Quantcast
Ser Braguista....
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
Ser Braguista....
18 Respostas
8166 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Ser Braguista....
« em: 29 de Outubro de 2009, 14:32 »
Hoje, não resisti á tentação de trazer para estas páginas um brilhante texto do nosso amigo Cardoso.
Nele, o seu autor reflecte o estado de espirito e a emoção de ser BRAGUISTA.
Para que conste e nos faça reflectir. Hoje e sempre !

SER BRAGUISTA
Para o Braguista, o Braga joga todos os dias. De manhã abre o jornal na página desportiva para ver as novas do Enorme

Há uns anos atrás, o amigo Pereira teve uma inspiração quase profética: amargurado com os nossos conterrâ-neos “encarnados”, defensor acérrimo do vermelho puro com mangas brancas, sentiu, com muita razão, que era mais do que bracarense.

Era qualquer coisa que ainda não tinha sido definida – era um braguista! Na altura foram os “maluquinhos da Internet” que lhe deram voz. E hoje o Braguismo faz parte do vocabulário dos mais entranhados sofredores deste clube que, por ser Enorme, não é um grande.

Já várias pessoas me perguntaram o que significa ser braguista. Na verdade, a resposta é complicada porque exige sentimento. Só sentindo o Braguismo se entende o conceito. Por exemplo, se eu disser que o braguista sofre com alegria, só alguns compreenderão.

O braguista tem um orgulho imenso no seu estádio Bracara Avgvsta. Quer o jogo seja transmitido no canal do Estado, no canal dos ricos ou noutro qualquer, é no estádio que ele se sente em casa, junto da imensa família braguista, unida pela paixão.

Mesmo que o jogo seja numa sexta-feira de trabalho ou numa segunda por conveniência dos senhores da televisão, o braguista está lá para sofrer com alegria, firme como os pilares da Sé. Chova ou faça sol, mesmo que o vento lhe corte as orelhas, aguenta com firmeza nas filas com que o castigam.

Se a chuva lhe encharca os ossos, não lamenta a má sorte mas fica triste por causa dos que ficam em casa a ver o jogo na televisão. Mas a alegria cega de ver o Braga jogar supera tudo! E, orgulhoso, ocupa a sua cadeira comprada a peso de ouro mas feliz porque assim contribui para o engrandecimento do seu clube.

O jogo começa e o coração desata aos pulos. Reprime uma lágrima marota ao canto dos olhos quando ouve o hino do Enorme, sofre com a bola que sai ao lado, grita com o árbitro que tem o apito desafinado e rói as unhas quando o adversário perde o respeito. Uma tristeza de morte invade-o quando alguns que pensam ser braguistas arrancam cadeiras do seu próprio estádio.

Mas o braguista gosta de futebol. Adora futebol. Por isso fica triste quando a equipa joga mal, mesmo que ganhe. E isto só os braguistas entendem. Ele não quer só a vitória porque precisa de sentir orgulho nos seus heróis. Mas mesmo que o Braga jogue mal e perca, num instante o braguista volta a sentir-se feliz porque sabe que há outro jogo para a semana que vem. E será com o mesmo contentamento que voltará a vestir a camisola e a colocar o cachecol, com o mesmo orgulho gritará e levando a mesma inabalável fé sofrerá com alegria.

Para o Braguista, o Braga joga todos os dias. De manhã abre o jornal na página desportiva para ver a novas do Enorme. Empertiga-se por causa dos jornais da capital para quem só existem os grandes que ele abomina. No emprego vai à Internet de cinco em cinco minutos, e é o mais rápido de todos a minimizar o site antes que o chefe (que geralmente é encarnado) descubra.

Neste capítulo destaca-se uma sub-espécie muito peculiar: o superbraguis-tapontocom. Na hora do café discute com os amigos sobre as tácticas do Jesualdo. E todas as noites, antes de dormir, escala a equipa para o próximo jogo.

É por isso que o Braga tem sempre o melhor treinador do mundo: ele próprio. Treinador de bancada, é certo, mas não se limita a exibir o emblema na camisola. O emblema do Enorme está lá dentro; dentro do peito. Mesmo no coração!

 

Manuel Cardoso
cardoso
  Re:Ser Braguista....
« Responder #1 em: 29 de Outubro de 2009, 14:38 »
O que tu foste desencantar :)
Obrigado, Ricardo.
Anuncios M
Anuncios M
1
1 Equipa Principal
  • *****
  • 3346
  Re:Ser Braguista....
« Responder #2 em: 29 de Outubro de 2009, 14:59 »

Grande texto do Cardoso acho que é adequado à altura que vivemos para alguns se relembrarem do que significa ser Braguista. Eu revejo-me em tudo menos na parte do patrão.

Só para informar que na minha empresa os 3 membros do conselho de administração são Braguistas  ;D

Nada de patrões encarnados  ;D ;D ;D e a empresa não é de Braga nem tem nada (nem clientes praticamente) em Braga.

Vamos todos ter calma sábado, sinceramente temo pela segurança dos espectadores... espero estar errado.

jaimec
  Re:Ser Braguista....
« Responder #3 em: 29 de Outubro de 2009, 15:17 »

...sábado, sinceramente temo pela segurança dos espectadores... espero estar errado.



Eu tb ... mas não é por isso que fico em casa ! Lá estarei, à hora combinada .E espero que todos os Braguistas façam o mesmo .

Grande texto, já tinha lido, mas destaco a seguinte passagem com a qual me identifico até ao osso :

"Mas o braguista gosta de futebol. Adora futebol. Por isso fica triste quando a equipa joga mal, mesmo que ganhe. E isto só os braguistas entendem. Ele não quer só a vitória porque precisa de sentir orgulho nos seus heróis. Mas mesmo que o Braga jogue mal e perca, num instante o braguista volta a sentir-se feliz porque sabe que há outro jogo para a semana que vem. E será com o mesmo contentamento que voltará a vestir a camisola e a colocar o cachecol, com o mesmo orgulho gritará e levando a mesma inabalável fé sofrerá com alegria."
« Última modificação: 29 de Outubro de 2009, 15:19 por jaimec »
Cici
Cici Equipa Principal
  • *****
  • 2893
  Re:Ser Braguista....
« Responder #4 em: 29 de Outubro de 2009, 15:33 »

...sábado, sinceramente temo pela segurança dos espectadores... espero estar errado.



Eu tb ... mas não é por isso que fico em casa ! Lá estarei, à hora combinada .E espero que todos os Braguistas façam o mesmo .
(...)

Li num sitio qualquer, que iam estar 150 polícias no estádio. Mas acho que deviam ser mais até, o estádio vai quase lotar, 150 polícias pra tanta gente é pouco.

jmeneses Iniciados
  • *
  • 8
  Re:Ser Braguista....
« Responder #5 em: 29 de Outubro de 2009, 16:47 »
Muito bem!

Ser BRAGUISTA é um sentimento.
É o SCB no pensamento
na "nuca" a todo o momento.

Mas é também VER mais alto. É compreeder que 50% dos residentes da cidade são provenientes
de outras terras, e que para cá vieram com a "moblia`", porque gostam desta terra.
Não é com "vinagre" que se caçam as moscas.
É compreender que outros herdaram os clubs (por doença congénita como referiu o MEC)...ou porque sentem prazer no papel de traidor (provocador), ou intoxicados e envenenados pelos jornais desportivos e trios de "ataque". Destes últimos temos que ter dó...
Ser BRAGUISTA é SABER receber...( Benvindos se vierem por bem! ) e dar com a moca como o Bispo Lourenço, aos que nos insultam.
1
1 Equipa Principal
  • *****
  • 3346
  Re:Ser Braguista....
« Responder #6 em: 29 de Outubro de 2009, 17:08 »
Muito bem!

Ser BRAGUISTA é um sentimento.
É o SCB no pensamento
na "nuca" a todo o momento.

Mas é também VER mais alto. É compreeder que 50% dos residentes da cidade são provenientes
de outras terras, e que para cá vieram com a "moblia`", porque gostam desta terra.
Não é com "vinagre" que se caçam as moscas.
É compreender que outros herdaram os clubs (por doença congénita como referiu o MEC)...ou porque sentem prazer no papel de traidor (provocador), ou intoxicados e envenenados pelos jornais desportivos e trios de "ataque". Destes últimos temos que ter dó...
Ser BRAGUISTA é SABER receber...( Benvindos se vierem por bem! ) e dar com a moca como o Bispo Lourenço, aos que nos insultam.



Normalmente os adeptos dos 3 grandes gostam mais é de azeite... ;D
ric Equipa Principal
  • *****
  • 3340
  Re:Ser Braguista....
« Responder #7 em: 29 de Outubro de 2009, 17:51 »
O que tu foste desencantar :)
Obrigado, Ricardo.

cardosão:-
foi das  coisas mais sensatas, sábias e sensíveis que escreveste. Gostaria de saber quando e em que condições as escreveste.... penso que seria talvez depois de uma qualquer derrota...

Este texto para mim resume tudo. A sensibilidade, o saber estar, o espirito de sifrimento e a sofreguidão dos sucessos e rejubilo nas vitórias. è um texto que mostra a razão e o ser "braguista".

é um texto sublime! e deixemo-nos de histórias....
Anuncios M
Anuncios M
Nemec
Nemec Juniores
  • ***
  • 567
  Re:Ser Braguista....
« Responder #8 em: 29 de Outubro de 2009, 18:40 »
Eu tenho o recorte deste texto, de quando saiu no DM, plastificado e colado na secretária! É um alento enorme reler aquelas palavras como se fosse a primeira vez que as lesse e continuar a sentir tudo o que lá se diz. Este é o texto que melhor define o cada um de nós sente e vive, dia após dia...
barinho
  Re:Ser Braguista....
« Responder #9 em: 29 de Outubro de 2009, 18:44 »
Este texto resume bem aquilo que é ser braguista.Geralmente quando alguém nos pergunta de que clube é que somos e nós respondemos que somos do Braga perguntam logo qual é o nosso segundo clube,e quando dizemos que somos apenas e só do Braga acham esquisito como é que se pode amar um clube que geralmente não ganha troféus.Pois este texto diz bem daquilo que vai na alma dos braguistas e mostra porque é que não precisamos de ganhar mais que os outros para sermos melhores.E tenho fé que muito me breve mesmo os troféus vão começar a aparecer.
Anabela Equipa Principal
  • *****
  • 4774
  Re:Ser Braguista....
« Responder #10 em: 29 de Outubro de 2009, 20:53 »
O que tu foste desencantar :)
Obrigado, Ricardo.

cardosão:-
foi das  coisas mais sensatas, sábias e sensíveis que escreveste. Gostaria de saber quando e em que condições as escreveste.... penso que seria talvez depois de uma qualquer derrota...

Este texto para mim resume tudo. A sensibilidade, o saber estar, o espirito de sifrimento e a sofreguidão dos sucessos e rejubilo nas vitórias. è um texto que mostra a razão e o ser "braguista".

é um texto sublime! e deixemo-nos de histórias....

Mais nada!
Anuncios G
Pé Ligeiro
Pé Ligeiro Equipa Principal
  • *****
  • 15090
  Re:Ser Braguista....
« Responder #11 em: 29 de Outubro de 2009, 23:37 »
Simplesmente, ....bonito!
BRAGA SEMPRE MAIS!
monica-sousa
monica-sousa Equipa Principal
  • *****
  • 1089
  Re:Ser Braguista....
« Responder #12 em: 30 de Outubro de 2009, 02:07 »
O que tu foste desencantar :)
Obrigado, Ricardo.

Gostaria de saber quando e em que condições as escreveste....


Possivelmente depois de uma derrota, mas com toda a certeza com muitas garrafas de coca-cola vazias ao lado  :D

Magnifico, Sr. Professor!
Carvalhinha
Carvalhinha Equipa Principal
  • *****
  • 5298
  Re:Ser Braguista....
« Responder #13 em: 30 de Outubro de 2009, 08:20 »
Estas palavras são daquele tipo que uma pessoa lê... e fica sem saber o que dizer. (já tinha lido antes)
FFFFFAAAAABBBBBUUUUULLLLLOOOOOSSSSSOOOOO! :D
Aquiles Equipa Principal
  • *****
  • 1224
  Re:Ser Braguista....
« Responder #14 em: 30 de Outubro de 2009, 18:24 »
Este tópico também devia estar sempre cá em cima...
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10192
  Re:Ser Braguista....
« Responder #15 em: 30 de Outubro de 2009, 18:29 »
É de facto um texto muito bom. Até como exercício literário, não fosse essa faceta ofuscada pela capacidade de nos emocionar, tornando claro o (aparentemente) inexplicável.

Supertexto!  ;)
José Paulo Pedrosa
José Paulo Pedrosa Juniores
  • ***
  • 427
  Re:Ser Braguista....
« Responder #16 em: 30 de Outubro de 2009, 18:54 »
Os textos do senhor cardoso são obras de arte, porque despoletam emoções. Eu não contive uma lágrima marota que me caiu pela face  :'(

Sinto-me inspirado a ser um verdadeiro bra... fervoroso adepto do Braga. :)

Força Braga ;D
Olá, eu sou o Paulo e estou aqui pk sou viciado no...BRAAAAAAAAAGAAAAAAAAAAAAA:D
DiogoEA Equipa Principal
  • *****
  • 3051
  Re:Ser Braguista....
« Responder #17 em: 30 de Outubro de 2009, 20:23 »

o braguista está lá para sofrer com alegria, firme como os pilares da Sé.




Adoro esta frase!
gomes
gomes Equipa Principal
  • *****
  • 1069
  Re:Ser Braguista....
« Responder #18 em: 30 de Outubro de 2009, 20:36 »
MUITO BEM!Ser bracarence nao se ganha na vida , já nasce dentro de cada um!
O verdadeiro amor da minha vida bragaaaaaaaaaa!
 

Anuncios M