse efeito (foram postas novamente á pouco tempo devido á Champions). Pois senão entramos em conflito de ideias.. Ou querem as claques com lugar de destaque á parte dos socios, ou sem "poiso" temos que nos arranjar...
...

Esta parte fez-me rir... sinceramente fez-me rir...
É por este tipo de pensamento que por mim acabavam as claques...

O que é mais importante no clube? os sócios ou as claques?

Quando a direção disser que são as claques, eu vou la pessoalmente entregar o meu cartão, o da minha esposa e da minha filha.

Com que direito as claques reclamam um lugar ou espaço que está destinado AOS SÓCIOS?
SE VOCÊS NÃO CABEM NO ESPAÇO DESTINADO PARA VOCÊS, VOCÊS É QUE TEM QUE TER 2 DEDOS DE TESTA E SOLICITAR OUTRA ZONA DO ESTADIO.
ESTÁ MAIS QUE PROVADO QUE VOCÊS NÃO SABEM ESTAR EM SOCIEDADE, VOCÊS NÃO TEM RESPEITO POR NINGUÊM NEM POR NADA...

QUANDO VEJO MIUDOS A CHORAR DE MEDO, PESSOAS DE IDADE ASSUSTAREM-SE, PORQUE UNS ANIMAIS TRAZEM PETARDOS, AS REPETIDAS CENAS DE VIOLENCIA E PANCADARIA QUER FORA QUER DENTRO DOS ESTADIOS... POR MIM ACABAVAM AS CLAQUES, NÃO FAZEM FALTA AO FUTEBOL NEM A QUALQUER TIPO DE DESPORTO...

RUA COM ESSES ANIMAIS...

Não percebeu o que eu disse.. Ou não quis perceber.. Leve lá a bicla ;)

Pedro
solrac27
solrac27 Juniores
  • ***
  • 346
  Re: Pelo fim das claques (que são tudo menos do) Braga
« Responder #93 em: 15 de Abril de 2013, 23:12 »
Não é uma questão de perceber ou não querer perceber...

É uma questão de estar lá, ver e sentir na pele o que as claques fazem todos os jogos...

É uma questão de RESPEITO ou falta dele...

E fico-me por aqui  :-X
Carvalhux
Carvalhux Equipa Principal
  • *****
  • 2084
  Re: Pelo fim das claques (que são tudo menos do) Braga
« Responder #94 em: 15 de Abril de 2013, 23:26 »
Não sei como é que os membros das claques fazem o acesso nos jogos em casa, mas na minha opinião deveriam ser sócios do clube e com cadeira anual.

Mas já que existe uma justificação que alguns até podem considerar aceitável em relação ao jogo de sábado, qual é a do jogo com o paços? Aí sim, senti-me envergonhado.
Robalo
  Re: Pelo fim das claques (que são tudo menos do) Braga
« Responder #95 em: 15 de Abril de 2013, 23:35 »
Isto parece o sexo dos anjos....

Tanta coisa importante que temos de falar do nosso clube,e escrevesse tanta coisa por causa de uma confusao entre um esquizofrênico e 4 elementos de uma familia....sinceramente...
rnmc
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16540
  Re: Pelo fim das claques (que são tudo menos do) Braga
« Responder #97 em: 16 de Abril de 2013, 00:12 »
Isto parece o sexo dos anjos....

Tanta coisa importante que temos de falar do nosso clube,e escrevesse tanta coisa por causa de uma confusao entre um esquizofrênico e 4 elementos de uma familia....sinceramente...
Enquanto se continuar a desvalorizar estas situações, a assobiar para o lado e sacudir a água do capote, irão continuar a suceder e a escalar.
Quem não sente não é filho de boa gente.
BRAGA.COM
BRAGA.COM Equipa Principal
  • *****
  • 1824
  • BRAGA ATÉ MORRER
  Re: Pelo fim das claques (que são tudo menos do) Braga
« Responder #98 em: 16 de Abril de 2013, 08:29 »
Não queiram atirar areia pó olhos do pessoal, quis me por de fora disto, mas é mas forte do que eu:

O que vi com os meus próprios olhos a 5/10 metro de mim, e isso é o que me interessa e acredito, e não no que os outros membros querem aqui fazer acreditar para se desculparem:

1º Como começou? Não sei, não vi

2º O que vi? 4/5 membros pelo menos de cada uma das claques a porrada entre eles (possivelmente com alguma gente não afecta as claques pelo meio) num dia de festa no meio de crianças, mulheres e idosos....sem se preocupar com as consequências para estes indefesos de uma possível investida da policia de choque

3º Porque sei que eram membros da Bracara Legion contra Red Boys? porque 1º, uma pessoa depois de ir a vários jogos fora começa a conhece-los;  fui algumas vezes com os Bracara Legion (claque de longe mais pacifica, e tenho quase a certeza a 100% que quem provocou isso foram os Red), e nos jogos em casa estou num sector próximo dos Red.

4º Vi membros dos Bracara Legion ensanguentados e membros dos Red ensanguentados! Vi membros a dos Red a pedirem explicações aos da Legion e a dizerem que quem manda aqui são os Red para os da Bracara! Vi o lider da claque da Legion a chegar perto do acontecimento da 1º investida/porrada e membros dos RED exaltados a falarem com ele sobre isso (pedirem explicações).

5º Vi menbros dos Red todos exaltados sempre a quererem continuar com esta guerrita....depois 2º investida/porrada, e eu fui para a pista de tartan e mudei de bancada!

6º Na outra bancada vi uma 3º investida e a policia a actuar, e eu como muitos Braguista gritamos alto e bom som, VOÇÊS SÂO UMA VERGONHA!!!

7º Ninguém aqui põem tudo no mesmo saco! Os Braguistas o que querem é que os lideres/responsaveis das claques tenham tomates e excluam os elementos que só estão ali para a confusão e semelhar o terror fora de portas antes e depois de entrar na bancada!

8º Nós BRAGUISTAS e adeptos normais e pacíficos que vamos atrás do clube por amor, com o unico intuito de apoiar o BRAGA queremos ir sossegados para os jogos fora de portas sem medos de represálias, isto porque os Red ou os Bracara fizeram borradas contra adeptos desse clube em anos anteriores!

9º depois os membros das claques dizem que vão a todo o lado e os adeptos normais não! Pudera, vocês têm as costas largas pois vem sempre escoltados e nós adeptos normais sujeitos a levar no lombo por causa das vossas borradas! Por isso a cada vez menos Braguistas fora de portas....

10º Isto apenas para menbros das claques, para eles reflectirem. Eu acredito veemente que muitos Braguistas não foram a Coimbra com as suas famílias por medo de represarias, por causa das borradas que fizeram este ano! O nosso apoio poderia ter sido bem maior!


PS1: Queriam andar a porrada entre eles, combinavam um sitio em Braga a noite sem ninguém ao pé deles, e aí matavam-se uns aos outros sem chatear ninguém!!!!

PS2: Não ponho todos no mesmo saco, pois a membros de claques que não são de longe marginais, fui a algumas deslocações com os Bracara Legion e adorei o convívio mas infelizmente nem todos os membros são assim....


Podem agora mandar bocas a vontade, eu não darei mais nenhum opinião sobre este topico
« Última modificação: 16 de Abril de 2013, 08:35 por BRAGA.COM »
NASCI BRAGUISTA, MORREREI BRAGUISTA
sedas Equipa Principal
  • *****
  • 2684
  Re: Pelo fim das claques (que são tudo menos do) Braga
« Responder #99 em: 16 de Abril de 2013, 10:16 »
O que se passou foi demasiado grave para não se tomarem medidas sérias...

Compreendo que alguns elementos pacíficos das claques (que é óbvio que também existem, aliás até penso que são a maioria) se sintam incomodados por serem metidos no mesmo saco, mas o que é certo é que se não se tomam medidas urgentemente as situações vergonhosas vão-se manter...

Se o clube tomasse uma atitude séria e penalizasse as claques proibindo-as de entrar no nosso estádio pelo menos até ao fim da época, provavelmente os seus responsáveis também tomariam medidas e expulsariam quem tem armado a confusão e quem tem posto em causa quer o nome do clube quer o nome das próprias claques..

Sem medidas deste género as coisas vão-se manter..
 

Anuncios M