Quantcast
Data de nascimento do S.C.Braga
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
Data de nascimento do S.C.Braga
325 Respostas
96989 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Casimiro9
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #260 em: 16 de Setembro de 2015, 11:31 »
Casimiro9
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #261 em: 16 de Setembro de 2015, 11:32 »


O maior cego é aquele que não quer ver...
Anuncios M
Anuncios M
Casimiro9
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #262 em: 16 de Setembro de 2015, 12:15 »
O PERRICHON que está no México não tem dúvidas! O Braga é de 14.


Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10192
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #263 em: 16 de Setembro de 2015, 12:29 »
No entrada do blogue do Pascoal de Sousa, acima indicada, surge uma entrevista dada ao Público por um historiador que se dedicou à investigação da história de alguns clubes (pelo menos de Porto, Benfica e Sporting). Retirei duas passagens, a propósito da fundação do FC Porto:

Existiu de facto um Futebol Clube do Porto em 1893, fundado aparentemente em Setembro. Existem referências nos jornais a esse clube, fundado por António Nicolau de Almeida, e que disputou a Taça do Rei de 1894, contra o Lisbonense. Este FC Porto durou cerca de um ano.

(...) [n]a fundação do FC Porto de 1906 não há nenhuma referência a um clube anterior. Estamos a falar de dois clubes diferentes com o mesmo nome, embora eu admita estar errado se surgirem provas em contrário. Não encontrei nenhuma e fiz um trabalho profundo sobre esta questão. Nos próprios estatutos dos FC Porto, desde os primeiros estatutos até bem recentemente, assumia-se que o clube tinha sido fundado em 1906. Dizer que foi fundado em 1893 é uma revisão histórica forçada e sem fundamento científico.



O que ele questiona nestas passagens quanto à fundação do FC Porto é o que falta igualmente demonstrar em relação ao alegado nascimento do SC Braga em 1914. Houve um trabalho muito meritório de investigação de quem descobriu estas provas do nascimento de um Sporting Clube de Braga em 1914. Mas o trabalho não está acabado. Falta descobrir se há um efectivo elo de ligação entre este e aquele que todos tínhamos como fundado oficialmente em 1921 e, se o há, porque é que essa origem foi apagada da história, de tal modo que, tanto quanto sei, não há qualquer referência a ela nos primeiros anos de vida do clube. Bem sei que houve a Grande Guerra mas não basta dizer isto para provar o que quer que seja. Há trabalho para fazer.

Agora, também me parece que o clube deveria fazer algo com estas descobertas. É a história do clube que está em causa e uma direcção que se preze não deve ignorar estes factos. Concordo que não os pode "adoptar" como verdades acriticamente mas deve promover a sua investigação.
Casimiro9
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #264 em: 16 de Setembro de 2015, 13:47 »
Só que o presidente António Salvador disse em entrevista ao Correio do Minho, em Janeiro, que o clube é de 1921 e ponto final.
Isto é uma postura prepotente de quem acha que é dono do clube, e para quem a história só é importante a partir de 2003.
Casimiro9
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #265 em: 16 de Setembro de 2015, 14:34 »
Uma mentira repetida à exaustão, acaba por ser tomada como verdadeira...

http://cardosogomes.com.sapo.pt/sporting_clube_de_braga.htm
Casimiro9
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #266 em: 16 de Setembro de 2015, 14:42 »
Felizmente, apareceu alguém em Braga a desmistificar as inverdades históricas.
Bem hajas Evandro Lopes!

http://farricocoiii.blogspot.pt/search?q=mitos+da+funda%C3%A7%C3%A3o+do+Braga&view=classic


VAMOS ACABAR DE VEZ COM O "EMBUSTE" DE O SP. DE BRAGA SER DE 19-01-1921 E DE O CELESTINO LOBO UM DOS SEUS FUNDADORES.
* Imagem do Livro "oficial" do Clube da autoria do Barros Pereira.





Noticia de 3 de Fevereiro de 1921. Celestino Lobo aparece como dirigente mas, do Braga Sport Club.

 * Não adianto as fontes por uma razão, o Clube que se informe junto dos "Doutores" a quem pagou para saber a sua História e até hoje....




A 17 de Fevereiro de 1921, o Sp. de Braga escolhia mais uma direção e por mais que olhe não entra lá nenhum nome de qualquer Celestino Lobo.






Barros Pereira, agora vamos aos equipamentos. Nesta noticia de 20-10-1921 diz que o Sp. de Braga equipa de Preto e o Brag...a Sport Clube de Vermelho. Aonde para esses equipamento á Sromp?





Para acabar com a "pantomina" aqui fica a noticia de 6 de Janeiro de 1921, da tomada de posse da direção do Braga Sport Clube aonde fica claramente visto que o Celestino Lobo é o nº 2 da direção.



rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16462
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #267 em: 16 de Setembro de 2015, 20:03 »
Barros Pereira, agora vamos aos equipamentos. Nesta noticia de 20-10-1921 diz que o Sp. de Braga equipa de Preto e o Brag...a Sport Clube de Vermelho. Aonde para esses equipamento á Sromp?


Eu sei que estamos em campanha eleitoral mas isto já chateia.
Ainda por cima tudo imagens já postadas aqui antes. Até parece que descobriu a pólvora.

E agora até lê coisas onde não existem.
Quem não sente não é filho de boa gente.
Anuncios M
Anuncios M
Casimiro9
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #268 em: 17 de Setembro de 2015, 09:07 »
Só os burros não mudam. Olhando para respostas como esta "Até parece que descobriu a pólvora.", chega-se à conclusão que este chavão faz muito sentido.
Ao invés de olhar com óculos de vidro para as descobertas e pugnar pela correcção daquilo que está mal, há quem prefira usar óculos de couro e deixar tudo como está.
Mas vai chegar o tempo em que inteligência se vai sobrepor à burrice. E nesse dia, o clube deixará de festejar o aniversário em 19 de Janeiro.
E por aqui me fico, porque entendo que a mensagem já passou para as pessoas inteligentes. Os burros, esses, continuam a não dar valor às descobertas, porque preferem continuar pegados à doutrina que lhes pregaram em novos.
barinho
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #269 em: 17 de Setembro de 2015, 11:15 »
Quando se tem que insultar os outros para fazer passar a sua mensagem não se pode esperar respeito nem vontade de discutir. Uma coisa é discutir argumentos, outra é tenta enfiar coisas pela goela abaixo dos outros como se fossem factos irrefutáveis.
Casimiro9
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #270 em: 17 de Setembro de 2015, 12:01 »
Cada um come daquilo que gosta.
O Vosso almoço está servido.







Anuncios G
Luís Duarte
Luís Duarte Equipa Principal
  • *****
  • 3972
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #271 em: 17 de Setembro de 2015, 12:23 »
Muito bom ;D Isto está a tomar proporções épicas. Quandos os argumentos são fracos, tem que se recorrer a outras vertentes...
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10192
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #272 em: 17 de Setembro de 2015, 14:43 »
Cada um come daquilo que gosta.
O Vosso almoço está servido.

Esta é uma das razões pelas quais o vosso trabalho (que, volto a repetir, em minha opinião, é meritório) não é levado a sério pela maioria(?) dos adeptos que aqui escrevem. Há anos que anda para aqui muita gente a dizer, a outro propósito, que não é com vinagre que se apanham moscas, mas vocês insistem no método. Lamento mas, assim, não vão convencer ninguém, apesar do trabalho de investigação que levaram a cabo ser merecedor de elogios. Se o vosso trabalho é sério, se o tema é sério, porque é que não merecerá argumentos sérios?
Casimiro9
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #273 em: 17 de Setembro de 2015, 14:53 »
Mas vocês quem?? Qual vosso trabalho???
Eu não tenho nada a ver com as pessoas que fizeram estas descobertas.
Sou apenas um adepto do clube que não usa óculos de couro, como infelizmente muitos dos que aqui vêm postar.
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10192
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #274 em: 17 de Setembro de 2015, 15:07 »
Mas vocês quem?? Qual vosso trabalho???
Eu não tenho nada a ver com as pessoas que fizeram estas descobertas.
Sou apenas um adepto do clube que não usa óculos de couro, como infelizmente muitos dos que aqui vêm postar.

Perante tanta insistência na apresentação da informação que aqui vem sendo publicada, pensei que tivesse algo a ver com estas descobertas. Pelos vistos enganei-me, peço desculpa pela confusão. Mas nesse caso tenho até mais dificuldade em compreender a forma como vem comunicando este tema neste forum...
brunopeixoto1993
brunopeixoto1993 Equipa Reservas
  • ****
  • 835
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #275 em: 17 de Setembro de 2015, 15:11 »
Mas vocês quem?? Qual vosso trabalho???
Eu não tenho nada a ver com as pessoas que fizeram estas descobertas.
Sou apenas um adepto do clube que não usa óculos de couro, como infelizmente muitos dos que aqui vêm postar.

Tal como tu acreditas que a fundação foi em 1914, até estar devidamente comprovado e argumentado como deve ser isso tudo, adeptos como eu têm todo o direito de acreditar que foi em 1921, se tu não compreendes isso ao menos respeita essas pessoas porque adeptos como eu não somos obrigados a chegar e este forúm e termos de levar com termos como burros e imagens com fardos de palha a dizer que o almoço está servido.

Respeitar para se ser respeitado e com a tua forma de argumentar só estás a perder razão
Augusto Gomes Equipa Reservas
  • ****
  • 966
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #276 em: 17 de Setembro de 2015, 22:13 »
1921 foi o ano da entrega dos estatutos no governo civil, nos termos legais em vigor ah epoca, assim adquirindo personalidade juridica.1914 foi o ano da constituicao estatutaria do clube e dos seus corpos dirigentes, iniciando actividade desportiva de facto, irregular embora, tambem devido ah  guerra mundial, sendo esta a data que deverah prevalecer para a fundacao do clube...Para mim Salvador estah ah espera do melhor momento estrategico para o reconhecer, como institucionalista...

Enviado do meu Elephone G7 através de Tapatalk

FORÇA BRAGA, RUMO À LIGA DOS CAMPEÕES!!!
Quim
Quim Juniores
  • ***
  • 458
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #277 em: 18 de Setembro de 2015, 12:52 »
Na minha opinião tratam-se de dois clubes diferentes. Realmente há a notícia da criação de um Sporting de Braga em 1914, mas apenas surgem referências num jornal que está longe de ser um dos mais relevantes à época, além de que poucas são as referências. Muito provavelmente esse clube acabou por desaparecer e alguns anos depois surge o Braga actual, apenas partilhando com o primeiro o nome. O mesmo aconteceu, por exemplo, em Santo Tirso. Em 1933 é criado o Futebol Clube Tirsense, que acaba por desaparecer. No final da década surge um SC Ponte Velha que em 1940/41 se passa a designar Futebol Clube Tirsense..
De qualquer forma, podia ser feita uma investigação.. Mas a actual direcção andava à procura de quem fizesse esse trabalho de borla...
Sif
Sif Equipa Principal
  • *****
  • 2334
  • avatar: fred-h.deviantart.com
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #278 em: 21 de Setembro de 2015, 11:09 »
tu podias responder às pessoas sem fazer isso! já enerva vir a este tópico e ver só este tipo de coisas!
Sérgio Gonçalves
Sérgio Gonçalves Equipa Principal
  • *****
  • 3374
  Re: Data de nascimento do S.C.Braga
« Responder #279 em: 21 de Setembro de 2015, 14:06 »
Casimiro9, como conhecedor desta parte da historia do clube diz-me duas coisas, o símbolo que é usado pelo grupo que defende como data de fundação 1914 foi obtido onde? Os elementos que são anunciados como fundadores do SC Braga 1914 constam como re-fundadores do SC Braga de 1919?
Sócio nº 2014
 

Anuncios M