Ontem tive pela primeira vez a oportunidade de visitar as novas instalações da cidade desportiva. Impressiona sem dúvida pelo espaço, pelo design e acima de tudo pela memória do antes vs depois.
O meu espanto ficou-se infelizmente por aí, infraestruturas bonitas, talvez funcionais para quem lá trabalha e pouco mais. Ontem, aproveitando um período de férias dirigi-me aos serviços de natação do SCB no complexo desportivo da rodovia para inscrever o meu filho, estava fechado e ninguém atendia o telefone, contactei diretamente as piscinas e informaram que ontem era o primeiro dia na cidade desportiva. Lá fui eu até até Dume e lá chegado ficou a dúvida, onde entrar?
Perguntei ao segurança..."Não sei, aqui não é, só escritórios da SAD", fui à loja (uma vénia muito grande aos funcionários da loja, mas já lá vamos) ligaram para o responsável e confirma-se a natação é nas novas instalações, mas ninguém sabe onde, por onde se entra, onde estão a trabalhar, etc.
Nesta fase começo a achar que entrei num universo paralelo e que voltei à secretaria do Primeiro de Maio (pelo menos lá sabia exatamente a quem me dirigir, bastava ir ter com o Adão). Deram-me um número para ligar de tarde, assim fiz e ninguém atendeu, tampouco devolveram a chamada.
Hoje dia novo, lá fui eu novamente a Dume à loja pois claro, o único sitio onde pelo menos existe alguém a tentar resolver os problemas do clube e dos sócios. Ligaram novamente para o responsável e a mesma coisa ninguém sabe sequer por onde se entra, sabiam que alguém estava a trabalhar na secção de natação, mas não sabiam o número, pediram-me para aguardar que alguém viria ter comigo, depois de quase uma hora, a menina da loja, quem mais, lá pôs pés ao caminho e foi tentar fazer o trabalho que claramente não era dela, procurar respostas, sem sucesso, passou o meu número ao responsável e ele ficou de me ligar, continuo sentado à espera.
De que vale uma estrutura milionária se não existe método de trabalho, pelo menos além do futebol?
No meio de tantos milhões, não havia uma míseros milhares com um guichet de informações para atender e encaminhar as pessoas? Aquilo que me parece é muito show off, mas no fim, nós sócios, o maior património do clube (se calhar não) não temos sequer uma secretaria onde recorrer para uma coisa tão básica como inscrever um puto numa das modalidades do clube.
Esta obra não é uma obra para agregar todo o universo do clube, isto é uma obra para os futebois do clube, apenas e só, as modalidades continuam cada uma para seu lado e entregues ao mais profundo amadorismo, no caso da natação, estamos a falar de não saberem sequer onde se entra nas instalações, como chegaram lá? já lá puseram os pés? trabalham em part-time/teletrabalho?
Uma palavra de agradecimento profundo aos funcionários da nova loja, sobretudo às duas meninas que lá trabalham. Por favor promovam estas jovens, têm mais sentido de organização, competência e profissionalismo que muitos dos que ocupam lugares com responsabilidade no clube.
Já agora para quem teve a paciência necessária para ler este testamento, se alguma alma caridosa me conseguir ajudar a inscrever uma criança de seis anos, com seis anos de associado e cadeira anual, na natação ficarei muito agradecido.