Quantcast
Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
419 Respostas
85878 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
SEMPRESCB
SEMPRESCB Equipa Principal
  • *****
  • 8055
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #340 em: 12 de Maio de 2019, 22:38 »
O Boavista, tendo em conta o sucesso das campanhas que fizeram nos últimos jogos em casa, anunciou isto: http://www.zerozero.pt/news.php?id=250155

Não digo a nossa direção ser tão radical, mas é de se ter em conta a forma como o Boavista tem conseguido voltar a chamar antigos sócios e adeptos.

Se a nossa política de atração de adeptos continuar, é bem provável que na próxima época fiquemos em 6º no nº de adeptos no estádio...
Boas medidas. E acho que poderíamos fazer algo bastante semelhante.
Então, até aos 18 não se pagar quotas já deveríamos ter feito.

Fazer algo equilibrado, em que os sócios com cadeira saíssem a ganhar (nem que seja por uma margem mínima) em relação aos sócios normais e estes em relação aos acompanhantes.

Não me importo de “copiar” bons exemplos, e este é um deles!
Com esses preços acho que teríamos tambem bem mais gente na Pedreira, certo que teremos à partida (e correndo bem) jogos europeus mas isso facilmente se fixaria um preço interessante ao nível de bilhetes para sócios e nem que a cadeira fosse um pouco mais elevada que os 25€ de lá acho que sim é uma política a seguir. No entanto temos de entender que no futebol como em todo o negocio as marcas têm o seu valor e a marca Braga vale bem mais que a marca Boavista nos tempos que correm.
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16385
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #341 em: 12 de Maio de 2019, 23:49 »
O exemplo do Boavista não é tão descabido. Já coloquei isto aqui há bastante tempo atrás, mas volto a colocar.
Há alguns anos mas não há assim tantos, era se sócio (consoante bancada) e bastava apresentar o cartão com quotas em dia e entrava-se pra nossa bancada. Havia depois os jogos de época (3 o que o boavista chama nivel 1) em que os sócios tinham de comprar bilhete. Era assim em todos os clubes, como continua a ser nos clubes não profissionais (na II Liga talvez). E existiam os cativos
Depois vieram os lugares anuais, começou nos metralhas mas logo alastrou a praticamente todos. A última vez que li um estudo sobre isto só um clube da I liga não tinha lugar anual, e era a Naval 1º de maio (portanto ao tempo que já foi).

Ser sócio dá direito a ficar sem umas massas das quotas, uma data de acessos e parcerias, que na verdade não aquecem nem arrefecem, e no que diz respeito ao futebol senior (que é para isso que 99% da malta se faz sócia), dá direito a zero. Às vezes nem jogo de apresentação.

Os jogos chamados nivel 3, têm pouco valor comercial,  poucos bilhetes se devem vender.
Eu acredito que se quando sobem as quotas, se aplicam uma redução brutal em alguns lugares anuais, as assistências poderiam até subir.
Não digo que os lugares anuais deixassem de existir, iriam permitir a malta ter sempre o mesmo lugar, sempre juntos, à partida lugares no mesmo sitio.
Mas deveria de haver a possibilidade de os sócios, sem pagar mais, pudessem assistir a todos os jogos nivel 3 (poderiam não ser os mesmos do boavista) em determinadas zonas do estádio.

Não tenho dúvidas de que ter o jogo incluído é que faz com que em jogos de baixo cartaz, em horas fracas, não tenham pior assistências. E 2º, com hábito continuo de ir ao estádio é que se ganham adeptos, não é ir 1 vez por anos ver o belenenses.

Já agora, quanto seria o custo desta medida? Parece me pouco face ao que teríamos a ganhar. Quem diz esta, diz outras com este objectivo, porque não há dúvidas que algo tem de mudar radicalmente ou o estádio ficará com 1000 ou assim
Quem não sente não é filho de boa gente.
Anuncios M
Anuncios M
PAF Equipa Principal
  • *****
  • 5954
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #342 em: 13 de Maio de 2019, 00:13 »
O Boavista, tendo em conta o sucesso das campanhas que fizeram nos últimos jogos em casa, anunciou isto: http://www.zerozero.pt/news.php?id=250155

Não digo a nossa direção ser tão radical, mas é de se ter em conta a forma como o Boavista tem conseguido voltar a chamar antigos sócios e adeptos.

Se a nossa política de atração de adeptos continuar, é bem provável que na próxima época fiquemos em 6º no nº de adeptos no estádio...
Boas medidas. E acho que poderíamos fazer algo bastante semelhante.
Então, até aos 18 não se pagar quotas já deveríamos ter feito.

Fazer algo equilibrado, em que os sócios com cadeira saíssem a ganhar (nem que seja por uma margem mínima) em relação aos sócios normais e estes em relação aos acompanhantes.

Não me importo de “copiar” bons exemplos, e este é um deles!
Com esses preços acho que teríamos tambem bem mais gente na Pedreira, certo que teremos à partida (e correndo bem) jogos europeus mas isso facilmente se fixaria um preço interessante ao nível de bilhetes para sócios e nem que a cadeira fosse um pouco mais elevada que os 25€ de lá acho que sim é uma política a seguir. No entanto temos de entender que no futebol como em todo o negocio as marcas têm o seu valor e a marca Braga vale bem mais que a marca Boavista nos tempos que correm.
As marcas valem o que o pessoal quiser pagar por elas. O Slb vale muito, mas no fim vale menos de metade do último classificado da liga Inglesa que é por norma uma equipa que até há 15 dias atrás nunca tínhamos ouvido falar nela. (há lá meia dúzia de equipas que isoladas valem nada, ninguém as conhece)
E isto para dizer que simplesmente o Braga teoricamente até pode ter muito valor, mas as marcas/pessoas não pagam o pedido, vemos isso na publicidade por exemplo, com as camisolas e vemos isso nas assistências com uma diminuição diria que brutal de adeptos. Não tem só a ver com o preço é claro, mas é um dos factores.
Esta medida do Boavista é fantástica, mas isolada vale de muito pouco parece-me. Esta devia ser uma estratégia geral para o futebol português a curto e médio prazo.
Outra coisa positiva, ainda nem acabou a época e já têm a próxima preparada.
Há que ter em conta que o valor do sócio enquanto valor financeiro é quase residual nos dias de hoje no valor global dos orçamentos, então se formos unicamente aos jovens é irrisório.
O que dá mais dinheiro ter 8mil pagantes, ou 15mil não pagantes (ou um valor mais residual)? Eu não sei, mas alguém devia fazer estas contas. A mim teoricamente e provavelmente nos dias de hoje é possível criar condições de grandeza nas receitas que podem complementar algumas supostas perdas. Em merchandising, TVs, bares, publicidade. É preciso criar valor à marca e isso só se consegue com mais gente.
Mas a juntar a isto são precisas muitas outras medidas, de segurança por exemplo e de credibilização do futebol. É hoje ir ao facebook e até dá piada ver tanto circo... que futebol é este! Quem está disposto a pagar para este circo? Eu cada vez menos, sinceramente.
Infelizmente não acredito que nada disto irá acontecer e menos ainda que sozinhos consigamos alguma coisa.
Duarte
Duarte Equipa Principal
  • *****
  • 3840
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #343 em: 13 de Maio de 2019, 00:14 »
Já agora porreiro era também ter um estádio como o do Bessa, fechadinho, boa acústica, central, com comércio e restauração à volta e não ficou por um balúrdio como o nosso... É dos estádios que mais gosto de ir ver o Braga fora. Teríamos nesta altura seguramente assistências a rondar a que o Boavista teve no sábado.
O FÓRUM DE BRAGA:
www.forum.bracarae.com
PEDRØ XVI
PEDRØ XVI Equipa Principal
  • *****
  • 5572
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #344 em: 13 de Maio de 2019, 00:19 »
Eu não estou muito por dentro dos valores arrecadados com a bilheteira anualmente (quotas, cadeiras e bilhetes) mas duvido muito que chegue sequer aos 10% do orçamento. Para um clube como o Braga que vive basicamente da venda de jogadores e de patrocínios as receitas feitas através da bilheteira acabam por ser quase irrisórias.

Medidas como esta ou estratégias semelhantes possivelmente aumentariam as assistências de forma considerável e os valores arrecadados através das bilheteiras, muito provavelmente, acabariam por ser semelhantes. Seria sempre uma 'win-win situation' na minha opinião.
O forum de "reserva": https://superbraga.freeforums.net
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16385
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #345 em: 13 de Maio de 2019, 01:56 »
Eu não estou muito por dentro dos valores arrecadados com a bilheteira anualmente (quotas, cadeiras e bilhetes) mas duvido muito que chegue sequer aos 10% do orçamento. Para um clube como o Braga que vive basicamente da venda de jogadores e de patrocínios as receitas feitas através da bilheteira acabam por ser quase irrisórias.

Medidas como esta ou estratégias semelhantes possivelmente aumentariam as assistências de forma considerável e os valores arrecadados através das bilheteiras, muito provavelmente, acabariam por ser semelhantes. Seria sempre uma 'win-win situation' na minha opinião.
O grosso dessa parecela vem das quotas e dos jogos com metralhas.
Em quotas tens 12.000 pagantes talvez. 12 meses, média de 8,5 talvez mais (crianças e mulheres pagam menos). Isto deve dar quase um milhao.
O jogo com as galinhas deve ter dado 500_600 mil talvez, os outros menos. Talvez dê outro milhão nisto (depois tens iva).

Ou seja dá para um pouco mais que 10% do orçamento. Mas se mexeres nos jogos menor valor, perdes mt mt pouco. E como o PAF diz, entre baixar valor quotas ou baixar n socios...

E continuando a história das marcas, a Serie A era das melhores. Depois ficou para trás. Tínhamos La Liga cheia de mediatismo. Bastou mudar 1 jogador para alterar substancialmente o jogo de forças (não inverteu mas abanou mt teve efeito enorme em italia).
Alemanha era bayern e mais meia duzia e compete em €€€€ com liga inglesa.
A liga inglesa, qualidade equilibrio etc. Qt recebe o 1o e qt recebe o ultimo? Pois.

Enviado do meu SM-J610FN através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #346 em: 13 de Maio de 2019, 10:49 »
Há uma questão fundamental que é a diferença entre clube e SAD...
As receitas das quotas vão para o clube, a receita de bilhética, se não estou em erro, vão para a SAD.

As quotas são fundamentais para manter o clube que não tem grandes fontes de receitas. Para a SAD o valor ganho na bilheteira deverá ser irrisório no orçamento global de uma época.

O que o Boavista fez serve no contexto deles. Acho que no nosso caso ser tão radical pode levar a uma redução do valor da marca e a médio prazo levar que as pessoas se acostumem (como em Guimarães onde quase ninguém se faz sócio porque arranjam bilhetes de borla todos os jogos).

Mas é um exemplo a seguir. A questão é mesmo dar um maior valor ao facto de se ser sócio, levando a um aumento de quotização (que inclusivamente ajuda o clube).
Todos sabemos que tirando os jogos dos 3 grandes e talvez o do Guimaraes, os outros têm pouco atrativo e são poucos os que aceitam pagar para ver um jogo desses. O valor do futebol português é muito baixo. Entre ir ver um Braga x Tondela a 5 ou 10 euros (bilhete de publico) ou ir ao cinema nem há dúvidas para o público normal que não é "maluquinho da bola" como nós. Pelo que assumir isso (como fez o Boavista) é um ato de gestão realista.

Acho que a SAD poderia fazer algo do género:
  • Cadeira anual entre 25 a 35 eur (dependendo da zona)
  • Jogos contra os grandes e Guimarães: 15 eur Sócios, grátis sócios com cadeira, sem bilhetes de público (só os 1500 obrigatórios)
  • Jogos contra os 13: 2eur para todos os sócios, 2 bilhetes de acompanhante a 2 eur para quem tem cadeira, sem bilhetes de público (só os 1500 obrigatórios).
  • Jogos taça da liga: 5 eur para sócios sem cadeira, grátis para sócios com cadeira.
  • Liga Europa: Jogos pre-eliminatória: Grátis para cadeira, 10 eur sócios sem cadeira (bilhetes de público é o que for obrigatório na UEFA).
  • Liga Europa: Fase grupos (se lá chegarmos): Pack 10 eur para sócios com cadeira, 10 eur por jogo sócios sem cadeira (bilhetes de público é o que for obrigatório na UEFA).
  • Liga Europa: Fase a eliminar (se lá chegarmos): 5 eur para sócios com cadeira, 15 eur por jogo sócios sem cadeira (bilhetes de público é o que for obrigatório na UEFA).
    Equipa feminina e modalidades: grátis a todos os sócios, sócios com cadeira podem levar 2 acompanhantes grátis.

O objetivo é "forçar" o aumento do número de sócios, aumentar o valor de se ser sócio, trazer mais gente da cidade (bilhetes de acompanhante).
« Última modificação: 13 de Maio de 2019, 10:53 por NightHawk »
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16385
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #347 em: 13 de Maio de 2019, 11:00 »
"Sem bilhetes de público"
"Sem bilhetes de público"
"Sem bilhetes de público"
"só os obrigatórios peça uefa"
Quem não sente não é filho de boa gente.
Anuncios M
Anuncios M
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #348 em: 13 de Maio de 2019, 11:21 »
A ideia é que os lugares de público que não vamos vender sejam ocupados por sócios (cuja ideia é aumentar) e acompanhantes de sócio.

Sim, vamos perder dinheiro com esta medida. Mas nos 13 jogos "pequenos" a receita de bilheteira é residual pelo que pouca diferença faz se é que vai fazer alguma. Pelo que em 13 jogos isto é um "não-tema".

A receita nos jogos grandes vai sofrer um rombo. Mas se isso for suplantado com o aumento de quotas e de adeptos no estádio nos outros jogos todos (que aumenta as vendas de merchandising e consumo nos bares) se calhar fica ela por ela.

Ninguém compra bilhetes de público para ir ver os Tondelas da vida. Já estamos fartos de ver isso todos os anos.

Se o problema é turistas que queiram ir ao jogo podem por uns 1000 bilhetes à venda a 20 euros que no fim não vão fazer diferença nenhuma (é só para dizer que tem)...
« Última modificação: 13 de Maio de 2019, 11:26 por NightHawk »
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16385
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #349 em: 13 de Maio de 2019, 12:54 »
Não é o dinheiro é o princípio e a coerência. O rio ave são uns ***** por não venderem mais bilhetes. O arouca ano passado idem. Aqui...

E já agora acho porreira a mensagem "melhoria de condições para levar mais braguistas ao estádio, mas o melhor mesmo é fechar o público para não passarmos vergonhas, porque afinal isto não é assim tão bom"

Fechem uma bancada e metam publicidade

Enviado do meu SM-J610FN através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #350 em: 13 de Maio de 2019, 14:43 »
Também sou contra criticarmos o rio ave por não dar bilhetes e depois querermos fazer igual. Não fui eu que o fiz, aliás fui dos que precisamente levantou essa incongruência dos posts dos jogos com Porto e Benfica.

Mas entendo o teu ponto.

A questão dos bilhetes de público não tem qualquer relevância em 14 jogos da época. Não há clube nenhum que traga mais do que 1500 adeptos e não me choca que se pudesse abrir mais esse leque (mais 1000 ou 1500) para algum clube que peça mais bilhetes da mesma forma que nós às vezes pedimos. É uma questão que não se coloca em termos práticos em 82% dos jogos.

A questão coloca-se nos jogos contra os grandes, principalmente Benfica e Porto (quase poderia dizer que o Sporting insere-se no outro lote porque conto pelos dedos de uma mão as vezes que o Sporting trouxe mais de 1500 adeptos tirando a final four da taça da liga).

Eu não tenho nada contra virem adeptos adversários, não sou fundamentalista e por mim via bem o jogo ao lado de um adepto adversário. E se quiser gritar golo poderia fazê-lo. Não tenho nada contra e para mim é uma questão de civismo. E se houver 10 mil adeptos adversários também não tenho nada contra. Não fui dos que ficou melindrado nem chateado nos jogos contra Porto e Benfica esta época.

A questão é estratégica em termos de marketing. A forma como nos posicionamos e comunicamos. A forma como queremos que a cidade e a região nos veja.

Se queremos afirmar o clube na própria cidade temos que criar formas de 1) Trazer mais gente aos jogos pequenos, porque é nesses que nos falta gente, 2) nos jogos grandes reduzir a influência dos adversários, colocando-os como qualquer outro adversário com 1500 bilhetes (novamente, não me choca em jogos com mais procura aumentar para 2000 ou 3000).

Na teoria, pela nossa estratégia de bilhética, tratamos todos os adversários da mesma forma, há os 1500 enviados para eles e mais 10 ou 15 mil de publico para quem quiser comprar (não sei ao certo quantos). Mas na prática estamos a considerar Benfica e Porto diferentes. Porque nenhum outro clube usa mais do que os 1500 da praxe a não ser Benfica e Porto. E daí que na realidade eles saem favorecidos porque vão ter sempre muitos adeptos cá. Isso não ajuda a que a cidade se torne para o clube. Antes afasta, porque a romaria de adeptos tem impactos em toda a cidade, e quem está dividido, e quer queiramos quer não, e infelizmente, a maioria dos adeptos da cidade gosta de algum grande para além do Braga (é assim em TODAS as cidades em Portugal), olha para estes jogos ainda como "lá vem o grande mostrar a sua força" em vez de a sua vinda não ter qualquer impacto pois 1500 adeptos não criam nenhum ímpeto.

Que mensagem de marketing passamos à cidade e à região ao ter o nosso estadio com 60% de adeptos do Braga e 40% do adversário como tivemos contra Benfica ou 70%/30% como contra o Porto?

Em vez de "lá vem o grande mostrar a sua força com uma maré de gente" estes jogos têm que passar a mensagem de "de facto, aqui já se nota que o grande pouca influência tem em Braga."

E a tua ideia da bancada até é boa e não me chocaria nada (se calhar chocaria a alguns). Podia-se reduzir para já a lotação do estádio para 25 mil e fechar toda a bancada nascente superior à exceção dos 1500 e colocar lá publicidade. É que na realidade nestes 15 anos de estádio foi raro o jogo em que estiveram mais de 24 mil adeptos no estádio.
« Última modificação: 13 de Maio de 2019, 15:01 por NightHawk »
Anuncios G
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16385
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #351 em: 13 de Maio de 2019, 17:10 »
Em vez de "lá vem o grande mostrar a sua força com uma maré de gente" estes jogos têm que passar a mensagem de "de facto, aqui já se nota que o grande pouca influência tem em Braga."
Aprecio a tua opinião, devidamente fundamentada, apesar de discordar na maior parte dos pontos. Por exemplo este citado, ter um jogo destes (e imaginemos que o Braga até estaria em boa posição). Se tivesse só 13 ou 15 mil, adeptos, por não haver bilhetes de público, de certeza que não se falaria da influência na cidade, mas de um clube que perfere ter o estádio vazio para não mostrar que é uma cidade de lampiões. Duvidas que seria esta a mensagem repetida e passada, inclusivé na própria cidade?

Se conseguirmos fazer pela positiva, se a equipa estiver bem, enchemos o estádio contra o benfica. Liga Europa, não precisou de bloquear adeptos e todos pagavam. Se o produto for atractivo (qualidade/preço) a malta adere. Mas precisam de saber o que é o produto, e quanto custa.
Quem não sente não é filho de boa gente.
Observador
Observador Equipa Principal
  • *****
  • 2718
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #352 em: 13 de Maio de 2019, 17:29 »
Em vez de "lá vem o grande mostrar a sua força com uma maré de gente" estes jogos têm que passar a mensagem de "de facto, aqui já se nota que o grande pouca influência tem em Braga."
Aprecio a tua opinião, devidamente fundamentada, apesar de discordar na maior parte dos pontos. Por exemplo este citado, ter um jogo destes (e imaginemos que o Braga até estaria em boa posição). Se tivesse só 13 ou 15 mil, adeptos, por não haver bilhetes de público, de certeza que não se falaria da influência na cidade, mas de um clube que perfere ter o estádio vazio para não mostrar que é uma cidade de lampiões. Duvidas que seria esta a mensagem repetida e passada, inclusivé na própria cidade?

Se conseguirmos fazer pela positiva, se a equipa estiver bem, enchemos o estádio contra o benfica. Liga Europa, não precisou de bloquear adeptos e todos pagavam. Se o produto for atractivo (qualidade/preço) a malta adere. Mas precisam de saber o que é o produto, e quanto custa.

"O Sporting de Braga revelou hoje que a venda de bilhetes para o jogo com o Benfica, da segunda “mão” das meias-finais da Liga Europa de futebol, será exclusiva para os sócios do clube.
Os adeptos do Benfica vão ter direito a cinco por cento dos bilhetes, ou seja, 1.500 ingressos (o estádio bracarense comporta cerca de 30 mil pessoas).
Em relação ao Sporting de Braga, a venda de bilhetes, nos locais habituais na cidade, está reservada para sócios do clube e cada um pode adquirir mais dois bilhetes de acompanhante."
SEMPRESCB
SEMPRESCB Equipa Principal
  • *****
  • 8055
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #353 em: 14 de Maio de 2019, 00:00 »
Também sou contra criticarmos o rio ave por não dar bilhetes e depois querermos fazer igual. Não fui eu que o fiz, aliás fui dos que precisamente levantou essa incongruência dos posts dos jogos com Porto e Benfica.

Mas entendo o teu ponto.

A questão dos bilhetes de público não tem qualquer relevância em 14 jogos da época. Não há clube nenhum que traga mais do que 1500 adeptos e não me choca que se pudesse abrir mais esse leque (mais 1000 ou 1500) para algum clube que peça mais bilhetes da mesma forma que nós às vezes pedimos. É uma questão que não se coloca em termos práticos em 82% dos jogos.

A questão coloca-se nos jogos contra os grandes, principalmente Benfica e Porto (quase poderia dizer que o Sporting insere-se no outro lote porque conto pelos dedos de uma mão as vezes que o Sporting trouxe mais de 1500 adeptos tirando a final four da taça da liga).

Eu não tenho nada contra virem adeptos adversários, não sou fundamentalista e por mim via bem o jogo ao lado de um adepto adversário. E se quiser gritar golo poderia fazê-lo. Não tenho nada contra e para mim é uma questão de civismo. E se houver 10 mil adeptos adversários também não tenho nada contra. Não fui dos que ficou melindrado nem chateado nos jogos contra Porto e Benfica esta época.

A questão é estratégica em termos de marketing. A forma como nos posicionamos e comunicamos. A forma como queremos que a cidade e a região nos veja.

Se queremos afirmar o clube na própria cidade temos que criar formas de 1) Trazer mais gente aos jogos pequenos, porque é nesses que nos falta gente, 2) nos jogos grandes reduzir a influência dos adversários, colocando-os como qualquer outro adversário com 1500 bilhetes (novamente, não me choca em jogos com mais procura aumentar para 2000 ou 3000).

Na teoria, pela nossa estratégia de bilhética, tratamos todos os adversários da mesma forma, há os 1500 enviados para eles e mais 10 ou 15 mil de publico para quem quiser comprar (não sei ao certo quantos). Mas na prática estamos a considerar Benfica e Porto diferentes. Porque nenhum outro clube usa mais do que os 1500 da praxe a não ser Benfica e Porto. E daí que na realidade eles saem favorecidos porque vão ter sempre muitos adeptos cá. Isso não ajuda a que a cidade se torne para o clube. Antes afasta, porque a romaria de adeptos tem impactos em toda a cidade, e quem está dividido, e quer queiramos quer não, e infelizmente, a maioria dos adeptos da cidade gosta de algum grande para além do Braga (é assim em TODAS as cidades em Portugal), olha para estes jogos ainda como "lá vem o grande mostrar a sua força" em vez de a sua vinda não ter qualquer impacto pois 1500 adeptos não criam nenhum ímpeto.

Que mensagem de marketing passamos à cidade e à região ao ter o nosso estadio com 60% de adeptos do Braga e 40% do adversário como tivemos contra Benfica ou 70%/30% como contra o Porto?

Em vez de "lá vem o grande mostrar a sua força com uma maré de gente" estes jogos têm que passar a mensagem de "de facto, aqui já se nota que o grande pouca influência tem em Braga."

E a tua ideia da bancada até é boa e não me chocaria nada (se calhar chocaria a alguns). Podia-se reduzir para já a lotação do estádio para 25 mil e fechar toda a bancada nascente superior à exceção dos 1500 e colocar lá publicidade. É que na realidade nestes 15 anos de estádio foi raro o jogo em que estiveram mais de 24 mil adeptos no estádio.
Concordo com tudo era fazer uma cartinha com estas palavras e mandar para as pessoas que tomaram as decisões que tomaram esta época nesses jogos. Ou alguém duvida que é isto que é feito para lá da Morreira ? E sim é muito melhor o impacto na sociedade (limitada como é a portuguesa é verdade) de ter 18000/19000 pessoas num jogo desses em que somos 80%/20% do que termos 25000 em que ficamos 60%/40%. E mesmo para a equipa é diferente sentir que tem praticamente todo o estádio consigo do que sentir que o rival tem um apoio quase tao grande como o deles ninguém duvide disso, por muito que gostem de jogar para estádios à pinha gostam primeiro de sentir que tem um apoio muito maior que o rival.
Cão Vadio
Cão Vadio Equipa Principal
  • *****
  • 1280
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #354 em: 14 de Maio de 2019, 09:13 »
Não é o dinheiro é o princípio e a coerência. O rio ave são uns ***** por não venderem mais bilhetes. O arouca ano passado idem. Aqui...

E já agora acho porreira a mensagem "melhoria de condições para levar mais braguistas ao estádio, mas o melhor mesmo é fechar o público para não passarmos vergonhas, porque afinal isto não é assim tão bom"

Fechem uma bancada e metam publicidade

Enviado do meu SM-J610FN através do Tapatalk
Já se falaram no fórum diversas vezes sobre o fecho da bancada nascente superior, excepto caixa. E sim, é perfeitamente viável e uma excelente ideia tb.
 O "JC group", que parece estar em todas, era capaz de comprar a bancada toda só para a publicidade dele...e um cantinho para o "Carlo Monteiro" :)
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #355 em: 14 de Maio de 2019, 12:35 »
Queremos fechar a bancada que mais pode promover o Braguismo?... Na minha opinião, não faz qualquer sentido e é falta de visão no trabalhar da marca Braga e dos adeptos, já chega os erros da direcção com a jaula em toda a bancada e afins.

Por panos com patrocínios ainda pior ou, como os outros, pôr cadeiras ás cores para parecer que somos muitos... foquemo-nos em passar os adversários para um canto da Poente e encontrar soluções para encher a bancada Nascente com braguistas ou pelo menos grande parte dela, é possível, precisamos é de saber fazer as coisas bem. Em relação aos patrocinadores encontrá-los sim mas, por exemplo, para as camisolas do futebol masculino, feminino e modalidades ou até naming das bancadas, tapar com panos é só mais um tiro no pé no que toca atrair adeptos para o clube.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
NightHawk
NightHawk Equipa Principal
  • *****
  • 4637
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #356 em: 14 de Maio de 2019, 12:45 »
A Nascente Superior é DE LONGE a pior bancada do estádio e provavelmente a pior bancada de qualquer estádio português. Só a quantidade de escadas que tens que subir e descer para lá chegar e sair... ao menos na Poente dá para entrar por cima para minimizar um bocado esse impacto (e o clube agora colocou 1 elevador só para sócios). Temos que dar conforto aos nossos adeptos, não colocá-los no pior sítio ou complicar a vida aos sócios da Poente superior (que cada vez são mais) colocando os adversários ao seu lado.

Está-se a pensar sempre na transmissão da TV. Não se pode fechar a bancada, deve ter adeptos só do Braga e os adeptos adversários vir para a Peonte só porque ficam em frente à TV. Colocamos os nosso adeptos na pior bancada só para fazer bonito. No fim, ninguém vai porque ninguém está para subir e descer 360 degraus depois de deixar o carro a 2km do estádio.

Quase que me apetece dizer, "que se f**** a transmissão da TV".
Se os adversários forem só 1500 não tem impacto nenhum.

A Bancada Nascente pode ficar vazia em praticamente todos os jogos (senão todos) e não tem qualquer impacto na lotação porque simplesmente só tivemos mais de 24 mil adeptos no estádio em 4 ou 5 jogos em 15 anos (não tenho o número exato mas não devo estar a falhar por muito...).

Aliás, se querem ter cuidado com a transmissão de TV, mudem-na para a Nascente superior e tá resolvido o problema (como fez o Rio Ave)
« Última modificação: 14 de Maio de 2019, 12:48 por NightHawk »
Legião
Legião Equipa Principal
  • *****
  • 9463
  • Mágico Braga, Amor Eterno
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #357 em: 14 de Maio de 2019, 13:24 »
Não se trata de TV trata-se de fazer crescer o número de adeptos do clube e até patrocinadores, etc.

Temos duas hipóteses ou pomos a cabeça a funcionar e encontramos soluções para encher a Nascente Superior de braguistas ou deitamos ao "lixo" cerca de 7500 lugares do estádio, eu prefiro a primeira. Compreendo que é a bancada de mais difícil acesso principalmente para pessoas de mais idade ou mobilidade reduzida mas será que não se encontra adeptos para subir, grosso modo, as escadas duas vezes por mês? o escadório do Bom Jesus está sempre cheio...

Outra questão, sei que agora não se pode mexer no estádio mas no limite, não é mesmo possível encontrar alternativas aos adeptos terem de subir as escadas, já alguém dentro do clube parou para pensar em alternativas? escadas rolantes, entrada lateral rebativel, não sei, nunca pensei nisso a fundo mas se calhar até há alternativas... para a zona vip foi possível fazer melhorias.

Nota: A nossa deve ser bancada com mais degraus é verdade mas gostaria de saber a diferença, por exemplo, para a Luz ou Alvalade, quando lá vamos também não são poucas, certamente são menos mas até gostaria de saber a diferença se calhar não é assim tanta.
Bracara Avgvsta - Fidelis et antiqva
rpo.castro
rpo.castro Equipa Principal
  • *****
  • 16385
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #358 em: 14 de Maio de 2019, 14:17 »
Não se trata de TV trata-se de fazer crescer o número de adeptos do clube e até patrocinadores, etc.

Temos duas hipóteses ou pomos a cabeça a funcionar e encontramos soluções para encher a Nascente Superior de braguistas ou deitamos ao "lixo" cerca de 7500 lugares do estádio, eu prefiro a primeira. Compreendo que é a bancada de mais difícil acesso principalmente para pessoas de mais idade ou mobilidade reduzida mas será que não se encontra adeptos para subir, grosso modo, as escadas duas vezes por mês? o escadório do Bom Jesus está sempre cheio...

Outra questão, sei que agora não se pode mexer no estádio mas no limite, não é mesmo possível encontrar alternativas aos adeptos terem de subir as escadas, já alguém dentro do clube parou para pensar em alternativas? escadas rolantes, entrada lateral rebativel, não sei, nunca pensei nisso a fundo mas se calhar até há alternativas... para a zona vip foi possível fazer melhorias.

Nota: A nossa deve ser bancada com mais degraus é verdade mas gostaria de saber a diferença, por exemplo, para a Luz ou Alvalade, quando lá vamos também não são poucas, certamente são menos mas até gostaria de saber a diferença se calhar não é assim tanta.
Realmente ir pra nascente superior parece promessa.

Quem paga as obras?

Enviado do meu SM-J610FN através do Tapatalk

Quem não sente não é filho de boa gente.
rapson
rapson Juniores
  • ***
  • 701
  Re: Questão fulcral: como fazer crescer o número de adeptos do Braga?
« Responder #359 em: 14 de Maio de 2019, 15:08 »
Se o problema é a transmissão televisiva e a promoção do braguismo, porque que não se muda apenas as câmaras/tvs/imprensa para a nascente superior?? Assim filmam a poente que é a melhor bancada do estádio e a que pode ficar cheia mais facilmente

Enviado do meu WAS-LX1A através do Tapatalk

Quem não, sente não entende...
 

Anuncios M