Quantcast
Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
419 Respostas
85850 Visualizações
0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.
guerreiro1921 Equipa Principal
  • *****
  • 3041
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #160 em: 09 de Fevereiro de 2017, 00:06 »
Enquanto o clube não perceber que ter 10000 a pagar 3€ é igual a ter 30000 a pagar 1€, nada vai mudar.
BRG
BRG Juniores
  • ***
  • 478
  • Que nunca por vencidos nos conheçam!
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #161 em: 09 de Fevereiro de 2017, 00:15 »
Malta, a culpa não é do clube, nem do estádio e muito menos nossa, que tanto vamos à final ao Algarve como vimos na segunda-feira o Estoril em casa e como vamos no domingo ao bessa. Fala-se numa suposta crise... Já disputamos duas finais esta época, duas! Estamos a lutar pelo 3º lugar? Quantas vezes o fazemos? A culpa é dos "supostos" bracarenses aqueles que vocês viram no jogo contra o vitória, mas que agora olhamos na bancada para o lado e já lá não estão, desapareceram subitamente. Eu sei quem são, e todos vocês conhecem vários. São como os ratos, enfiam-se no buraco quando as coisas estão menos bem mas quando as coisas correm bem aparecem sempre na fila da frente a mostrar o seu suposto braguismo e a cantar "Sou do Braga até morrer". Esses a mim metem-me pena... Os outros que são a maior parte que aqui comenta, eu conheço-os de vista, porque os vejo em todo lado, seja aqui, seja no bessa, seja no algarve, seja até na equipa B, futsal e por aí fora. Nós não somos do Braga por vaidade resultadista, somos porque temos um sentimento de pertença pelo clube que defende a nossa cidade. Os outros infelizmente são o retrato da nossa sociedade, é só aparências, saem mais cedo do estadio, criticam tudo e todos e arranjam sempre uma desculpa para ficar em casa. Chove, frio, jogamos mal, o peseiro é o treinador nunca mais vou, cotas, horários, preço dos bilhetes, ai e tal não recebi o convitezinho não vou, o estacionamento, o salvador, os bares, o autocarro passa cedo. Prefiro poucos mas verdadeiros bairristas com sentimento. O ambiente no estádio até fica melhor, quando à entrada livre, parece um café o estádio, tudo a falar. O Braga Somos Nós! E não se preocupem eles vão voltar, à nossa custa porque nos momentos maus somos nós que damos a cara e o futebol dá muitas voltas, nada dura para sempre. Depois é só deixa-los festejar, certamente não sentirão como nós  ;)
Anuncios M
Anuncios M
Bruno3429 Equipa Principal
  • *****
  • 12966
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #162 em: 09 de Fevereiro de 2017, 08:47 »
O que têm em comum os estádios do sporting, benfica e porto? Um shoping ao lado e prédios!
O que têm em comum os estádios do guimarâes e do marítimo? Prédios à volta!
O que tem o nosso estádio ao lado? uma decathlon a 15 minutos a pé e campos...
meu Braga Juniores
  • ***
  • 254
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #163 em: 09 de Fevereiro de 2017, 09:06 »
O que têm em comum os estádios do sporting, benfica e porto? Um shoping ao lado e prédios!
O que têm em comum os estádios do guimarâes e do marítimo? Prédios à volta!
O que tem o nosso estádio ao lado? uma decathlon a 15 minutos a pé e campos...

Certíssimo, mas o que muitos dos nossos adeptos tem é pouca vontade...
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16385
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #164 em: 09 de Fevereiro de 2017, 09:13 »
Malta, a culpa não é do clube, nem do estádio e muito menos nossa, que tanto vamos à final ao Algarve como vimos na segunda-feira o Estoril em casa e como vamos no domingo ao bessa. Fala-se numa suposta crise... Já disputamos duas finais esta época, duas! Estamos a lutar pelo 3º lugar? Quantas vezes o fazemos? A culpa é dos "supostos" bracarenses aqueles que vocês viram no jogo contra o vitória, mas que agora olhamos na bancada para o lado e já lá não estão, desapareceram subitamente. Eu sei quem são, e todos vocês conhecem vários. São como os ratos, enfiam-se no buraco quando as coisas estão menos bem mas quando as coisas correm bem aparecem sempre na fila da frente a mostrar o seu suposto braguismo e a cantar "Sou do Braga até morrer". Esses a mim metem-me pena... Os outros que são a maior parte que aqui comenta, eu conheço-os de vista, porque os vejo em todo lado, seja aqui, seja no bessa, seja no algarve, seja até na equipa B, futsal e por aí fora. Nós não somos do Braga por vaidade resultadista, somos porque temos um sentimento de pertença pelo clube que defende a nossa cidade. Os outros infelizmente são o retrato da nossa sociedade, é só aparências, saem mais cedo do estadio, criticam tudo e todos e arranjam sempre uma desculpa para ficar em casa. Chove, frio, jogamos mal, o peseiro é o treinador nunca mais vou, cotas, horários, preço dos bilhetes, ai e tal não recebi o convitezinho não vou, o estacionamento, o salvador, os bares, o autocarro passa cedo. Prefiro poucos mas verdadeiros bairristas com sentimento. O ambiente no estádio até fica melhor, quando à entrada livre, parece um café o estádio, tudo a falar. O Braga Somos Nós! E não se preocupem eles vão voltar, à nossa custa porque nos momentos maus somos nós que damos a cara e o futebol dá muitas voltas, nada dura para sempre. Depois é só deixa-los festejar, certamente não sentirão como nós  ;)
Isto deve ser o mesmo que os gajos da Sega diziam quando lançaram a Dream Cast: a culpa não é nossa, o pessoal é que não sabe o que é bom e usa a porcaria da Playstation...
Quem não sente não é filho de boa gente.
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16385
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #165 em: 09 de Fevereiro de 2017, 09:15 »
O que têm em comum os estádios do sporting, benfica e porto? Um shoping ao lado e prédios!
O que têm em comum os estádios do guimarâes e do marítimo? Prédios à volta!
O que tem o nosso estádio ao lado? uma decathlon a 15 minutos a pé e campos...
E transportes públicos de qualidade-metro.

Todos os estádios, incluindo o nosso causam o efeito "uau". Mas depois de assistir a um jogo em cada um dele, em quais se fica com vontade de voltar? Num confortável, ou no EMB?
Quem não sente não é filho de boa gente.
El Che
El Che Equipa Principal
  • *****
  • 1711
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #166 em: 09 de Fevereiro de 2017, 10:25 »
A meu ver os grandes problemas não é ser mais ou menos bairrista. Os grandes problemas passa por dar melhores condições de chegada ao estádio, não é ter que estacionar a kms de distância do estádio na berma de uma qualquer estrada. Deveria ser criadas condições de chegada ao estádio. Outra é as horas a que tem dado os nossos jogos, mas tem algum jeito um jogo de futebol as 21h30 a uma segunda feira com as temperaturas que se fazem sentir? Estas duas situações se fossem corrigidas tenho a certeza que muito, mas muito mais adeptos iriam ver o nosso enorme a jogar!


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Arsenalista
Arsenalista Equipa Principal
  • *****
  • 2671
  • Uma cidade, Um clube!
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #167 em: 09 de Fevereiro de 2017, 10:37 »
O que têm em comum os estádios do sporting, benfica e porto? Um shoping ao lado e prédios!
O que têm em comum os estádios do guimarâes e do marítimo? Prédios à volta!
O que tem o nosso estádio ao lado? uma decathlon a 15 minutos a pé e campos...
E transportes públicos de qualidade-metro.

Todos os estádios, incluindo o nosso causam o efeito "uau". Mas depois de assistir a um jogo em cada um dele, em quais se fica com vontade de voltar? Num confortável, ou no EMB?
No EMB, sem dúvida!
Braga não tem metro, mas falta aqui dizer que a TUB tem autocarros em dia de jogo, a sair de vários pontos da cidade, que transportam as pessoas até à entrada principal do estádio, penso que pelo preço simbólico de 1 euro, ida e volta.
Já agora o EMB tb tem um shopping perto, o Nova arcada, mas não têm é prédios...
Bracara Avgvsta Fidelis et Antiqva
Anuncios M
Anuncios M
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16385
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #168 em: 09 de Fevereiro de 2017, 11:25 »
O que têm em comum os estádios do sporting, benfica e porto? Um shoping ao lado e prédios!
O que têm em comum os estádios do guimarâes e do marítimo? Prédios à volta!
O que tem o nosso estádio ao lado? uma decathlon a 15 minutos a pé e campos...
E transportes públicos de qualidade-metro.

Todos os estádios, incluindo o nosso causam o efeito "uau". Mas depois de assistir a um jogo em cada um dele, em quais se fica com vontade de voltar? Num confortável, ou no EMB?
No EMB, sem dúvida!
Braga não tem metro, mas falta aqui dizer que a TUB tem autocarros em dia de jogo, a sair de vários pontos da cidade, que transportam as pessoas até à entrada principal do estádio, penso que pelo preço simbólico de 1 euro, ida e volta.
Já agora o EMB tb tem um shopping perto, o Nova arcada, mas não têm é prédios...
Dizes isso pk já estás fidelizado. Até se fosse no parque da ponte irias sempre. Eu falo na atracção de novos sócios.
E os autocarros é algo positivo (embora a qualidade não seja a melhor, mas não se pode ter tudo), mas quantos bracarenses desligados do SCB sabem que têm transporte facilitado?
O clube alguma vez faz menção aos transportes e chama novo publico?

E considerar que o nova arcarda é perto...bem melhor ficará o "novo" mercado municipal.
Quem não sente não é filho de boa gente.
Duarte
Duarte Equipa Principal
  • *****
  • 3840
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #169 em: 09 de Fevereiro de 2017, 11:37 »
Quando se fala do estádio não se pode confundir a opinião pessoal com a opinião generalizada das pessoas. A opinião geral é que o estádio e a sua envolvente é considerado um aborto. Enquanto continuarmos (adeptos e clube) a deitar as culpas para os outros não vamos sair da cepa torta neste capítulo.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com
rnmc
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #170 em: 09 de Fevereiro de 2017, 11:45 »
Quando se fala do estádio não se pode confundir a opinião pessoal com a opinião generalizada das pessoas. A opinião geral é que o estádio e a sua envolvente é considerado um aborto. Enquanto continuarmos (adeptos e clube) a deitar as culpas para os outros não vamos sair da cepa torta neste capítulo.

A opinião geral é o contrário! Só em Braga é que se fala mal do estádio, moro no Porto e sempre que faço referência a dizer que sou de Braga só se fala do estádio, mais que o Bom Jesus, Sameiro e Arco da Porta Nova.

Chegou ao ponto em que faculdades daqui do Porto fazem visitas guiadas a esse "aborto", um estádio que já foi referido por um presidente norte-americano. A diferença não está nos estádios nem ter prédios à volta ou não, está nos adeptos.
Já fui muitas vezes ao dragão, os carros são estacionados pelo menos ao dobro da distância do que acontece no EMB, o estádio está construído no fim de uma descida gigante que obriga a que 60% dos adeptos a subam no fim do jogo, o metro para sair tem filas de meia-hora facilmente para além de que cada bilhete pode chegar aos 3 euros.

As bancadas são bem menos imponentes e o pessoal dispersa-se mais por superiores e topos o que faz com que a emoção não seja a mesma, quando o EMB explode consegue sentir-se aquelas 10 mil pessoas da nascente inferior a vibrar no dragão sente-se normalmente mais "isolado". Isto para não falar que na minha opinião ninguém devia ver futebol atrás da baliza, é estragar por completo o espectáculo.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2017, 11:47 por repost »
Anuncios G
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #171 em: 09 de Fevereiro de 2017, 11:47 »
Como se diz em bom português do norte, e sem querer ferir suscetibilidades, "Não me f****!" Até podíamos ter os adeptos mais fidelizados do mundo, um jogo às 21h de segunda-feira, com chuva vento e frio, num estádio fora da cidade NUNCA vai encher, nem sequer ter meia casa. A não ser que seja um jogo grande ou fulcral para a época.

Colocar horários dos jogos decentes tem uma diferença enorme! Vai toda a gente que gosta de futebol, leva-se os miúdos que passam a ficar com o "bichinho", leva-se os amigos que vem passar o fim-de-semana, etc, etc.

Como querem fidelizar crianças e adolescentes com 5 jogos do campeonato à 2ª feira? Qual é o pai ou mãe que leva o filho de 8, 10, 12 anos a um jogo destes no inverno?

Até podem dar bilhetes de borla, como já aconteceu este ano penso que contra o Belenenses, jogo à 2ª feira às 20h30 é sinónimo de estádio vazio. E não é só aqui, é aqui e em qualquer país do mundo. Vejam as assistências dos poucos jogos feitos à 2ªa feira noutros campeonatos e vão chegar à mesma conclusão.

Com jogos a dias e horas decentes conseguimos o primeiro passo para cativar as pessoas. O resto são as ideias que já muitos colocaram acima sobre o estádio, quotas, campanhas, etc, etc.
rnmc
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #172 em: 09 de Fevereiro de 2017, 11:49 »
Como se diz em bom português do norte, e sem querer ferir suscetibilidades, "Não me f****!" Até podíamos ter os adeptos mais fidelizados do mundo, um jogo às 21h de segunda-feira, com chuva vento e frio, num estádio fora da cidade NUNCA vai encher, nem sequer ter meia casa. A não ser que seja um jogo grande ou fulcral para a época.

Colocar horários dos jogos decentes tem uma diferença enorme! Vai toda a gente que gosta de futebol, leva-se os miúdos que passam a ficar com o "bichinho", leva-se os amigos que vem passar o fim-de-semana, etc, etc.

Como querem fidelizar crianças e adolescentes com 5 jogos do campeonato à 2ª feira? Qual é o pai ou mãe que leva o filho de 8, 10, 12 anos a um jogo destes no inverno?

Até podem dar bilhetes de borla, como já aconteceu este ano penso que contra o Belenenses, jogo à 2ª feira às 20h30 é sinónimo de estádio vazio. E não é só aqui, é aqui e em qualquer país do mundo. Vejam as assistências dos poucos jogos feitos à 2ªa feira noutros campeonatos e vão chegar à mesma conclusão.

Com jogos a dias e horas decentes conseguimos o primeiro passo para cativar as pessoas. O resto são as ideias que já muitos colocaram acima sobre o estádio, quotas, campanhas, etc, etc.

Os meus!

Ser de um clube tem de ser sempre mais um sacrifício do que um prazer, principalmente de um clube que se diz de guerreiros. Se assim não fosse era do Braga quem queria e não quem sentia!
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2017, 11:52 por repost »
LS
LS Equipa Principal
  • *****
  • 4989
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #173 em: 09 de Fevereiro de 2017, 11:59 »
As universidades visitam o estádio porque é uma estrutura em si inédita, mas eu posso ter um sofá em casa inédito sem conforto nenhum, que não me apetece sentar nele. Lá por ser inédito, aquilo de estádio moderno (160M€), conforto etc não tem nada. Nem bares, imagine-se,

Um lunático decidiu fazer uma estrutura tipo estendal com base em construções de civilizações passadas para poder ganhar prémios, conseguiu orçamento, e no final, depois daquilo erguido é que se lembrou que ia ser um estádio e meteu lá 4 bancadas
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2017, 12:04 por Layne Staley »
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #174 em: 09 de Fevereiro de 2017, 12:01 »
Como se diz em bom português do norte, e sem querer ferir suscetibilidades, "Não me f****!" Até podíamos ter os adeptos mais fidelizados do mundo, um jogo às 21h de segunda-feira, com chuva vento e frio, num estádio fora da cidade NUNCA vai encher, nem sequer ter meia casa. A não ser que seja um jogo grande ou fulcral para a época.

Colocar horários dos jogos decentes tem uma diferença enorme! Vai toda a gente que gosta de futebol, leva-se os miúdos que passam a ficar com o "bichinho", leva-se os amigos que vem passar o fim-de-semana, etc, etc.

Como querem fidelizar crianças e adolescentes com 5 jogos do campeonato à 2ª feira? Qual é o pai ou mãe que leva o filho de 8, 10, 12 anos a um jogo destes no inverno?

Até podem dar bilhetes de borla, como já aconteceu este ano penso que contra o Belenenses, jogo à 2ª feira às 20h30 é sinónimo de estádio vazio. E não é só aqui, é aqui e em qualquer país do mundo. Vejam as assistências dos poucos jogos feitos à 2ªa feira noutros campeonatos e vão chegar à mesma conclusão.

Com jogos a dias e horas decentes conseguimos o primeiro passo para cativar as pessoas. O resto são as ideias que já muitos colocaram acima sobre o estádio, quotas, campanhas, etc, etc.

Os meus!

Ser de um clube tem de ser sempre mais um sacrifício do que um prazer, principalmente de um clube que se diz de guerreiros. Se assim não fosse era do Braga quem queria e não quem sentia!

Mas isso são raros exemplos. Quando ver um jogo de futebol se torna um sacrificio significa que algo está errado. O número de pessoas supostas a "sacrificar" a sua vida quotidiana para ir ver um jogo de futebol, que quer queiramos quer não é algo supérfluo, é muito baixo.

O futebol é um espectáculo como um concerto, cinema, teatro etc. Infelizmente aqui em Portugal os clubes ainda não perceberam isso. Em Portugal os clubes, e adeptos, acham que os adeptos têm que ir ao estádio por obrigação. E é por isso que os estádios estão vazios e vão continuar a estar.

Vejam o que fez a bundesliga nos anos 90 para passar todos os estádios de meio vazios aos estádios no mundo com mais % de ocupação. Não foi concerteza a pensar que os adeptos é que são obrigados a ir ao jogo. Fazem um espetáculo, uma festa, à volta do jogo! E colocam os jogos a horas decentes! Tornaram o seu produto interessante e mais acessível e TODOS ganharam com isso.

As pessoas têm que gostar de ir ao jogo, ter interesse no clube, no espetáculo, na experiência. O produto que o clube vende é o jogo de futebol. Qual é a empresa normal que acha que o seu cliente tem que fazer um sacrifício para comprar o seu produto? Certamente uma falida e sem vendas...
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2017, 12:05 por NightHawk »
rvx Equipa Principal
  • *****
  • 2127
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #175 em: 09 de Fevereiro de 2017, 12:10 »

Os meus!

Ser de um clube tem de ser sempre mais um sacrifício do que um prazer, principalmente de um clube que se diz de guerreiros. Se assim não fosse era do Braga quem queria e não quem sentia!

Discordo totalmente, especialmente nesta era. Já se diz isto há muito tempo, mas repito: hoje em dia, o futebol concorre com muitas outras actividades e com a própria televisão; assumir que os adeptos é que têm de fazer sacrifícios para ir ver um jogo e não atraí-los para um estádio é uma excelente forma de perdê-los. E o Porto é um mau exemplo, porque sei de testemunhos dados por sócios do Porto que eles trabalham de forma muito mais profissional do que o Braga, há vários anos, especialmente na parte da comunicação e benefícios aos sócios.

Quanto ao estádio, considero o Dragão o melhor estádio em termos de acessibilidade e condições, e eu já fui a muitos estádios. Portanto, a comparação falha aí também, por várias razões. Primeiro, o estádio é fechado, logo, está muito menos exposto aos elementos, enquanto o de Braga tem uma abertura para norte. Segundo, tem excelente circulação em torno do estádio, o que facilita a localização das portas. Já o de Braga tem uma enorme separação entre nascente e poente, o que dificulta muito a vida a pessoas que se enganem e tenham de mudar de bancada. Terceiro, está localizado junto ao antigo estádio, numa zona com bons acessos pedonais e de transportes públicos - ter um metro à porta faz uma enorme diferença. Já o de Braga está fora da cidade, separado por uma montanha. Os únicos acessos são uma via rápida que engarrafa muito e uma estrada estreita. Em jogos com grande afluência, para evitar a confusão, uma pessoa é obrigada a deixar o carro longe do estádio e caminhar por carreiros enlameados e com pouca iluminação. Isto é bem pior do que descer a alameda do Dragão. Isto, para não falar das pessoas que têm de subir para o Bairro e da oferta limitada de transportes públicos. Quarto, enquanto o dragão deve ter dois ou três lances de escadas para atingir o topo do estádio, no de Braga é-se obrigado a escalar uma "montanha". Há que ver que o Braga tem bancadas muito altas (15 mil pessoas concentras numa bancada central) e que as entradas são na base ou no topo. Em qualquer estádio decente deste género em que estive (Camp Nou, Bernabéu, etc), a entrada era a meio.

E, apesar de todas estas vantagens que o Dragão possui em relação ao EMB, o Porto baixou muito as assistências nos últimos anos devido a maus resultados. Se não me engano, houve até um jogo com menos do que 20 mil pessoas, o que, para um clube com cerca de 100 mil sócios, não é melhor do que o Braga levar 5 mil quando tem 20 mil sócios. Portanto, ninguém me convence de que os adeptos do Braga é que são maus com exemplos desses e tendo em conta os fracos horários dos jogos. Ninguém honesto ignora o facto de que nos últimos 5/10 jogos o Braga jogou sempre num dos piores horários do fim de semana ou à semana.
« Última modificação: 09 de Fevereiro de 2017, 12:13 por rvx »
rnmc
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #176 em: 09 de Fevereiro de 2017, 12:13 »
Como se diz em bom português do norte, e sem querer ferir suscetibilidades, "Não me f****!" Até podíamos ter os adeptos mais fidelizados do mundo, um jogo às 21h de segunda-feira, com chuva vento e frio, num estádio fora da cidade NUNCA vai encher, nem sequer ter meia casa. A não ser que seja um jogo grande ou fulcral para a época.

Colocar horários dos jogos decentes tem uma diferença enorme! Vai toda a gente que gosta de futebol, leva-se os miúdos que passam a ficar com o "bichinho", leva-se os amigos que vem passar o fim-de-semana, etc, etc.

Como querem fidelizar crianças e adolescentes com 5 jogos do campeonato à 2ª feira? Qual é o pai ou mãe que leva o filho de 8, 10, 12 anos a um jogo destes no inverno?

Até podem dar bilhetes de borla, como já aconteceu este ano penso que contra o Belenenses, jogo à 2ª feira às 20h30 é sinónimo de estádio vazio. E não é só aqui, é aqui e em qualquer país do mundo. Vejam as assistências dos poucos jogos feitos à 2ªa feira noutros campeonatos e vão chegar à mesma conclusão.

Com jogos a dias e horas decentes conseguimos o primeiro passo para cativar as pessoas. O resto são as ideias que já muitos colocaram acima sobre o estádio, quotas, campanhas, etc, etc.

Os meus!

Ser de um clube tem de ser sempre mais um sacrifício do que um prazer, principalmente de um clube que se diz de guerreiros. Se assim não fosse era do Braga quem queria e não quem sentia!

Mas isso são raros exemplos. Quando ver um jogo de futebol se torna um sacrificio significa que algo está errado. O número de pessoas supostas a "sacrificar" a sua vida quotidiana para ir ver um jogo de futebol, que quer queiramos quer não é algo supérfluo, é muito baixo.

O futebol é um espectáculo como um concerto, cinema, teatro etc. Infelizmente aqui em Portugal os clubes ainda não perceberam isso. Em Portugal os clubes, e adeptos, acham que os adeptos têm que ir ao estádio por obrigação. E é por isso que os estádios estão vazios.

As pessoas têm que gostar de ir ao jogo, ter interesse no clube, no espetáculo, na experiência. O produto que o clube vende é o jogo de futebol. Qual é a empresa normal que acha que o seu cliente tem que fazer um sacrifício para comprar o seu produto? Certamente uma falida e sem vendas...

Pois, e os concertos e os teatros cá em Braga estão realmente lotados! E há a qualquer hora, melhores cadeiras deve ser impossível.
O futebol já há muito que deixou de ser um espectáculo, o espectáculo somos nós que o fazemos nas bancadas. O jogo em si vive-se da emoção e essa só a sente quem sente o clube.

Querem jogos ao sábado à tarde para levar os filhos, têm a equipa B no estádio 1º de Maio que jogam sempre de tarde e a boas horas, têm o futebol feminino e para quem gosta de ver jogos de manhã têm os juniores e esses continuam vazios! Querem lugares cobertos e quentinhos têm o futsal na AAUM.
E não é por isso que eles estão sempre cheios, e em termos de espectáculo acredita que qualquer um deles deve tar a um nível semelhante ou superior a um jogo médio da nossa liga.

Percebam isto, quem não vai ao estádio agora é porque não quer! É porque o sofá vai ser sempre mais confortável e vai estar sempre muito mais perto que o estádio.

E com isto não estou a defender horários de m*rda que nos são impostos, mas a falta de adeptos no estádio vai muito para lá disso!
C.P.
C.P. Equipa Reservas
  • ****
  • 825
  • braga sempre/ braga até morrer
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #177 em: 09 de Fevereiro de 2017, 12:14 »
Enquanto o clube não perceber que ter 10000 a pagar 3€ é igual a ter 30000 a pagar 1€, nada vai mudar.
Nem mais, é um pensamento que me ocorre muitas vezes.
SEMPRE MAS SEMPRE BRAGA E SÓ BRAGA
rnmc
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #178 em: 09 de Fevereiro de 2017, 12:24 »

Os meus!

Ser de um clube tem de ser sempre mais um sacrifício do que um prazer, principalmente de um clube que se diz de guerreiros. Se assim não fosse era do Braga quem queria e não quem sentia!

Discordo totalmente, especialmente nesta era. Já se diz isto há muito tempo, mas repito: hoje em dia, o futebol concorre com muitas outras actividades e com a própria televisão; assumir que os adeptos é que têm de fazer sacrifícios para ir ver um jogo e não atraí-los para um estádio é uma excelente forma de perdê-los. E o Porto é um mau exemplo, porque sei de testemunhos dados por sócios do Porto que eles trabalham de forma muito mais profissional do que o Braga, há vários anos, especialmente na parte da comunicação e benefícios aos sócios.

Quanto ao estádio, considero o Dragão o melhor estádio em termos de acessibilidade e condições, e eu já fui a muitos estádios. Portanto, a comparação falha aí também, por várias razões. Primeiro, o estádio é fechado, logo, está muito menos exposto aos elementos, enquanto o de Braga tem uma abertura para norte. Segundo, tem excelente circulação em torno do estádio, o que facilita a localização das portas. Já o de Braga tem uma enorme separação entre nascente e poente, o que dificulta muito a vida a pessoas que se enganem e tenham de mudar de bancada. Terceiro, está localizado junto ao antigo estádio, numa zona com bons acessos pedonais e de transportes públicos - ter um metro à porta faz uma enorme diferença. Já o de Braga está fora da cidade, separado por uma montanha. Os únicos acessos são uma via rápida que engarrafa muito e uma estrada estreita. Em jogos com grande afluência, para evitar a confusão, uma pessoa é obrigada a deixar o carro longe do estádio e caminhar por carreiros enlameados e com pouca iluminação. Isto é bem pior do que descer a alameda do Dragão. Isto, para não falar das pessoas que têm de subir para o Bairro e da oferta limitada de transportes públicos. Quarto, enquanto o dragão deve ter dois ou três lances de escadas para atingir o topo do estádio, no de Braga é-se obrigado a escalar uma "montanha". Há que ver que o Braga tem bancadas muito altas (15 mil pessoas concentras numa bancada central) e que as entradas são na base ou no topo. Em qualquer estádio decente deste género em que estive (Camp Nou, Bernabéu, etc), a entrada era a meio.

E, apesar de todas estas vantagens que o Dragão possui em relação ao EMB, o Porto baixou muito as assistências nos últimos anos devido a maus resultados. Se não me engano, houve até um jogo com menos do que 20 mil pessoas, o que, para um clube com cerca de 100 mil sócios, não é melhor do que o Braga levar 5 mil quando tem 20 mil sócios. Portanto, ninguém me convence de que os adeptos do Braga é que são maus com exemplos desses e tendo em conta os fracos horários dos jogos. Ninguém honesto ignora o facto de que nos últimos 5/10 jogos o Braga jogou sempre num dos piores horários do fim de semana ou à semana.

1º ponto -  não concordo, eles trabalham bem melhor na parte da comunicação mas nos benefícios não é bem assim. Por isso é que existem muitos que são sócios do claque e não do clube.

2º ponto - No dragão se quiseres ir para a outro lado do estádio tens de dar a volta ao estádio todo, no EMB passas por baixo do relvado que é bem mais perto. Realistacamente, o estádio tem 15000 lugares nas bancadas inferiores que não possuem tantas escadas quando isso e continuam vazios... Maior parte das vezes as superiores estão ás moscas.

3ºponto -  Os autocarros funcionam bem, a viagem não é assim tão longa que uma pessoa não consiga fazer de pé no mesmo. E não me enganem com essa do ter de andar a pé, esta época foi-me quase sempre possível deixar o carro no estacionamento em frente ao estádio, ou a, no máximo, 5 minutos a pé.

Na questão da protecção contra chuva e vento concordo contigo, mas aí já entra a ideia que se os jogos fossem mais cedo esse problema não fosse tão critico.
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #179 em: 09 de Fevereiro de 2017, 12:25 »
Como se diz em bom português do norte, e sem querer ferir suscetibilidades, "Não me f****!" Até podíamos ter os adeptos mais fidelizados do mundo, um jogo às 21h de segunda-feira, com chuva vento e frio, num estádio fora da cidade NUNCA vai encher, nem sequer ter meia casa. A não ser que seja um jogo grande ou fulcral para a época.

Colocar horários dos jogos decentes tem uma diferença enorme! Vai toda a gente que gosta de futebol, leva-se os miúdos que passam a ficar com o "bichinho", leva-se os amigos que vem passar o fim-de-semana, etc, etc.

Como querem fidelizar crianças e adolescentes com 5 jogos do campeonato à 2ª feira? Qual é o pai ou mãe que leva o filho de 8, 10, 12 anos a um jogo destes no inverno?

Até podem dar bilhetes de borla, como já aconteceu este ano penso que contra o Belenenses, jogo à 2ª feira às 20h30 é sinónimo de estádio vazio. E não é só aqui, é aqui e em qualquer país do mundo. Vejam as assistências dos poucos jogos feitos à 2ªa feira noutros campeonatos e vão chegar à mesma conclusão.

Com jogos a dias e horas decentes conseguimos o primeiro passo para cativar as pessoas. O resto são as ideias que já muitos colocaram acima sobre o estádio, quotas, campanhas, etc, etc.

Os meus!

Ser de um clube tem de ser sempre mais um sacrifício do que um prazer, principalmente de um clube que se diz de guerreiros. Se assim não fosse era do Braga quem queria e não quem sentia!

Mas isso são raros exemplos. Quando ver um jogo de futebol se torna um sacrificio significa que algo está errado. O número de pessoas supostas a "sacrificar" a sua vida quotidiana para ir ver um jogo de futebol, que quer queiramos quer não é algo supérfluo, é muito baixo.

O futebol é um espectáculo como um concerto, cinema, teatro etc. Infelizmente aqui em Portugal os clubes ainda não perceberam isso. Em Portugal os clubes, e adeptos, acham que os adeptos têm que ir ao estádio por obrigação. E é por isso que os estádios estão vazios.

As pessoas têm que gostar de ir ao jogo, ter interesse no clube, no espetáculo, na experiência. O produto que o clube vende é o jogo de futebol. Qual é a empresa normal que acha que o seu cliente tem que fazer um sacrifício para comprar o seu produto? Certamente uma falida e sem vendas...



Querem jogos ao sábado à tarde para levar os filhos, têm a equipa B no estádio 1º de Maio que jogam sempre de tarde e a boas horas, têm o futebol feminino e para quem gosta de ver jogos de manhã têm os juniores e esses continuam vazios! Querem lugares cobertos e quentinhos têm o futsal na AAUM.

Percebam isto, quem não vai ao estádio agora é porque não quer! É porque o sofá vai ser sempre mais confortável e vai estar sempre muito mais perto que o estádio.

E com isto não estou a defender horários de m*rda que nos são impostos, mas a falta de adeptos no estádio vai muito para lá disso!

Então este problema não tem resolução, é isso? Simplesmente as pessoas ou se sacrificam a ir ou então não são dignas de irem ao futebol.

Ou então nem sequer há problema para ti? Temos 9000 adeptos "fidelizados" e pronto. É isto. São os que são. e Para sempre serão assim.

Pois então para que existem equipas de marketing nos clubes? Sendo assim não era preciso. Marca-se o jogo e o povo que vá.

O teu pensamento é exatamente o pensamento que existe em todos os clubes portugueses e na própria liga de futebol. E os resultados estão aí. Assistências miseráveis, que diminuem todos os anos, clubes falidos e uma liga, ela mesmo, falida.

a liga e os clubes alemães, ingleses, espanhóis e americanos (o expoente máximo do desporto tornado em espetáculo com recordes de assistências e receitas) estão todos errados ao terem tentado maximizar o número de adeptos melhorando as condições dos estádios, dos jogos, do merchandising, da cobertura televisiva, etc. Eles, que são as melhores ligas do mundo é que estão errados. Nós, com o nosso pensamento "Só vai quem quer e quem sente o clube!" com assistências de miséria é que temos razão...
 

Anuncios M