Quantcast
Data de nascimento do S.C.Braga
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
Data de nascimento do S.C.Braga
325 Respostas
96860 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16439
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #60 em: 30 de Dezembro de 2012, 23:31 »
rpo.castro, agradeço o reparo. De facto queria referir o recuo de 5 anos.

De qualquer forma parece tao obvio que hoje em dia ha registos de tudo e mais alguma coisa, mas à medida que recuamos no tempo o n. de registos vai caindo a pique.
Assim, também em 1919 e 1921 nao passavam de uns rascunhos as provas de existência do SC Braga segundo a tua teoria. Aliás, para o SC Braga que actualmente vivemos devemos festejar no próximo ano o 15º aniversario com a constituicao da SAD. Deve haver bem mais documentacao a mencionar esse acontecimento que o Big Bang de 1914.
O facto é que para já não há provas concretas. O que deverá ser feito é uma investigação por entidades creditadas para tal, e quando estiverem reunidas provas suficientes será oporturna a mudança.
Quem não sente não é filho de boa gente.
Sérgio Gonçalves
Sérgio Gonçalves Equipa Principal
  • *****
  • 3374
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #61 em: 31 de Dezembro de 2012, 10:26 »
Esta publicação está à venda?

Consta que foram publicados algumas dezenas de exemplares a cargo dos descendentes do Presidente José Antunes Guimaraes mas sem venda ao público.

Pergunto isto porque o simbolo do clube que consta no livro parece-me bastante recente e diferente dos que eram reproduzidos na altura. Aliás a própria adoção do termo Guerreiro, sugere que se trata de uma publicação recente.
« Última modificação: 31 de Dezembro de 2012, 10:29 por Sérgio Gonçalves »
Sócio nº 2014
Anuncios M
Anuncios M
comandantX
comandantX Equipa Reservas
  • ****
  • 988
  • Se podia viver sem o SC Braga? Não, não podia!!!
  Data de Fundaçao do SC Braga
« Responder #62 em: 31 de Dezembro de 2012, 10:42 »
Pela primeira vez crio uma sondagem no Superbraga, site onde participo desde 2002.
Acho fundamental que este assunto ganhe a devida importância pois falta pouco mais de um ano para celebrar um século sobre a primeira referência escrita ao Sporting Clube de Braga e logo com dados inequívocos sobre a constituiçao dos diferentes orgaos da instituiçao desportiva.
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular
Sérgio Gonçalves
Sérgio Gonçalves Equipa Principal
  • *****
  • 3374
  Re: Data de Fundaçao do SC Braga
« Responder #63 em: 31 de Dezembro de 2012, 12:48 »
commandtX,

A tua luta é honrada e é sempre de enaltecer adeptos do Braga tão dedicados ao clube. Já por algumas vezes que tenho tentado iniciar alguns projetos e não consigo. Tu por outro lado continuas a lutar pela tua causa e isso deve ser sempre realçado.

Vou apresentar alguns factos e espero que me corrijas caso tenho faltado algum ou estes estejam errados.

1914 - Aparece num jornal da época uma cronica referindo-se À fundação em Braga de clube denominado Sporting Clube de Braga. Os órgãos sociais do clube estão devidamente identificados. Até à data não foi encontrado qualquer registo de atividades deste novo clube, apesar da imprensa da época já relatar alguns feitos e factos de outros clubes da cidade, como o Futebol Clube de Braga ou o Braga Sport Clube.

1921 - É fundado o "atual" Sporting Clube de Braga e segundo sei (posso estar enganado) nenhum dos fundadores deste Sporting Clube de Braga estaria envolvido no Sporting Clube de Braga de 1914. Apesar da fundação do clube ter ocorrido apenas em 1921 é sabido que o clube foi criado em 1919, pelo menos todos os registos isso indicam. Nesta altura o clube vestia de verde. Melhor ou pior este Sporting Clube de Braga de 1921 (1919) consegue ultrapassar os anos e chegar até hoje, mantendo uma atividade regular. Os próprios fundadores indicam por diversas vezes que o clube foi fundado em 1919, basta ver as revistas comemorativas dos anos 30.

1924 - Numa revista desportiva do clube, surge pela primeira vez um simbolo do clube com as cores atuais, vermelho e branco. Creio ser uma revista que fala da chegada de um antigo jogador do Benfica, Germano Vasconcelos.

Admito que mudar a data para 1919 é perfeitamente aceitável, apesar de discordar. Até à data mudar para 1914 devido a um artigo de jornal sem haver qualquer registo de atividade é que me parece francamente imoral.
Sócio nº 2014
brigada da relote
  Re: Data de Fundaçao do SC Braga
« Responder #64 em: 31 de Dezembro de 2012, 13:07 »
Para mim é 1998 ::) ::) ::)
comandantX
comandantX Equipa Reservas
  • ****
  • 988
  • Se podia viver sem o SC Braga? Não, não podia!!!
  Re: Data de Fundaçao do SC Braga
« Responder #65 em: 31 de Dezembro de 2012, 18:57 »
ComandanteX tiro o meu chapéu à tua dedicação ao tema, adeptos como tu fazem falta em todos os clubes. Relativamente à questão que colocas e depois do que já ouvi e li, sou de opinião que o Braga nasceu a 1914 e foi fundado a 1921.

Penso que o símbolo que deveria ter sido utilizado na homenagem às origens do Braga deveria ser o que utilizas na tua imagem. Acho que o nosso departamento de marketing, esta época, se precipitou a lançar um equipamento de homenagem às nossas origens sem antes fazer uma investigação séria sobre o tema. Na última assembleia essa questão foi levantada, não sei se vão fazer algo nesse sentido.

Para quem nunca teve oportunidade de ver, eu só vi recentemente, deixo aqui esta imagem que dizem ser a 1ª bandeira do Braga:



Estimado AMO-TE BRAGA,

muito obrigado por disponibilizares a foto da primeira bandeira que ajuda a comprovar a tese de que jamais fomos verdes e brancos.

O Dept. Marketing obviamente que se precipitou por duas razões:
1ª) porque lançaria este equipamento se para a Direcção actual festejamos 91 anos em 2012 (nem número redondo é; a estratégia seria lançá-lo em plena data de centenário);
2ª) porque o livro da História da Bola em Braga parece ter causado muita celeuma dentro do Clube e da SAD. Ou seja, a 1ª razão aparenta ser uma consequência da 2ª razão descrita.

Uma vez que não tive oportunidade de estar presente na última Assembleia Geral por motivos profissionais, podes p.f. informar quem levantou a questão da Data da Fundação e se alguém (e quem já agora) da parte dos orgãos sociais do Clube se comprometeu a analisar este assunto?

Muito Obrigado!
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular
comandantX
comandantX Equipa Reservas
  • ****
  • 988
  • Se podia viver sem o SC Braga? Não, não podia!!!
  Re: Data de Fundaçao do SC Braga
« Responder #66 em: 31 de Dezembro de 2012, 22:19 »
Uma vez que não tive oportunidade de estar presente na última Assembleia Geral por motivos profissionais, podes p.f. informar quem levantou a questão da Data da Fundação e se alguém (e quem já agora) da parte dos orgãos sociais do Clube se comprometeu a analisar este assunto?

Muito Obrigado!

Eu não tive oportunidade de estar na última assembleia, mas disseram-me que foi levantada essa questão, se bem me recordo, foi também referido isso no tópico relativo a essa assembleia aqui no Fórum, podes ir lá ver.

Pelo que li ha pouco nesse topico foi o Ric.
Ric, tiveste algum feedback por parte dos dirigentes a proposito da tua intervencao?
Obrigado e boas entradas para todos!
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16439
  Re: Data de Fundaçao do SC Braga
« Responder #67 em: 02 de Janeiro de 2013, 22:49 »
Fiz hoje uma visita guiada ao Axa pela 1ª vez e pude observar 2 coisas:

1º, pude ver a bandeira mostrada há 2 post, que se encontra no museu atrás de uma montra de troféus.

2º: um texto na sala do memorial



Como podem ver aqui, é explicitamente que o jogo com o Algés que é considerado o 1º jogo "a sério" foi com o equipamento verde-branco, que terá sido usado até a alteração na época de Szabo. Claro que fica aberto a interpretações sobre qual o equipamento até essa altura (deveremos ter disputados alguns jogos por cá que são considerados de somenos importância).

Contudo, como já todos nos apercebemos, os factos quanto aos primeiros anos são poucos, e por vezes sujeitos a diversas interpretações (1ª bandeira; 1º equipamento).
Acho que só poderemos superar isto com uma investigação por uma entidade externa credível.
« Última modificação: 03 de Janeiro de 2013, 11:38 por rpo.castro »
Quem não sente não é filho de boa gente.
Anuncios M
Anuncios M
Sérgio Gonçalves
Sérgio Gonçalves Equipa Principal
  • *****
  • 3374
  Re: Data de Fundaçao do SC Braga
« Responder #68 em: 03 de Janeiro de 2013, 11:26 »
rpo.castro

o jogo contra Alges e Dafundo foi em Braga no antigo Colégio Espirito Santo, atualmente Sá de Miranda.
Sócio nº 2014
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16439
  Re: Data de Fundaçao do SC Braga
« Responder #69 em: 03 de Janeiro de 2013, 11:38 »
rpo.castro

o jogo contra Alges e Dafundo foi em Braga no antigo Colégio Espirito Santo, atualmente Sá de Miranda.
Obrigada pela correcção. Foi do sono  8)
Quem não sente não é filho de boa gente.
Sérgio Gonçalves
Sérgio Gonçalves Equipa Principal
  • *****
  • 3374
  Re: Data de Fundaçao do SC Braga
« Responder #70 em: 03 de Janeiro de 2013, 11:39 »
Há aspectos que devem ser lidos com cuidado e não é por estarem escritos num memorial construído pelo clube que se tornam verdades absolutas.

O Joseph Szabo chega a Braga em meados dos anos 30 (1935 para ser mais exato, depois de uma passagem pelo Porto e antes de ingressar no Sporting) e nessa altura o Braga já equipava de vermelho. O Braga passou a jogar de vermelho em 1924 ou 1925 tal como já foi indicado num tópico com um simbolo desse período. A história que eu sempre ouvi é que o Braga mudou de verde para vermelho por indicação de um ex-jogador do Benfica, Germano Vasconcelos que só aceitou vir para o Braga se esta equipasse com essas cores. Com este jogador veio um outro o Alberto Augusto que se tornou no primeiro jogador do Braga a representar a seleção Nacional. Este Alberto marcou também o primeiro golo da seleção Nacional, na conversão de um penalti contra a Espanha, na altura jogava no Benfica.

Não sei a que proposito ou com que intenção se atribui ao Szabo a mudança de cores. Apesar disso acredito que foi Szabo que convenceu os dirigentes do Braga a adotar um equipamento igual ao do Arsenal de Londres onde tinha ido estagiar antes de ingressar no Braga.
Sócio nº 2014
Anuncios G
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16439
  Re: Data de Fundaçao do SC Braga
« Responder #71 em: 03 de Janeiro de 2013, 12:16 »
Há aspectos que devem ser lidos com cuidado e não é por estarem escritos num memorial construído pelo clube que se tornam verdades absolutas.

O Joseph Szabo chega a Braga em meados dos anos 30 (1935 para ser mais exato, depois de uma passagem pelo Porto e antes de ingressar no Sporting) e nessa altura o Braga já equipava de vermelho. O Braga passou a jogar de vermelho em 1924 ou 1925 tal como já foi indicado num tópico com um simbolo desse período. A história que eu sempre ouvi é que o Braga mudou de verde para vermelho por indicação de um ex-jogador do Benfica, Germano Vasconcelos que só aceitou vir para o Braga se esta equipasse com essas cores. Com este jogador veio um outro o Alberto Augusto que se tornou no primeiro jogador do Braga a representar a seleção Nacional. Este Alberto marcou também o primeiro golo da seleção Nacional, na conversão de um penalti contra a Espanha, na altura jogava no Benfica.

Não sei a que proposito ou com que intenção se atribui ao Szabo a mudança de cores. Apesar disso acredito que foi Szabo que convenceu os dirigentes do Braga a adotar um equipamento igual ao do Arsenal de Londres onde tinha ido estagiar antes de ingressar no Braga.
O Alberto Augusto tornou-se no 1º jogador profissional português, quando assinou pelo SC Braga (passou a receber). Fonte: MACHADO, Paulo; AFB 90 Anos de História e Histórias (lançado recentemente).
Quem não sente não é filho de boa gente.
Sérgio Gonçalves
Sérgio Gonçalves Equipa Principal
  • *****
  • 3374
  Re: Data de Fundaçao do SC Braga
« Responder #72 em: 03 de Janeiro de 2013, 13:02 »
Há aspectos que devem ser lidos com cuidado e não é por estarem escritos num memorial construído pelo clube que se tornam verdades absolutas.

O Joseph Szabo chega a Braga em meados dos anos 30 (1935 para ser mais exato, depois de uma passagem pelo Porto e antes de ingressar no Sporting) e nessa altura o Braga já equipava de vermelho. O Braga passou a jogar de vermelho em 1924 ou 1925 tal como já foi indicado num tópico com um simbolo desse período. A história que eu sempre ouvi é que o Braga mudou de verde para vermelho por indicação de um ex-jogador do Benfica, Germano Vasconcelos que só aceitou vir para o Braga se esta equipasse com essas cores. Com este jogador veio um outro o Alberto Augusto que se tornou no primeiro jogador do Braga a representar a seleção Nacional. Este Alberto marcou também o primeiro golo da seleção Nacional, na conversão de um penalti contra a Espanha, na altura jogava no Benfica.

Não sei a que proposito ou com que intenção se atribui ao Szabo a mudança de cores. Apesar disso acredito que foi Szabo que convenceu os dirigentes do Braga a adotar um equipamento igual ao do Arsenal de Londres onde tinha ido estagiar antes de ingressar no Braga.
O Alberto Augusto tornou-se no 1º jogador profissional português, quando assinou pelo SC Braga (passou a receber). Fonte: MACHADO, Paulo; AFB 90 Anos de História e Histórias (lançado recentemente).

Esse Alberto Augusto fez parte de uma grande equipa que o SCBraga construiu nos anos 20 e que dominava o futebol regional na altura. Mais tarde saiu para o Vitoria de Guimarães (quando o Braga atravessou uma grave crise financeira, no anos 30), onde ajudou o Vitoria a ganhar diversos campeonatos regionais. Foi no Vitoria que iniciou a carreira de treinador onde viria a levar o clube à primeira final da Taça (que perdeu para o Belenenses). Regressa a Braga onde se viria a tornar treinador da equipa.
Sócio nº 2014
Kriticus
Kriticus Equipa Principal
  • *****
  • 5709
  • #2210 - desde 14/08/1989
  Re: Data de Fundaçao do SC Braga
« Responder #73 em: 03 de Janeiro de 2013, 14:26 »
Há aspectos que devem ser lidos com cuidado e não é por estarem escritos num memorial construído pelo clube que se tornam verdades absolutas.

O Joseph Szabo chega a Braga em meados dos anos 30 (1935 para ser mais exato, depois de uma passagem pelo Porto e antes de ingressar no Sporting) e nessa altura o Braga já equipava de vermelho. O Braga passou a jogar de vermelho em 1924 ou 1925 tal como já foi indicado num tópico com um simbolo desse período. A história que eu sempre ouvi é que o Braga mudou de verde para vermelho por indicação de um ex-jogador do Benfica, Germano Vasconcelos que só aceitou vir para o Braga se esta equipasse com essas cores. Com este jogador veio um outro o Alberto Augusto que se tornou no primeiro jogador do Braga a representar a seleção Nacional. Este Alberto marcou também o primeiro golo da seleção Nacional, na conversão de um penalti contra a Espanha, na altura jogava no Benfica.

Não sei a que proposito ou com que intenção se atribui ao Szabo a mudança de cores. Apesar disso acredito que foi Szabo que convenceu os dirigentes do Braga a adotar um equipamento igual ao do Arsenal de Londres onde tinha ido estagiar antes de ingressar no Braga.
O Alberto Augusto tornou-se no 1º jogador profissional português, quando assinou pelo SC Braga (passou a receber). Fonte: MACHADO, Paulo; AFB 90 Anos de História e Histórias (lançado recentemente).

rpocastro, sabes se esse livro está à venda em qualquer livraria? Obrigado.
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16439
  Re: Data de Fundaçao do SC Braga
« Responder #74 em: 03 de Janeiro de 2013, 15:01 »
O Alberto Augusto tornou-se no 1º jogador profissional português, quando assinou pelo SC Braga (passou a receber). Fonte: MACHADO, Paulo; AFB 90 Anos de História e Histórias (lançado recentemente).

rpocastro, sabes se esse livro está à venda em qualquer livraria? Obrigado.
Tanto quanto sei, pelo menos para já, só foi distribuído pela AF Braga a quem estava convidado (clubes, funcionários, membros honorários).

No futuro não sei. Mas se não for lançado é pena porque vale a pena, principalmente pela parte histórica dos primórdios da AF Braga.
Quem não sente não é filho de boa gente.
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16439
  Re: Data de Fundaçao do SC Braga
« Responder #75 em: 04 de Janeiro de 2013, 09:52 »
Em relação ao livro a "História da "bola" em Braga" lançado em 2010, um forista há uns tempos perguntou se ainda estaria à venda.

No site http://bragasemanario.wix.com/bragasemanario tem lá a informação que para adquirir o livro basta enviar um e-mail para bragasemanario@gmail.com

Quanto ao livro dos 90 Anos da AF Braga, entrei em contacto com o seu autor para saber se irá ser colocado à venda. Colocarei aqui resposta assim que a tiver.
Quem não sente não é filho de boa gente.
Kriticus
Kriticus Equipa Principal
  • *****
  • 5709
  • #2210 - desde 14/08/1989
  Re: Data de Fundaçao do SC Braga
« Responder #76 em: 04 de Janeiro de 2013, 15:54 »
Em relação ao livro a "História da "bola" em Braga" lançado em 2010, um forista há uns tempos perguntou se ainda estaria à venda.

No site http://bragasemanario.wix.com/bragasemanario tem lá a informação que para adquirir o livro basta enviar um e-mail para bragasemanario@gmail.com

Quanto ao livro dos 90 Anos da AF Braga, entrei em contacto com o seu autor para saber se irá ser colocado à venda. Colocarei aqui resposta assim que a tiver.

rpo.castro, obrigado! Ainda ontem falei com o autor do livro 90 anos da AF Braga, que conheço mais ou menos, e ele ficou de me tentar arranjar uma cópia, mas disse que em princípio não será posto à venda.
Sérgio Gonçalves
Sérgio Gonçalves Equipa Principal
  • *****
  • 3374
  Re: Data de Fundaçao do SC Braga
« Responder #77 em: 07 de Janeiro de 2013, 09:41 »
Há aspectos que devem ser lidos com cuidado e não é por estarem escritos num memorial construído pelo clube que se tornam verdades absolutas.

O Joseph Szabo chega a Braga em meados dos anos 30 (1935 para ser mais exato, depois de uma passagem pelo Porto e antes de ingressar no Sporting) e nessa altura o Braga já equipava de vermelho. O Braga passou a jogar de vermelho em 1924 ou 1925 tal como já foi indicado num tópico com um simbolo desse período. A história que eu sempre ouvi é que o Braga mudou de verde para vermelho por indicação de um ex-jogador do Benfica, Germano Vasconcelos que só aceitou vir para o Braga se esta equipasse com essas cores. Com este jogador veio um outro o Alberto Augusto que se tornou no primeiro jogador do Braga a representar a seleção Nacional. Este Alberto marcou também o primeiro golo da seleção Nacional, na conversão de um penalti contra a Espanha, na altura jogava no Benfica.

Não sei a que proposito ou com que intenção se atribui ao Szabo a mudança de cores. Apesar disso acredito que foi Szabo que convenceu os dirigentes do Braga a adotar um equipamento igual ao do Arsenal de Londres onde tinha ido estagiar antes de ingressar no Braga.
O Alberto Augusto tornou-se no 1º jogador profissional português, quando assinou pelo SC Braga (passou a receber). Fonte: MACHADO, Paulo; AFB 90 Anos de História e Histórias (lançado recentemente).

Viva,

Ainda relativamente ao Alberto Augusto, duas pequenas notas, uma é que era o treinador do Braga no ano em que subimos à 1ª Divisão pela primeira vez, a segunda e talvez mais polémica é que ele não se tornou o primeiro jogador profissional ao assinar pelo Braga, já que o primeiro jogador profissional do Braga foi o Laureta quando foi contratado ao Salgueiros. O Alberto poderá ter sido o primeiro jogador profissional do futebol português mas não foi por ter assinado pelo Braga.
Sócio nº 2014
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16439
  Re: Data de Fundaçao do SC Braga
« Responder #78 em: 07 de Janeiro de 2013, 14:55 »
Há aspectos que devem ser lidos com cuidado e não é por estarem escritos num memorial construído pelo clube que se tornam verdades absolutas.

O Joseph Szabo chega a Braga em meados dos anos 30 (1935 para ser mais exato, depois de uma passagem pelo Porto e antes de ingressar no Sporting) e nessa altura o Braga já equipava de vermelho. O Braga passou a jogar de vermelho em 1924 ou 1925 tal como já foi indicado num tópico com um simbolo desse período. A história que eu sempre ouvi é que o Braga mudou de verde para vermelho por indicação de um ex-jogador do Benfica, Germano Vasconcelos que só aceitou vir para o Braga se esta equipasse com essas cores. Com este jogador veio um outro o Alberto Augusto que se tornou no primeiro jogador do Braga a representar a seleção Nacional. Este Alberto marcou também o primeiro golo da seleção Nacional, na conversão de um penalti contra a Espanha, na altura jogava no Benfica.

Não sei a que proposito ou com que intenção se atribui ao Szabo a mudança de cores. Apesar disso acredito que foi Szabo que convenceu os dirigentes do Braga a adotar um equipamento igual ao do Arsenal de Londres onde tinha ido estagiar antes de ingressar no Braga.
O Alberto Augusto tornou-se no 1º jogador profissional português, quando assinou pelo SC Braga (passou a receber). Fonte: MACHADO, Paulo; AFB 90 Anos de História e Histórias (lançado recentemente).

Viva,

Ainda relativamente ao Alberto Augusto, duas pequenas notas, uma é que era o treinador do Braga no ano em que subimos à 1ª Divisão pela primeira vez, a segunda e talvez mais polémica é que ele não se tornou o primeiro jogador profissional ao assinar pelo Braga, já que o primeiro jogador profissional do Braga foi o Laureta quando foi contratado ao Salgueiros. O Alberto poderá ter sido o primeiro jogador profissional do futebol português mas não foi por ter assinado pelo Braga.
O livro que citei, diz explicitamente que se tornou o 1º jogador português ao assinar pelo Braga, porque contemplava ordenado fixo (não sei as palavras exactas pois já o devolvi a quem me tinha emprestado). Sei que o Braga foi buscar 3 tipos ao Salgueiros que resultou em discussões e depois na imposição na regra de mudanças de clube. Agora não sei se terá assinado contrato profissional...
Só para poder consultar, de onde é essa informação?
Quem não sente não é filho de boa gente.
Sérgio Gonçalves
Sérgio Gonçalves Equipa Principal
  • *****
  • 3374
  Re: Data de Fundaçao do SC Braga
« Responder #79 em: 07 de Janeiro de 2013, 15:18 »
Um desses 3 tipos do Salgueiros era o Laureta. Vi isto no livro da Historia da Bola em Braga (acho que é assim que se chama). O que eu acho é que o Alberto Augusto foi o primeiro jogador português a acumular função de treinador/jogador e eventualmente o primeiro treinador profissional, mas aí volto a ter muitas dúvidas já que o Porto e Sporting já tinham por essa altura treinadores. Pelo menos iam aos jogos com essa figura.
Sócio nº 2014
 

Anuncios M