Porque nem tudo é mal feito, aqui um bom exemplo que já tinha sido feito pelo menos o verão passado.
Férias Guerreiras
https://scbraga.pt/ferias-gverreiras-natal-2018/
Férias Guerreiras
https://scbraga.pt/ferias-gverreiras-natal-2018/
Porque nem tudo é mal feito, aqui um bom exemplo que já tinha sido feito pelo menos o verão passado.
Férias Guerreiras
https://scbraga.pt/ferias-gverreiras-natal-2018/
O ponto de equilíbrio é sempre o mais difícil de encontrar.Porque nem tudo é mal feito, aqui um bom exemplo que já tinha sido feito pelo menos o verão passado.
Férias Guerreiras
https://scbraga.pt/ferias-gverreiras-natal-2018/
Escelente iniciativa. Só acho que não faz sentido que uma criança que seja sócia pague quase o mesmo de uma não-sócia.
O ponto de equilíbrio é sempre o mais difícil de encontrar.Porque nem tudo é mal feito, aqui um bom exemplo que já tinha sido feito pelo menos o verão passado.
Férias Guerreiras
https://scbraga.pt/ferias-gverreiras-natal-2018/
Escelente iniciativa. Só acho que não faz sentido que uma criança que seja sócia pague quase o mesmo de uma não-sócia.
Contudo neste caso apenas, aumentar mais o valor de não sócia iria fazer com que o pai inscrevesse a criança para ter desconto maior ou era menos uma criança na actividade em que estará em contacto com o Clube (criando/alimentando o tal bichinho)?
Bom, sarcasmos à parte, vou tentar ajudar, apesar de tal como todas as ideias já colocadas neste e noutros tópicos, ir cair em saco roto e ninguém do clube querer sequer saber.
Vou usar o exemplo deste jogo com o Feirense mas por um momento esquecer completamente o horário absurdo do mesmo e todas as dificuldades já por demais escritas do estádio. Ou seja, mostrar que apesar destes 2 problemas gritantes, mesmo assim havia muito a fazer e nada foi feito.
A atividade nas redes sociais foi relativamente boa, com vários posts sobre o jogo. O problema aqui é que 3 foram na 5ª e 2 na 6ª, ou seja, já muito em cima do jogo. As campanhas nas redes sociais têm que começar mais cedo, no mínimo 1 semana ou até 2 semanas antes do jogo. A importância disto é ter a noção que nem toda a gente sabe "de cor" em que dia/hora joga o Braga e criar o bichinho do jogo desde antes. Com eventos, notícias, sobre o jogo com mais de 1 semana de antecedência evita-se que se saiba do jogo apenas nos dias anteriores e se mobilize mais gente.
Mais, este era o último jogo do Braga em casa antes do Natal. Houve alguma campanha especial por causa disto? Nada.
Uma coisa que vários clubes por essa europa fora fazem, e ainda mais nos estados unidos, é criar para cada jogo um tema, e usá-lo para atrair público.
Isto nem sequer tem grandes custos: O jogo do Feirense podia muito bem ser o jogo de Natal. Fazer uma campanha para que os adepto levassem roupa a condizer, dar um prémio (uma camisola, um cachecol, uma foto assinada por um jogador, etc) para o sócio sub-12 com o melhor "traje" sobre o Natal, criar como foi feito nos últimos anos, uma campanha de troca de um bilhete por um brinquedo, colocar miúdos/miúdas no centro da cidade, engalanado já para o Natal, ontem, anteontem, quarta, vestidos de pai/mãe natal a distribuir flyers sobre o jogo e a falar das campanhas e prémios.
A sério, alguém ontem sentiu espírito natalício no último jogo do ano? Nem sequer colocaram a mensagem "feliz natal" no raio do ecrã no fim do jogo! Nem o speaker disse nada! É assim que querem cativar adeptos? Ontem ajudei 2 pessoas de outro país a encontrar a porta para o seu lugar na bancada. Acham que estes adeptos sentiram algum conforto e "chamamento" para voltar com o ambiente que... não foi criado?
O próximo jogo com o Marítimo o tema seria o início do ano, o jogo com o Moreirense podia ter sido sobre o Halloween, o jogo com o Setúbal podia ter sido sobre o S. Martinho (por exemplo 1 punhado castanhas assadas dadas a cada adepto), etc, etc, etc. Não é preciso sequer muita imaginação, é só usar a cada jogo um tema ligado a uma festividade, período do ano (jogo do Outono, jogo da Primavera), etc, etc. E sim, muito importante: ter presença na cidade com gente a angariar adeptos nos dias anteriores ao jogo, com brincadeiras, trajes a rigor, bom humor etc.
É muito complicado e dispendioso fazer isto? Não, não é, só é preciso ter vontade e espírito de missão em prol do clube.
Outra coisa, devia-se usar muito mais os outdoors por toda a cidade para divulgar os jogos (e o tema de cada jogo), com 2/3 semanas de antecedência. É preciso que toda a cidade veja e saiba que o Braga vai jogar no dia X às tantas horas com vários dias de antecedência.
Mais ainda, o ambiente em volta do jogo, que seria ajudado se se criasse um tema, é completamente amorfo. Falo das músicas usadas no estádio, o que é passado (NADA) no ecrã antes do jogo. Nos outros países, e aqui o exemplo mais clássico é nos States, antes do jogo no ecrã (e temos o maior ecrã do país) passam vídeos sobre o pre-jogo: comentários do treinador (podia-se revistar 1 minuto da conterência de imprensa), de um jogador, estatísticas sobre os confrontos anteriores, notícias sobre o adversário (e.g. último resultado, lesionados, jogador em forma, etc). Isto nem sequer é difícil porque: já temos a Braga TV a cobrir a conf. imprensa, já temos as estatísticas no colocadas no facebook, temos jornalistas da Braga TV a poderem criar um compacto. A importância disto é os adeptos se sentirem ligados ao jogo mesmo antes se ele começar e estarem entretidas. Se o ambiente à volta do jogo for bom, se houver coisas a passar o ecrã, umas músicas que animem, mais facilmente as pessoas voltam, porque criar um sentimento de que há interesse por elas, por lhes dar informação.
Nada disto era difícil de se fazer e, na minha opinião, tudo isto traria adeptos ao estádio, mesmo com os 2 problemas estruturais que temos: Horários absurdos, e um estádio disfuncional.
Aqui fica uma bela prenda:) já mandei vir para a ceiaComprei uma hoje no L’leclerc em Ferreiros 13,99€, por isso, não é preciso ir longe. Mas é sem duvida uma boa prenda!
Fiquei espantado ao ligar o rádio e apanhar o porto a jogar ao inicio de uma tarde de domingo.Jogos televisionados às 15h de Domingo?? Desde quando isso é permitido em Portugal??
Das duas uma, ou o jogo dá no canal do clube ou tem menos valor comercial que um Braga-Praiense ou Braga-Feirense que têm de ser no horario nobre de pela noite dentro
O Boavista, tendo em conta o sucesso das campanhas que fizeram nos últimos jogos em casa, anunciou isto: http://www.zerozero.pt/news.php?id=250155Boas medidas. E acho que poderíamos fazer algo bastante semelhante.
Não digo a nossa direção ser tão radical, mas é de se ter em conta a forma como o Boavista tem conseguido voltar a chamar antigos sócios e adeptos.
Se a nossa política de atração de adeptos continuar, é bem provável que na próxima época fiquemos em 6º no nº de adeptos no estádio...