Quantcast
Fim do Atletismo
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Fim do Atletismo
122 Respostas
29913 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Guarda-Redes
Guarda-Redes Equipa Reservas
  • ****
  • 831
  Re:Fim do Atletismo
« Responder #40 em: 31 de Julho de 2012, 12:03 »
Não há nenhuma razão que justifique o sacrificar uma modalidade como o atletismo. Trata-se de uma modalidade popular, que pode ser praticada por toda a gente e que é de todas a mais económica. Permite ter muita gente a vestir as cores do clube, a levar as cores do clube por esse mundo fora e com pouco investimento.

Uma quota anual de 10 €, paga por 10.000 sócios, daria 100.000€, valor que provavelmente seria suficiente para manter a modalidade a nível sénior.

Há certamente muitas formas angariar fundos, é preciso é alguém querer saber. Antigamente ainda foram feitas umas rifas para sortear um carro, isto ainda no 1º de Maio, agora não se tem visto vontade nenhuma de mostrar algum dinamismo.
Já falei da organização de provas populares, que alem de dar visibilidade à marca SCB-Atletismo, poderiam representar um razoável encaixe financeiro direto.

O SCB criar uma estrutura de apoio logístico e aconselhamento de treino a atletas amadores (que são largas centenas aqui na região), também poderia ser algo que bem divulgado representasse € para o atletismo.

Não sei também até que ponto que alguma forma de rentabilização da pista coberta montada no PEB parte do ano (e penso que não existem muitas em Portugal), também não poderia ajudar.

O Braga não é um grande é o Enorme!
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16540
  Re:Fim do Atletismo
« Responder #41 em: 31 de Julho de 2012, 12:53 »
Não é exactamente assim. Há um protocolo, clube/SAD que estipula uma transferência de uma parte significativa da quotização do clube para a SAD (penso que cerca de 90%, mas não tenho a certeza), ora este valor pode ser mais ou menos. Se a SAD está mais desafogada financeiramente para comprar centros de estágio com rodas, se calhar faria sentido reduzir este valor.

Para mim, o principal problema do atletismo, é uma estrutura directiva do clube, que se está nas tintas para as modalidades.
Esse valor está estipulado (em precentagem) assim como há transferências do SAD para o clube (ano passado foram menores que as clube-> SAD).

Não vejo por que a SAD terá de "dar" mais ou menos dinheiro em função de uma modalidade à qual é alheia...E não vejo grande desafogo por parte da SAD, senão não teriamos de vender jogadores e não teríamos passivo. Alguém já viu oficialmente o que vai custar o novo autocarro? Esta história faz-me lembrar a história dos carros dos jogadores da selecção.

O Atletismo a desaparecer será porque:
1-O Clube não conseguiu montar projecto sustentável;
2-Os sócios e simpatizantes não se interessam pela modalidade 360 dias por ano.

Todas as vezes que fui ver atletismo no 1º de Maio vi meia dúzia de gatos pingados. O Basquete só teve público na final contra os espanhóis. O Voleibol feminino, única equipa amadora 1ª Divisão consegue bons resultados (5º e 6º lugares), finalista da Taça de Portugal e vejo mais meia dúzia de gatos pingados. O futsal é o que vai tendo mais gente (50-100?) e só encheu com as galinhas.

Se não há publico como haverá patrocinadores? Como haverá desporto? Afinal o principal objectivo do Desporto de Alta Competição não é entreter o público? Sem público não há desporto. Esse é o problema das modalidades.

Se houver público, a publicidade, patrocinadores e Comunicação Social virão por arrasto e com eles o tão necessário capital. Mas o público (99%) só se interessa por futebol (ou mais precisamente tele-futebol).

Querem salvar o atletismo e outras modalidades? Comparençam nos recintos desportivos, manifestem interesse, apoio e carinho Façam a diferença não a indiferença.
Quem não sente não é filho de boa gente.
Anuncios M
Anuncios M
Gverreiro21
Gverreiro21 Juniores
  • ***
  • 517
  Re:Fim do Atletismo
« Responder #42 em: 31 de Julho de 2012, 16:28 »
Antes de criticar penso que deveria ser 1º confirmada essa decisão ou caso contrário estamos apenas a espectacular e talvez de forma injusta para com 1 Presidente que muito tem feito pelo nosso Clube.

No entanto caso o encerramento do Atletismo se confirme no SC Braga é de lamentar, porque apesar de ter muitos ou poucos adeptos seguidores da modalidade penso que esta e muitas outras modalidades amadoras devem ser mantidas pois deve-se ter em conta o numero de praticantes que usufruem e os benefícios que trazem para a Cidade e a Região.

O SC Braga não é só Futebol, sempre fomos um Clube Ecléctico e deve continuar a ser assim pois faz parte da nossa identidade, e veja-mos só esta época transacta a quantidade de medalhas e troféus que modalidades como a Natação, o Taekondo, o Bilhar, e o Boccia por exemplo nos deram e que o Futebol ainda não conseguiu alcançar! E atenção que não estou a denegrir ou menosprezar o Futebol que é a modalidade que amo e mais aprecio, mas apenas a defender o Atletismo e o Ecletismo do Clube!

Agora provavelmente talvez haja alguma dificuldade financeira em manter essas modalidades mas penso que não seja de difícil resolução... penso que com a boa vontade dos sócios e principalmente com a dos atletas a situação resolve-se, por exemplo passando pela obrigatoriedade de quotas aos atletas das modalidades para sustentar as mesmas como acontece com muitas equipas amadoras de outros clubes em diversas modalidades.
magico_scbraga
magico_scbraga Equipa Principal
  • *****
  • 2857
  Re:Fim do Atletismo
« Responder #43 em: 31 de Julho de 2012, 17:09 »
Antes de criticar penso que deveria ser 1º confirmada essa decisão ou caso contrário estamos apenas a espectacular e talvez de forma injusta para com 1 Presidente que muito tem feito pelo nosso Clube.

No entanto caso o encerramento do Atletismo se confirme no SC Braga é de lamentar, porque apesar de ter muitos ou poucos adeptos seguidores da modalidade penso que esta e muitas outras modalidades amadoras devem ser mantidas pois deve-se ter em conta o numero de praticantes que usufruem e os benefícios que trazem para a Cidade e a Região.

O SC Braga não é só Futebol, sempre fomos um Clube Ecléctico e deve continuar a ser assim pois faz parte da nossa identidade, e veja-mos só esta época transacta a quantidade de medalhas e troféus que modalidades como a Natação, o Taekondo, o Bilhar, e o Boccia por exemplo nos deram e que o Futebol ainda não conseguiu alcançar! E atenção que não estou a denegrir ou menosprezar o Futebol que é a modalidade que amo e mais aprecio, mas apenas a defender o Atletismo e o Ecletismo do Clube!

Agora provavelmente talvez haja alguma dificuldade financeira em manter essas modalidades mas penso que não seja de difícil resolução... penso que com a boa vontade dos sócios e principalmente com a dos atletas a situação resolve-se, por exemplo passando pela obrigatoriedade de quotas aos atletas das modalidades para sustentar as mesmas como acontece com muitas equipas amadoras de outros clubes em diversas modalidades.

Querias dizer, "especular"  ;D
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.
spinto
spinto Equipa Principal
  • *****
  • 2237
  • Nascido, criado e vivido em Braga
  Re:Fim do Atletismo
« Responder #44 em: 31 de Julho de 2012, 17:10 »
O clube não pode ser como o governo, dá prejuizo fecha, seja de interesse ou utilidade ou não.

O atletismo tem poucas receitas é verdade, mas o clube não se pode dar ao luxo de fazer desapareçer uma modalidade por módicos 100 ou 200.000€ (por ex.) que comparado com o resto são trocos.

Um clube tb tem obrigações sociais e este SCBraga não sabe nem nunca soube o que é isso, simplesmente ignora e assobia para o lado, aliás, como aconteçe frequentemente com os problemas que existem sobre cargas policiais, etc.... mas isso já sai fora deste contexto.
 
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!
miguel_afonso
miguel_afonso Equipa Principal
  • *****
  • 1161
  Re:Fim do Atletismo
« Responder #45 em: 31 de Julho de 2012, 18:05 »
O clube não pode ser como o governo, dá prejuizo fecha, seja de interesse ou utilidade ou não.

O atletismo tem poucas receitas é verdade, mas o clube não se pode dar ao luxo de fazer desapareçer uma modalidade por módicos 100 ou 200.000€ (por ex.) que comparado com o resto são trocos.

Um clube tb tem obrigações sociais e este SCBraga não sabe nem nunca soube o que é isso, simplesmente ignora e assobia para o lado, aliás, como aconteçe frequentemente com os problemas que existem sobre cargas policiais, etc.... mas isso já sai fora deste contexto.

Spinto

Estive muitas vezes em acordo contigo. Mais o Atletismo é uma modalidade que eu aprecio bastante, mas a verdade é que os adeptos e sócios do SC Braga estão a maribar-se para o Atletismo como já aqui ficou provado varias vezes...
Num mero exercício se o Clube fizesse uma sondagem quantos iam votar a favor da continuidade do Atletismo? Quantos é que se dariam ao trabalho de ir votar?

Se nos os sócios ignoramos totalmente uma modalidade, porquê continuar?
Preservamos o lado social com a formação e elimina-mos as despesas maiores com o cancelamento dos seniores. Pode ser que se um dia os sócios do SC Braga desejarem apoiar o Atletismo, a secção volte a existir até lá...
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16540
  Re:Fim do Atletismo
« Responder #46 em: 31 de Julho de 2012, 18:51 »
O clube não pode ser como o governo, dá prejuizo fecha, seja de interesse ou utilidade ou não.

O atletismo tem poucas receitas é verdade, mas o clube não se pode dar ao luxo de fazer desapareçer uma modalidade por módicos 100 ou 200.000€ (por ex.) que comparado com o resto são trocos.

Um clube tb tem obrigações sociais e este SCBraga não sabe nem nunca soube o que é isso, simplesmente ignora e assobia para o lado, aliás, como aconteçe frequentemente com os problemas que existem sobre cargas policiais, etc.... mas isso já sai fora deste contexto.

Spinto

Estive muitas vezes em acordo contigo. Mais o Atletismo é uma modalidade que eu aprecio bastante, mas a verdade é que os adeptos e sócios do SC Braga estão a maribar-se para o Atletismo como já aqui ficou provado varias vezes...
Num mero exercício se o Clube fizesse uma sondagem quantos iam votar a favor da continuidade do Atletismo? Quantos é que se dariam ao trabalho de ir votar?

Se nos os sócios ignoramos totalmente uma modalidade, porquê continuar?
Preservamos o lado social com a formação e elimina-mos as despesas maiores com o cancelamento dos seniores. Pode ser que se um dia os sócios do SC Braga desejarem apoiar o Atletismo, a secção volte a existir até lá...
X 2
Quem não sente não é filho de boa gente.
Pedro Barroso Juniores
  • ***
  • 525
  Re:Fim do Atletismo
« Responder #47 em: 31 de Julho de 2012, 19:35 »
Se não há publico como haverá patrocinadores? Como haverá desporto? Afinal o principal objectivo do Desporto de Alta Competição não é entreter o público? Sem público não há desporto. Esse é o problema das modalidades.

Se houver público, a publicidade, patrocinadores e Comunicação Social virão por arrasto e com eles o tão necessário capital. Mas o público (99%) só se interessa por futebol (ou mais precisamente tele-futebol).

Querem salvar o atletismo e outras modalidades? Comparençam nos recintos desportivos, manifestem interesse, apoio e carinho Façam a diferença não a indiferença.
[/quote]Lembra-se do campeonato da europa de estrada em clubes que decorreu em Braga na zona dos campos da ródovia onde as atletas do Braga sagraram-se mais uma vez capeãs europeia de clubes, o publico dava para encher o AXA.
Lembra-se do meeting de pista coberta com atletas internacionais que decorreu no parque de exposições? Eu vi lá muito publico.
Já assisti a campeonatos nacionais de cross onde as atletas do Braga foram campeãs por equipas e individuais e vi lá muita gente, em Braga é que não se realizou algum, pelo menos que eu me lembre.
« Última modificação: 31 de Julho de 2012, 19:37 por Pedro Barroso »
Anuncios M
Anuncios M
Pedro Barroso Juniores
  • ***
  • 525
  Re:Fim do Atletismo
« Responder #48 em: 31 de Julho de 2012, 19:44 »
O clube não pode ser como o governo, dá prejuizo fecha, seja de interesse ou utilidade ou não.

O atletismo tem poucas receitas é verdade, mas o clube não se pode dar ao luxo de fazer desapareçer uma modalidade por módicos 100 ou 200.000€ (por ex.) que comparado com o resto são trocos.

Um clube tb tem obrigações sociais e este SCBraga não sabe nem nunca soube o que é isso, simplesmente ignora e assobia para o lado, aliás, como aconteçe frequentemente com os problemas que existem sobre cargas policiais, etc.... mas isso já sai fora deste contexto.

Spinto

Estive muitas vezes em acordo contigo. Mais o Atletismo é uma modalidade que eu aprecio bastante, mas a verdade é que os adeptos e sócios do SC Braga estão a maribar-se para o Atletismo como já aqui ficou provado varias vezes...
Num mero exercício se o Clube fizesse uma sondagem quantos iam votar a favor da continuidade do Atletismo? Quantos é que se dariam ao trabalho de ir votar?

Se nos os sócios ignoramos totalmente uma modalidade, porquê continuar?
Preservamos o lado social com a formação e elimina-mos as despesas maiores com o cancelamento dos seniores. Pode ser que se um dia os sócios do SC Braga desejarem apoiar o Atletismo, a secção volte a existir até lá...
Estão-se a marimbar esta nova geração que não assistiu aos sucessos anteriores, vá perguntar isso á geração que frequentava o 1º de maio e diga quantos são os que não se lembram época após época de agraciar as atletas após as conquistas e homenagens e veja o que eles diziam.
Nos anos 80 e 90, fora do circuito de adeptos do SCB perguntavam na rua o nome de 3 futebolistas do Braga e poucos sabiam o seu nome, mas se perguntassem o nome das atletas do Braga quem não conhecia a Albertina Machado, Conceição Ferreira e a Manuela Machado??
Não se esqueçam também que o universo do Braga não é só o Superbraga, pois isto lá por falarem pouco aqui de atletismo não quer dizer que lá fora se lixem para a modalidade.
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16540
  Re:Fim do Atletismo
« Responder #49 em: 31 de Julho de 2012, 20:00 »
Lembra-se do campeonato da europa de estrada em clubes que decorreu em Braga na zona dos campos da ródovia onde as atletas do Braga sagraram-se mais uma vez capeãs europeia de clubes, o publico dava para encher o AXA.
Lembra-se do meeting de pista coberta com atletas internacionais que decorreu no parque de exposições? Eu vi lá muito publico.
Já assisti a campeonatos nacionais de cross onde as atletas do Braga foram campeãs por equipas e individuais e vi lá muita gente, em Braga é que não se realizou algum, pelo menos que eu me lembre.
Isso foi há quanto tempo? É que não me lembro desses eventos, e provavelmente a maior parte não lembra, a não ser os poucos que gostam mesmo e acompanham.
Eu falei do que tenho assistido nos últimos anos, aqui em Braga.
Quem não sente não é filho de boa gente.
jaimeh
jaimeh Equipa Principal
  • *****
  • 1937
  • O meu coração só tem uma cor clubística!
  Re:Fim do Atletismo
« Responder #50 em: 31 de Julho de 2012, 20:24 »
Lembra-se do campeonato da europa de estrada em clubes que decorreu em Braga na zona dos campos da ródovia onde as atletas do Braga sagraram-se mais uma vez capeãs europeia de clubes, o publico dava para encher o AXA.
Lembra-se do meeting de pista coberta com atletas internacionais que decorreu no parque de exposições? Eu vi lá muito publico.
Já assisti a campeonatos nacionais de cross onde as atletas do Braga foram campeãs por equipas e individuais e vi lá muita gente, em Braga é que não se realizou algum, pelo menos que eu me lembre.
Isso foi há quanto tempo? É que não me lembro desses eventos, e provavelmente a maior parte não lembra, a não ser os poucos que gostam mesmo e acompanham.
Eu falei do que tenho assistido nos últimos anos, aqui em Braga.

Eu Lembro! E lembro-me ainda que nesse tal Campeonato da Europa de Estrada de Clubes, da Conceição Ferreira ao chegar à meta (que ficava em frente à Bracalândia) alguém lhe ter dado uma bandeira do SC Braga para a mão, grande orgulho.
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!
Anuncios G
spinto
spinto Equipa Principal
  • *****
  • 2237
  • Nascido, criado e vivido em Braga
  Re:Fim do Atletismo
« Responder #51 em: 31 de Julho de 2012, 21:03 »
O clube não pode ser como o governo, dá prejuizo fecha, seja de interesse ou utilidade ou não.

O atletismo tem poucas receitas é verdade, mas o clube não se pode dar ao luxo de fazer desapareçer uma modalidade por módicos 100 ou 200.000€ (por ex.) que comparado com o resto são trocos.

Um clube tb tem obrigações sociais e este SCBraga não sabe nem nunca soube o que é isso, simplesmente ignora e assobia para o lado, aliás, como aconteçe frequentemente com os problemas que existem sobre cargas policiais, etc.... mas isso já sai fora deste contexto.

Spinto

Estive muitas vezes em acordo contigo. Mais o Atletismo é uma modalidade que eu aprecio bastante, mas a verdade é que os adeptos e sócios do SC Braga estão a maribar-se para o Atletismo como já aqui ficou provado varias vezes...
Num mero exercício se o Clube fizesse uma sondagem quantos iam votar a favor da continuidade do Atletismo? Quantos é que se dariam ao trabalho de ir votar?

Se nos os sócios ignoramos totalmente uma modalidade, porquê continuar?
Preservamos o lado social com a formação e elimina-mos as despesas maiores com o cancelamento dos seniores. Pode ser que se um dia os sócios do SC Braga desejarem apoiar o Atletismo, a secção volte a existir até lá...

Po esse ponto de vista tb estão a marimbar-se para o futebol, quantos apareçem nas assembleias, a haver eleições quantos votam?

quem nao se lembra das glorias do atletismo, é pq é muito novo, perguntem aos vossos pais.

O Atletismo era uma modalidade respeitada e tinha aqui em braga a simpatia de quem torce no futebol pelos 3grandes, é incrivel mas é verdade, quem nao sabe que pergunte.
« Última modificação: 31 de Julho de 2012, 21:06 por spinto »
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 6025
  Re:Fim do Atletismo
« Responder #52 em: 31 de Julho de 2012, 21:50 »
Quando se fala em patrocinadores e público ou falta dele seria interessante saber como e principalmente porquê que algumas empresas compram os camarotes no AXA! Era capaz de dar um tema interessante de debate!

Os grandes feitos do Braga não foram há séculos... apesar de terem sido grande parte deles no século passado! A SAD simplesmente perdeu quase a totalidade da ligação ao clube... No 1º Maio já neste século (ou seja não precisa o pessoal de ser muito velho para se lembrar disso!) ainda era costume as atletas irem lá mostrar o troféu, ou pelo menos informarem dos resultados. Hoje em dia salvo muito raras excepções isso não acontece.
Também não é preciso ser muito velho para recordar a grande nave completamente cheia para assistir a provas de atletismo, acho que era a única (ou havia apenas outra) pista que existia no país indoor.
E claro a taça dos campeões na rodovia foi algo que fica para sempre!

No atletismo não há público porque simplesmente ou não há eventos ou não são divulgados, pelo menos com atletas de algum destaque! Este ano não me lembra de nenhuma a não ser acho uma corrida no centro que vi uns cartazes!

Se os grandes clubes não apostam nas modalidades quem o vai fazer? A Conforlimpa? Não me parece! Os grandes clubes têm cada vez mais uma obrigação social, e acho que hoje em dia apostar no atletismo e na natação no caso do Braga deve ser também uma causa social! Quando o clube andava pelas ruas da amargura eram também estas que nos davam algumas alegrias! Sem grandes clubes a modalidade também morre! No fut sala antes andavam lá uns clubesitos quase de aldeia, e a visibiidade era pouca, hoje com alguns clubes grandes até já temos direito a transmissão de jogos em directo na RTP1!
Nesta altura de crise percebo que as coisas ficam ainda mais complicadas... mas caminhamos para o desporto único e depois querem medalhas nos jogos olímpicos e a maior parte ainda dizem que é uma vergonha!

Claro que percebo que a SAD é o futebol e não me parece que o dinheiro de uma lado deva transitar para o outro... mas com as pessoas que há na sad e os patrocínios que há hoje em dia não acredito que essas pessoas não consigam uns milhares de euros para manter uma secção de atletismo!
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re:Fim do Atletismo
« Responder #53 em: 31 de Julho de 2012, 22:59 »
E a discussao levaria-nos a tantos lados...
Por exemplo: porque temos profissionais a tempo inteiro no marketing da SAD, vocacionados para prospecçao mercados e angariaçao de publicidade?
Nas secções sao os directores a mendigarem apoios sem a capacidade dos especialistas na matéria e a perrem horas da sua vida pessoal e familiar a inventar uns tostões...
Não entendo pq o clube, com a Macron ou outro, não acorda um equipamentoúnico para todos, por exemplo... Vemos N equipamentos diferentes....

Não entendo como não se percebe que todas as modalidades e escalões promovem aqui e além fronteiras o nome do clube. Já o disse várias vezes que na modalidade que as mimhas filhas praticam -basquetebol - ouço comadmiraçao atletas de outras agremiaçoes dizerem com respeito e admiraçaoque iam jogar contra o Braga.
Em cada jogo, em cada treino se eleva o nome do clube.E meus amigos oSCB seja Sad ou club nao é só futebol mas tem uma mistica especial dada e doada pelos milhares e milhares de atletas que representaram as suas cores.

O clube nao pode é ter uma atitude autista e egocentrica como que a dizer: nós damos-vos o nome e osimbolo. O resto tratem vós...assim é a pior das atitudes. O clube deve orgulhar-se de ter praticantes. E qdo eles se chegam ao clube estedeve apoiar enão andar com a autosustentabilidade na boca. Todos, futebolistas eatletas amadores sao a alma do clube. Em uníssono com os adetos. Esta é a razao de ser dobraga!
spinto
spinto Equipa Principal
  • *****
  • 2237
  • Nascido, criado e vivido em Braga
  Re:Fim do Atletismo
« Responder #54 em: 31 de Julho de 2012, 23:56 »
Nem queria acreditar quando agora á noite estive a falar com uma pessoa e lhe disse que lamentava que por 100 ou 200.000€ se acabasse com o atletismo, sabem o que me disse:
Quanto? 100 ou 200.000€, nem penses isso dava para ser equipa de top, o orçamento do ano passado nem a 20.000€ chegou, nem penses.

As atletas estão de borla, quanto muito ganham tipo 250€, os equipamentos é tudo dado pelos patrocinadores, eles todos os anos tem vindo a cortar até agora que foi de vez.

Chego á conclusão que a despeza que o clube deve estar preocupado deve ser dos banho, é a agua o problema, só pode.  Ou então não tem instalações devido á equipa B.

A ver vamos, se o problema são 20.000€ por ano, começo a ficar preocupado com o clube.

confirmem, mas dar que pensar isso dá, deve haver algum interesse escondido...
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!
brigada da relote
  Re:Fim do Atletismo
« Responder #55 em: 01 de Agosto de 2012, 00:08 »
20.000€?! Ah, isso deve ser a manutenção anual do novo autocarro... :-[ :-[ :-[
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10193
  Re:Fim do Atletismo
« Responder #56 em: 01 de Agosto de 2012, 00:21 »
Não gosto de falar do que sei muito pouco... mas, enfim, se fosse a levar esta máxima à letra e a contar com a informação de clube/SAD, de nada poderia falar porque os esclarecimentos prestados aos sócios são completamente omissos.

Neste caso do atletismo, não vou ser hipócrita e dizer que era um particular seguidor da modalidade. Creio que a maioria dos adeptos do Braga não vai sentir particular falta da modalidade (e o mesmo se poderia dizer de outras). O grosso dos nossos adeptos são adeptos de futebol e creio que esta é uma afirmação sem polémica.

Mas isto não significa que as modalidades ditas amadoras sejam pouco importantes para o clube. As modalidades, mais do que tudo o resto, são fonte de ligação do clube com os seus praticantes. Não sei se esta direcção o percebe. Admito que não. Não reconheço a esta direcção, em termos gerais, grande preocupação com o fomento do crescimento humano do clube. A sua estratégia, neste campo, limita-se a fazer crescer o futebol, confiando que com isso, os adeptos chegarão. E, enfim, não digo que a estratégia esteja completamente errada - mas tenho dúvidas de que os laços que se estabelecem desta forma com os adeptos sejam tão profundos e duradouros. E, sinceramente, penso que esta frente (da conquista de adeptos) deveria ser mesmo uma prioridade.

A prática de um desporto por um clube é, acredito eu,  uma forma de fazer crescer a afeição por esse clube. Não serão assim tão poucos aqueles que praticam ou praticaram um desporto "amador" pelo nosso clube e, se quisermos, talvez possamos contar alguns dos amigos e familiares e, então, o número de pessoas que, desta forma, se afeiçoaram ao clube não é nada desprezável.

Nesse sentido, olho esta decisão de forma negativa, embora me pareça que o fundamental é garantir a prática da modalidade (e de todas as outras) aos mais jovens. Esta é verdadeiramente a função social do clube: proporcionar aos mais jovens a prática de modalidades a que, de outra forma, não têm acesso, pelo menos com um mínimo de condições. Temo contudo que esta propalada desistência da prática da modalidade entre os "seniores" acabe por descambar no abandono da modalidade à sua sorte, com degradação das condições proporcionadas para a prática da modalidade aos mais novos.

Julgo que faria falta uma justificação para esta decisão. Recordo que, ao contrário do que sucedia até há pouco, o clube deixou de dar prejuízo nos dois últimos exercícios. No entanto, à semelhança do que tem sucedido época após época, a SAD continua a financiar o clube (nas duas últimas épocas, sobretudo para abate do passivo bancário e dívidas antigas ao Estado, escalonadas ao abrigo do plano Mateus). Na época passada, a SAD financiou o clube em mais cerca de 600 mil euros, ascendendo a dívida do clube à SAD em 30 de Junho de 2011, a quase 5 milhões de euros. E é talvez por aqui que se explique esta decisão, atendendo às novas condições de financiamento que certamente hoje a SAD enfrenta.

Apesar de tudo, parece estranho que esta decisão surja numa altura em que o clube começava a equilibrar contas - ainda que, volto a repetir, a SAD e o clube não estejam isoladas dos problemas económicos do país e sobretudo do racionamento do financiamento bancário que é generalizado. É preciso sublinhar que 20% das receitas do clube (cerca de 440 mil euros) provêm de subsídio camarário para apoio às actividades amadoras e não sei se as coisas se manterão no futuro próximo. Mas, de qualquer forma, se estamos a cortar nas amadoras...

Para além disso - e esta é uma questão que creio que passou ao lado dos sócios - é ridículo o protocolo entre clube e SAD. A SAD pagou, na época passada, menos de 150 mil euros ao clube (cerca de 2% das receitas de bilheteira e lugares anuais) mas, como o clube entregou 20% das quotas à SAD, o saldo é aproximadamente zero. Como é evidente, isto significa que, desta forma, o crédito da SAD sobre o clube, mesmo que não aumente, será virtualmente incobrável. Mas o protocolo SAD-clube não tinha de ter estes contornos e poderia perfeitamente salvaguardar a posição do clube de outra forma...
« Última modificação: 01 de Agosto de 2012, 02:19 por Olho Vivo »
ricardobraguinha
ricardobraguinha Juniores
  • ***
  • 375
  Re:Fim do Atletismo
« Responder #57 em: 01 de Agosto de 2012, 00:26 »
Nem queria acreditar quando agora á noite estive a falar com uma pessoa e lhe disse que lamentava que por 100 ou 200.000€ se acabasse com o atletismo, sabem o que me disse:
Quanto? 100 ou 200.000€, nem penses isso dava para ser equipa de top, o orçamento do ano passado nem a 20.000€ chegou, nem penses.

As atletas estão de borla, quanto muito ganham tipo 250€, os equipamentos é tudo dado pelos patrocinadores, eles todos os anos tem vindo a cortar até agora que foi de vez.

Chego á conclusão que a despeza que o clube deve estar preocupado deve ser dos banho, é a agua o problema, só pode.  Ou então não tem instalações devido á equipa B.

A ver vamos, se o problema são 20.000€ por ano, começo a ficar preocupado com o clube.

confirmem, mas dar que pensar isso dá, deve haver algum interesse escondido...

Realmente, depois de ver a noticia fiquei triste..
N sendo eu um adepto incondicional da modalidade, e por n estar dentro do assunto resolvi informar-me acerca do mesmo, hoje ao sair de casa para o trabalho encontrei um vizinho, adepto da modalidade (e praticante em tempos) que me disse saber se fontes seguras que o orçamento para o atletismo rondava os 21000€ anuais..

Como n tenho qualquer argumento para provar a veracidade das suas palavras resolvi aprofundar um pouco mais o assunto, e questionei sobre como se sustenta uma familia umas miseras migalhas (2º o spinto a volta de 250€ se tanto), ele disse-me isso é assunto complicado, embora os atletas n sejam profissionais sao tratados como tal, tem que ter horarios e disponibilidade para treinos (com irrisorias condiçoes).. E ainda disse mais, se n fosse a vontade e sacrificio dos atletas a modalidade ja tinha terminado à muito tempo..

É incrivel ver uma modalidade que tanto nos deu terminar de forma tao injusta e ingloria para quem a praticou/pratica e sentiu/sente o clube..

Espero que esta ideia n passe disso mesmo, uma ideia, e que esta "revolta" dos adeptos socios e simpatizantes do clube traga boas noticias num futuro proximo..



spinto
spinto Equipa Principal
  • *****
  • 2237
  • Nascido, criado e vivido em Braga
  Re:Fim do Atletismo
« Responder #58 em: 01 de Agosto de 2012, 00:34 »
Acabar com o atletismo nao é uma ideia, é um facto que foi transmitido pelos directores aos responsáveis, ponto.
SOMOS 4 EM CASA E TODOS SÓCIOS , FAZ O MESMO - JUNTA-TE Á LEGIÃO BRAGUISTA !!!
ricardobraguinha
ricardobraguinha Juniores
  • ***
  • 375
  Re:Fim do Atletismo
« Responder #59 em: 01 de Agosto de 2012, 00:36 »
Acabar com o atletismo nao é uma ideia, é um facto que foi transmitido pelos directores aos responsáveis, ponto.

Sim, eu sabia que alguem ia reparar nisso, decidi n escrever facto, pois ainda tenho esperança que muita tinta corra e novas "ideias" surjam..
 

Anuncios M