Quantcast
Lembram-se do Santos?
You are using an outdated browser. For a faster, safer browsing experience, upgrade for free today.
Lembram-se do Santos?
14 Respostas
3922 Visualizações
0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.
Olho Vivo Equipa Principal
  • *****
  • 10193
  Lembram-se do Santos?
« em: 12 de Dezembro de 2008, 19:33 »
Gugu, o português do Barcelona: Braga, Brasília e Catalunha no coração

Nasceu em Braga a 28 de Setembro de 1992; aos cinco anos rumou ao Brasil, país dos seus pais; com 13 trocou o conforto familiar na cidade de Brasília pelo sonho cosmopolita de Barcelona. Aos 16, é figura maior dos juvenis B do gigante catalão e internacional sub-17 por Portugal.

Vamos, então, às apresentações. Luís Gustavo, Gugu, é filho de Marcílio Santos, antigo futebolista do Sp. Braga e do U. Leiria. Por coincidência, veio ao mundo no período em que o seu pai vivia em Portugal. Tem, por isso, nacionalidade lusitana, parcelada com um toque genético do futebol brasileiro.

O Maisfutebol foi em busca de mais informações e encontrou Luís Gustavo na Cidade-Condal. Possuidor de um discurso surpreendentemente maduro para a sua idade, o médio-ofensivo falou-nos sobre o percurso invulgar que vai marcando a sua ainda curta carreira.

«Eu disputei um torneio no Paraná, onde estavam muitos olheiros. Um empresário gostou do meu futebol e pediu autorização para fazer um DVD. Mostrou as imagens ao Barcelona e, depois de 15 dias à experiência, acabei por vir para aqui com apenas 13 anos».

13 jovens camaroneses nos quartos ao lado

O admirável mundo novo não assusta Luís Gustavo. Os seus dias são simples e distribuídos entre a Academia do Barcelona, onde vive, e a escola que frequenta. As preocupações são atenuadas pela atenção e cuidado dos responsáveis pela formação do clube e muitos dos tempos livres vividos com os colegas de habitação.

Entre eles, 13 jovens dos Camarões, levados para o emblema blaugrana por Samuel Etoo. «Considero-me um rapaz perfeitamente normal. Tive a sorte de vir para cá e quero aproveitar esta oportunidade. De resto, com limites, gosto de me divertir, estar com os meus amigos, sair e jogar computador», diz-nos, maravilhado com o que a vida lhe tem reservado.

«O ambiente é mesmo fantástico aqui. Não posso reclamar de nada. Adaptei-me bem, falo castelhano na perfeição e anseio um dia poder representar a equipa principal do Barcelona.»

Para já, o contacto com a equipa profissional do Barca vai fazendo-se à distância. Gugu costuma ver os treinos «ao longe» e lamenta apenas não haver nenhum português no elenco às ordens de Pep Guardiola.


Gugu, o português do Barcelona: «Não quero a selecção do Brasil»

Portugal, Brasil, Espanha¿ três países num corpo de apenas 16 anos. Luís Gustavo, internacional sub-17 e jogador do Barcelona, admite sentir-se algo «confuso» nos sentimentos que nutre por cada um dos seus pontos de passagem mas, em última análise, não hesita: «Antes de mais, sou português».

«Adoro Portugal. Costumo dizer que a minha alma é portuguesa, mas os meus costumes são brasileiros. É normal, pois entre os cinco e os 13 anos vivo com os meus pais no Brasil.»

A proximidade permite-lhe visitar várias vezes o nosso país, não só apenas para se juntar aos trabalhos da Selecção Nacional. Viaja com regularidade para Lisboa, onde se encontra com os amigos «Golas, Renato e Vinicius», todos jogadores das camadas jovens do Sporting.

Por tudo isto e por ser «muito bem tratado por todos» em Portugal, Gugu sabe bem o que pretende para o seu futuro. «O meu objectivo é ser internacional sénior por Portugal. Não tenho dúvidas e não me passa pela cabeça jogar pelo Brasil a partir dos sub-21.»

Olhos virados para o Euro2012 e o Mundial2014

Médio-ofensivo de elevada capacidade técnica, Luís Gustavo possui um pé esquerdo de muito valor e vai-se destacando na Selecção Nacional sub-17. Quanto mais não seja por ser o único a representar o Barcelona.

«O seleccionador Edgar Borges trata-me da mesma maneira que trata os meus colegas, mas eles chamam-me muitas vezes craque. Não gosto, quero ser como eles, apenas mais um.»

Caso a sua progressão não conheça retrocessos, Luís Gustavo já aponta para o Europeu de 2012 e para o Mundial de 2014. É nesses palcos que se quer mostrar ao mundo com a camisola de Portugal.

«É o meu sonho. Quero disputar essas grandes provas pelo meu país. Em 2012 terei 20 anos. Parece-me uma boa idade para actuar a esse nível. Se juntamente com isso conseguir estabelecer-me nos seniores do Barcelona, sentir-me-ei realizado.»

Mas para já o presente passa pelos juvenis do Barcelona e pela selecção de sub-17 de Portugal. O Campeonato da Europa da categoria disputa-se em Maio e Gugu quer aparecer em grande momento de forma na competição.


Gugu, o português do Barcelona: as saudades e os conselhos de Deco

O novo Deco. Luís Gustavo ouve muitas vezes este elogio em jeito de desafio. Não são raras as pessoas que o consideram muito parecido com jogador do Chelsea. E para aumentar o grau de coincidência, a relação de amizade entre os dois internacionais portugueses continua de pedra e cal.

Gugu conheceu Deco à saída de um treino do Barcelona na época passada. Desenvolto, abordou o mágico, falou-lhe das semelhanças luso-brasileiras e criou desde então uma «ligação especial» com aquele que diz considerar «um dos melhores médios do mundo».

«Ele convidou-me logo para ir a casa dele e desde então ficámos muito próximos. Dava-me muitos conselhos sobre o meu futebol, ajudava-me no que eu precisava.»

Este ano Deco mudou-se para Stamford Bridge, mas os contactos mantêm-se regulares. «Falámos muito por telemóvel. Sobre todos os assuntos, menos sobre a carreira dele em Inglaterra. Ele é muito reservado sobre isso», explica antes do remoque final.

Afina, Gugu é mesmo parecido com Deco? «O meu pé mais forte é o esquerdo (risos). Mas acredito que somos parecidos em algumas coisas.»

in maisfutebol
El_Gavion Equipa Principal
  • *****
  • 1562
  Re: Lembram-se do Santos?
« Responder #1 em: 12 de Dezembro de 2008, 20:26 »
O meu pai bem me dizia que o filho do Santos jogava no Barcelona...só que dizia que era o Giovanni dos Santos!!
SC BRAGA: QUEM NÃO SENTE,NÃO ENTENDE!!
Anuncios M
Anuncios M
Carvalhinha
Carvalhinha Equipa Principal
  • *****
  • 5298
  Re: Lembram-se do Santos?
« Responder #2 em: 15 de Dezembro de 2008, 07:58 »
Não me lembro do Marcílio Santos, mas que esta é uma história bonita... lá isso é!
Zav
Zav Equipa Principal
  • *****
  • 3390
  • SEMPRE S.C. BRAGA!
  Re: Lembram-se do Santos?
« Responder #3 em: 15 de Dezembro de 2008, 09:49 »
O meu pai bem me dizia que o filho do Santos jogava no Barcelona...só que dizia que era o Giovanni dos Santos!!

Não que esse miudo é brasileiro se não estou em erro   :)
xpt_nautilus
  Re: Lembram-se do Santos?
« Responder #4 em: 15 de Dezembro de 2008, 10:40 »
O meu pai bem me dizia que o filho do Santos jogava no Barcelona...só que dizia que era o Giovanni dos Santos!!

Não que esse miudo é brasileiro se não estou em erro   :)

O Giovanni dos Santos é Mexicano.
Zav
Zav Equipa Principal
  • *****
  • 3390
  • SEMPRE S.C. BRAGA!
  Re: Lembram-se do Santos?
« Responder #5 em: 15 de Dezembro de 2008, 10:45 »
O meu pai bem me dizia que o filho do Santos jogava no Barcelona...só que dizia que era o Giovanni dos Santos!!

Não que esse miudo é brasileiro se não estou em erro   :)

O Giovanni dos Santos é Mexicano.

Ou isso  ;D
xpt_nautilus
  Re: Lembram-se do Santos?
« Responder #6 em: 15 de Dezembro de 2008, 13:39 »
O meu pai bem me dizia que o filho do Santos jogava no Barcelona...só que dizia que era o Giovanni dos Santos!!

Não que esse miudo é brasileiro se não estou em erro   :)

O Giovanni dos Santos é Mexicano.

Ou isso  ;D

No fundo é a mesma coisa  ;D
El_Gavion Equipa Principal
  • *****
  • 1562
  Re: Lembram-se do Santos?
« Responder #7 em: 15 de Dezembro de 2008, 19:14 »
O meu pai bem me dizia que o filho do Santos jogava no Barcelona...só que dizia que era o Giovanni dos Santos!!

Não que esse miudo é brasileiro se não estou em erro   :)

Pois...mas por ser Santos e ser filho de brasileiros (o Giovanni dos Santos é descendente de brasileiros) surgiu a confusão!
SC BRAGA: QUEM NÃO SENTE,NÃO ENTENDE!!
Anuncios M
Anuncios M
Zav
Zav Equipa Principal
  • *****
  • 3390
  • SEMPRE S.C. BRAGA!
  Re: Lembram-se do Santos?
« Responder #8 em: 15 de Dezembro de 2008, 23:29 »
O meu pai bem me dizia que o filho do Santos jogava no Barcelona...só que dizia que era o Giovanni dos Santos!!

Não que esse miudo é brasileiro se não estou em erro   :)

Pois...mas por ser Santos e ser filho de brasileiros (o Giovanni dos Santos é descendente de brasileiros) surgiu a confusão!

Claro, normalissimo surgir essas dúvidas ;)
Vlad
Vlad Equipa Principal
  • *****
  • 2808
  Re: Lembram-se do Santos?
« Responder #9 em: 16 de Dezembro de 2008, 10:53 »
Muito bom jogador... o pai! Jogava nas alas e esteve muitas épocas ao serviço do Braga.
Em termos físicos era parecido com o Maradona, baixinho e entroncado. Mas era muito rápido e bom tecnicamente.
BRAGA... um dia ainda te vou ver a campeão!

Nota:desprezo os chamados "grandes"
papapremios
papapremios Juniores
  • ***
  • 568
  Re: Lembram-se do Santos?
« Responder #10 em: 16 de Dezembro de 2008, 11:46 »
O meu pai bem me dizia que o filho do Santos jogava no Barcelona...só que dizia que era o Giovanni dos Santos!!

 Uma certa e determinada pessoa também te disse que o Miguelito era irmão do Ricardo Carvalho, por isso essa do Giovanni dos Santos é brincadeirinha comparada com a minha peta! :P
 Mas convenhámos que foi das poucas informações erradas que te dei... ;)
Anuncios G
El_Gavion Equipa Principal
  • *****
  • 1562
  Re: Lembram-se do Santos?
« Responder #11 em: 16 de Dezembro de 2008, 18:09 »
O meu pai bem me dizia que o filho do Santos jogava no Barcelona...só que dizia que era o Giovanni dos Santos!!

 Uma certa e determinada pessoa também te disse que o Miguelito era irmão do Ricardo Carvalho, por isso essa do Giovanni dos Santos é brincadeirinha comparada com a minha peta! :P
 Mas convenhámos que foi das poucas informações erradas que te dei... ;)

E levaste uns belos açoites por causa disso, meu mandrião!! ;D ;D
SC BRAGA: QUEM NÃO SENTE,NÃO ENTENDE!!
2378
2378 Equipa Principal
  • *****
  • 1359
  • orgulho braguista
  Re: Lembram-se do Santos?
« Responder #12 em: 16 de Dezembro de 2008, 22:32 »
Muito bom jogador... o pai! Jogava nas alas e esteve muitas épocas ao serviço do Braga.
Em termos físicos era parecido com o Maradona, baixinho e entroncado. Mas era muito rápido e bom tecnicamente.

 o Santos era mais rápido que a bola.  ;D por vezes caía sozinho, mas era um jogador que gostava de ver jogar, daqueles alas puros de dribla e vai á linha e cruza.

  Como pessoa era impecável, foi um dos milhentos jogadores que viveu no Carandá City  ::), sempre simpático, simples.

 Lembro-me do míudo, dava para ver que ia dar jogador  :D (brincadeira) só o conheci como bébé.

  Umabraço para o Santos e boa sorte para o GuGu

   
Carvalhinha
Carvalhinha Equipa Principal
  • *****
  • 5298
  Re: Lembram-se do Santos?
« Responder #13 em: 17 de Dezembro de 2008, 07:45 »
O meu pai bem me dizia que o filho do Santos jogava no Barcelona...só que dizia que era o Giovanni dos Santos!!

Não que esse miudo é brasileiro se não estou em erro   :)

O Giovanni dos Santos é Mexicano.

Ou isso  ;D

No fundo é a mesma coisa  ;D

Não é nada a mesma coisa. Se um americano disser que nós somos espanhóis, não sei se iriam gostar muito. ::)
lipe
lipe Equipa Principal
  • *****
  • 3649
  • 100% braga
  Re: Lembram-se do Santos?
« Responder #14 em: 17 de Dezembro de 2008, 12:55 »
Muito bom jogador... o pai! Jogava nas alas e esteve muitas épocas ao serviço do Braga.
Em termos físicos era parecido com o Maradona, baixinho e entroncado. Mas era muito rápido e bom tecnicamente.

 o Santos era mais rápido que a bola.  ;D por vezes caía sozinho, mas era um jogador que gostava de ver jogar, daqueles alas puros de dribla e vai á linha e cruza.

  Como pessoa era impecável, foi um dos milhentos jogadores que viveu no Carandá City  ::), sempre simpático, simples.

 Lembro-me do míudo, dava para ver que ia dar jogador  :D (brincadeira) só o conheci como bébé.

  Umabraço para o Santos e boa sorte para o GuGu

   
No jogo de estreia marcou um golo ao Porto.
Em Braga, só baixamos a cabeça para beijar o símbolo.
 

Anuncios M