Quantcast
Artigo DM: O Pardal e os Gaviões
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Anuncios M
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
cardoso
  Artigo DM: O Pardal e os Gaviões
« em: 28 de Outubro de 2009, 18:17 »
Aproximamo-nos do final do primeiro terço do campeonato. Começou a caça ao líder.
O S. C. de Braga tem tido o atrevimento de se colocar à frente do Benfica. Miserável desfaçatez! Qual Judas Escariote, o clube das mangas brancas vinha somando vitórias deixando a águia desesperada, como se fosse um pardal louco que foge aos passarões sem respeito nem reverência. A submissão, qualidade imprescindível aos fracos, começou a soçobrar. Em Braga, o pardalito vem ganhando asas de condor, de há tantos anos a crescer, a torna-se forte e ameaçador. E, de repente, os gaviões começaram a acordar porque o pequeno pássaro já ameaçava a santa paz… o reino dos gaviões estava ameaçado.
O pardal crescera, já não prestava vassalagem, mas ia sendo, se bem que a custo, mantido no seu lugar: os ramos mais baixos da árvore do poder. De cima dos galhos mais altos, na sua majestade de papel, os gaviões iam gritando:
- Venham a mim todos os pardalitos – venham a mim e eu alimentar-vos-ei com as migalhas que me sobejam, eu que sou bom e compassivo. E os pardalitos habituaram-se a viver destas migalhas e alguns até chegavam a encher o papo, embora por pouco tempo. No entanto, mais atrevimento, menos atrevimento, os gaviões estabeleceram o seu reinado. A injustiça e a força do poder conquistado era alimentado por todo um reino de insanidade animal. Os menores subjugados, os maiores instalados, estava estabelecida a ordem do cosmos.
Mas os gaviões adormeceram naquela paz. E quando acordaram, um pardalito atrevido voou à sua frente. A reacção tinha de ser dura. E assim foi:
- Cortem-lhes as asas – gritou o líder dos gaviões. Assim se disse, assim se fez e as asas começaram a ser cortadas. As tesouras, poderosas e impiedosas vieram primeiro em forma de papel de jornal. Depois em forma de apito. E o pardalito perdeu algumas penas, quando, feliz e contente voava junto ao mar. Tremeu mas não caiu. Voa agora planado suavemente, mais temeroso mas ainda seguro da força que lhe vem da humildade. No entanto, sobre ele paira o voo picado do gavião maior. E novas folhas de jornal voam em direcção ao pardalito. E novos apitos roncam na escuridão, como trombetas do Inferno.
Agora, a hora da verdade aproxima-se. O pardalito ganhou a força e a coragem que lhe permitem fazer frente aos gaviões. E uma multidão de pequenos pássaros, cada vez mais ruidosos, acompanha fielmente o pardalito, formando um exército de esperança, numa onda de revolta que cresce como a raiva da gente humilde perante as tesouras do poder.
- Cortem-lhes as asas – continuam a vociferar os gaviões – e as tesouras do poder, incansáveis e fiéis aos seus amos, não descansam na sua labuta. Mas as penas do pardal enrijecem e resistem. O pardal tornou-se guerreiro, sem inimigo mas numa luta incessante contra o destino que lhe querem traçar.
E a raiva pacífica da revolta aumenta com a força da verdade, da justiça e da vontade da gente.
Porque não há machado que corte a raiz ao pensamento, nem poderes e juízes da mentira que destruam a força de quem acredita.
Karl
Karl Juniores
  • *****
  • 731
  Re:Artigo DM: O Pardal e os Gaviões
« Responder #1 em: 28 de Outubro de 2009, 18:27 »
and the kicker is.....

nem poderes e juízes da mentira que destruam a força de quem acredita

fantastic....

Nao falhas me esta vez no jantar sexta oito dias.... Vou embora... tenho um avion....
Anuncios M
Anuncios M
Kramer
Kramer Equipa Principal
  • *****
  • 2757
  • Dream until your dream come true
  Re:Artigo DM: O Pardal e os Gaviões
« Responder #2 em: 28 de Outubro de 2009, 18:32 »
Muito bom Cardoso, descreve perfeitamente aquilo que se passa connosco. E o que não faltam são gaviões entre os árbitros, CS, Liga, 3G.

PS:Espero que o El_Gavion não seja um desses gaviões aqui infiltrado ;D ;D
« Última modificação: 28 de Outubro de 2009, 18:36 por Kramer »
\\\\"Matar o sonho é matarmo-nos. É mutilar a nossa alma. O sonho é o que temos
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10192
  Re:Artigo DM: O Pardal e os Gaviões
« Responder #3 em: 28 de Outubro de 2009, 18:33 »
E a raiva pacífica da revolta aumenta com a força da verdade, da justiça e da vontade da gente.
Porque não há machado que corte a raiz ao pensamento, nem poderes e juízes da mentira que destruam a força de quem acredita.


Já que estamos em maré de frases fortes, veio-me à lembrança uma citação de uma personagem de um filme (Nicole Kidman n´A Intérprete), proferida num contexto mais dramático, mas que também se ajusta ao caso. Não podemos ter medo das palavras quando acreditamos no que dizemos:

[T]he human voice is different from other sounds. It can be heard over noises that bury everything else. Even when it's not shouting. Even when it's just a whisper. Even the lowest whisper can be heard... when it's telling the truth.
« Última modificação: 28 de Outubro de 2009, 18:38 por Pedro Ribeiro »
José Paulo Pedrosa
José Paulo Pedrosa Juniores
  • ***
  • 427
  Re:Artigo DM: O Pardal e os Gaviões
« Responder #4 em: 28 de Outubro de 2009, 18:37 »
Quantas vezes renasceremos, após sermos deitados abaixo tantas vezes??? Quantas forem precisas!!! E o nosso voo vai ser um planar étereo, sempre com a consciência do momento do chão (este é o nosso espírito guerreiro)  ;)

Força Braga :)
Olá, eu sou o Paulo e estou aqui pk sou viciado no...BRAAAAAAAAAGAAAAAAAAAAAAA:D
Aquiles Equipa Principal
  • *****
  • 1224
  Re:Artigo DM: O Pardal e os Gaviões
« Responder #5 em: 28 de Outubro de 2009, 18:55 »
Grande texto, o Nosso Espirito Gverreiro é eterno!
cardoso
  Re:Artigo DM: O Pardal e os Gaviões
« Responder #6 em: 29 de Outubro de 2009, 14:39 »
E a raiva pacífica da revolta aumenta com a força da verdade, da justiça e da vontade da gente.
Porque não há machado que corte a raiz ao pensamento, nem poderes e juízes da mentira que destruam a força de quem acredita.


Já que estamos em maré de frases fortes, veio-me à lembrança uma citação de uma personagem de um filme (Nicole Kidman n´A Intérprete), proferida num contexto mais dramático, mas que também se ajusta ao caso. Não podemos ter medo das palavras quando acreditamos no que dizemos:

[T]he human voice is different from other sounds. It can be heard over noises that bury everything else. Even when it's not shouting. Even when it's just a whisper. Even the lowest whisper can be heard... when it's telling the truth.

Grande citação, Pedro. Já guardei!
Por cima do grasnar dos patos, a nossa voz sobressairá sempre!
papapremios
papapremios Juniores
  • ***
  • 568
  Re:Artigo DM: O Pardal e os Gaviões
« Responder #7 em: 29 de Outubro de 2009, 18:16 »
Muito bom Cardoso, descreve perfeitamente aquilo que se passa connosco. E o que não faltam são gaviões entre os árbitros, CS, Liga, 3G.

PS:Espero que o El_Gavion não seja um desses gaviões aqui infiltrado ;D ;D

 Começo a desconfiar que sim! ;D
 
 Grande texto, Cardoso! ;)
Anuncios M
Anuncios M
barinho
  Re:Artigo DM: O Pardal e os Gaviões
« Responder #8 em: 29 de Outubro de 2009, 18:40 »
Fantástico texto mais uma vez :).Bem apropriado ao momento que vivemos,não tarda aos gaviões terem que prestar vassalagem ao pardal.
Machado_87
Machado_87 Equipa Principal
  • *****
  • 2367
  • Força Mágico Braga!!!
  Re:Artigo DM: O Pardal e os Gaviões
« Responder #9 em: 29 de Outubro de 2009, 18:50 »
Muito bom Cardoso, descreve perfeitamente aquilo que se passa connosco. E o que não faltam são gaviões entre os árbitros, CS, Liga, 3G.

PS:Espero que o El_Gavion não seja um desses gaviões aqui infiltrado ;D ;D

 Começo a desconfiar que sim! ;D
 
 Grande texto, Cardoso! ;)

Olha o caloiro a mandar bocas ao irmão  ;D ;D ;D
Quando te vir na UM vou trajado falar contigo  :D  :P
Força Mágico Braga!!!
Uma equipa, uma fé, um orgulho
SPORTING DE BRAGA sempre
papapremios
papapremios Juniores
  • ***
  • 568
  Re:Artigo DM: O Pardal e os Gaviões
« Responder #10 em: 29 de Outubro de 2009, 19:07 »
Muito bom Cardoso, descreve perfeitamente aquilo que se passa connosco. E o que não faltam são gaviões entre os árbitros, CS, Liga, 3G.

PS:Espero que o El_Gavion não seja um desses gaviões aqui infiltrado ;D ;D

 Começo a desconfiar que sim! ;D
 
 Grande texto, Cardoso! ;)

Olha o caloiro a mandar bocas ao irmão  ;D ;D ;D
Quando te vir na UM vou trajado falar contigo  :D  :P

 UI KA MEDO!!! Se vieres eu faço-te a sinalética que está no cartaz do Eumesmo (com todo o respeito, Sr.Doutor)!  ;D
 Mas o meu irmão não é infiltrado...Ele já nem se lembra que Portugal existe! :P
« Última modificação: 29 de Outubro de 2009, 19:08 por papapremios »
Anuncios G
Machado_87
Machado_87 Equipa Principal
  • *****
  • 2367
  • Força Mágico Braga!!!
  Re:Artigo DM: O Pardal e os Gaviões
« Responder #11 em: 29 de Outubro de 2009, 19:16 »
Muito bom Cardoso, descreve perfeitamente aquilo que se passa connosco. E o que não faltam são gaviões entre os árbitros, CS, Liga, 3G.

PS:Espero que o El_Gavion não seja um desses gaviões aqui infiltrado ;D ;D

 Começo a desconfiar que sim! ;D
 
 Grande texto, Cardoso! ;)

Olha o caloiro a mandar bocas ao irmão  ;D ;D ;D
Quando te vir na UM vou trajado falar contigo  :D  :P

 UI KA MEDO!!! Se vieres eu faço-te a sinalética que está no cartaz do Eumesmo (com todo o respeito, Sr.Doutor)!  ;D
 Mas o meu irmão não é infiltrado...Ele já nem se lembra que Portugal existe! :P

Se é com respeito então tá bem  :D ;D
Sempre que vier cá vai ser confundido com o Mantorras  ;D ;D
Força Mágico Braga!!!
Uma equipa, uma fé, um orgulho
SPORTING DE BRAGA sempre
lipe
lipe Equipa Principal
  • *****
  • 3649
  • 100% braga
  Re:Artigo DM: O Pardal e os Gaviões
« Responder #12 em: 30 de Outubro de 2009, 00:25 »
Excelente, cardoso. ;)
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.
Pedro_RBA
Pedro_RBA Equipa Principal
  • *****
  • 2772
  • Irredutivelmente S.C. Braga
  Re:Artigo DM: O Pardal e os Gaviões
« Responder #13 em: 30 de Outubro de 2009, 11:12 »
Grande Cardoso. Como sempre, fantástico.

Saudações Ultras
krugger
krugger Equipa Principal
  • *****
  • 1968
  Re:Artigo DM: O Pardal e os Gaviões
« Responder #14 em: 30 de Outubro de 2009, 12:42 »

fantástico, simplesmente fantástico....

Parabéns
Aquiles Equipa Principal
  • *****
  • 1224
  Re:Artigo DM: O Pardal e os Gaviões
« Responder #15 em: 30 de Outubro de 2009, 16:49 »
Este tópico devia estar no topo
joaobl03 Equipa Principal
  • *****
  • 1955
  • 100% SCB
  Re:Artigo DM: O Pardal e os Gaviões
« Responder #16 em: 30 de Outubro de 2009, 20:07 »
As rolas de que lado estão ?  :D
"Muitos querem derrubar-te mas tua gente não quer"
 

Anuncios M