Quantcast
... um BRAGA de elite - por Bruno Prata
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
... um BRAGA de elite - por Bruno Prata
7 Respostas
3021 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  ... um BRAGA de elite - por Bruno Prata
« em: 30 de Março de 2012, 12:59 »
Excelente crónica de  opinião de um jornalista que mais admiro visto ser isento e imparcial.

Ludopédio
Salvador inventou um Braga de elite, Jardim está a torná-lo mais refinado



   

António Salvador é o denominador comum de um Sporting de Braga que não precisou de muito tempo para se tornar ambicioso e capaz de ameaçar a ditadura dos três "grandes". Na fórmula entraram outros ingredientes, como o apoio da câmara municipal, a qualidade dos treinadores e dos jogadores contratados e o crescimento exponencial das estruturas, do orçamento e até do número de adeptos que passaram a ter o clube da cidade como primeira escolha. A verdade é que Salvador também pode reclamar os seus méritos em qualquer um destes itens.

Eleito há nove anos, o jovem presidente bracarense tem um estilo de gestão pouco ortodoxo e nada consensual. Gosta de se rodear de bons profissionais, mas, por vezes, acaba por os desautorizar em episódios em que explode e acaba a usar o vernáculo bem à moda do Norte. Vê-lo aos pontapés aos caixotes do lixo não é nada de anormal. Mas foi o seu espírito de exigência a contribuir para a mudança de mentalidades. A sua ambição começou por ser vista como desmedida, mas essa batalha acabou por também a ganhar, tanto em termos internos como na forma como hoje o clube é visto por adversários, agentes desportivos e comunicação social.

Salvador nunca escondeu o sonho de conquistar troféus e, na assembleia geral de apresentação de contas, em Outubro, mostrou até confiança na conquista do título: "Não sei quando, mas pressinto que vai acontecer". O presidente bracarense tem levado a água ao seu moinho no que respeita ao desempenho desportivo, mas fá-lo sem abdicar de uma gestão financeira rigorosa e sempre à procura do lucro.

No último exercício conhecido (2010-11), a SAD apresentou um saldo positivo de 5,2 milhões de euros (superior aos 3,3 da época anterior), para o que em muito contribuiu o desempenho nas provas europeias (primeiro na Champions e depois na Liga Europa, onde só perdeu na final para o FC Porto), que permitiu o encaixe de 18,7 milhões de euros. O bom desempenho no binómio desportivo e financeiro levou a que a UEFA atribuísse ao Braga o prémio "Best Sporting Progress 2011".

Para António Salvador todos os jogadores têm um preço, que ele faz questão que seja baixo quando tenta comprar e muitíssimo alto na hora de vender. No último defeso, o Braga gastou cerca de três milhões de euros em contratações ­- boa parte do dinheiro foi investido nos jovens Rodrigo Galo e Zé Luís, do Gil Vicente (onde estão agora, por empréstimo). Ao invés, conseguiu bons encaixes só com as transferências de Matheus para o Dnipro (Ucrânia) e de Moisés para o Al-Rayyan (Qatar). Mais, os sete milhões da venda de Sílvio ao Atlético de Madrid só serão contabilizados no próximo exercício, onde poderão ou não vir a constar os 15 milhões acordados com o clube madrileno caso opte por contratar o até agora emprestado Pizzi.

Hoje, o orçamento do Braga ronda os 15 milhões de euros, o mais baixo entre todos os actuais líderes dos grandes campeonatos europeus. Este valor poderá ser ligeiramente inflacionado em função dos prémios que venham a ser pagos aos treinadores e aos jogadores. Na época passada, os gastos com o grupo de trabalho foram de 14 milhões de euros, mais três milhões do que em 2009-10. Num caso e noutro, muito longe dos valores atingidos por Sporting, Benfica e FC Porto, cujo orçamento ultrapassa os 100 milhões de euros.

Salvador tem sabido imprimir também uma estratégia inteligente na forma como o clube se implanta e cresce na cidade. Contribuiu para isso a campanha que promove os "Guerreiros do Minho", slogan que deve causar urticária para os lados de Guimarães. Os jogadores e os treinadores são levados com frequência às escolas para sessões de promoção com os estudantes e, em certos momentos, o clube facilita os acessos aos jogos através da distribuição de bilhetes grátis ou patrocinados. Isso - a par dos resultados - tem contribuído para que a taxa de ocupação do estádio suba de forma sustentada.

A política seguida na contratação de treinadores também fica ligada ao sucesso. Houve casos de insucesso, mas a taxa de acerto é claramente positiva. A começar por Jesualdo Ferreira, que somou dois quartos lugares na liga em 2004-05 e 2005-06. Jorge Jesus também deixou a sua impressão digital. Terminou no quinto posto do campeonato, mas após uma boa participação na Liga Europa. Domingos anunciou que iria tentar fazer melhor. E conseguiu-o de forma clara. No primeiro ano, ficou no segundo lugar da liga, depois de ter lutado pelo título até à última jornada com o Benfica. E na época passada ficou na quarta posição, mas a presença na final da Liga Europa transformou-se num momento inolvidável. De tal forma que Salvador, pressionado pelos adeptos, viu-se obrigado a convidar Domingos a renovar, quando há meses assumira um compromisso secreto com Leonardo Jardim. Domingos lá aceitou ficar com o odioso da recusa à proposta, até porque também lhe surgira entretanto o convite do Sporting...

A verdade é que Jardim tem sido uma boa surpresa. Já se sabia que era alguém capaz de apresentar resultados (tinha promovido Chaves e Beira-Mar), mas restavam dúvidas sobre se a fórmula resultaria num clube com outras dimensões. Filho de ex-emigrantes e natural da Venezuela, licenciou-se em Educação Física na Universidade da Madeira, onde se estreou como adjunto no Camacha.

Em Braga, foi inteligente para aproveitar o melhor do que tinha herdado, até no que respeita ao desenho táctico. Quem trabalha ou já trabalhou com ele elogia a vertente psicológica do seu trabalho. Reservado por natureza, Jardim fala quase sempre em tom baixo e raramente na primeira pessoa. Mas engana-se quem pense que isso são sinais de falta de autoridade ou liderança. "Antes pelo contrário", garantem.

Num recente colóquio, o técnico confirmou ter uma forma de liderança muito própria quando revelou ser fã da estratégia GALO ("Gestão Andando de um Lado para o Outro"). Dentro das instalações do clube, entenda-se, porque não tem "o hábito de ligar o computador" nem fica "ao telefone com empresários"... Na referida palestra mostrou a forma sagaz como procura relacionar-se com a administração ("Só tenho reuniões pontuais para rever estratégias e dar conhecimento do que se passa"), colaboradores ("engraxo quem está abaixo, o roupeiro, o massagista... não o chefe. Escuto, escuto, escuto...) e os jogadores ("gostam de ser reconhecidos e temos de gerir os egos").

Independentemente disso, Jardim tem tido o mérito de encontrar boas soluções para os problemas resultantes tanto das saídas como das imensas lesões que têm atingido o plantel. Vandinho, pêndulo defensivo desde os tempos de Jorge Jesus, foi substituído sem drama, primeiro pelo líbio Djamal e agora por Custódio, que parece rejuvenescido. A certa altura, na defesa não restava ninguém que jogara na primeira jornada. Mas quem os substituiu nunca funcionou como corpo estranho. E até Leandro Salino se transformou num dos melhores laterais direitos da liga, antes de se lesionar.

Outra ausência importante resolvida com mestria tem sido a de Alan, um dos dez jogadores que já passaram pelo FC Porto, Sporting ou Benfica. Os restantes são Hélder Barbosa, Ukra, Miguel Lopes, Custódio, Hugo Viana, Nuno André Coelho, Quim, Ruben Amorim e Nuno Gomes. Apenas dois (M. Lopes e N.A. Coelho) não sabem o que é festejar um título nacional, algo que não será fruto do acaso.

O Braga nunca ganhou na Luz, mas pode nem precisar de o fazer para chegar ao título. Venha ou não a consegui-lo, já ninguém lhe tira o mérito de se ter transformado na melhor novidade do futebol português nos últimos anos.

PUBLICO

Magico SCB
Magico SCB Equipa Reservas
  • ****
  • 887
  Re:... um BRAGA de elite - por Bruno Prata
« Responder #1 em: 31 de Março de 2012, 14:30 »
Muito bom mesmo..
Anuncios M
Anuncios M
nuno1986 Juvenis
  • **
  • 180
  Re:... um BRAGA de elite - por Bruno Prata
« Responder #2 em: 31 de Março de 2012, 15:04 »
Dos poucos jornalistas que gosto de ouvir. Principalmente quando desmascara o lampião gordo que faz programa com ele na RTP.
 
Gostei de tudo menos da parte em que se refere ao apoio camarário. É verdade que a manutenção do estádio é barata e o Braga só sai a ganhar com isso, mas a camara tb ganha, pois se n fosse o clube o estadio estava abandonado, n recebia visitas, n tinha visibilidade e 1 dos simbolos de arquitectura da cidade desaparecia. E há clubes que saem a ganhar em apoio camarario, como por exemplo Guimaraes, Sporting, clubes da Madeira.
magico_scbraga
magico_scbraga Equipa Principal
  • *****
  • 2857
  Re:... um BRAGA de elite - por Bruno Prata
« Responder #3 em: 31 de Março de 2012, 16:03 »
O Bruno Prata é, na minha opinião, um dos comentadores mais isentos e imparciais que tenho visto passar pelas televisoes, no que diz respeito ao comentário desportivo. Sendo imparcial, não deixa, no entanto, de reconhecer o mérito a quem, de facto, o tem. Isso mesmo é visivel neste comentário.

Consigo, por vezes, bem ou mal, vislumbrar-lhe laivos de portismo.. Posso, como disse, estar enganado e ele até nem ser portista. Esta percepção que tenho pode até decorrer da forma como ele se opõe ao benfiquista.. Joao Gobern. De tanto se opôr, admito que possa parecer portista.

Excepto este aspecto, ninguem lhe retira o mérito de ser um dos melhores comentadores que por cá anda.. Existem outros, porventura com mais "nome", como Joaquim Rita, Jorge Baptista (todos na sic..), que não disfarçam o seu clubismo, que os impede de serem bons profissionais.

Destaco , para além do Bruno Prata, o Luis Freitas Lobo, o Luís Campos e o Fernando Correia (este ultimo admite ser sportinguista). São na minha opiniao, os únicos que acrescentam algo ao comentário desportivo, para além de fazerem um comentário imparcial .
Braga - Uma cidade, um clube, uma só paixão.
david Equipa Principal
  • *****
  • 2106
  Re:... um BRAGA de elite - por Bruno Prata
« Responder #4 em: 31 de Março de 2012, 16:44 »
O Bruno Prata é, na minha opinião, um dos comentadores mais isentos e imparciais que tenho visto passar pelas televisoes, no que diz respeito ao comentário desportivo. Sendo imparcial, não deixa, no entanto, de reconhecer o mérito a quem, de facto, o tem. Isso mesmo é visivel neste comentário.

Consigo, por vezes, bem ou mal, vislumbrar-lhe laivos de portismo.. Posso, como disse, estar enganado e ele até nem ser portista. Esta percepção que tenho pode até decorrer da forma como ele se opõe ao benfiquista.. Joao Gobern. De tanto se opôr, admito que possa parecer portista.

Excepto este aspecto, ninguem lhe retira o mérito de ser um dos melhores comentadores que por cá anda.. Existem outros, porventura com mais "nome", como Joaquim Rita, Jorge Baptista (todos na sic..), que não disfarçam o seu clubismo, que os impede de serem bons profissionais.

Destaco , para além do Bruno Prata, o Luis Freitas Lobo, o Luís Campos e o Fernando Correia (este ultimo admite ser sportinguista). São na minha opiniao, os únicos que acrescentam algo ao comentário desportivo, para além de fazerem um comentário imparcial .
.
Bruno Prata é de facto portista
SleepyBrg
SleepyBrg Iniciados
  • *
  • 85
  Re:... um BRAGA de elite - por Bruno Prata
« Responder #5 em: 31 de Março de 2012, 17:07 »
Tambem gosto do Pedro Henriques como comentador.. Chuta os da sic todos para um canto lol
nuno1986 Juvenis
  • **
  • 180
  Re:... um BRAGA de elite - por Bruno Prata
« Responder #6 em: 31 de Março de 2012, 17:32 »
O Bruno Prata é, na minha opinião, um dos comentadores mais isentos e imparciais que tenho visto passar pelas televisoes, no que diz respeito ao comentário desportivo. Sendo imparcial, não deixa, no entanto, de reconhecer o mérito a quem, de facto, o tem. Isso mesmo é visivel neste comentário.

Consigo, por vezes, bem ou mal, vislumbrar-lhe laivos de portismo.. Posso, como disse, estar enganado e ele até nem ser portista. Esta percepção que tenho pode até decorrer da forma como ele se opõe ao benfiquista.. Joao Gobern. De tanto se opôr, admito que possa parecer portista.

Excepto este aspecto, ninguem lhe retira o mérito de ser um dos melhores comentadores que por cá anda.. Existem outros, porventura com mais "nome", como Joaquim Rita, Jorge Baptista (todos na sic..), que não disfarçam o seu clubismo, que os impede de serem bons profissionais.

Destaco , para além do Bruno Prata, o Luis Freitas Lobo, o Luís Campos e o Fernando Correia (este ultimo admite ser sportinguista). São na minha opiniao, os únicos que acrescentam algo ao comentário desportivo, para além de fazerem um comentário imparcial .
Acho que é mesmo portista. Nota-se quando fala do porto separadamente sem falar no befica. Na opinião que emite sobre os outros parece-me bom comentador.Quanto aos da sic acho que para além de n disfarçarem o clube, n percebem nada de futebol. Ver o Joaquim Rita a dizer que o Ronaldo actualmente esta ao nível do Messi é de rir.
A.COSTA
A.COSTA Equipa Principal
  • *****
  • 12738
  • ALLEZ, ALLEZ, MÁGICO BRAGA ALLEZ
  Re:... um BRAGA de elite - por Bruno Prata
« Responder #7 em: 31 de Março de 2012, 18:46 »
Muito bom artigo de opinião. De entre algumas verdades de análise destaco, por malandrice, este:

"... Contribuiu para isso a campanha que promove os "Guerreiros do Minho", slogan que deve causar urticária para os lados de Guimarães."

Bruno Prata não sofre da cegueira que se observa por exemplo em João Gobern.
No S. C. BRAGA só nos baixamos para beijar o símbolo
 

Anuncios M