Quantcast
ATLETISMO: uma MORTE anunciada?!...
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
ATLETISMO: uma MORTE anunciada?!...
31 Respostas
13057 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
HugoSáPinto
HugoSáPinto Equipa Principal
  • *****
  • 1870
  ATLETISMO: uma MORTE anunciada?!...
« em: 03 de Outubro de 2011, 16:31 »
Concluída que está a época de transferências, constata-se que o Sporting Clube de Braga está mais pobre. Perdeu atletas muito importantes, alguns dos quais Campeões Nacionais, que foram "feitos" nas oficinas do 'velhinho' 1.º de Maio...
A debandada não foi maior porque alguém, no último dia, terá feito um forcing para que muitos atletas da formação não rumassem para outros clubes, alguns dos quais bastante próximos, já ali ao virar da fronteira...

Assim, destaca-se a saída dos seguintes atletas:
Tiago Costa – Conforlimpa (7.º classificado no Campeonato da Europa de Corta-mato)
Liliana Monjane – Sporting Clube de Portugal (Campeã Nacional de Juniores e Sub 23)
Alexandra Gonçalves – Sport Lisboa e Benfica (lançadora de Disco)
Sara Esteves – desconhecido (velocista)
Sónia Marques – Juventude Vidigalense (Campeã Regional e do Norte – Triplo Salto)
Alda Fernandes – C.D. Desterro (Campeã Nacional Júnior – Lançamento de Martelo)
Margarida Ribeiro – ADREP (Vice-Campeã Nacional de Juvenis)

Verificamos que praticamente todas as saídas enunciadas são de jovens atletas, extremamente talentosos e, salvo duas excepções, oriundos da formação bracarense...

Após anos sucessivos de lucros nunca antes vistos em terras arsenalistas, resta-nos perguntar: Por que razão isto sucede?

A resposta é clara: decréscimo de recursos (não se depreenda disto apenas a limitação de fundos, mas igualmente de recursos humanos e logística), de forma a que, paulatinamente, as modalidades amadoras não consigam subsistir por si só, deixando, por fim, de existir.

Se, em relação a outras modalidades, tal 'desinvestimento' possa ser melhor (?) encarado, o que dizer do atletismo, que tem sido montra e embaixador supremo do nosso clube por esse mundo fora?

Por que razão não continuar a apostar fortemente na modalidade que mais títulos (nacionais e internacionais) tem amealhado para o S.C. Braga e que mais 'fornadas' da cantera tem gerado?

Para mim, isto é algo simplesmente incompreensível e incoerente, num clube que sempre se pautou pelo ecletismo.

Gostava que manifestassem a vossa opinião, não só aqui, como também através dos outros canais de informação do clube. Façam chegar as vossas vozes à Direcção.
Ou, então, assumam (Direcção), de uma vez por todas, que o S.C. Braga é, apenas, o futebol...
« Última modificação: 06 de Outubro de 2011, 11:03 por HugoSáPinto »
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re:ATLETISMO: uma MORTE anunciada?!...
« Responder #1 em: 03 de Outubro de 2011, 17:18 »
Andamos a formar para os outros clubes já perdemos grandes atletas como a Jéssica Augusto e Dulce Félix.
Anuncios M
Anuncios M
paulomix253 Iniciados
  • *
  • 6
  Re:ATLETISMO: uma MORTE anunciada?!...
« Responder #2 em: 05 de Outubro de 2011, 20:14 »
Boa Tarde , eu como atleta do Sporting Clube de Braga Atletismo , falo em nome de todos os atletas em como a situação esta uma DESGRAÇA , é uma palhaçada o futebol. Tiraram-nos o motorista , e ele que já fazia a volta do atletismo à muitos anos , ouve-se bocas para a nossa treinadora dos Funcionários Públicos  a dizer mal dela , que não faz mal a ninguém , nem desrespeita ninguém (!) ; na época transata , nos nacionais de juvenis , que forem no pombal , não pagaram a dormida a quem tinha provas nos 2 dias , mas eu , a minha prima e um colega nosso PAGÁMOS DO NOSSO BOLSO para poder correr PELO Braga!
Estou extremamente descontente com esta situação e se nao fosse a minha empatia com a minha treinadora , e os meus objetivos para esta época e o todo o apoio familiar que tenho , acho que já tinha desisitido!
Paulo Rosário , 17 anos!                                                                               
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re:ATLETISMO: uma MORTE anunciada?!...
« Responder #3 em: 06 de Outubro de 2011, 13:00 »
Boa Tarde , eu como atleta do Sporting Clube de Braga Atletismo , falo em nome de todos os atletas em como a situação esta uma DESGRAÇA , é uma palhaçada o futebol. Tiraram-nos o motorista , e ele que já fazia a volta do atletismo à muitos anos , ouve-se bocas para a nossa treinadora dos Funcionários Públicos  a dizer mal dela , que não faz mal a ninguém , nem desrespeita ninguém (!) ; na época transata , nos nacionais de juvenis , que forem no pombal , não pagaram a dormida a quem tinha provas nos 2 dias , mas eu , a minha prima e um colega nosso PAGÁMOS DO NOSSO BOLSO para poder correr PELO Braga!
Estou extremamente descontente com esta situação e se nao fosse a minha empatia com a minha treinadora , e os meus objetivos para esta época e o todo o apoio familiar que tenho , acho que já tinha desisitido!
Paulo Rosário , 17 anos!                                                                               

Enfim inadmissível para um club da dimensão do nosso isto acontecer, por isso apelo todos a AG do dia 14/10 para se manifestarem contra estas situações.
Andebolista
Andebolista Equipa Principal
  • *****
  • 1506
  • A minha cidade, o meu clube!
  Re:ATLETISMO: uma MORTE anunciada?!...
« Responder #4 em: 06 de Outubro de 2011, 13:09 »
Boa Tarde , eu como atleta do Sporting Clube de Braga Atletismo , falo em nome de todos os atletas em como a situação esta uma DESGRAÇA , é uma palhaçada o futebol. Tiraram-nos o motorista , e ele que já fazia a volta do atletismo à muitos anos , ouve-se bocas para a nossa treinadora dos Funcionários Públicos  a dizer mal dela , que não faz mal a ninguém , nem desrespeita ninguém (!) ; na época transata , nos nacionais de juvenis , que forem no pombal , não pagaram a dormida a quem tinha provas nos 2 dias , mas eu , a minha prima e um colega nosso PAGÁMOS DO NOSSO BOLSO para poder correr PELO Braga!
Estou extremamente descontente com esta situação e se nao fosse a minha empatia com a minha treinadora , e os meus objetivos para esta época e o todo o apoio familiar que tenho , acho que já tinha desisitido!
Paulo Rosário , 17 anos!                                                                               

Muito bem primo! Acho que todas as modalidades amadoras sem exepção deviam ser mais "ajudadas" por parte do Braga SAD. Espero que novos dias e melhores dias aparecçam
Ousem voar... façam-nos acreditar!
paulomix253 Iniciados
  • *
  • 6
  Re:ATLETISMO: uma MORTE anunciada?!...
« Responder #5 em: 06 de Outubro de 2011, 14:34 »
Todas mesmo , não é só os putos do futebol que tenhem direito a ganhar milhares de euros e nao fazem nem metade do que nós (atletas) fazemos!
bragaénosso Juniores
  • ***
  • 506
  Re:ATLETISMO: uma MORTE anunciada?!...
« Responder #6 em: 06 de Outubro de 2011, 16:27 »
É triste ouvir estas palavras de atletas qua praticam um desporto que tanto exige, e não haver um mínimo de correspondência por parte da direcção.
É aliás o mesmo filme que se passa na natação, onde também existe um total desinvestimento na modalidade, que leva ao desânimo a consequente abondono.
Lembro que o atletismo e a natação são modalidades históricas no nosso clube, onde muito deram tanto a nível nacional como internacional, ao mais alto nível.
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re:ATLETISMO: uma MORTE anunciada?!...
« Responder #7 em: 06 de Outubro de 2011, 21:43 »
É triste ouvir estas palavras de atletas qua praticam um desporto que tanto exige, e não haver um mínimo de correspondência por parte da direcção.
É aliás o mesmo filme que se passa na natação, onde também existe um total desinvestimento na modalidade, que leva ao desânimo a consequente abondono.
Lembro que o atletismo e a natação são modalidades históricas no nosso clube, onde muito deram tanto a nível nacional como internacional, ao mais alto nível.

Sem duvida, mas no nosso pais só se liga ao futebol.
Anuncios M
Anuncios M
paulomix253 Iniciados
  • *
  • 6
  Re:ATLETISMO: uma MORTE anunciada?!...
« Responder #8 em: 06 de Outubro de 2011, 22:05 »
eu quero é uma rápida solução , não só para o atletismo , mas para todas as modalidades ditas "amadoras" , pois são essas modalidades que mais titulos dão ao Braga!
Gostava de puder ter uma conversa de Homem-para-Homem com o Senhor Salvador , para lhe dizer : PÁRA DE BRINCAR COM ESTA *****.
Atletismo não é um desporto é uma vida , e gostava de poder continuar a praticar no clube da minha cidade!
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re:ATLETISMO: uma MORTE anunciada?!...
« Responder #9 em: 07 de Outubro de 2011, 07:53 »
eu quero é uma rápida solução , não só para o atletismo , mas para todas as modalidades ditas "amadoras" , pois são essas modalidades que mais titulos dão ao Braga!
Gostava de puder ter uma conversa de Homem-para-Homem com o Senhor Salvador , para lhe dizer : PÁRA DE BRINCAR COM ESTA ***** PÁ.
Atletismo não é um desporto é uma vida , e gostava de poder continuar a praticar no clube da minha cidade!

Vai a assembleia Geral dia 14!
paulomix253 Iniciados
  • *
  • 6
  Re:ATLETISMO: uma MORTE anunciada?!...
« Responder #10 em: 07 de Outubro de 2011, 11:26 »
onde é a assembleia geral ?
Anuncios G
Anabela Equipa Principal
  • *****
  • 4774
paulomix253 Iniciados
  • *
  • 6
  Re:ATLETISMO: uma MORTE anunciada?!...
« Responder #12 em: 07 de Outubro de 2011, 21:49 »
obrigado  :)
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re:ATLETISMO: uma MORTE anunciada?!...
« Responder #13 em: 07 de Outubro de 2011, 22:43 »
Vocês atletas é que mais do que ninguém conhecem os problemas porque infelizmente vivem com eles por isso devem confrontar a SAD com isso, podem também os denunciar aqui para que nós vos possamos ajudar.
paulomix253 Iniciados
  • *
  • 6
  Re:ATLETISMO: uma MORTE anunciada?!...
« Responder #14 em: 07 de Outubro de 2011, 23:24 »
é muito chato o que nos estamos a passar, digo-vos
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re:ATLETISMO: uma MORTE anunciada?!...
« Responder #15 em: 08 de Outubro de 2011, 00:24 »
é muito chato o que nos estamos a passar, digo-vos

Acredito que sim tanto voces como a Natação por exemplo, mas não podem perder estas oportunidades comp0arecam na AG e façam valer o voso desagrado exponham aqui os vossos problemas.
MABMRibeiro Equipa B
  • *
  • 1
  Re:ATLETISMO: uma MORTE anunciada?!...
« Responder #16 em: 10 de Outubro de 2011, 11:54 »
Olá Braguistas!
Eu disse que ia entrar a pés juntos e cá estou a fazê-lo...
Ora bem: Eu sou uma das vitimas dessa possível morte anunciada. Apesar de natural de Viana do Castelo, fui atleta do S.C.Braga desde Outubro de 2008 a Setembro deste ano. Fui aí parar por circunstâncias anormais e assim que vi que seria possível vir a representar um clube que muito já deu à cidade, ao Minho e a Portugal através, principalmente, das suas atletas, não hesitei e decidi representar o S.C.Braga!
Eu vinha de uma clube onde recebia um subsidio mensal, fui para SCB sem pedir, na primeira e na segunda época, um único tostão que seja e quando achei que já estaria a fazer algo para o merecer pedi algo, mas nada me foi oferecido. Esta terceira e última época mais fiz e obviamente mais pedi e as possibilidades do departamento do Atletismo do SCB mais estreitas ficaram. Vários convites (de outros clubes) surgiram e eu decidi optar pelo que melhor seria para mim e fui à minha vida, porém dei durante todo este tempo prioridade ao SCB, tentei sempre manter-me no clube, até à última, mas a forma como atletismo é mal tratado pelos superiores do SCB é vergonhosa! Durante esse período sempre informei as pessoas que mereciam o meu respeito, como a professora Sameiro Araújo, entre outros...

É pena verem-se partir talentosos atletas, porque um clube com a história que o SCB tem no atletismo português é maravilhosa e se este departamento fosse tão bem tratado como é o do futebol (ou no minimo fosse recebesse 1/5 daquilo que recebe o futebol), mais títulos teriam, pois ao manterem a matéria-prima, lapidada e produzida pela Professora Sameiro, teriam muito mais orgulho no Atletismo do SCB que aquele que já devem ter, que mesmo com reduzidos recursos muito ainda dá ao clube.

Mais adianto...não fosse o ecletismo possível nos clubes e grande parte destes não teriam a projecção que têm actualmente. Caso não façam ideia, cara Direcção do SCB, o futebol, os grandes clubes de futebol, só no Brasil e na Inglaterra tiveram grande sucesso directo entre as massas, entre a população. Em Portugal, Espanha, Alemanha, Turquia, Grécia...o ecletismo foi possível e antes de haver grandes equipes de futebol dentro de clubes como o SLB, o FCP, o SCP, o SCB (em Portugal); o Barcelona e Real Madrid (em Espanha), o Bayern Munich (na Alemanha) e o Galatasaray, Besiktas, Fernebahce (na Turquia), existiram outras modalidades que levaram ao povo os símbolos, as cores e os emblemas dos clubes às ruas, aos povo, às massas! Por exemplo, o SLB e o SCP tiveram nos anos 20 do séc. XX duas grandes referências do ciclismo nacional (das quais não me recordo o nome) que traziam a cada etapa da volta ou de outro GP qualquer da modalidade milhares de pessoas às ruas para os ver passar. Esse fervor continuou e continua até agora, através do Hóquei, do Atletismo, do Basket... O SCBraga teve o mesmo paralelismo! O Atletismo sempre foi a modalidade do clube. É, se não me engano, a modalidade que mais títulos nacionais, europeus e mundiais tem dado ao clube e desprezam-na desta maneira? Por favor... acordem!!! O Futebol é realmente um desporto de paixões, multidões e milhões, mas antes houveram outras que deram e continuam a dar alegrias ao clube e aos países. ACORDEM!!! Um dia que o futebol do SCBraga perca a força que tem tido nos últimos anos vão-se agarrar a quem? ... Espero que não acabem como o Boavista...

Sem mais (nem menos).

Miguel Ribeiro
24anos
JotaCC
JotaCC Equipa Principal
  • *****
  • 32776
  • Allez Braga Allez nos somos a tua voz...
  Re:ATLETISMO: uma MORTE anunciada?!...
« Responder #17 em: 10 de Outubro de 2011, 22:03 »
Bem vindo Miguel Ribeiro, abraço
joaquim gomes
  Re:ATLETISMO: uma MORTE anunciada?!...
« Responder #18 em: 12 de Outubro de 2011, 15:02 »
 >:(
Quando vi esta notícia nem queria acreditar. A modalidade que mais títulos nacionais e internacionais deu ao nosso Grande Braga em risco de terminar!!! Mas onde estão os dirigentes deste grande Clube? Será que se esquecem que o Clube vai muito para além da SAD e do futebol profissional?
Não quero acreditar que o Presidente deixe terminar uma modalidade com o prestígio do Atletismo. Mas pelo que vi, esta época a competitividade da equipa não vai ser a mesma. Será que é isso mesmo que se pretende? Será que dentro do próprio clube há gente com uma enorme dor de cotovelo pelos resultados desta modalidade? Em conversa com algumas pessoas, mais ou menos ligadas á modalidade, quer-me parecer que foi uma coisa premeditada e muito bem pensada, no sentido de ser mesmo uma MORTE ANUNCIADA.
Eu e muitos sócios não vamos deixar que isso aconteça.
 >:( >:(
bragatlet Iniciados
  • *
  • 8
  Re:ATLETISMO: uma MORTE anunciada?!...
« Responder #19 em: 13 de Outubro de 2011, 00:18 »
Boa noite,

Queria dar os parabéns ao Sr. HugoSáPinto pelo texto que escreveu pois põe bem o dedo na ferida e mostra bem como vão as coisas no atletismo que sem duvida é a modalidade do S.C. de Braga que mais êxitos tem tido já hà muitos anos.
Este assunto é muito importante e infelizmente a maioria dos Braguistas não têm conhecimento da real situação do atletismo.
Por isso sugeria que pelo menos até à assembleia geral coloca-se este tema no forum do Futebol pois ao do atletismo pouca gente vem ver e lá é da maneira que fica muita gente a par da situação ainda antes da assembleia geral.
Estou certo que os moderadores irão permitir isso pois será por pouco tempo e é por uma boa causa.

Saudações Braguistas
 

Anuncios M