Quantcast
Data de nascimento do S.C.Braga
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
Data de nascimento do S.C.Braga
325 Respostas
96981 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Reis
Reis Equipa Reservas
  • ****
  • 855
  • 1 REGIÃO, 1 IDENTIDADE. BRAGA
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #40 em: 28 de Maio de 2012, 20:01 »

Tudo bem Reis, mas e se tiveres provas de que quando tu nasceste foi naquele dia e não noutro mais tarde, altura em que foste legalmente registado?! Essa mesma lei não vai emendar a tua data de nascimento?! Eu penso que sim, eu continuo a dizer que o mais importante é quanto tu "sais" cá para fora do que propriamente o dia em que vais ao registo, até porque como diz o rpo.castro até já podes ir lá de bicicleta. Essa do legalmente na idade dos juniores é outra atrocidade, porque vêm tirar o lugar a jogadores portugueses, com talento e que depois esses marmanjos quando chegam a seniores não dão nada porque já não se destacam em relação aos da verdadeira idade deles!



Para melhor esclarecer o raciocinio, nada melhor do que o Código do Registo Comercial e das sociedades.


Então é assim:
Para se criar uma sociedade, não basta juntar-se uns rapazes, abrir uma casa e  vender umas coisas, pois não?

Podes fazer isso, mas LEGALMENTE, essa sociedade NÃO EXISTE. Pois nem sequer podes receber nem passar recibos em nome dessa sociedade, pois não?
Mas essa actividade já existe, certo? Mas não LEGALMENTE.


Só depois de essa sociedade pedir o n.º de pessoa colectiva e num espaço de dias requerer a escritura ou empresa na hora, é que ela fica LEGALMENTE a funcionar.
Ou seja, só a partir da ESCRITURA (ou empresa na hora) é que ela fica RECONHECIDA para e no estado português da sua existência, nada do que anteriormente se passou interessa.

Mas a minha conversa continua no mesmo... LEGALMENTE RECONHECIDA...
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.
jaimeh
jaimeh Equipa Principal
  • *****
  • 1937
  • O meu coração só tem uma cor clubística!
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #41 em: 28 de Maio de 2012, 22:03 »

Tudo bem Reis, mas e se tiveres provas de que quando tu nasceste foi naquele dia e não noutro mais tarde, altura em que foste legalmente registado?! Essa mesma lei não vai emendar a tua data de nascimento?! Eu penso que sim, eu continuo a dizer que o mais importante é quanto tu "sais" cá para fora do que propriamente o dia em que vais ao registo, até porque como diz o rpo.castro até já podes ir lá de bicicleta. Essa do legalmente na idade dos juniores é outra atrocidade, porque vêm tirar o lugar a jogadores portugueses, com talento e que depois esses marmanjos quando chegam a seniores não dão nada porque já não se destacam em relação aos da verdadeira idade deles!



Para melhor esclarecer o raciocinio, nada melhor do que o Código do Registo Comercial e das sociedades.


Então é assim:
Para se criar uma sociedade, não basta juntar-se uns rapazes, abrir uma casa e  vender umas coisas, pois não?

Podes fazer isso, mas LEGALMENTE, essa sociedade NÃO EXISTE. Pois nem sequer podes receber nem passar recibos em nome dessa sociedade, pois não?
Mas essa actividade já existe, certo? Mas não LEGALMENTE.


Só depois de essa sociedade pedir o n.º de pessoa colectiva e num espaço de dias requerer a escritura ou empresa na hora, é que ela fica LEGALMENTE a funcionar.
Ou seja, só a partir da ESCRITURA (ou empresa na hora) é que ela fica RECONHECIDA para e no estado português da sua existência, nada do que anteriormente se passou interessa.

Mas a minha conversa continua no mesmo... LEGALMENTE RECONHECIDA...

Tudo bem Reis, de acordo, mas então diz-me tu porque motivo o FC Porto conseguiu mudar a "data de nascimento" de 1906 para 1893?!
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!
Anuncios M
Anuncios M
Reis
Reis Equipa Reservas
  • ****
  • 855
  • 1 REGIÃO, 1 IDENTIDADE. BRAGA
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #42 em: 28 de Maio de 2012, 22:39 »
Tudo bem Reis, de acordo, mas então diz-me tu porque motivo o FC Porto conseguiu mudar a "data de nascimento" de 1906 para 1893?!



Provavelmente LEGALMENTE não foi no ano de 1893.

Mas não faço a minima ideia de como foi, ou, como já disseram por aqui, se foi aproveitamento de uma qualquer situação LEGAL ou NÃO.

Mas se repararem na página do porto, quando falam da história, não dizem, inteligentemente, palavras LEGAIS tais como: fundado, constituido, formado ou instituido. Dizem "primeira aparição...".

E nós SC Braga também temos consciência que a nossa primeira aparição não foi em 1921... MAS LEGALMENTE...
« Última modificação: 29 de Maio de 2012, 08:41 por Reis »
Vás para onde fores, veste a tua camisola para mostrares identidade gverreira.
jaimeh
jaimeh Equipa Principal
  • *****
  • 1937
  • O meu coração só tem uma cor clubística!
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #43 em: 29 de Maio de 2012, 22:41 »
Tudo bem Reis, de acordo, mas então diz-me tu porque motivo o FC Porto conseguiu mudar a "data de nascimento" de 1906 para 1893?!



Provavelmente LEGALMENTE não foi no ano de 1893.

Mas não faço a minima ideia de como foi, ou, como já disseram por aqui, se foi aproveitamento de uma qualquer situação LEGAL ou NÃO.

Mas se repararem na página do porto, quando falam da história, não dizem, inteligentemente, palavras LEGAIS tais como: fundado, constituido, formado ou instituido. Dizem "primeira aparição...".

E nós SC Braga também temos consciência que a nossa primeira aparição não foi em 1921... MAS LEGALMENTE...

Lá estou eu outra vez, respeito a tua opinião e também sei que respeitas a minha, o verdadeiro interesse dos fóruns é haver discussão de ideias sobre um determinado assunto e em relação a este tanto uma como outra são válidas.
Se não quisermos fazer nada e optarmos por uma via mais cómoda, então o legalmente serve os nossos interesses.
Caso contrário, se quisermos apurar a verdade dos factos, então aí vamos esmiuçar o assunto e nesse sentido falei com uma pessoa que está ligada ao associativismo de futebol há muitos anos e o que ele me diz é que se houver provas que uma determinada equipa realizou jogos, notícias de jornais, ou quaisquer outras provas da sua existência, o que conta é a data mais antiga e a legalidade passa a ser a da altura, e não a atual.
O que eu estranho no meio de isto tudo são alguns silêncios.
Não hei de morrer sem ver o meu Braga Campeão!
comandantX
comandantX Equipa Reservas
  • ****
  • 988
  • Se podia viver sem o SC Braga? Não, não podia!!!
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #44 em: 02 de Junho de 2012, 14:42 »
A propósito de datas, a próxima edição do jornal "Por Terras de Portugal" deverá ir ainda mais atrás no tempo na história da bola em Braga. Desta vez com pormenores sobre o desporto-rei por volta de 1910.
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular
jolive75
jolive75 Juvenis
  • **
  • 194
  • Gverreiro Arsenalista
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #45 em: 04 de Junho de 2012, 17:57 »
O que fazer com a nossa música...

"Foi no ano 21 que o meu Braga nasceu..." ;D

Duvido da existência de provas para alterar uma data tão importante. :-\

bem passa a ser "Foi no ano 14 que o meu Braga nasceu..."
é questão de treino oral por assim dizer
Bracari.Trad
Bracari.Trad Juvenis
  • **
  • 192
  • Sempre mais, pela nossa região, pela nossa cultura
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #46 em: 05 de Junho de 2012, 02:13 »
O que fazer com a nossa música...

"Foi no ano 21 que o meu Braga nasceu..." ;D

Duvido da existência de provas para alterar uma data tão importante. :-\

bem passa a ser "Foi no ano 14 que o meu Braga nasceu..."
é questão de treino oral por assim dizer

Foi no ano de 14
que o meu Braga nasceu ; )
Braga sempre!!!
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16461
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #47 em: 05 de Julho de 2012, 18:25 »
Que aconteceu ao tópico que nasceu da fusão deste com outro?

Terão fechado o tópico devido à troca de mimos entre foristas?
Quem não sente não é filho de boa gente.
Anuncios M
Anuncios M
Gverreiro21
Gverreiro21 Juniores
  • ***
  • 517
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #48 em: 05 de Julho de 2012, 19:06 »
O nome "Sporting Club de Braga" apareceu enunciado no Jornal "Echos do Minho" em 1914 indicando os seus órgãos sociais, que ao que tudo indica não têm ligação aos Fundadores do Sporting Clube de Braga em 1919, que começou por se chamar "Comércio".

Deste "Braga" de 1914 não são conhecidos nem o seu emblema nem as cores que envergavam, e para além do dito Jornal não existe até ao momento mais nenhuma prova da sua existência.

Em relação ao Centenário, pode-se discutir o ano de nascimento de um clube, seja ele por exemplo 1914, 1919, ou 1921, mas o Centenário é sempre assumido e festejado tendo em conta o ano em que o Clube foi Oficialmente Fundado, que no nosso caso foi em 1921.
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16461
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #49 em: 06 de Julho de 2012, 13:38 »
Que aconteceu ao tópico sobre qual o 1º símbolo/data de fundação 1914/1921?
Desapareceu da lista bem como todas as mensagens!
Quem não sente não é filho de boa gente.
rvx Equipa Principal
  • *****
  • 2127
  Re:Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #50 em: 06 de Julho de 2012, 21:55 »
O nome "Sporting Club de Braga" apareceu enunciado no Jornal "Echos do Minho" em 1914 indicando os seus órgãos sociais, que ao que tudo indica não têm ligação aos Fundadores do Sporting Clube de Braga em 1919, que começou por se chamar "Comércio".

Deste "Braga" de 1914 não são conhecidos nem o seu emblema nem as cores que envergavam, e para além do dito Jornal não existe até ao momento mais nenhuma prova da sua existência.

Em relação ao Centenário, pode-se discutir o ano de nascimento de um clube, seja ele por exemplo 1914, 1919, ou 1921, mas o Centenário é sempre assumido e festejado tendo em conta o ano em que o Clube foi Oficialmente Fundado, que no nosso caso foi em 1921.

De facto, não sei se esta polemica faz sentido. Se efetivamente o clube tivesse sido fundado antes de 1921, então acho que os fundadores teriam garantido que a verdadeira data seria tida como a fundação oficial. Em vez disso, o ano de 1921 é que é considerado o da fundação do nosso clube atual. Portanto, das duas uma. Ou os clubes fundados anteriormente não possuíam a mesma identidade que a nossa, ou houve um consenso a classificar o ano de 1921 como sendo o verdadeiro momento do arranque deste projeto.
Anuncios G
Heisenberg
Heisenberg Equipa Principal
  • *****
  • 2046
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #51 em: 03 de Setembro de 2012, 21:23 »
Peço desculpa por repescar este tópico, mas deparei-me com um interessante artigo de um jornal da época, aparentemente de Agosto de 1914, talvez de Braga, sem certezas.





Faz referência ao Minho Sport Club, ao Foot-Ball-Club de Braga e ainda ao Barcellos Sporting Club.

Aqui: https://www.facebook.com/photo.php?fbid=158969800896234&set=a.158962907563590.32100.100003496460842&type=1&ref=nf
(S)oon(C)hampion(B)raga
(S)oon(C)hampion(B)raga Equipa Principal
  • *****
  • 8312
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #52 em: 04 de Setembro de 2012, 12:26 »
ficava giro pegarem na gravação original e quando diz:

«FOI NO ANO 21...»

fazerem 1 corte e meterem por cima do 21 mesmo com outra voz completamente diferente e sem ser a cantar por cima:

14

 ;D ;D ;D ;D ;D
Gverreiro21
Gverreiro21 Juniores
  • ***
  • 517
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #53 em: 04 de Setembro de 2012, 19:52 »
ficava giro pegarem na gravação original e quando diz:

«FOI NO ANO 21...»

fazerem 1 corte e meterem por cima do 21 mesmo com outra voz completamente diferente e sem ser a cantar por cima:

14

 ;D ;D ;D ;D ;D

Porque 14?! Nascemos em 19 e fomos fundados em 1921! Até provas em contrário foi sempre assim...não há que inventar agora....
comandantX
comandantX Equipa Reservas
  • ****
  • 988
  • Se podia viver sem o SC Braga? Não, não podia!!!
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #54 em: 25 de Outubro de 2012, 22:30 »


Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular
comandantX
comandantX Equipa Reservas
  • ****
  • 988
  • Se podia viver sem o SC Braga? Não, não podia!!!
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #55 em: 26 de Dezembro de 2012, 19:28 »
Caros Braguistas,

tenho o prazer de partilhar com vocês uma das prendas deste Natal, uma publicação sobre a Presidência de José Antunes Guimarães. A história contada pelos filhos do Presidente que conduziu o SC Braga à primeira presença na Iª Divisão Nacional com todas as peripécias e obstáculos ultrapassados.

Apesar de muitos factos relevantes referidos que poderão contribuir para a História quase Centenária do SC Braga, destaco a importância dada pelos autores à Data de Fundação. Segundo eles deve ser em 1919 quando o Clube começou as suas actividades competitivas (inclusivé com referências a publicações oficiais a celebrar efemérides) e não em 1921 quando se limitou a apresentar os seus estatutos ao Governo Civil.

Ora como há apenas dois anos foram apresentados no livro d´A História da Bola em Braga,  documentos lançados na imprensa escrita local de 1914 alusivos à Direcção, Assembleia Geral e Conselho Fiscal do SC Braga, defendo que a tese defendida pelos "manos" Antunes Guimarães deve recuar mais dois anos para situar a Data de Nascimento em 1914, ou seja, a referência mais antiga e sólida relativa à existência SC Braga.

De resto, mais uma prova de que a Paixão dos Associados pelo SC Braga move montanhas na partilha de momentos tão importantes da História do Nosso Clube. Se estivessemos à espera que pérolas destas saíssem do bunker do EMB...

Festas Felizes para todos!
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16461
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #56 em: 26 de Dezembro de 2012, 20:06 »
Caros Braguistas,

tenho o prazer de partilhar com vocês uma das prendas deste Natal, uma publicação sobre a Presidência de José Antunes Guimarães. A história contada pelos filhos do Presidente que conduziu o SC Braga à primeira presença na Iª Divisão Nacional com todas as peripécias e obstáculos ultrapassados.

Apesar de muitos factos relevantes referidos que poderão contribuir para a História quase Centenária do SC Braga, destaco a importância dada pelos autores à Data de Fundação. Segundo eles deve ser em 1919 quando o Clube começou as suas actividades competitivas (inclusivé com referências a publicações oficiais a celebrar efemérides) e não em 1921 quando se limitou a apresentar os seus estatutos ao Governo Civil.

Ora como há apenas dois anos foram apresentados no livro d´A História da Bola em Braga,  documentos lançados na imprensa escrita local de 1914 alusivos à Direcção, Assembleia Geral e Conselho Fiscal do SC Braga, defendo que a tese defendida pelos "manos" Antunes Guimarães deve recuar mais dois anos para situar a Data de Nascimento em 1914, ou seja, a referência mais antiga e sólida relativa à existência SC Braga.

De resto, mais uma prova de que a Paixão dos Associados pelo SC Braga move montanhas na partilha de momentos tão importantes da História do Nosso Clube. Se estivessemos à espera que pérolas destas saíssem do bunker do EMB...

Festas Felizes para todos!
Se recuares 2 anos a partir de 1919 vais parar a 1917 8)
Já agora, como bem te lembras, as provas da existência do actual SC Braga em 1914 eram tudo menos sólidas: uns recortes de jornais, não se sabendo se se tratava do mesmo clube ou se esse teria sido extinto e fundado um novo em 1919.
Quem não sente não é filho de boa gente.
Sérgio Gonçalves
Sérgio Gonçalves Equipa Principal
  • *****
  • 3374
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #57 em: 27 de Dezembro de 2012, 09:28 »
Esta publicação está à venda?
Sócio nº 2014
comandantX
comandantX Equipa Reservas
  • ****
  • 988
  • Se podia viver sem o SC Braga? Não, não podia!!!
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #58 em: 30 de Dezembro de 2012, 22:11 »
Esta publicação está à venda?

Consta que foram publicados algumas dezenas de exemplares a cargo dos descendentes do Presidente José Antunes Guimaraes mas sem venda ao público.
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular
comandantX
comandantX Equipa Reservas
  • ****
  • 988
  • Se podia viver sem o SC Braga? Não, não podia!!!
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #59 em: 30 de Dezembro de 2012, 22:18 »
Caros Braguistas,

tenho o prazer de partilhar com vocês uma das prendas deste Natal, uma publicação sobre a Presidência de José Antunes Guimarães. A história contada pelos filhos do Presidente que conduziu o SC Braga à primeira presença na Iª Divisão Nacional com todas as peripécias e obstáculos ultrapassados.

Apesar de muitos factos relevantes referidos que poderão contribuir para a História quase Centenária do SC Braga, destaco a importância dada pelos autores à Data de Fundação. Segundo eles deve ser em 1919 quando o Clube começou as suas actividades competitivas (inclusivé com referências a publicações oficiais a celebrar efemérides) e não em 1921 quando se limitou a apresentar os seus estatutos ao Governo Civil.

Ora como há apenas dois anos foram apresentados no livro d´A História da Bola em Braga,  documentos lançados na imprensa escrita local de 1914 alusivos à Direcção, Assembleia Geral e Conselho Fiscal do SC Braga, defendo que a tese defendida pelos "manos" Antunes Guimarães deve recuar mais dois anos para situar a Data de Nascimento em 1914, ou seja, a referência mais antiga e sólida relativa à existência SC Braga.

De resto, mais uma prova de que a Paixão dos Associados pelo SC Braga move montanhas na partilha de momentos tão importantes da História do Nosso Clube. Se estivessemos à espera que pérolas destas saíssem do bunker do EMB...

Festas Felizes para todos!
Se recuares 2 anos a partir de 1919 vais parar a 1917 8)
Já agora, como bem te lembras, as provas da existência do actual SC Braga em 1914 eram tudo menos sólidas: uns recortes de jornais, não se sabendo se se tratava do mesmo clube ou se esse teria sido extinto e fundado um novo em 1919.

rpo.castro, agradeço o reparo. De facto queria referir o recuo de 5 anos.

De qualquer forma parece tao obvio que hoje em dia ha registos de tudo e mais alguma coisa, mas à medida que recuamos no tempo o n. de registos vai caindo a pique.
Assim, também em 1919 e 1921 nao passavam de uns rascunhos as provas de existência do SC Braga segundo a tua teoria. Aliás, para o SC Braga que actualmente vivemos devemos festejar no próximo ano o 15º aniversario com a constituicao da SAD. Deve haver bem mais documentacao a mencionar esse acontecimento que o Big Bang de 1914.
Braga - Capital Histórica do Noroeste Peninsular
 

Anuncios M