Quantcast
2011/2012 vs 2010/2011
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
2011/2012 vs 2010/2011
14 Respostas
4495 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
ComContaPesoEMedida Juniores
  • ***
  • 532
  2011/2012 vs 2010/2011
« em: 01 de Novembro de 2011, 19:45 »
Muito se tem «discutido», neste fórum, sobre o desempenho da nossa equipa de futebol na presente edição da Liga Zon Sagres.

Temos lido opiniões dos mais variados sentidos, sendo que não estou a referir-me a «opiniões» que não respeitam as «condições mínimas» para que mereçam ser consideradas.

Infelizmente, em Portugal - e no resto do mundo se calhar é igual - há uma enorme tendência a julgar tudo em função dos resultados obtidos. E no futebol também é assim: confunde-se bom futebol com bons resultados e vice-versa.

Afinal como têm sido os resultados deste ano comparativamente aos do ano passado? Não se podem comparar pontuações à jornada X pois os adversários podem ser diferentes. Deveremos fazê-lo de uma forma homóloga, isto é, adversário a adversário.

Dado que em casa vencemos os 4 jogos já disputados, sendo 2 com adversários promovidos este ano e outros 2 as equipas insulares com as quais obtivemos igual resultado na época anterior (vitória), vamos entao deixar aqui um quadro, à vossa apreciação, com os jogos realizados fora de casa, nos quais parece que temos estado menos bem, para uns, ou muito mal, para outros.

É mais um contributo, sério, para que se possam fazer análises ... ComContaPesoEMedida!!!

Jogo                   2011/2012                2010/2011

Rio Ave/SCB             0 - 0                         2 - 0

Setúbal/SCB             0 - 1                        0 - 0

Guima/SCB              1  - 1                        2 - 1

Leiria/SCB                1 - 0                        3 - 1

AAC/SCB                  0 - 0                        0 - 0

A negrito estão os resultados melhores este ano do que no ano passado.
« Última modificação: 01 de Novembro de 2011, 20:37 por ComContaPesoEMedida »
guerreira_minhota
guerreira_minhota Juniores
  • ***
  • 505
  • Estamos sempre contigo, não importa o que digam!
  Re:2011/2012 vs 2010/2011
« Responder #1 em: 01 de Novembro de 2011, 19:49 »
Apenas uma correção: com o Leiria perdemos 1-0, não empatamos..
Anuncios M
Anuncios M
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 5953
  Re:2011/2012 vs 2010/2011
« Responder #2 em: 01 de Novembro de 2011, 20:37 »
Esta comparação não faz sentido nenhum, como não faz sentido comparar jornadas, também não o faz comparar os adversários porque cada época é uma época diferente. Se assim não fosse desciam sempre os mesmos.
Por exemplo o ano passado perdemos em Guimarães, comparamos os jogos e não há comparação, o ano passado estivemos a ganhar, estavamos a jogar o suficiente para ganhar mas o Alan foi expulso e depois acabamos por perder. Este ano tivemos a perder e conseguimos empatar, foi melhor resultado? Dúvido, basta dizer que até Domingo e depois de 10jornadas era o único ponto que tinham em casa... e Domingo ganharam como toda a gente sabe! Sendo em muita partes do jogo quase massacrados pelo Rio Ave que é tão somente um dos últimos também! Uma coisa é jogar com o Guimarães nestas 10 jornadas outra se calhar é jogar daqui para a frente, não devem perder sempre (até que não me importava)
Uma coisa é jogar na Liga Europa com Maribor e Bruge outra é jogar com Arsenal ou Shaktar e depois ter um joga da liga a seguir ou antes.
Cada época tem condicionantes diferentes e só no fim se podem fazer as contas.
ComContaPesoEMedida Juniores
  • ***
  • 532
  Re:2011/2012 vs 2010/2011
« Responder #3 em: 01 de Novembro de 2011, 20:40 »
Esta comparação não faz sentido nenhum,

Ora aqui está uma prova evidente que as opiniões são como as ..... (como mt gostava de dizer o Afonso Matos)!!!
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 5953
  Re:2011/2012 vs 2010/2011
« Responder #4 em: 01 de Novembro de 2011, 23:15 »
Esta comparação não faz sentido nenhum,

Ora aqui está uma prova evidente que as opiniões são como as ..... (como mt gostava de dizer o Afonso Matos)!!!
E?
O que citas-te reflete uma opinião?  Espero que ao menos tenhas lido o que escrevi! Claro que cada um tem a sua, o que escrevo não são verdades absolutas...
« Última modificação: 01 de Novembro de 2011, 23:20 por PAF »
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re:2011/2012 vs 2010/2011
« Responder #5 em: 03 de Novembro de 2011, 12:40 »
Concordo com o PAF tambem acho que não faz sentido, está comparação vem provar o que? que estamos melhor que o ano passado! Este ano já jogamos contra Feirense e Gil que não estavam cá a época passada.Por  esta ordem de ideias também podemos dizer que temos 18 pontos e no ano passado em Dezembro tinha-mos 20 se não me falha a memória.
ComContaPesoEMedida Juniores
  • ***
  • 532
  Re:2011/2012 vs 2010/2011
« Responder #6 em: 20 de Janeiro de 2012, 00:53 »
Antes de mais, quero dizer que respeito profundamente a opinião daqueles que dizem que ... uma coisa não tem nada a ver com a outra. São oiniões respeitáveis mas eu ... não penso assim!

Assim, e contando com a benevolência dos qua não pensam como eu, quero, aqui e agora  no final da primeira volta da Liga Zon Sagres, expressar alguns considerandos. A saber:

A - Sou um acérrimo defensor das análises qualitativas em contraponto às análises quantitativas, embora reconheça uma grande subjetividade nas primeiras contra um maior pragmatismo das segundas.

B - Sem pretender agradar a «gregos e troianos» mas somente deixar aqui uma opinião, vou analisar segundo os dois pontos de vista.

Vamos então ao «trabalho»:

1.1 - Muitos de nós, gostam de ver o futebol nas primeiras filas das bancadas, sentindo a emoção que a proximidade (da zona de ação) catalisa. Outros, como é o meu caso, preferem ver os jogos num plano superior, com menor emotividade mas com maior grau de visibilidade sobre as ações gerais do jogo.

1.2 - Uns, preferem um tipo de futebol anglo-saxónico, com um jogo mais direto e de muito contacto físico; outros, nos quais eu me incluo, preferem um futebol mais artistisco, mais latino, onde se privilegia a posse de bola, o passe de pé para pé, com variaçoes de jogo no sentido lateral do campo, visando o aparecimento de situações de superioridade numérica.

1.3 - Importa clarificar que qualquer uma das «filosofias de jogo» descritas no ponto 1.2 tem as suas vantagens e desvantagens. O segredo estará, na minha modesta opinião, em saber utilizá-las de acordo com as necessidades. Quer isto dizer que, embora defendendo um futebol de raiz latina, reconheço que às vezes é mais aconselhável utilizar o outro tipo de futebol.

1.4 - Face aos considerandos atrás expostos, fácil será concluir que me sinto muito mais atraido pela filosofia de jogo seguida pelo Leonardo Jardim do que pela perfilhada pelo Domingos Paciência. Ambos terão as suas virtudes e os seus defeitos mas se eu tivesse que optar, não hesitaria: Jardim seria o meu treinador, defensor duma atitude em campo bastante mais dominante, como ele gosta de dizer, do que a perfihada por Domingos, como disso é prova o ter vindo jogar a Braga com Evaldo e Insua no flanco esquerdo.

1.5 - Já vi, nesta primeira metade da época desportiva, demonstrações inequivocas por parte de Leonardo Jardim, designadamente a fantástica exibição que fizemos em Alvalade no jogo da Taça de Portugal, que me revelam um treinador ambicioso e com espírito de vencedor.


Vista a situação por este prisma, sempre subjetivo como já afirmei, passarei a uma análise mais quantitativa. 

2.1 - Todos nós sabemos muito bem o que é medir, uma coisa que não deixa dúvidas a ninguém, mesmo que alguns se esforcem por o contradizer. Se perguntamos a alguém quanto mede, vamos estabelecer um comparação com o metro padrão existente no «Bureau international des poids et mesures», sediado em França.

2.2 - Sendo assim, para medirmos qualquer «coisa» teremos que a comparar com qualquer outra «coisa». De facto, o SCB terminou a pimeira volta da Liga no terceiro lugar porque apareceram dois clubes com mais pontos do que nós e treze clubes com menos pontos. Trata-se de uma comparação simples e direta. Todos os clubes fizeram 15 jogos, embra uns tenham feito 7 jogos em casa e 8 fora, e outros o contrário. O SCB está no lote, juntamente com Sporting, Maritimo, Beira Mar, Gil Vicente, Rio Ave, Vitória de Setúbal e Leiria, dos que fizeram somente 7 jogos em casa.

2.3 - Se quisermos fazer comparações, sérias, com desempenhos de épocas anteriores, deveremos utilizar, em meu entender, o critério de jogos homólogos. O que quer isto dizer? Quer dizer que comparar desempenhos no final da primeira volta, não é uma comparação correta. Devemos ver quantos jogos foram feitos em casa e fora em cada uma das épocas, com que adversários foram feitos esses mesmos jogos, et..

2.4 - Partindo seste pressuposto, não concordo com aqueles que dizem que na atual época fizemos, na primeira volta, mais 13 pontos do que na época passada. Os dados que vou apresentar no ponto 2.5, referem-se aos quinze jogos deste ano comparados com esses mesmo jogos das duas últimas épocas, tendo em atenção o fator casa, apenas com as seguintes ressalvas: o Gil Vicente veio substituir a Naval, e o Feirense veio substituir o Leixões e o Portimonense, nos jogos em casa, e o Beira Mar veio substituir o Belenenses, nos jogos fora de casa.

2.5 - Assim, para 7 jogos feitos em casa, com os mesmo clubes, o SCB conquistou 19 pontos em 2009/2010, 15 pontos em 2010/2011 e 19 pontos em 2011/2012.

Nos 8 jogos realizados fora de casa, o SCB totalisou 14 pontos em 2009/2010, 8 pontos em 2010/2011 e 12 pontos em 2011/2012.

No somatório, esta época temos menos dois pontos do que na época que terminámos em segundo lugar e temos mais 8 pontos do que na época passada.



Quer pela via qualitativa, quer pela quantitativa, chego à conclusão que, face aos condicionalismos existentes, a presente época desportiva está a ser um autêntico êxito! E ainda não tinha sido surpreendido com a belíssima ação que foi, a noite passada, a distribuição de balões pelas ruas da cidade!

É caso para dizer: parabéns Sporting Clube de Braga!!!
Kriticus
Kriticus Equipa Principal
  • *****
  • 5709
  • #2210 - desde 14/08/1989
  Re:2011/2012 vs 2010/2011
« Responder #7 em: 23 de Janeiro de 2012, 11:38 »


@LPFP

Temos aqui uma tabela comparativa das últimas 5 épocas. São comparadas as primeiras voltas, onde se pode conferir que, este ano, temos o melhor ataque e a melhor disciplina (quando se ataca, cometem-se menos faltas) dos últimos 5 anos! Apenas na fantástica época 2009/10 fizemos melhor a nível pontual, o que mostra bem a injustiça das críticas que foram sendo dirigidas à equipa técnica...
Anuncios M
Anuncios M
Reis
Reis Equipa Reservas
  • ****
  • 855
  • 1 REGIÃO, 1 IDENTIDADE. BRAGA
  Re:2011/2012 vs 2010/2011
« Responder #8 em: 23 de Janeiro de 2012, 12:45 »
Muito bem escrito até agora, mas ainda falta aqui muita coisa para comparar 2009/2010; 2010/2011 e 2011/2012:


UEFA

Taça Portugal

Taça da Liga



Porque uma época não é só o campeonato...
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 5953
  Re:2011/2012 vs 2010/2011
« Responder #9 em: 23 de Janeiro de 2012, 13:32 »
Têm que sitiuar as criticas no momento em que foram feitas e não depois de uma série de 6vitórias seguidas (penso que são 6) em que fizemos mais pontos que em todas as jornadas anteriores.
Se formos lógicos até podemos considerar as criticas justas, desde que elas foram feitas os resultados melhoraram a olhos vistos!
Mas esta é uma maneira de ver as coisas, como já disse antes as contas fazem-se no fim. O Peseiro no Sporting esteve a 3 jogos de fazer a melhor época de sempre do clube (ou entre as melhores certamente), com esses 3 jogos simplesmente fez uma época banal! Sendo até recordado pela negativa de quem perdeu tudo!
brigada da relote
  Re:2011/2012 vs 2010/2011
« Responder #10 em: 14 de Fevereiro de 2012, 00:06 »
Para não estar a abrir mais tópicos decidi colocar aqui o artigo de opinião de António Oliveira (ex-selecionador nacional e que recentemente disse que mais tarde ou mais cedo Domingos ía para o Porto e parece que vai acertar :P) sobre o Sp. Braga publicado no jornal "Record" desta 2ª feira:



PS: para quem gosta de ver os jornais em edição de papel, mas não quer gastar nem 1 cêntimo pode ver aqui: http://epaperstorage.xl.pt/record/

Se alguém souber de outros jornais agradecia. ;)
Anuncios G
brigada da relote
  Re:2011/2012 vs 2010/2011
« Responder #11 em: 18 de Fevereiro de 2012, 12:42 »
Mais uma vez, para não andar a abrir tópicos coloco aqui mais um artigo do Record:

lmcoelho
lmcoelho Juniores
  • ***
  • 384
  Re:2011/2012 vs 2010/2011
« Responder #12 em: 18 de Fevereiro de 2012, 19:15 »
Mais uma vez, para não andar a abrir tópicos coloco aqui mais um artigo do Record:

[imagem]

Pelos vistos, o Salvador distraiu-se em 2008/2009
Orgulhosamente Bracarense!
O meu nick é LMCOELHO, não IMCOELHO
ComContaPesoEMedida Juniores
  • ***
  • 532
  Re:2011/2012 vs 2010/2011
« Responder #13 em: 29 de Fevereiro de 2012, 19:11 »
Atualização: quase com 3/4 da Liga realizada, são estes os resultados,

Sempre comparando jogos homólogos - em minha opinião é esta a comparação mais correta - decorridos dois terços da Liga o que se verifica?

-------------------2009/2010      2010/2011     2011/2012

Nr de jogos              22                  22                 22

Nr de pontos            50                  36                 52

Dif. Golos                17                    7                 29


Acho que está tudo dito aqui, sendo desnecessário, por ser por demais evidente, falar do aspeto qualitativo, curiosamente aquele que, para mim, é ainda mais relevante!
« Última modificação: 12 de Março de 2012, 20:42 por ComContaPesoEMedida »
ComContaPesoEMedida Juniores
  • ***
  • 532
  Re:2011/2012 vs 2010/2011
« Responder #14 em: 21 de Abril de 2012, 19:08 »

Sempre comparando jogos homólogos - em minha opinião é esta a comparação mais correta - a três jornadas do final da Liga, o que se verifica?

-------------------2009/2010      2010/2011     2011/2012

Nr de jogos              27                  27                 27

Nr de pontos            62                  43                 59

Dif. Golos                23                   12                 31

Se ganharmos os próximos 3 jogos, terminaremos a época com menos 3 pontos do que em 2009/2010.


Está confirmada, matematicamente, a obtenção do quarto lugar na presente época. Agora sim, é necessário reformular os objetivos!!!
 

Anuncios M