Quantcast
"Assumir" ou não a candidatura? Em que ficamos?
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
"Assumir" ou não a candidatura? Em que ficamos?
100 Respostas
15600 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  "Assumir" ou não a candidatura? Em que ficamos?
« em: 12 de Março de 2012, 09:59 »
Caros:

Como disse noutro local, o SCBraga ser campeão, neste momento é uma questão de... matemática. Se ganharmos todos os jogos somos campeões. De forma simplória e sem filosofias saloias, esta é a realidade.

Mas agora, vamos lá falar do assunto que tem marcado estas 2 últimas semanas:

Deve ou não o SCB assumir-se como candidato???

E vejamos também outro lado da questão: que mal tem ou que podemos ganhar e/ou perder com esta predisposição?

Fala-se de pressão, de sacudir pressão, de passar a "responsabilidade" da coisa para outros.

Sinceramente, não vejo qualquer problema em assumir pois a matemática e as probabilidades colocam-nos no lote dos 3 (já não acredito nada em 4...) candidatos.
Ser campeão é, quando entrarmos para uma competição uma ...natural "fatalidade". Ou seja, podemos mesmo arriscarmo-nos a ser campeões pois não conheço nenhuma equipa que jogue para perder. Ora, se vencer uma série de jogos pode levar-nos a ser campeões, qual o problema? Não corremos por gosto? Não corremos para sermos melhores? VENCER é uma inevitabilidade do desporto. Que brinda quem mais pode nas várias armas colocadas á disposição.

Estar a 9 jornadas do fim do campeonato com um ponto de atraso do 1º e com este a ter que jogar em nossa casa, é ou não um factor que nos atira para esta posição?
Ter 11 vitórias seguidas quando se vêque os dois rivais nesta luta estão, digo eu, a claudicar, é ou não uma realidade?

Sei que o que muitos querem é que o SCB se assuma, como que ao definir esta situação o clube venha a cair sobre si próprio e a equipa a não conseguir segurar esta pressão.
Compreendo que para muitos clubes , uma temporada fora do comum e o topo mais alto do pódio á vista pode acabar por ser uma ruína com a "gulodice" a ter "mais olhos que barriga" e o deslumbramento a ser prejudicial.
Ter uma atitude humilde e ganhadora, jogo a jogo , como se gosta agora de dizer, é talvez a atitude mais correcta de "quem corre por fora".

Mas, ´caramba, caros amigos, não temos nós uma equipa recheada de valores com provas dadas?
Temos jogadores campeões, internacionais e vencedores de troféus.
Temos atletas finalistas de provas europeias e com participações em mundiais e europeus ( e CAN´s). Temos jogadores em óptimo momento de forma e com maturação suficiente para este desporto.
Temos um historial recente de resultados desportivos em crescendo.
Praticamos um dos melhores "futebois" da nossa LIGA.
Temos um presidente com provas dadas e uma direcção e SAD coesas e com "substracto" para vencer.
Temos adeptos - não no número que julgavamos necessário para vencer - mas dos melhores que Portugal tem pelo seu empenho e paixão.
Temos um treinador "cientifico" e que não se deixa perturbar com "jogadas" fazendo sempre fé nas suas potencialidades e no valor do seu trabalho.

NÂO TEMOS comunicação Social
Não temos "peso" nacional
Não temos "lugares nas federações e Ligas"
Não temos "arbitragem"
Não temos "dividas enormes" nem bancos a puxarem por titulos como "hipotecas"

Ou seja, temos tudo para vencer dentro do campo. Oxalá sejamos capazes de não precisar do que não temos fora das 4 linhas desde que haja, fairplay e respeito pela verdade desportiva.

Dizer que somos candidatos????

Porque não? Não nos irão cair "os parentes na lama" se não formos... ao menos pomos os outros a suar...
Reis
Reis Equipa Reservas
  • ****
  • 855
  • 1 REGIÃO, 1 IDENTIDADE. BRAGA
  Re:"Assumir" ou não a candidatura? Em que ficamos?
« Responder #1 em: 12 de Março de 2012, 10:00 »
Os objetivos foram traçados no inicio da época.
Não faz qualquer sentido os alterar.
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.
Anuncios M
Anuncios M
miguel_afonso
miguel_afonso Equipa Principal
  • *****
  • 1161
  Re:"Assumir" ou não a candidatura? Em que ficamos?
« Responder #2 em: 12 de Março de 2012, 10:26 »
Não somos candidatos!
Os objectivos foram claramente definidos no inicio da época!

O nosso objectivo é o 4º lugar!
rvx Equipa Principal
  • *****
  • 2127
  Re:"Assumir" ou não a candidatura? Em que ficamos?
« Responder #3 em: 12 de Março de 2012, 10:28 »
Só acho que podemos dizer que somos candidatos ao título se, após recebermos o Porto, ainda estivermos na luta pelo primeiro. Para já, ainda é muito cedo para nos afirmarmos como tal porque temos verdadeiras provas de fogo ao ir à Luz, receber o Porto e ir a Alvalade.
Kriticus
Kriticus Equipa Principal
  • *****
  • 5709
  • #2210 - desde 14/08/1989
  Re:"Assumir" ou não a candidatura? Em que ficamos?
« Responder #4 em: 12 de Março de 2012, 10:31 »
Eu também concordo que não se deve começar a falar em candidaturas ao título nesta fase, precisamos de ganhar 13 pontos ao Marítimo e 14 ao Sporting para garantirmos matematicamente o 3º lugar. A menos que a equipa saia dos confrontos com Benfica e Porto em 1º, não faz sentido falar agora em candidatura ao título, importante é manter esta consistência, porque os outros estão muito tremidos!
Kilo Equipa Principal
  • *****
  • 4040
  Re:"Assumir" ou não a candidatura? Em que ficamos?
« Responder #5 em: 12 de Março de 2012, 10:33 »
Só acho que podemos dizer que somos candidatos ao título se, após recebermos o Porto, ainda estivermos na luta pelo primeiro. Para já, ainda é muito cedo para nos afirmarmos como tal porque temos verdadeiras provas de fogo ao ir à Luz, receber o Porto e ir a Alvalade.

 Se empatarmos na Luz e ganharmos ao Porto, não só somos candidatos como somos campeões.

 Se isto não acontecer, deixo de ver futebol!!!
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re:"Assumir" ou não a candidatura? Em que ficamos?
« Responder #6 em: 12 de Março de 2012, 11:20 »
Então fiquemo-nos pelos objectivos, não é????

E se os objectivos podem falhar porque não podemos falhar um assumir de candidatura? Se falharmos é ...desporto. Como poderia falhar a meta do 4º lugar e não vinha mal ao mundo.

Não sei pq insistimos na pequenez e no "correr por fora". Os lagartos ainda atiram foguetes ao ar e estão a 11 pontos!

Claro que somos candidatos, poça!!!! os outros, se são os tais do costume é que tÊM DE SENTIR ESSA PRESSÃO DE TER MAIS UM OUTSIDER A MORDER OS CALCANHARES.

Estou plenamente convencido que o 3º lugar não nos foge. E assim, o objectivo está cumprido.

decidimanete eu gostaria de ver o clube assumir claramente que liuta para ser campeão. Diz~e-lo no inicio do campeonato é que não.

Agora andamos todos a pensar que a correr por fora, sem ondas, podemos chegar lá. Mas alguém ainda não nos viu nem deu por nós?

Assumamos. Eu por mim assumo. Quero e posso ser campeão. Vou deixar este sonho só por ser "politicamente correcto" ?
Onde está o mal de querer o topo? vamos jogar pior ou deixar de ter a noção de coesão se não o fizermos? vamos jogar agora de forma tola e sem controlo?

Por mim, agora que cá estamos a menos de 1/3 do fim da prova só dependemos de nós.
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10192
  Re:"Assumir" ou não a candidatura? Em que ficamos?
« Responder #7 em: 12 de Março de 2012, 11:32 »
Só acho que podemos dizer que somos candidatos ao título se, após recebermos o Porto, ainda estivermos na luta pelo primeiro. Para já, ainda é muito cedo para nos afirmarmos como tal porque temos verdadeiras provas de fogo ao ir à Luz, receber o Porto e ir a Alvalade.

É isto! Para já, o objectivo deve ser assegurar pelo menos o terceiro lugar, o que já é um pouco diferente de ficar nos quatro primeiros.

Não devemos assumir-nos desde já como candidatos por uma razão simples: os mesmos adeptos que fazem contas em relação à luta pelo título serão os primeiros a entrar em depressão se porventura suceder qualquer escorregadela, criando um ambiente negativo à volta da equipa, certamente amplificado pela imprensa - que tão depressa quer fazer de nós candidatos como depressa nos julgará como uma equipa "sem estofo" para tão grande objectivo, se por acaso ocorrer uma escorregadela.

É preciso preservar um ambiente de serenidade em torno da equipa. Porque, como disse o Custódio, não somos mais candidatos por o assumir. De certeza que, no balneário, há tanta ambição quanto entre os adeptos. E não é preciso avisar os adversários para que eles sintam os calcanhares a serem mordidos. A esta altura, acreditem, eles já nos levam a sério...
Anuncios M
Anuncios M
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re:"Assumir" ou não a candidatura? Em que ficamos?
« Responder #8 em: 12 de Março de 2012, 11:33 »
Eu concordo com atitude  da equipa técnica nesta altura protege a equipa, retira pressão e conseguir os objetivos traçados é o essencial, podemos conseguir um play-off para a LC, não temos os milhões dos outros nem queremos ficar enterrados em dividas, porque se assumissem uma candidatura ao primeiro deslize estes "abutres" da CS caíam-nos logo em cima.Claro que o sonho de todos nós é um dia sermos campeões mas também sabemos que na conjuntura do nosso futebol atual é muito difícil acontecer outros valores se levantam, acho que nesta altura  o nosso SC.Braga já precisava de um titulo nem que seja a Taça da Liga.
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re:"Assumir" ou não a candidatura? Em que ficamos?
« Responder #9 em: 12 de Março de 2012, 11:51 »
E se falharmos qual o problema?
Dizerem que não temos estofo? se falharmos por incapacidade própria não temos mesmo estofo e perdemos bem pois o adversário foi superior.
No desporto existe sempre o adversário. se for superior não há volta a dar...


Vi hoje declarações antigas de LJ onde fala dos objectivos intermédios e final. è a sua posição. Entendo-a. respeito-a.

Agora, eu adepto apaixonado não hei-de dizer que somos candidatos? e se o presidente o disser tb? qual o problema? vai colocar pressão nos jogadores? nesta altura e mesmo no inicio da temporada os seus contratos não previam a hipotese de serem campeões? Não tinham premios pelo 1º lugar? Ah, era melhor então nada por ...para tirar pressão. Ou então se calhar nem entegravamos as candidaturas burocraticas á UEFA para podermos jogar na europa... assim a equipa jogava mesmo sem qq pressão.

Pressão é para "panelas de pressão".

Não ter pressão é para falhados.

Quem trabalha, bem e com força tem sempre pressão. Todos nós a temos , dia a dia, momento a momento. e não vivemos bem com ela? deixariamos de ser quem somos?

Estas são as minhas ideias.

Arnie_Marta
Arnie_Marta Juniores
  • ***
  • 612
  Re:"Assumir" ou não a candidatura? Em que ficamos?
« Responder #10 em: 12 de Março de 2012, 11:54 »
Por mim o Braga garante o 4º lugar.. depois de possível o 3º.

E depois logo se vê!!!
Até lá meus amigos, estamos a lutar pelo que queremos, ficar entre os 4 primeiros lugares e não necessariamente o 4º.
O meu nome é Arnaldo...
Anuncios G
Reis
Reis Equipa Reservas
  • ****
  • 855
  • 1 REGIÃO, 1 IDENTIDADE. BRAGA
  Re:"Assumir" ou não a candidatura? Em que ficamos?
« Responder #11 em: 12 de Março de 2012, 12:01 »
No desporto existe sempre o adversário. se for superior não há volta a dar...

Que, pelo menos 2 deles, a maior parte das vezes jogam com 14...



Pressão é para "panelas de pressão".

E para toda uma comunicação social que ganha BALURDIOS com 3 nomes de clubes, não com outro.
E para toda uma organização que se dá de nome ARBITRAGEM...

E para toda uma guerra de favores e desfavores em que quem colocou dinheirinho (pouquissimo por sinal) o quer reaver... e sabem a diferença entre ficar em 2.º e em 4º????


Não ter pressão é para falhados.

Para quem luta pela manutenção também existe pressão... Mas no nosso caso, achas que os jogadores e equipa técnica não deseja ser campeão?!?!? e iria  mudar alguma coisa dizer que são candidatos?!?!? Iria, iria provocar ondas de mar numa praia calmissima como a nossa.

Quem trabalha, bem e com força tem sempre pressão. Todos nós a temos , dia a dia, momento a momento. e não vivemos bem com ela? deixariamos de ser quem somos?

Se me disserem a meio do jogo que as regras são diferentes, acho que deixaria de ser quem sou... mas isto sou eu... e possivelmente os nossos atletas...

Estas são as minhas ideias.

E estas as minhas.

Mas mudar o discurso PARA QUÊ?!?!? O QUE GANHARIAMOS a mais do que estamos a ganhar neste momento COM ISSO?!?!?
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re:"Assumir" ou não a candidatura? Em que ficamos?
« Responder #12 em: 12 de Março de 2012, 12:22 »
Não ter pressão é para falhados.

Para quem luta pela manutenção também existe pressão... Mas no nosso caso, achas que os jogadores e equipa técnica não deseja ser campeão?!?!? e iria  mudar alguma coisa dizer que são candidatos?!?!? Iria, iria provocar ondas de mar numa praia calmissima como a nossa.

REIS: SE NÃO IRIA MUDAR NADA ENTÃO NÃO HAVERIA QQ PROBLEMA...

Quem trabalha, bem e com força tem sempre pressão. Todos nós a temos , dia a dia, momento a momento. e não vivemos bem com ela? deixariamos de ser quem somos?

Se me disserem a meio do jogo que as regras são diferentes, acho que deixaria de ser quem sou... mas isto sou eu... e possivelmente os nossos atletas...

Estas são as minhas ideias.

E estas as minhas.

Mas mudar o discurso PARA QUÊ?!?!? O QUE GANHARIAMOS a mais do que estamos a ganhar neste momento COM ISSO?!?!?

reis: se não ganhavamos tb não perderiamos


Vou lembrar tb que a questão de "assumir" aumentaria isso sim, responsabilidade entre adeptos. Adeptos que estariam "formalmente" incluídos neste projecto. Adeptos que seriam responsévis por tb fazerem a SUA parte. O clube teria mais eco e poderia ganhar com este elevar da fasquia.
por outro lado, criar-se-ia uma maior onda de apoio e mesmo entre as forças vivas da cidade , assumir o titulo poderia reunir sinergias. Seria um estímulo extra.
Se não conseguissemos...era desporto . Onde apenas um pode ganhar
« Última modificação: 12 de Março de 2012, 12:26 por ric »
miguel_afonso
miguel_afonso Equipa Principal
  • *****
  • 1161
  Re:"Assumir" ou não a candidatura? Em que ficamos?
« Responder #13 em: 12 de Março de 2012, 12:46 »
Dizes aumentar a responsabilidade entre adeptos?
Pois eu acho que esse é o pior caminho.

Vê as criticas que os "adeptos com responsabilidade" fizeram á equipa ainda há pouquíssimo tempo atrás.
Vê os assobios que  os "adeptos com maior responsabilidade" dirigiram á equipa num jogo com o nosso rival minhoto numa altura em que a equipa ganhava e controlava o jogo...
Vê o apagão que viu no ultimo jogo em os "adeptos com maior responsabilidade" se calaram e pouco fizeram para levar a equipa para a frente.
Vê o que os "adeptos com maior responsabilidade" disseram a um jogador enquanto este estava em aquecimento.
Tens "n" casos em que os adeptos adoptam comportamentos de "candidato ao titulo" e em que invariavelmente saímos mais fracos, menos coesos e claramente menos equipa...
Acho que devemos manter a postura que nos trouxe até aqui, humildade, trabalho, espírito de equipa e uma mentalidade e identidade guerreira.
Assumir ou não a candidatura é sinceramente o menos importante neste momento... É absolutamente irrelevante e não estou a ver que benefícios nos irá trazer.
Vamos sim é concertar-nos nos próximos dois jogos, um para dar mais um passo no rumo a liga dos campeões do próximo ano e outro que nós poderá dar uma final pelo segundo ano consecutivo...

Reis
Reis Equipa Reservas
  • ****
  • 855
  • 1 REGIÃO, 1 IDENTIDADE. BRAGA
  Re:"Assumir" ou não a candidatura? Em que ficamos?
« Responder #14 em: 12 de Março de 2012, 12:57 »
Não ter pressão é para falhados.

Para quem luta pela manutenção também existe pressão... Mas no nosso caso, achas que os jogadores e equipa técnica não deseja ser campeão?!?!? e iria  mudar alguma coisa dizer que são candidatos?!?!? Iria, iria provocar ondas de mar numa praia calmissima como a nossa.

REIS: SE NÃO IRIA MUDAR NADA ENTÃO NÃO HAVERIA QQ PROBLEMA...






Mas mudar o discurso PARA QUÊ?!?!? O QUE GANHARIAMOS a mais do que estamos a ganhar neste momento COM ISSO?!?!?[/color]

reis: se não ganhavamos tb não perderiamos


Perderiamos, sim.
ESTABILIBADE competitiva.
Neste momento, temos que assegurar o 4.º lugar (matematicamente ainda não temos este lugar como nosso)
Depois de este objetivo assegurado, que tal pensarmos no 3.º ou até uma ida direta à liga dos campeões? Mas neste momento ainda nem sequer temos o 4.º lugar assegurado, quanto mais.... 



Vou lembrar tb que a questão de "assumir" aumentaria isso sim, responsabilidade entre adeptos. Adeptos que estariam "formalmente" incluídos neste projecto. Adeptos que seriam responsévis por tb fazerem a SUA parte. O clube teria mais eco e poderia ganhar com este elevar da fasquia.
por outro lado, criar-se-ia uma maior onda de apoio e mesmo entre as forças vivas da cidade , assumir o titulo poderia reunir sinergias. Seria um estímulo extra.
Se não conseguissemos...era desporto . Onde apenas um pode ganhar
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.
lipe
lipe Equipa Principal
  • *****
  • 3649
  • 100% braga
  Re:"Assumir" ou não a candidatura? Em que ficamos?
« Responder #15 em: 12 de Março de 2012, 13:03 »
Na minha opinião não devemos assumir a candidatura ao título.Se após os jogos decisivos com as gaivotas e os tripeiros sairmos na fente, não tenho dúvidas que seremos campeões. Um jogo de cada vez.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.
Carvalhinha
Carvalhinha Equipa Principal
  • *****
  • 5298
  Re:"Assumir" ou não a candidatura? Em que ficamos?
« Responder #16 em: 12 de Março de 2012, 13:05 »
Neste campo estou do mesmo lado que a nossa equipa técnica. Não temos de assumir qualquer candidatura para o título, os nossos objectivos ficaram traçados no início da época e são eles a nossa prioridade. Neste momento eles não estão garantidos, portanto, até o quarto lugar não ficar matematicamente alcançado não nos devemos aventurar noutras andanças. É preferível jogar pelo seguro, com os pés bem assentes no chão. É que havendo uma queda, será pior psicologicamente para o grupo de trabalho.
joaomf
joaomf Equipa Principal
  • *****
  • 2565
  • Nós somos gverreiros!
  Re:"Assumir" ou não a candidatura? Em que ficamos?
« Responder #17 em: 12 de Março de 2012, 13:07 »
CONCORDO totalmente com a estratégia de comunicação que tem sido adotada pela estrutura do clube.
Toda a gente já viu que o SCBraga tem possibilidades de ser campeão nacional.
Internamente, não tenho dúvidas que os jogadores e a equipa técnica tudo farão para alcançar esse título.

Agora, não me parece que valha a pensa assumir essas possibilidades, por diversos motivos.
Há 2 anos, fomos castigados com a ausência do Vandinho por 3 meses.
Deixam-nos estar caladinhos, para ver se ninguém da conta de nós...



Vasco Soares
Vasco Soares Equipa Principal
  • *****
  • 3725
  • Gverreiro desde 14-09-1979
  Re:"Assumir" ou não a candidatura? Em que ficamos?
« Responder #18 em: 12 de Março de 2012, 13:18 »
Penso que as duas estrategias serao validas.
Nao somos mais ou menos candidatos por o dizer-mos publicamente, nao aumenta a pressao dize-lo pois no intimo dos jogadores e dos adeptos esse objectivo esta no horizonte, já ninguem acredita que no minimo nao alcancemos o 3º lugar, ou melhor se no fim do campeonato ficar-mos em 4º os puristas dirao que ficamos dentro do objectivo, mas será que essa será o sentimento da equipa? do presidente? do treinador dos adeptos? claro que nao, neste momento quase que todos exigimos ficar no minimo em 3º, alias tendo os pontos que temos de avanço para os 4os classificados, só por fundamentalmente demerito da nossa equipa é que sporting e maritimo poderao ambicionar chegar ao 3º lugar.
Claro que ainda falta muito campeonato, ainda falta muito pontos, mas por vezes mais vale ser rei um dia que principe toda a vida, porque neste momento somos a mais consistente equipa de portugal, somos a equipa que melhor se adapta ao que cada jogo pede, seremos talvez das poucas equipas que mais resultados viraram, temos o melhor (até ao momento) goleador do campeonato e temos uma coisa que os outros nao teem  que é FOME DE TITULOS.
Se isto tudo deve por uma pressao acrescida nos jogadores? nao, se isto tudo fará com que certas armadilhas se coloquem no nosso trilho? talvez, mas chegado até aqui nao odemos olhar para tras, a "fuga" é para a frente.
Sérgio Juniores
  • ***
  • 551
  Re:"Assumir" ou não a candidatura? Em que ficamos?
« Responder #19 em: 12 de Março de 2012, 13:23 »
Assumir? Não.
Só quero ganhar todos os jogos que faltam e ser campeão!
 

Anuncios M