Uma espécie de sorteio » Superbraga.com
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.

Uma espécie de sorteio

Uma espécie de sorteio
O que se passa em Portugal nas competições profissionais de futebol é uma verdadeira brincadeira, as condicionantes ao sorteio são a verdadeira prova do lamaçal e vassalagem que existe no futebol português.
Senão vejamos, os clubes são responsáveis pelas decisões da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, que por sua vez é quem gere as competições de futebol profissional em Portugal, como temos três clubes cujo poderio financeiro lhes permite secar a fonte de jogadores, contando por vezes com mais de 60 jogadores no plantel.
Estes jogadores excedentários muitas das vezes reforçam os clubes pequenos, dependentes desses empréstimos para serem financeiramente sustentáveis, e assim prestam a devida vassalagem, porque um gesto mais ousado pode secar a fonte de atletas emprestados e condenar o clube à descida de divisão, ou ao descalabro financeiro.
O controlo destes clubes é tão grande que desvirtuam a verdade desportiva até nos sorteios, qualquer que seja a condicionante no sorteio, com a devida exceção do jogo em casa/fora de clubes da mesma cidade ou próximos, é uma desvirtuação da competição, no entanto os outros clubes aceitam isto com a maior das normalidades, chegam ao ridículo de criar condicionantes para determinados clubes que jogam pré-eliminatorias Europeias, refiro-me ao Sporting de Lisboa, já o Sporting Clube de Braga viu-se sem qualquer condicionante apesar de disputar uma pré-eliminatória e um play-off.
O Sorteio da fase de grupos da Taça da Liga é outro exemplo, que até levou o Presidente do Marítimo a dizer que "o sorteio realizou-se antes do próprio sorteio".
Enquanto forem os clubes a decidir sobre as suas próprias competições, nunca teremos uma verdadeira competição, nem verdade desportiva, teremos sempre a legitimação do poder instalado, sem decoro, e sem qualquer contestação do povo, porque o povo esse continuará cegamente a apoiar o clube que vê na TV.

 

Partilhar

Anuncios G
Anuncios M