You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios
NOTICIAS DO ENORME DO DIA 09/10
3 Respostas
916 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32784
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  NOTICIAS DO ENORME DO DIA 09/10
« em: 09 de Outubro de 2011, 08:06 »
Prova de fogo para Vinícius

Brasileiro pode aproveitar a lesão de Custódio. Espreita um lugar no onze para a Taça de Portugal. Médio aposta tudo até Janeiro.

O jogo da Taça de Portugal, no próximo sábado, frente ao 1.º de Dezembro, poderá ser a grande prova de fogo para Vinícius, que com a lesão de Custódio passou a ter argumentos reforçados para discutir a titularidade. O desafio com a turma de Sintra está a ser abordado com toda a seriedade pelo SC Braga, mas em função do calendário da equipa nas diversas frentes competitivas em que está envolvida é praticamente seguro que Leonardo Jardim dará uma oportunidade a alguns atletas menos utilizados para mostrar o que valem.

A BOLA
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32784
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re:NOTICIAS DO ENORME DO DIA 09/10
« Responder #1 em: 09 de Outubro de 2011, 08:08 »
Baiano segue pisadas da rota dos milhões
mais um defesa-direito a dar cartas como é tradição
   
Desde a retirada do emblemático José Nuno Azevedo, há quase uma década, foram muitos os defesas-direitos que passaram por Braga e quase sempre os responsáveis arsenalistas acertaram na “mouche” na hora de ir ao mercado. Esta temporada não foi exceção, com Baiano a encher as medidas dos adeptos e da equipa técnica liderada por Leonardo Jardim. As atuações ao serviço do Paços de Ferreira não deixavam grandes dúvidas em relação ao seu valor e no Axa apenas confirmou o talento que o compatriota Casemiro Mior lhe detetou, em 2008/09, quando o convenceu a atravessar o Atlântico e a assinar pelo Belenenses.

Rápido e com grande pendor ofensivo, o lateral, de apenas 24 anos, não denota deficiências táticas que até poderiam ser normais em quem, na terra natal, nunca passou de divisões secundárias. Mas Wanderson Souza Carneiro, como foi registado na modesta cidade de Correntina, no Estado da Bahia, cedo revelou ser um jogador inteligente e muitas vezes foi utilizados pelos diversos treinadores no meio-campo.A qualidade de passe e a facilidade de remate foram outros dos argumentos que o fizeram atuar mais perto dos avançados.

RECORD
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32784
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re:NOTICIAS DO ENORME DO DIA 09/10
« Responder #2 em: 09 de Outubro de 2011, 08:15 »
Tudo bons rapazes

Adepto incondicional do futebol positivo e apologista de que o "fair play" não é uma treta, como afirmou um dia Jorge Jesus, Leonardo Jardim transformou por completo o estilo de jogo do Braga. Os resultados, pelo menos no capítulo das faltas, estão à vista: a equipa arsenalista é, com sete jornadas realizadas, a que menos vezes recorreu à falta para roubar a bola ao adversário. Quem o diz são as estatísticas oficiais da Liga de Clubes, que colocam os Guerreiros do Minho à frente de Gil Vicente e Beira-Mar, a anterior equipa de Jardim, que, curiosamente também terminou a última edição da prova nos primeiros lugares deste parâmetro.

Tendo em conta que o Braga possuiu a segunda melhor defesa do campeonato, com três golos sofridos, facilmente se percebe que não é necessário virar tudo o que mexe para se defender com eficácia. O segredo das equipas de Leonardo Jardim, segundo Pedro Araújo, reside na forma como os jogadores se posicionam em campo. "Ele [Leonardo Jardim] nunca nos pediu para não fazermos faltas ou para deixarmos de ser agressivos. Pelo contrário. Pedia-nos era para a nossa agressividade se concentrar na bola. No Beira-Mar, deixávamos que a bola caísse num flanco e depois toda a gente pressionava, tornando mais fácil a recuperação da bola sem cometer faltas. No fundo, tentávamos provocar o erro do adversário", explicou a O JOGO o agora lateral-esquerdo do Trofense, que trabalhou com Jardim nos aveirenses na temporada de 2009/10.

O melhor exemplo da correcção do Braga quando o adversário tem o domínio da bola surgiu no encontro com o Rio Ave, logo na primeira jornada. Em 90 minutos, os arsenalistas cometeram apenas quatro (!) faltas, a primeira das quais no último quarto de hora da primeira parte. Este número, de resto, contribuiu bastante para a média de vezes em que a equipa bracarense é penalizada por jogo (12,43), mas não surpreende Pedro Araújo, que ainda sexta-feira a defrontou num particular. "Ficaria muito admirado é se o Braga cometesse muitas faltas, até porque os seus jogadores não têm muito essas características", disse.


Paradoxo nos amarelos

A consequência de o Braga possuir a equipa menos faltosa da Liga reflecte-se no número de cartões exibidos. Em sete jornadas, os árbitros só admoestaram jogadores arsenalistas por 18 ocasiões, à razão de 2,5 por jogo. No entanto, há dois clubes (teoricamente) mais disciplinados no campeonato: o Gil Vicente, que soma 15 amarelos e um vermelho, e a Académica, que contabiliza 17 amarelos e uma expulsão.

O mais curioso é que a actual equipa do Braga, mesmo cometendo menos faltas, consegue ter mais um cartão amarelo no currículo do que a da época passada em igual período. Afinal, ainda hoje bem vivo na memória de alguns adeptos o péssimo comportamento disciplinar do grupo orientado por Domingos Paciência, que chegou ao fim do campeonato com cinco expulsões. O período negro, todavia, surgiu só nos meses de Novembro e Dezembro, nos quais Moisés (Rio Ave), Alan (Guimarães), Salino (Nacional), Miguel Garcia e Matheus (Leiria) receberam ordem do árbitro para recolherem aos balneários.


MAIS FALTOSOS

ELDERSON / HUGO VIANA


Apesar de o total de encontros efectuados por ambos seja ligeiramente diferente, Elderson e Hugo Viana chegam à sétima jornada com o título de mais faltosos do Braga. Cada um deles cometeu um total de 14 faltas. O lateral-esquerdo nigeriano atingiu este marco após 433 minutos de utilização, distribuídos por cinco encontros, enquanto o médio internacional português alcançou-o depois de 464' (fez seis jogos).

MENOS FALTOSO

Mossoró


Levando em conta apenas os atletas de campo que realizaram 50 por cento dos jogos do campeonato, concluiu-se que o que menos recorre à falta para travar o adversário é Mossoró. De acordo com as estatísticas oficiais da Liga de Clubes, o médio cometeu apenas uma acção que o árbitro considerou irregular. Se incluirmos na contabilidade o guarda-redes, que tem menos hipóteses de fazer faltas, então Quim supera o brasileiro.

MAIS AMARELADOS

Paulo Vinícius / Elderson / Hugo Viana


Se mantiverem a média de cartões amarelos actual, Paulo Vinícius, Elderson e Hugo Viana são os principais candidatos a cumprirem um jogo de suspensão quando atingirem o quinto. Os jogadores somam três amarelos e, curiosamente, Hugo Viana e Vinícus viram o amarelo em Setúbal, na terceira jornada do campeonato. O brasileiro, contudo, precisou de mais encontros que os outros dois para atingir este número.


Matheus quer regressar a Braga... mas não para já

Num período mais fértil em rumores do que é habitual, o mais recente relacionado com o Braga dá conta da possibilidade de Matheus regressar já em Janeiro. O brasileiro tem realmente o desejo de voltar um dia ao clube arsenalista, pelo qual despertou o interesse de várias equipas europeias, entre as quais o Dnipro, para a qual acabou por se transferir, mas não para já. A confissão foi feita pelo próprio na página oficial do Facebook, depois de ter sido confrontado com a possibilidade. "Vou deixar bem claro aqui no meu face que não sei dessas histórias que estão a sair aí em Portugal. Amo o SC Braga, mas estou feliz no FC Dnipro e feliz por ter voltado a jogar e a fazer golos. Não sinto mais a lesão que me vinha atrapalhando. Então deixo bem claro novamente: estou feliz onde estou, mas um dia voltarei para o enorme SC Braga", escreveu o avançado, que em Janeiro deste ano rendeu um milhão de euros aos cofres dos minhotos.


Djamal vai à CAN e cria um problema

O que tem o Braga em comum com o Barcelona, o Chelsea e o Manchester City por estes dias? A resposta é simples: um problema. Com a qualificação da Líbia para a Taça das Nações Africanas, confirmado ontem após um empate sem golos na Zâmbia que lhe permitiu terminar a fase de apuramento como um dos dois melhores segundos classificados, o risco de os arsenalistas perderem Djamal durante o mês de Janeiro, altura em que se disputa a prova, é agora ainda maior. O médio é um dos pilares da equipa orientada pelo brasileiro Marcos Paquetá - ontem, no jogo realizado em Chingola, alinhou durante os 90 minutos -, e, por isso, só mesmo uma enorme surpresa evitará que marque presença no certame organizado pelo Gabão e pela Guiné Equatorial, onde também estarão Drogba (Costa do Marfim/Chelsea), Yaya Touré (Costa do Marfim/Manchester City) e Keita (Barcelona/Mali).

Mesmo sabendo que poderá desfalcar o Braga num mês decisivo em várias competições, mormente na Taça de Portugal e na Taça da Liga - duas provas que estes sonham conquistar esta temporada -, Djamal não pensa noutra coisa se não em disputar a Taça das Nações Africanas. "Eu quero participar na CAN", garantiu, há sensivelmente duas semanas, o internacional líbio. Se o fizer, como se espera, ficará com o nome associado a um momento histórico: a primeira participação da Líbia numa grande competição como país livre, depois da queda do regime do ex-presidente Muammar Khadafi.


Elderson disponível

Da derradeira jornada da fase de apuramento para a CAN não resultaram só más notícias para o Braga. Elderson, que ainda aspirava participar na competição, viu a qualificação escapar à Nigéria no último minuto e será mais uma opção para Leonardo Jardim durante o mês de Janeiro. O lateral-esquerdo foi convocado pelo seleccionador Samson Siasia para o encontro com a Guiné-Conacri, mas acabou por segui-lo a partir do banco de suplentes. Apesar de tudo, o nigeriano voltará à Cidade dos Arcebispos apenas na quarta-feira, uma vez que na terça as "Super Águias" têm um particular com o Gana, em Londres.


Maribor avança para os quartos na taça


Apesar de o fim-de-semana ter sido dedicado aos embates das selecções, o Maribor aproveitou para adiantar calendário e realizou, ontem, o jogo relativo aos oitavos-de-final da Taça da Eslovénia. O adversário do Braga na fase de grupos da Liga Europa deslocou-se ao terreno do Adria Miren e regressou a casa com o apuramento para os quartos-de-final da competição, graças a uma vitória por 2-0. Numa tarde tranquila do guarda-redes Handanovic, Lesjak (25') e Volas (53') fizeram as delícias dos adeptos ao apontar os dois golos do encontro.


O JOGO
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32784
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re:NOTICIAS DO ENORME DO DIA 09/10
« Responder #3 em: 09 de Outubro de 2011, 08:24 »
Sp. Braga/AAUM e AD Modicus abrem jornada com empate

O Sp. Braga/AAUM voltou a ser traído pelos últimos minutos da partida ao deixar-se empatar pela AD Modicus, no encontro que serviu de abertura da 6ª jornada do Campeonato Nacional da 1ª Divisão. Ainda assim, os minhotos acabaram por conquistar o seu primeiro ponto a jogar na condição de visitados.

A equipa comandada por Pedro Palas esteve sempre à frente do marcador, mas a 15 segundos do final, o sandinense Nandinho transformou um livre directo da marca dos 10 metros em golo e fez o 5-5 final.

FUTSAL GLOBAL